Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

CONSTRUÇÕES ORIGAMI

Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

Imagine só: você aperta um botão e desdobra uma casa habitável, em qualquer lugar à sua escolha para a entrega. Isto pode soar como um filme de ficção científica, mas na verdade é mais um encontro entre física, engenharia e arquitetura.

Oito minutos é quanto demora a desdobrar estes edifícios. O conceito é tão simples como uma alavanca.

Estas estruturas auto-implantáveis foram desenhadas pela empresa com base no Reino Unido 'Ten Fold Engineering'. A máquina oferece uma visão sobre o futuro da construção e como estes edifícios podem ser usados como instalações de pop-up para espaços médicos, locais de eventos temporário, lojas móveis de conveniência móvel ou barracas de vendas.

O dispositivo simplesmente dobra as partes sólidas de um edifício para o tornar realocável e colocá-lo onde for necessário. Basicamente é um conjunto de dobras em contra-peso que é o DNA da estrutura que se pode desdobrar de um estado compactado (para transporte) para um estado expandido.

A técnica elimina a necessidade do trabalho e maquinaria, oferecendo uma estrutura móvel e pré-feita, suficientemente versátil para cumprir as necessidades mais imediatas e temporárias. O processo é totalmente reversível, portanto, estas estruturas podem ser movidas, e movidas novamente.

A empresa alega que o sistema de alavanca é adaptável para diversas finalidades: desdobrar, desfraldar, transformar, criar, proteger e cobrir.

A estrutura compactada pode ser instalada em qualquer lugar onde seja possível a entrega, permitindo o reaproveitamento de terreno, urbano ou rural, que caso contrário sentava sem utilidade.

David Martyn, fundador e CEO da Ten Fold Engineering, não é um técnico nem engenheiro. Ele é um arquiteto, no sentido mais clássico, tendo criado residências de alto luxo durante os últimos 25 anos.

"Pensem na engenharia vitoriana. A Ten Fold Engineering não tem computadores ou redes, simplesmente usam a física", diz Martyn. "Toda a gente pensa que tudo tem que ser mais automatizado, mas na verdade isto é mais automático por ser menos automatizado".

As fabulosas casas pré-fabricadas verticais dos estúdios Muji Muji para o mercado japonês provam que o progresso para a mudança na concepção dos espaços está a tomar forma. E, se der uma olhadela no mercado imobiliário japonês com sua arquitetura avant-guarde de descartáveis, um mercado onde ninguém revende a casa de habitação, preferindo demolir e construir de novo, ideia da Ten Fold não parece tão louca.

A Ten Fold tem assistido ao interesse crescente de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, incluindo mineradoras que precisam criar habitação localizada, empresas de cinema que filmam em locais remotos e emissoras que vêem estas estruturas como uma solução para a montagem de estúdios móveis.

A primeira parceria para a Ten Fold é com a G3Festivals, uma empresa holandesa especializada em acomodações e habitação para festivais. A joint-venture pretende entregar o primeiro projecto devidamente equipado, pronto-a-usar com 100 metros quadrados, bem como um hotel desdobrável de 40 quartos para o mercado norte-americano. Cada unidade desdobra-se numa unidade de quatro quartos com casa-de-banho - todas as camas e mobília incluídas na caixa.

Luzes e ligações de internet para o hotel serão ligadas com a corrente eléctrica, mas se tal não for possível, Martyn diz que se pode recolher energia através de um gerador ou painéis solares que podem também ser fornecidos em estruturas criadas com tecnologia Ten Fold.

"Queríamos fazer algo novo, mas ao mesmo tempo, queríamos que as pessoas pensassem de forma diferente sobre as estruturas", acrescenta Martyn. "Vivemos em casas que estão presas ao chão. Já não somos mais culturas nómadas, portanto este é um novo conceito baseado numa interpretação moderna do nomadismo e a sua relação com a economia global".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...


  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • 1

    Science & Nature

    Jan 1, 2018

    SAFARIS, GORILAS E VULCÕES

    Com um governo estável desde o ano 2000, a República do Ruanda tem-se consolidado como uma das nações com o menor índice de corrupção da toda a África e um destino de férias de excelência com uma ampla oferta dedicada ao...

  • 01

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    Berço embala bebé quando chora

    O Dr. Harvey Karp desenvolveu o SNOO, um berço inteligente que ajuda os pais e garante a segurança da criança.

  • Living Longer and Healthier

    Science & Nature

    Jan 31, 2016

    Viver Mais e Melhor

    A Elanco é uma empresa animal global, melhorando a saúde e o desempenho dos animais, e ajudando a assegurar uma fonte crescente de comida segura, acessível e abundante, para hoje e para o futuro. A Elanco trabalha para desenvolver...