Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

CONSTRUÇÕES ORIGAMI

Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

<

Imagine só: você aperta um botão e desdobra uma casa habitável, em qualquer lugar à sua escolha para a entrega. Isto pode soar como um filme de ficção científica, mas na verdade é mais um encontro entre física, engenharia e arquitetura.

Oito minutos é quanto demora a desdobrar estes edifícios. O conceito é tão simples como uma alavanca.

Estas estruturas auto-implantáveis foram desenhadas pela empresa com base no Reino Unido 'Ten Fold Engineering'. A máquina oferece uma visão sobre o futuro da construção e como estes edifícios podem ser usados como instalações de pop-up para espaços médicos, locais de eventos temporário, lojas móveis de conveniência móvel ou barracas de vendas.

O dispositivo simplesmente dobra as partes sólidas de um edifício para o tornar realocável e colocá-lo onde for necessário. Basicamente é um conjunto de dobras em contra-peso que é o DNA da estrutura que se pode desdobrar de um estado compactado (para transporte) para um estado expandido.

A técnica elimina a necessidade do trabalho e maquinaria, oferecendo uma estrutura móvel e pré-feita, suficientemente versátil para cumprir as necessidades mais imediatas e temporárias. O processo é totalmente reversível, portanto, estas estruturas podem ser movidas, e movidas novamente.

A empresa alega que o sistema de alavanca é adaptável para diversas finalidades: desdobrar, desfraldar, transformar, criar, proteger e cobrir.

A estrutura compactada pode ser instalada em qualquer lugar onde seja possível a entrega, permitindo o reaproveitamento de terreno, urbano ou rural, que caso contrário sentava sem utilidade.

David Martyn, fundador e CEO da Ten Fold Engineering, não é um técnico nem engenheiro. Ele é um arquiteto, no sentido mais clássico, tendo criado residências de alto luxo durante os últimos 25 anos.

"Pensem na engenharia vitoriana. A Ten Fold Engineering não tem computadores ou redes, simplesmente usam a física", diz Martyn. "Toda a gente pensa que tudo tem que ser mais automatizado, mas na verdade isto é mais automático por ser menos automatizado".

As fabulosas casas pré-fabricadas verticais dos estúdios Muji Muji para o mercado japonês provam que o progresso para a mudança na concepção dos espaços está a tomar forma. E, se der uma olhadela no mercado imobiliário japonês com sua arquitetura avant-guarde de descartáveis, um mercado onde ninguém revende a casa de habitação, preferindo demolir e construir de novo, ideia da Ten Fold não parece tão louca.

A Ten Fold tem assistido ao interesse crescente de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, incluindo mineradoras que precisam criar habitação localizada, empresas de cinema que filmam em locais remotos e emissoras que vêem estas estruturas como uma solução para a montagem de estúdios móveis.

A primeira parceria para a Ten Fold é com a G3Festivals, uma empresa holandesa especializada em acomodações e habitação para festivais. A joint-venture pretende entregar o primeiro projecto devidamente equipado, pronto-a-usar com 100 metros quadrados, bem como um hotel desdobrável de 40 quartos para o mercado norte-americano. Cada unidade desdobra-se numa unidade de quatro quartos com casa-de-banho - todas as camas e mobília incluídas na caixa.

Luzes e ligações de internet para o hotel serão ligadas com a corrente eléctrica, mas se tal não for possível, Martyn diz que se pode recolher energia através de um gerador ou painéis solares que podem também ser fornecidos em estruturas criadas com tecnologia Ten Fold.

"Queríamos fazer algo novo, mas ao mesmo tempo, queríamos que as pessoas pensassem de forma diferente sobre as estruturas", acrescenta Martyn. "Vivemos em casas que estão presas ao chão. Já não somos mais culturas nómadas, portanto este é um novo conceito baseado numa interpretação moderna do nomadismo e a sua relação com a economia global".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...


  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...


  • 1

    Science & Nature

    Mai 1, 2015

    Tools for the trade

    Buying a diamond is something most people do very rarely, but it's usually a considerable and exciting investment. Every diamond is unique, and there is a variety of factors which affect the price of a diamond. To reveal factors...

  • 1. Culture-Bob Givens (1918 - 2017)

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    "EH... QUE SE PASSA MEU?"

    Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

  • Restroom

    Home & Design

    Jan 1, 2015

    Generations building for Generations

    From humble beginnings as a small bricklaying business, in the course of the last few decades WilmsHaus became a renowned and established construction company.