Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

CONSTRUÇÕES ORIGAMI

Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

Imagine só: você aperta um botão e desdobra uma casa habitável, em qualquer lugar à sua escolha para a entrega. Isto pode soar como um filme de ficção científica, mas na verdade é mais um encontro entre física, engenharia e arquitetura.

Oito minutos é quanto demora a desdobrar estes edifícios. O conceito é tão simples como uma alavanca.

Estas estruturas auto-implantáveis foram desenhadas pela empresa com base no Reino Unido 'Ten Fold Engineering'. A máquina oferece uma visão sobre o futuro da construção e como estes edifícios podem ser usados como instalações de pop-up para espaços médicos, locais de eventos temporário, lojas móveis de conveniência móvel ou barracas de vendas.

O dispositivo simplesmente dobra as partes sólidas de um edifício para o tornar realocável e colocá-lo onde for necessário. Basicamente é um conjunto de dobras em contra-peso que é o DNA da estrutura que se pode desdobrar de um estado compactado (para transporte) para um estado expandido.

A técnica elimina a necessidade do trabalho e maquinaria, oferecendo uma estrutura móvel e pré-feita, suficientemente versátil para cumprir as necessidades mais imediatas e temporárias. O processo é totalmente reversível, portanto, estas estruturas podem ser movidas, e movidas novamente.

A empresa alega que o sistema de alavanca é adaptável para diversas finalidades: desdobrar, desfraldar, transformar, criar, proteger e cobrir.

A estrutura compactada pode ser instalada em qualquer lugar onde seja possível a entrega, permitindo o reaproveitamento de terreno, urbano ou rural, que caso contrário sentava sem utilidade.

David Martyn, fundador e CEO da Ten Fold Engineering, não é um técnico nem engenheiro. Ele é um arquiteto, no sentido mais clássico, tendo criado residências de alto luxo durante os últimos 25 anos.

"Pensem na engenharia vitoriana. A Ten Fold Engineering não tem computadores ou redes, simplesmente usam a física", diz Martyn. "Toda a gente pensa que tudo tem que ser mais automatizado, mas na verdade isto é mais automático por ser menos automatizado".

As fabulosas casas pré-fabricadas verticais dos estúdios Muji Muji para o mercado japonês provam que o progresso para a mudança na concepção dos espaços está a tomar forma. E, se der uma olhadela no mercado imobiliário japonês com sua arquitetura avant-guarde de descartáveis, um mercado onde ninguém revende a casa de habitação, preferindo demolir e construir de novo, ideia da Ten Fold não parece tão louca.

A Ten Fold tem assistido ao interesse crescente de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, incluindo mineradoras que precisam criar habitação localizada, empresas de cinema que filmam em locais remotos e emissoras que vêem estas estruturas como uma solução para a montagem de estúdios móveis.

A primeira parceria para a Ten Fold é com a G3Festivals, uma empresa holandesa especializada em acomodações e habitação para festivais. A joint-venture pretende entregar o primeiro projecto devidamente equipado, pronto-a-usar com 100 metros quadrados, bem como um hotel desdobrável de 40 quartos para o mercado norte-americano. Cada unidade desdobra-se numa unidade de quatro quartos com casa-de-banho - todas as camas e mobília incluídas na caixa.

Luzes e ligações de internet para o hotel serão ligadas com a corrente eléctrica, mas se tal não for possível, Martyn diz que se pode recolher energia através de um gerador ou painéis solares que podem também ser fornecidos em estruturas criadas com tecnologia Ten Fold.

"Queríamos fazer algo novo, mas ao mesmo tempo, queríamos que as pessoas pensassem de forma diferente sobre as estruturas", acrescenta Martyn. "Vivemos em casas que estão presas ao chão. Já não somos mais culturas nómadas, portanto este é um novo conceito baseado numa interpretação moderna do nomadismo e a sua relação com a economia global".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...


  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...


  • Sweet Cuba

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Doce Cuba

    Em 2011, o Governo de Cuba criou uma empresa estatal para gerir todos os activos ligados à produção açucareira. Hoje, a AZCUBA produz, refina, embala e exporta o açúcar de alta qualidade da ilha caribenha.

  • 4

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Turning Realty into History

    As a subsidiary of an historic firm with a globally recognized name, Sotheby's International Realty (SIR) joined a rich tradition when it was created in 1976 as a wholly owned subsidiary of the main company. SIR was conceived as a natural...

  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...