Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

CONSTRUÇÕES ORIGAMI

Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

<

Imagine só: você aperta um botão e desdobra uma casa habitável, em qualquer lugar à sua escolha para a entrega. Isto pode soar como um filme de ficção científica, mas na verdade é mais um encontro entre física, engenharia e arquitetura.

Oito minutos é quanto demora a desdobrar estes edifícios. O conceito é tão simples como uma alavanca.

Estas estruturas auto-implantáveis foram desenhadas pela empresa com base no Reino Unido 'Ten Fold Engineering'. A máquina oferece uma visão sobre o futuro da construção e como estes edifícios podem ser usados como instalações de pop-up para espaços médicos, locais de eventos temporário, lojas móveis de conveniência móvel ou barracas de vendas.

O dispositivo simplesmente dobra as partes sólidas de um edifício para o tornar realocável e colocá-lo onde for necessário. Basicamente é um conjunto de dobras em contra-peso que é o DNA da estrutura que se pode desdobrar de um estado compactado (para transporte) para um estado expandido.

A técnica elimina a necessidade do trabalho e maquinaria, oferecendo uma estrutura móvel e pré-feita, suficientemente versátil para cumprir as necessidades mais imediatas e temporárias. O processo é totalmente reversível, portanto, estas estruturas podem ser movidas, e movidas novamente.

A empresa alega que o sistema de alavanca é adaptável para diversas finalidades: desdobrar, desfraldar, transformar, criar, proteger e cobrir.

A estrutura compactada pode ser instalada em qualquer lugar onde seja possível a entrega, permitindo o reaproveitamento de terreno, urbano ou rural, que caso contrário sentava sem utilidade.

David Martyn, fundador e CEO da Ten Fold Engineering, não é um técnico nem engenheiro. Ele é um arquiteto, no sentido mais clássico, tendo criado residências de alto luxo durante os últimos 25 anos.

"Pensem na engenharia vitoriana. A Ten Fold Engineering não tem computadores ou redes, simplesmente usam a física", diz Martyn. "Toda a gente pensa que tudo tem que ser mais automatizado, mas na verdade isto é mais automático por ser menos automatizado".

As fabulosas casas pré-fabricadas verticais dos estúdios Muji Muji para o mercado japonês provam que o progresso para a mudança na concepção dos espaços está a tomar forma. E, se der uma olhadela no mercado imobiliário japonês com sua arquitetura avant-guarde de descartáveis, um mercado onde ninguém revende a casa de habitação, preferindo demolir e construir de novo, ideia da Ten Fold não parece tão louca.

A Ten Fold tem assistido ao interesse crescente de empresas dos Estados Unidos e do Reino Unido, incluindo mineradoras que precisam criar habitação localizada, empresas de cinema que filmam em locais remotos e emissoras que vêem estas estruturas como uma solução para a montagem de estúdios móveis.

A primeira parceria para a Ten Fold é com a G3Festivals, uma empresa holandesa especializada em acomodações e habitação para festivais. A joint-venture pretende entregar o primeiro projecto devidamente equipado, pronto-a-usar com 100 metros quadrados, bem como um hotel desdobrável de 40 quartos para o mercado norte-americano. Cada unidade desdobra-se numa unidade de quatro quartos com casa-de-banho - todas as camas e mobília incluídas na caixa.

Luzes e ligações de internet para o hotel serão ligadas com a corrente eléctrica, mas se tal não for possível, Martyn diz que se pode recolher energia através de um gerador ou painéis solares que podem também ser fornecidos em estruturas criadas com tecnologia Ten Fold.

"Queríamos fazer algo novo, mas ao mesmo tempo, queríamos que as pessoas pensassem de forma diferente sobre as estruturas", acrescenta Martyn. "Vivemos em casas que estão presas ao chão. Já não somos mais culturas nómadas, portanto este é um novo conceito baseado numa interpretação moderna do nomadismo e a sua relação com a economia global".

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...


  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.


  • Power Banks

    Technology

    Out 1, 2016

    SEMPRE DISPONÍVEL COM UM POWERBANK

    Nos últimos 25 anos, os telemóveis assumiram um papel de tal forma importante nas nossas vidas que, hoje, existe a necessidade de usá-los a toda a hora. Isto levou ao desenvolvimento de um dispositivo fundamental para satisfazer...

  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • ~1473762018~Charcutaria-na-Sirha-2016-2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    EXPORTAR O MELHOR DE PORTUGAL

    Moscovo, a capital da Rússia, recebe em meados de Setembro, um evento dedicado exclusivamente a produtos alimentares tradicionais portugueses, como vinhos, queijos, compotas e charcutaria, organizado pela Competir Internacional,...