Culture & Art

Mar 1, 2017

SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na vida das pessoas e perduram por muitas décadas.

<

Sergei era um homem notável. Nasceu em 1863, em Funicova Gora, no Oblast de Vladimir (a leste de Moscovo), Rússia, e faleceu a 27 de Setembro de 1944, em Paris, França, depois do exílio a que se votou após a morte do Czar Nicolau II.

Formou-se como químico e estudou com os maiores nomes da época em São Petersburgo (Rússia), Berlim (Alemanha) e Paris (França). Não é tanto como químico que o seu nome ficou gravado na história do mundo, embora a disciplina tenha sido um forte auxiliar.

Produkin-Gosrky fica na história do mundo como um dos percutores e uma das mais importantes figuras no desenvolvimento da técnica de fotografia a cores. Como resultado dos seus trabalhos e estudos, surgiram imensas patentes de filmes positivos a cores e projecção de imagem com movimento.

O seu grande projecto de documentar, a cores, a imensa diversidade histórica, cultural e tecnológica do Império Russo surge em 1905. Era sua intenção que estes registos pudessem ser utilizados nas escolas por todo o império.

O processo que desenvolveu consistia em utilizar uma câmara que captava uma série de fotografias monocromáticas, numa sequência muito rápida. Cada imagem monocromática era captada em placas de vidro de 3x9 polegadas, com um filtro colorido diferente e, para isso, utilizou as cores vermelho, verde e azul. Posteriormente, as imagens eram reproduzidas individualmente com luz da cor adequada a cada uma delas. Era, assim, possível reproduzir a cena fotografada com as cores originais.

O engenhoso químico-fotógrafo não dispunha, contudo, de um mecanismo que lhe permitisse imprimir em tela as imagens obtidas através deste processo. Para esse efeito, Sergei obteve um poderoso aliado e mecenas: o próprio Czar Nicolau II que, tendo ouvido sobre as maravilhas desta notável figura, logo tomou a decisão de lhe atribuir a imensa responsabilidade de documentar a vastidão do império, os seus hábitos, culturas, pessoas e indústrias.

Colocou à disposição de Sergei um comboio vagão equipado com câmara escura e todos os acessórios e produtos que ele pudesse necessitar para a monumental tarefa. No mesmo gesto concedeu a Prokudin todas as autorizações necessárias para visitar todas as áreas do império, mesmo as mais restritas para que pudesse levar a cabo a tarefa.

Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorsky percorreu todo o império entre os anos 1909 e 1915, criando um espólio de imagens documentais como nunca se tinha visto até então. Desta forma, dava a conhecer ao mundo, toda a magnitude do vasto território, a sua riqueza industrial, cultural, social e humana.

Após a morte do Czar, durante a revolução Socialista de 1918, Prokudin exilou-se em Paris, onde viria a falecer em 1944, um ano antes do final da Segunda Grande Guerra.

Em 1948, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América comprou as imagens aos herdeiros do homem especial e, em 2001, a par da exposição "O Império que foi a Rússia", realizou a cópia digital de todas as imagens a partir dos três originais monocromáticos de Sergei.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • panoramica

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2017

    UM PARAÍSO PRIVADO

    O castelo de Monsaraz - aldeia medieval por onde passaram diferentes povos e culturas ao longo da história – lança o seu olhar atávico sobre esta extraordinária propriedade, aninhada no seu sopé.

  • Living Longer and Healthier

    Science & Nature

    Jan 31, 2016

    Viver Mais e Melhor

    A Elanco é uma empresa animal global, melhorando a saúde e o desempenho dos animais, e ajudando a assegurar uma fonte crescente de comida segura, acessível e abundante, para hoje e para o futuro. A Elanco trabalha para desenvolver...

  • Sweet Cuba

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Doce Cuba

    Em 2011, o Governo de Cuba criou uma empresa estatal para gerir todos os activos ligados à produção açucareira. Hoje, a AZCUBA produz, refina, embala e exporta o açúcar de alta qualidade da ilha caribenha.