Culture & Art

Mar 1, 2017

SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na vida das pessoas e perduram por muitas décadas.

Sergei era um homem notável. Nasceu em 1863, em Funicova Gora, no Oblast de Vladimir (a leste de Moscovo), Rússia, e faleceu a 27 de Setembro de 1944, em Paris, França, depois do exílio a que se votou após a morte do Czar Nicolau II.

Formou-se como químico e estudou com os maiores nomes da época em São Petersburgo (Rússia), Berlim (Alemanha) e Paris (França). Não é tanto como químico que o seu nome ficou gravado na história do mundo, embora a disciplina tenha sido um forte auxiliar.

Produkin-Gosrky fica na história do mundo como um dos percutores e uma das mais importantes figuras no desenvolvimento da técnica de fotografia a cores. Como resultado dos seus trabalhos e estudos, surgiram imensas patentes de filmes positivos a cores e projecção de imagem com movimento.

O seu grande projecto de documentar, a cores, a imensa diversidade histórica, cultural e tecnológica do Império Russo surge em 1905. Era sua intenção que estes registos pudessem ser utilizados nas escolas por todo o império.

O processo que desenvolveu consistia em utilizar uma câmara que captava uma série de fotografias monocromáticas, numa sequência muito rápida. Cada imagem monocromática era captada em placas de vidro de 3x9 polegadas, com um filtro colorido diferente e, para isso, utilizou as cores vermelho, verde e azul. Posteriormente, as imagens eram reproduzidas individualmente com luz da cor adequada a cada uma delas. Era, assim, possível reproduzir a cena fotografada com as cores originais.

O engenhoso químico-fotógrafo não dispunha, contudo, de um mecanismo que lhe permitisse imprimir em tela as imagens obtidas através deste processo. Para esse efeito, Sergei obteve um poderoso aliado e mecenas: o próprio Czar Nicolau II que, tendo ouvido sobre as maravilhas desta notável figura, logo tomou a decisão de lhe atribuir a imensa responsabilidade de documentar a vastidão do império, os seus hábitos, culturas, pessoas e indústrias.

Colocou à disposição de Sergei um comboio vagão equipado com câmara escura e todos os acessórios e produtos que ele pudesse necessitar para a monumental tarefa. No mesmo gesto concedeu a Prokudin todas as autorizações necessárias para visitar todas as áreas do império, mesmo as mais restritas para que pudesse levar a cabo a tarefa.

Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorsky percorreu todo o império entre os anos 1909 e 1915, criando um espólio de imagens documentais como nunca se tinha visto até então. Desta forma, dava a conhecer ao mundo, toda a magnitude do vasto território, a sua riqueza industrial, cultural, social e humana.

Após a morte do Czar, durante a revolução Socialista de 1918, Prokudin exilou-se em Paris, onde viria a falecer em 1944, um ano antes do final da Segunda Grande Guerra.

Em 1948, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América comprou as imagens aos herdeiros do homem especial e, em 2001, a par da exposição "O Império que foi a Rússia", realizou a cópia digital de todas as imagens a partir dos três originais monocromáticos de Sergei.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Líder mundial em comboios

    Com 63 unidades de produção em 26 países e 18 centros de serviço à volta do mundo, a Bombardier Transportation é líder global na indústria ferroviária, cobrindo uma gama completa de soluções para ferrovia, que vão desde comboios...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...


  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...


  • Pokemon 3

    Technology

    Set 1, 2016

    SEIS GERAÇÕES DE SUCESSO

    A história do Pokémon começa em 1995, muito antes sequer de ser comum ter um telemóvel. O jogo original "Pokémon" foi criado inicialmente para o Gameboy, o dispositivo de jogo de vídeo portátil, em 1996. É um jogo RPG (Role...

  • 1. Culture-Classic Cars

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    TELEVISÕES FOCADAS

    Do conceito de carros normais a veículos que eram de propriedade de pessoas famosas, estes carros podem valer bastante dinheiro. Do ponto de vista do investimento, isso faz deles veículos "exclusivos" e altamente atraentes.

    ...

  • 1

    Business & Industry

    Mai 1, 2015

    Built to last

    It's ne of the most notorious brands on russian roads. Kamaz has been manufacturing trucks since 1976 and every year the company proves its technological achievements, as well as its competitive verve.