Lifestyle & Travel

Dez 31, 2015

Uma das Jóias de África

A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa pensar.

<

Locais de Património Mundial

Entre os países africanos, a colecção de sete locais classificados pela UNESCO como Património Mundial é excedido apenas pela Etiópia e África do Sul. Destes, cinco locais - Ngorongoro, Kilimanjaro, Selous, Serengeti e a Cidade de Pedra em Zanzibar – são conhecidos, mas os outros dois não são tão famosos nesta lista de prestígio global, e merecem ser reconhecidos.

Kilwa Kisiwani, uma ilha costeira a Sul de Dar es Salaam é morada das assombrosas ruínas da mais importante das cidades-estado Swahili, que floresceram como resultado do comércio de ouro entre a África e a Arábia. De facto, o viajante do século XIV Ibn Buttata elogiou Kilwa como "uma das mais bonitas e mais bem contruídas cidades do mundo".

O Sítio de Arte Rupestre de Kondoa, classificado apenas em 2006, consiste de mais de 150 abrigos em rocha nas proximidades de Kolo, no Rif Valley central. Alguns destes painéis trabalhados pormenorizadamente têm milhares de anos, e há vários que podem ser visitados como uma extensão do circuito de safari no Norte do País.

Parques Nacionais

O Tanganyika National Parks Ordinance CAP [412] de 1959 fundou a organização hoje conhecida como Tanzania National Parks (TANAPA), e Serengeti foi o primeiro Parque Nacional. A conservação na Tanzânia é dirigida pela Lei da Conservação da Vida Selvagem de 1974, que permite ao governo definir áreas protegidas e determina como é que estas são organizadas e geridas.

Os Parques Nacionais representam o mais alto nível de protecção de recursos que pode haver. Em Fevereiro de 2008, os TANAPA aumentaram para 16 Parques, com planos para expandir os já existentes. A conservação dos ecossistemas em todas as áreas designadas como parques nacionais são o assunto central da organização.

Turismo da Natureza e Vida Selvagem é a principal fonte de rendimento direcionado para gestão, regulamentação, e cumprimento de todos os mandatos organizacionais nos parques nacionais,

O papel principal dos parques naturais na Tanzânia é a conservação. Os 16 Parques, muitos dos quais formam o cerne de um muito maior ecossistema protegido, foram isolados, para preservar o rico património natural do país, e permitir zonas de reprodução segura, onde a fauna e a flora podem prosperar, longe dos interesses conflituosos de uma população humana cada vez maior.

O sistema de parques existente protege uma série de internacionalmente reconhecidos bastiões de biodiversidade e locais de Património Mundial, assim reestabelecendo o equilíbrio de áreas nacionais afectadas pela deflorestação, agricultura e urbanização. A publicação em 2002 dos Parques Nacionais de Saadani e Kitulo expandiu esta rede, para incluir zonas costeiras e habitats montanheiros anteriormente atribuídos um nível inferior de protecção.

A rede Tanzania National Parks (TANAPA) está neste momento em processo de aquisição de mais terras para a expansão de determinados parques, e aumentar a abrangência de corredores tradicionais de migração que ligam áreas protegidas.

Ao visitar a Tanzânia, está a apoiar o extraordinário investimento futuro num país em desenvolvimento. Apesar da pressão populacional, a Tanzânia já dedicou mais de 46 348,9km2 aos seus parques. Incluindo outras reservas, áreas de conservação e parques marinhos, a Tanzânia conseguiu de certa forma um acordo que protege formalmente mais de um terço do seu território – uma proporção bem maior do que a maioria das nações mais saudáveis do mundo.

Lagos e Rios

Os lagos da Tanzânia são muito variados nas ofertas as potenciais visitantes. Nos lagos alcalinos como p Lago Manyara e o Lago Natron, a vida selvagem junta-se nas planícies de sal desoladas, e os lindos cenários lembram paisagens lunares que no Ocaso se pintam de variados tons pastel.

As cidades e indústrias tiram todo o partido dos lagos de água doce na região, o maior dos quais é o Lago Victoria no Noroeste do País. A pesca é há muito tempo o pilar dos residentes que vivem em redor dos recursos naturais, e o transporte pelas muitas fronteiras africanas da Tanzânia é também uma actividade economicamente lucrativo. Graças ao fácil fornecimento de irrigação de água doce, os Tanzanianos também cultivam extensivamente as terras à volta dos lagos de água potável, e tanto as plantações de subsistência como as de venda, crescem à volta das suas margens. Os visitantes dos lagos de água doce podem inscrever-se em viagens de pesca, caminhadas, nadar e desfrutar da rica variedade de aves e peixe que circundam a água. Em muitas áreas populadas, os programas de turismo cultural são também populares.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...


  • Depositphotos_73488859_xl-2015

    Technology

    Dez 1, 2017

    ÁGUA "COTADA" EM BOLSA?

    Actualmente há uma enorme certeza no Mundo: a água é um bem cada vez mais escasso. Quem o diz são diversos cientistas que concluem que a água não tardará a ser um bem tão ou mais precioso que o petróleo. Por este andar, não...

  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    How delicious can it be?

    Paris, Saint-German-des-Prés. The couture shops are a sight for sore eyes, and the centennial churches make the perfect contrast for an afternoon walk. But the not-so-hidden treasure lies in the Patisseries. The displays present collections...

  • Venice - The art and tradition

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    Veneza – A arte e a tradição

    Ícone do Carnaval de Veneza, a máscara veneziana explora o glamour da festa que é um dos principais símbolos e atracção turística de Itália. Com uma história secular, o Carnaval de Veneza atrai, anualmente, milhares de turistas...