Food & Beverage

Jan 1, 2018

UMA LOUCURA DESPORTIVA

Ninguém tem investido tanto em termos de tempo e originalidade na criação de alimentos deliciosos destinados a serem consumidos em estádios de futebol – por vezes até confeccionados e servidos nos parques de estacionamento – como os estadunidenses.

<

Por PABLO HERNANDEZ

Enquanto que na Europa e outras partes do mundo as pessoas se deslocam aos estádios pouco antes da hora do jogo e os estabelecimentos existentes servem pouco mais que algumas opções de sanduíches e cerveja gelada, nos Estados Unidos os adeptos chegam a antecipar a sua ida em várias horas para poderem socializar uns com os outros e saborear algumas das iguarias que só se encontram neste tipo de eventos, por norma deliciosas e carregadas de calorias.

É verdade que já começam a surgir alguns food trucks num ou noutro estádio, mas estes servem ali a comida que serviriam num concerto ou no dia-a-dia na esquina ou rua onde passam o resto da semana ou da temporada turística, portanto, bifanas, sandes de courato, pretos e cachorros quentes é muito provavelmente tudo o que conseguiremos encontrar na maior parte dos estádios americanos – enquanto que nos estádios europeus os adeptos quase só procuram cerveja, quanto maior e mais gelada, melhor.

Mas demos uma vista de olhos a alguns dos espécimes criados nos EUA. Por exemplo, no jogo entre os Washington Nationals e os Chicago Cubs de 6 de Outubro de 2017 assistimos ao nascimento do "Natitude", graças a um vendedor adepto dos Nationals que decidiu combinar o nome da sua equipa do coração com "atitude" e criar o "Natitude", um hambúrguer de salsicha fumada com caranguejo que inclui também macarrão com queijo e presunto crocante da Virgínia, uma delícia que deixou muitos adeptos, e certamente alguns jogadores, a salivar.

Outra das inovações que surgiram graças à necessidade da portabilidade da comida – uma vez que muitos adeptos a compram a caminho do seu lugar ou no regresso, a caminho do carro – e de nítida inspiração asiática é o "Palito de Bacon". Na prática trata-se de uma fatia de entremeada espessa devidamente fumada, cuidadosamente trespassada por um palito de espetadas de churrasco e grelhado sobre o fogo ou assado no forno com um glacê de especiarias. As opções vão desde o doce ao intoleravelmente picante, havendo quem o apode de "rebuçado de bacon" ou "chupa-chupa de bacon", só para paladares requintados.

No estádio dos Green Bay Packers encontramos uma especialidade com raízes de Leste, uma salsicha kielbasa, típica da Polónia e da Ucrânia, servida num pão em formato de fouganza como as utilizadas antigamente pelos cavalos que puxavam carroças. A salsicha é coberta de chucrute e queijo, assada e ainda coberta com batata frita e cebola confitada. É o pesadelo de qualquer cardiologista, mas conseguiu colocar o estádio dos Packers no roteiro gastronómico dos EUA.

Ainda outra criação muito pouco kosher, embora utilize massa de baguels judaicos nas suas baguetes, é o Bacon Blitz Bread também no estádio dos Packers: as baguetes são recheadas com três tipos de requeijão, envoltas em 16 fatias de bacon e depois fritas, sendo servidas com um nadinha de queijo derretido e um copo de mostarda onde o podemos mergulhar. Uma vez mais, algo calórico, delicioso e fácil de transportar.

No estádio dos San Diego Chargers, alguém tentou inspirar-se na culinária japonesa para criar um cachorro-quente. Além da tradicional salsicha de vaca (sim, nos EUA os cachorros são feitos com salsichas de vaca, ao contrário do tradicional porco nas terras europeias) foi-lhe adicionado algas, molho wasabi, molho teriyaki (utilizado em grelhados asiáticos), maionese, furikake (mistura de sementes, especiarias e peixe seco picado) e cebola, eis o Sumo Dog.

Já no lar dos Dallas Cowboys, cumpre-se o rito tradicional do Texas, criou-se um misto de burrito com hambúrguer que dá pelo nome de Pambazo, cujo recheio tex-mex inclui puré de feijão, batatas, chouriço, queijo de Oaxaca, tiras de alface e natas azedas com opção de molho de piri-piri. Ou seja, com um pouco de inovação e inspirando-se em pratos tradicionais de todo o mundo é sempre possível criar algo que faça sucesso a qualquer adepto que queira algo mais que saciar a sua sede.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?


  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • 348262_1_800

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    ACAMPAR (REALMENTE) JUNTOS

    Acontece a todos os amantes de campismo. Quando finalmente acabam de montar a mesma tenda que têm há mais de dez anos, acham-na demasiado pequena para arrumar todas as inutilidades que se lembraram de levar.


  • Precision cuts

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Cortes Precisos

    A velocidade é um dos mais importantes factores na indústria moderna da confecção. Ser capaz de cortar todas as peças que formam um artigo, de forma célere e precisa, aumenta a rapidez de produção, a gestão de tempo na fábrica...

  • A Art Nouveau Heater

    Home & Design

    Abr 1, 2015

    AEG and the begining of industrial design

    Born in 1887 in Germany, AEG is a worldwide recognized brand, known mostly for its electriocal appliances that are present in thousands of homes. But the best kept secret of its history is still Peter Behrens, who is considered the father...

  • PhotoBorjomi (1)

    Food & Beverage

    Jul 1, 2016

    A LENDÁRIA ÁGUA MINERAL DA GEÓRGIA

    Acredita-se que a água mineral Borjomi é uma das marcas mais famosas da Geórgia, um pequeno país com recursos e natureza únicos. Uma água levemente salgada e naturalmente gaseificada, nascida de uma fonte vulcânica com 1500...