Luxury & Fashion

Fev 29, 2016

Um Dia Havemos de ir a Viana

País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil, no séc. XVIII. É neste contexto que se desenvolve a Filigrana – a arte de trabalhar metais (ouro, prata, bronze), uma das artes portuguesas mais características.

<

A Pé d´Mar, uma marca fundada em 1968, em Viana do Castelo, deu um novo rosto às jóias portuguesas em filigrana, reconhecidas mundialmente como as mais finas e singulares. Apesar de não ser específica da tradição cultural portuguesa, a arte da filigrana, de formas predominantemente barrocas, desenvoveu-se no séc. XVIII, particularmente em Viana do Castelo, no Minho (norte de Portugal). A arte ganhou adeptos, especialmente entre as minhotas que, vestidas a rigor, ostentavam abundantemente jóias durante as festas em honra da Senhora da Agonia, tornando-se imagem de marca da região que tem até  direito a versos, sendo o mais conhecido: "se o meu amor não me engana/um dia havemos de ir a Viana". Além de constituir um adereço e marca de distinção social, a filigrana em ouro representava um investimento e uma mais-valia para as famílias. Hoje, a arte da filigrana mantém-se predominantemente no Norte de Portugal, em Gondomar (distrito do Porto), e Póvoa de Lanhoso (distrito de Braga), conhecida como a capital da filigrana.

Do latim Filum(fio) e Granum(grão), esta técnica de ourivesaria exclusivamente manual que consiste em enrolar dois finíssimos fios (da espessura de um cabelo) de ouro ou prata entre si, e pequeninas bolas de metal, exige um trabalho muito paciente, imaginativo e de grande destreza do artesão. A aplicação é feita sobre placas do mesmo metal desenhando motivos circulares, em espiral ou em "S" que soldados formam um desenho.

Após o processo de fundição, o metal é vertido numa "rendilheira", transformado em barra, que depois de passar pelos cilindros do laminador ganha a forma de chapa ou fio grosso. Este processo de filigranação do metal prossegue numa "fieira", espessa placa de aço crivada de orifícios sucessivamente decrescentes, repuxando os fios até obterem a espessura desejada. Uma vez confeccionado, o fio é empregue no enchimento de uma armação, que constitui o desenho do objecto. Normalmente, os fios usados são de ouro ou de prata, mas podem ser  igualmente de bronze ou outros metais.

Ao longo dos tempos, a filigrana tem sido acompanhada por duas correntes de produção e uso: como técnica de primor e de sentimento artístico, associada a adereços de luxo, de uso profano e sagrado, com apurado gosto no desenho cujo imaginário e configuração artística a integra num tipo de ourivesaria própria de classes sociais elevadas; como técnica de integração, a filigrana tornou-se mais complexa e perfeita, libertando-se da chapa de laminar e ganha lugar de peça individualizada sobre um esqueleto, estrutura ou armação.

Conhecida nas antigas civilizações grega, romana, chinesa e indiana, a origem desta arte é incerta, mas relatos históricos dão conta de contacto com a filigrana desde o 3º milénio a.C., no Médio Oriente. Porém, a técnica moderna da filigrana portuguesa tem origem popular e inspira-se em objectos de culto como relicários ou cruzes e, em peças de joalharia como as arrecadas ou os brincos típicos com corações ou à rainha, os colares de contas de Viana, etc. A versatilidade do trabalho de filigrana permitiu a criação de outro tipo de objectos como a caravela portuguesa, a colecção de medalhas, brincos e anel com a guitarra portuguesa – uma  edição comemorativa do Fado como Património Cultural Imaterial da UNESCO -, e o famoso galo de Barcelos são algumas das peças de filigrana inspiradas nas tradições nacionais. Respeitando todo o processo de fabrico artesanal, a Pé d´Mar pegou nos elementos tradicionais, inovou e criou linhas de jóiais às quais conferiu um carácter moderno, diferenciador e personalizado únicos. A versatilidade da filigrana aliada à criatividade tornou-a apetecível também na Arte, de que é exemplo o Coração de Viana usado nas exposições da artista portuguesa Joana Vasconcelos.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    Always innovative, always new

    Novotel is on a class of its own, combining excellent service and facilities with optimal prices and locations all around the world. From urban hotels to exquisite resorts, Novotel is a worldwide reference for all clients.

  • _37132

    Science & Nature

    Dez 1, 2017

    OCEANOS EM PERDA ACELERADA

    Desde os tempos mais remotos, a pesca tem sido uma das grandes fontes de alimento da humanidade. A riqueza dos recursos marinhos foi sempre assumida como uma dádiva ilimitada da Natureza. 

  • Depositphotos_4581358_original

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    O AMOR EM TEMPOS DE TINDER

    No mês em se celebra o "Dia de S. Valentim" ou "Dia dos Namorados", como também é conhecido o dia 14 de Fevereiro, reflectimos sobre a forma como hoje as pessoas se relacionam e conhecem. Longe vai o tempo do namoro à janela,...