Research & Education

Mar 22, 2018

NO TOPO DO MUNDO

Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar da ideia e nunca conseguirá um emprego estável.

<

Por PIOTR PETROVICH

Claro, o mundo precisa de matemáticos para várias tarefas em vários sectores de actividades económicas e tecnológicas. Mas até trabalhos de matemática exigem fortes bases em disciplinas como gramática, história e arte.

Há quase 50 anos, a Finlândia, decidiu tomar um rumo diferente no seu sistema educativo e, a julgar pelos resultados, os finlandeses tomaram o rumo certo: o seu sistema educativo de nível primário foi considerado #1 no mundo em 2016, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Actualmente, as primeiras gerações a receber estas inovações, estão agora a mostrar resultados quase diariamente. Porque a Finlândia é actualmente o mais dinâmico país na criação de projectos start-up que, em curto espaço, se tornam sucessos. Considere só estes números: quatro mil start-ups criadas todos os anos; o sistema educativo representa 6,3 mil milhões de euros no país (a seguir ao sector alimentar); e cada nova escola não custa ao estado central menos de 10 milhões de euros.

Adicionalmente: a educação é totalmente gratuita desde o pré-escolar até à universidade; quase não são necessários livros (as crianças trabalham diariamente a partir de tablets); apenas tem um exame até chegar à universidade; não existem trabalhos de casa; não se chumba em nenhuma no; e as turmas são compostas por crianças de diferentes idades e estratos sociais.

Uma escola finlandesa actual, é bastante despida de paredes. Uma escola regular tem apenas uma sala de aula clássica fechada, com mesas e cadeiras; todas as outras têm sofás ou cabines onde as crianças trabalham com os seus tablets. A ideia é fazê-los aprender através da tecnologia com os métodos que os livros não são capazes de ensinar.

Aplicações como a Lightneer e a Mightifier são as mais comuns nos tablets. Peter Vesterbacka, co-fundador da Lightneer, explica a visão da empresa em relação à educação: "quando apresentámos o jogo (Big Bang Legends, uma espécie de 'Pokémon da Física') aos miúdos, deixámo-los sozinhos durante uma hora. Quando voltámos, disseram que gostaram muito. Quando perguntámos o que tinham aprendido com o jogo, disseram 'nada'. Mas quando lhes perguntei quantos protões e neutrões tinha um dos personagens todos acertaram". "Professores ligavam-me a meio da noite a dizer que nunca tinham visto as crianças a aprender tanto e tão depressa".

Quando questionada quanto à relação entre o sistema educativo e o sistema empresarial, Kirsi Haapamäki, representante da Mightifier, sorri orgulhosamente: "este modelo oferece aos miúdos a liberdade e as ferramentas para que eles pensam por si próprios. O sistema encoraja-os a descobrir as próprias soluções, respostas e métodos de trabalho. No fundo, estamos a prepará-los para darem as respostas a perguntas que ainda nem fizemos".

Entre as start-up nascidos à volta do sistema educativo, está a Helsinki International Schools (Hei Schools) que exporta o modelo educativo finlandês, dando formação a professores, aconselhando sobre produtos e conceitos recreativos (aplicações, livros e brinquedos) e no design do interior das escolas, também.

A palavra chave para este sucesso mundial é flexibilidade.

De facto, nas escolas finlandesas que seguem o princípio do "plano aberto", não há diferenças entre salas ou corredores. Todas as salas de aula "tradicionais" são espaços multimodais, apenas separados com paredes de vidro e divisórias móveis. Todo o mobiliário é adaptável, e inclui puffs e sofás.

Desta forma, os professores e estudantes, podem escolher facilmente o espaço mais apropriado para desenvolver qualquer tipo de trabalho ou projecto, dependendo dos requisitos das equipas: "a melhor forma de levar as crianças a definir os seus próprios objectivos, resolver os problemas e concluir a aprendizagem baseadas nos objectivos", diz Raila Oksanen, consultora da empresa finlandesa FCG (um empresa multifacetada que fornece serviços em infraestruturas, ambiente e design urbano, formação multidisciplinar e desenvolvimento de serviços públicos).

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...


  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • 8a646f742c77951a59ebabda7e074782

    Home & Design

    Jul 1, 2017

    PISCINAS ESCONDIDAS

    Você é o bem-sucedido proprietário de uma pequena, simpática e agradável casa, e o seu sonho é ter uma piscina para aqueles dias quentes, mas não tem o espaço que precisa no seu pátio?


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Quest for Balance

    Since 1833, Jaeger-LeCoultre has proved able to strike just the right balance between nature and culture, innovation and tradition, growth and respect for the environment, international expansion and local roots.

  • Hybrid Glider

    Technology

    Abr 1, 2015

    The hybrid glider is coming to town

    Glider flying rates high on the scale of sport flying. However, the nature of the beast is that it requires more than one person to get a glider launched into the air. To make launching a non-team effort, the answer has been a powered...

  • 1. Research-Totvs Labs

    Research & Education

    Fev 1, 2018

    AGRICULTURA 4.0?

    Com mais de 25 anos de presença no mercado, a brasileira Totvs encontra-se actualmente na vanguarda do agronegócio tendo em vista as novas tecnologias e o melhor modo de as reencaminhar para obter os melhores resultados possíveis...