Research & Education

Mar 22, 2018

NO TOPO DO MUNDO

Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar da ideia e nunca conseguirá um emprego estável.

<

Por PIOTR PETROVICH

Claro, o mundo precisa de matemáticos para várias tarefas em vários sectores de actividades económicas e tecnológicas. Mas até trabalhos de matemática exigem fortes bases em disciplinas como gramática, história e arte.

Há quase 50 anos, a Finlândia, decidiu tomar um rumo diferente no seu sistema educativo e, a julgar pelos resultados, os finlandeses tomaram o rumo certo: o seu sistema educativo de nível primário foi considerado #1 no mundo em 2016, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Actualmente, as primeiras gerações a receber estas inovações, estão agora a mostrar resultados quase diariamente. Porque a Finlândia é actualmente o mais dinâmico país na criação de projectos start-up que, em curto espaço, se tornam sucessos. Considere só estes números: quatro mil start-ups criadas todos os anos; o sistema educativo representa 6,3 mil milhões de euros no país (a seguir ao sector alimentar); e cada nova escola não custa ao estado central menos de 10 milhões de euros.

Adicionalmente: a educação é totalmente gratuita desde o pré-escolar até à universidade; quase não são necessários livros (as crianças trabalham diariamente a partir de tablets); apenas tem um exame até chegar à universidade; não existem trabalhos de casa; não se chumba em nenhuma no; e as turmas são compostas por crianças de diferentes idades e estratos sociais.

Uma escola finlandesa actual, é bastante despida de paredes. Uma escola regular tem apenas uma sala de aula clássica fechada, com mesas e cadeiras; todas as outras têm sofás ou cabines onde as crianças trabalham com os seus tablets. A ideia é fazê-los aprender através da tecnologia com os métodos que os livros não são capazes de ensinar.

Aplicações como a Lightneer e a Mightifier são as mais comuns nos tablets. Peter Vesterbacka, co-fundador da Lightneer, explica a visão da empresa em relação à educação: "quando apresentámos o jogo (Big Bang Legends, uma espécie de 'Pokémon da Física') aos miúdos, deixámo-los sozinhos durante uma hora. Quando voltámos, disseram que gostaram muito. Quando perguntámos o que tinham aprendido com o jogo, disseram 'nada'. Mas quando lhes perguntei quantos protões e neutrões tinha um dos personagens todos acertaram". "Professores ligavam-me a meio da noite a dizer que nunca tinham visto as crianças a aprender tanto e tão depressa".

Quando questionada quanto à relação entre o sistema educativo e o sistema empresarial, Kirsi Haapamäki, representante da Mightifier, sorri orgulhosamente: "este modelo oferece aos miúdos a liberdade e as ferramentas para que eles pensam por si próprios. O sistema encoraja-os a descobrir as próprias soluções, respostas e métodos de trabalho. No fundo, estamos a prepará-los para darem as respostas a perguntas que ainda nem fizemos".

Entre as start-up nascidos à volta do sistema educativo, está a Helsinki International Schools (Hei Schools) que exporta o modelo educativo finlandês, dando formação a professores, aconselhando sobre produtos e conceitos recreativos (aplicações, livros e brinquedos) e no design do interior das escolas, também.

A palavra chave para este sucesso mundial é flexibilidade.

De facto, nas escolas finlandesas que seguem o princípio do "plano aberto", não há diferenças entre salas ou corredores. Todas as salas de aula "tradicionais" são espaços multimodais, apenas separados com paredes de vidro e divisórias móveis. Todo o mobiliário é adaptável, e inclui puffs e sofás.

Desta forma, os professores e estudantes, podem escolher facilmente o espaço mais apropriado para desenvolver qualquer tipo de trabalho ou projecto, dependendo dos requisitos das equipas: "a melhor forma de levar as crianças a definir os seus próprios objectivos, resolver os problemas e concluir a aprendizagem baseadas nos objectivos", diz Raila Oksanen, consultora da empresa finlandesa FCG (um empresa multifacetada que fornece serviços em infraestruturas, ambiente e design urbano, formação multidisciplinar e desenvolvimento de serviços públicos).

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...


  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...


  • Tais_weaving_in_Lospalos,_East_Timor

    Culture & Art

    Ago 1, 2016

    UMA HISTÓRIA TECIDA POR MULHERES

    A tecelagem sobreviveu a milhares de anos, mantendo-se a base da sua manufactura intacta: a trama e a teia, e o contar de linhas para criar motivos. Em Timor Leste, há uma variação de tecelagem que está muito enraizada e é parte...

  • 2

    Food & Beverage

    Mai 1, 2015

    How delicious can it be?

    Paris, Saint-German-des-Prés. The couture shops are a sight for sore eyes, and the centennial churches make the perfect contrast for an afternoon walk. But the not-so-hidden treasure lies in the Patisseries. The displays present collections...

  • meat-vending-machine

    Food & Beverage

    Dez 1, 2017

    CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

    Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.