Research & Education

Mar 22, 2018

NO TOPO DO MUNDO

Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar da ideia e nunca conseguirá um emprego estável.

Por PIOTR PETROVICH

Claro, o mundo precisa de matemáticos para várias tarefas em vários sectores de actividades económicas e tecnológicas. Mas até trabalhos de matemática exigem fortes bases em disciplinas como gramática, história e arte.

Há quase 50 anos, a Finlândia, decidiu tomar um rumo diferente no seu sistema educativo e, a julgar pelos resultados, os finlandeses tomaram o rumo certo: o seu sistema educativo de nível primário foi considerado #1 no mundo em 2016, de acordo com o Fórum Económico Mundial.

Actualmente, as primeiras gerações a receber estas inovações, estão agora a mostrar resultados quase diariamente. Porque a Finlândia é actualmente o mais dinâmico país na criação de projectos start-up que, em curto espaço, se tornam sucessos. Considere só estes números: quatro mil start-ups criadas todos os anos; o sistema educativo representa 6,3 mil milhões de euros no país (a seguir ao sector alimentar); e cada nova escola não custa ao estado central menos de 10 milhões de euros.

Adicionalmente: a educação é totalmente gratuita desde o pré-escolar até à universidade; quase não são necessários livros (as crianças trabalham diariamente a partir de tablets); apenas tem um exame até chegar à universidade; não existem trabalhos de casa; não se chumba em nenhuma no; e as turmas são compostas por crianças de diferentes idades e estratos sociais.

Uma escola finlandesa actual, é bastante despida de paredes. Uma escola regular tem apenas uma sala de aula clássica fechada, com mesas e cadeiras; todas as outras têm sofás ou cabines onde as crianças trabalham com os seus tablets. A ideia é fazê-los aprender através da tecnologia com os métodos que os livros não são capazes de ensinar.

Aplicações como a Lightneer e a Mightifier são as mais comuns nos tablets. Peter Vesterbacka, co-fundador da Lightneer, explica a visão da empresa em relação à educação: "quando apresentámos o jogo (Big Bang Legends, uma espécie de 'Pokémon da Física') aos miúdos, deixámo-los sozinhos durante uma hora. Quando voltámos, disseram que gostaram muito. Quando perguntámos o que tinham aprendido com o jogo, disseram 'nada'. Mas quando lhes perguntei quantos protões e neutrões tinha um dos personagens todos acertaram". "Professores ligavam-me a meio da noite a dizer que nunca tinham visto as crianças a aprender tanto e tão depressa".

Quando questionada quanto à relação entre o sistema educativo e o sistema empresarial, Kirsi Haapamäki, representante da Mightifier, sorri orgulhosamente: "este modelo oferece aos miúdos a liberdade e as ferramentas para que eles pensam por si próprios. O sistema encoraja-os a descobrir as próprias soluções, respostas e métodos de trabalho. No fundo, estamos a prepará-los para darem as respostas a perguntas que ainda nem fizemos".

Entre as start-up nascidos à volta do sistema educativo, está a Helsinki International Schools (Hei Schools) que exporta o modelo educativo finlandês, dando formação a professores, aconselhando sobre produtos e conceitos recreativos (aplicações, livros e brinquedos) e no design do interior das escolas, também.

A palavra chave para este sucesso mundial é flexibilidade.

De facto, nas escolas finlandesas que seguem o princípio do "plano aberto", não há diferenças entre salas ou corredores. Todas as salas de aula "tradicionais" são espaços multimodais, apenas separados com paredes de vidro e divisórias móveis. Todo o mobiliário é adaptável, e inclui puffs e sofás.

Desta forma, os professores e estudantes, podem escolher facilmente o espaço mais apropriado para desenvolver qualquer tipo de trabalho ou projecto, dependendo dos requisitos das equipas: "a melhor forma de levar as crianças a definir os seus próprios objectivos, resolver os problemas e concluir a aprendizagem baseadas nos objectivos", diz Raila Oksanen, consultora da empresa finlandesa FCG (um empresa multifacetada que fornece serviços em infraestruturas, ambiente e design urbano, formação multidisciplinar e desenvolvimento de serviços públicos).

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Swidish Culture

    Founded by Anders Färdig, Design House Stockholm started as a creative product development company for other brands in 1992. Using his vast knowledge in design management from prior experience managing companies such as Boda Nova and...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...


  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • 1

    Technology

    Jun 1, 2015

    Faster aerobatics

    Slick Aircraft manufactures aerobatic airplanes, designed to excell every owner expectations, either flying for fun, competition or simply enjoying the freedom of the open skies.

  • 1

    Science & Nature

    Jun 1, 2015

    Gardening exotic straight from Africa

    Exotic plants are sought by gardeners all over the planet, making them part of a global business where beauty is more important than cost. South African flora is very unique in the world. Many species of succulents only grow in South...

  • Potatoes For All

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Batatas para Todos

    Embora a sua origem seja bem clara, a introdução da batata no Paquistão é um pouco difusa. No final do século XVI ou princípios do século XVII, a batata foi levada até à Costa da Ásia Meridional. Em inglês, a palavra "potato"...