Technology

Ago 1, 2016

TECNOLOGIA SENSÍVEL AO ODOR

Ao sentirmos um cheiro, geralmente este remete-nos para algo, seja uma pessoa, uma situação, um local ou um objecto. De facto, pesquisas demonstram que o olfacto é um dos mais activos estimuladores de memórias, em comparação com outros sentidos. Cientistas replicaram este funcionamento tecnologicamente, criando aquilo que é chamado "nariz electrónico" ou eNose.

<

A ideia de um nariz electrónico surgiu nos anos 1970. Com a popularização dos computadores pessoais, tornou-se finalmente possível aplicar técnicas de reconhecimento de padrões a dados de medição complexos. Quer isto dizer que os padrões podiam ser registados e mais tarde usados como comparação. Como tal, foi proposto um sensor que conseguia medir dados a nível multi-dimensional, reconhecer e correspondê-los a padrões anteriormente registados, da mesma forma que funciona o olfacto.

A tecnologia baseia-se no reconhecimento de padrões em cheiros, ou seja, cada cheiro é como uma impressão digital de partículas. O e-nariz destina-se a detectar as partículas no ar e a reconhecê-las como padrão. Assim, para uma substância poder ser identificada, terá que ter sido previamente registada, como quando um cão-polícia cheira uma amostra para procurar algo ou alguém.

A eNose Company, uma empresa sedeada na Holanda, visa desenvolver narizes electrónicos para propósitos como diagnósticos médicos, ou controlo de qualidade, entre outros, mas tendo o primeiro como prioridade. No âmbito de diagnósticos médicos, encontramos o  Aeonose™, uma unidade de diagnóstico de análise de expiração, que pode ser usada para monitorizar tuberculose, asma, cancro da garganta, e provavelmente outras doenças. O paciente sopra para dentro da unidade, que indica a necessidade ou não de ser realizarem mais exames. Já o Aetholab™ é uma unidade de diagnóstico, que analisa os gases produzidos no processo metabólico de bactérias patogénicas no sangue e outros fluidos corporais. Investigações desenvolvidas demonstraram que muitas bactérias têm metabolismos específicos, e com base neste comportamento metabólico, é possível identificar as bactérias.

A empresa apresenta uma lista das suas investigações e protótipos fora do âmbito da medicina, na qual encontramos diversos exemplos: a monitorização do tempo de vida de filtros em aplicações navais e que foi testada na Marinha Real Holandesa. É também possível a detecção de gases tóxicos específicos, graças ao facto do e-nariz da empresa poder ser facilmente miniaturizado, tornando a protecção pessoal (aviso antecipado) possível; a detecção de gases de armas químicas, gases estes que têm características específicas que podem ser detectadas e identificadas, com a adição de que o e-nariz pode ser tanto uma protecção portátil, como fixa em locais-chave; a detecção de outros químicos, como a hidrazina, um químico usado para combustível de emergência (entre outros usos) de veículos como os F-16, que é extremamente tóxica, e quimicamente equiparada ao amoníaco – o nariz electrónico da eNose Company consegue distingui-los; detecção de etileno, ao nível de ppm (partes por milhão), um gás de grande importância no crescimento de vegetais, frutas e bolbos. Outra possibilidade é a verificação da qualidade do ar de cabine, por exemplo, ao aplicar múltiplas unidades num avião para uma avaliação detalhada da qualidade do ar, permitindo à tripulação localizar a anomalia e agir em conformidade.

A eNose Company

A eNose Company nasceu como uma divisão separada de uma empresa de tecnologias que havia sido fundada em 1997 – a C-it. Esse departamento começou a trabalhar em narizes electrónicos quando lhe foi pedido que detectasse substâncias voláteis em tintas. Esta aplicação tornou-se obsoleta devido a uma alteração nas regulamentações governamentais, que levaram a indústria a mudar para tintas de água.

Este era o "empurrão" que a então C-it precisava, por isso, a empresa decidiu continuar a investigação e o desenvolvimento em narizes electrónicos, e procurar novas áreas de aplicação. Sendo uma empresa de IT, conseguiu desenvolver tecnologia própria para o fabrico de narizes electrónicos, e aquilo que era apenas um departamento da C-it, acabou por dar origem a eNose Company, em 2013. Hoje, criam novas tecnologias de diagnóstico não invasivas, reduzindo grande parte do desconforto da vida dos pacientes.

Contacts – Contactos:
The eNose Company
'Hof van Zutphen'
Industrieweg 85
7202 CA  Zutphen - The Netherlands

+31 885 585 266

info@eNose.nl

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.


  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...


  • 2

    Home & Design

    Jan 17, 2019

    PANTONE - Living Coral: A cor do ano 2019

    "Animado e cheio de vida, um coral com undertone dourado, que magnetiza num subtom suave. " Esta é a cor do ano 2019 de referência 16-1546, Living Coral.

  • Razor Clams in Brine

    Food & Beverage

    Set 1, 2015

    With Quality and Environment in Mind

    Frinsa is one of the largest European manufacturers of canned tuna fish and seafood. The company was founded in Ribeira, Galicia, Spain, in 1961.

  • Photo: Bright Solar

    Technology

    Mai 1, 2016

    UM INÍCIO VERDE

    A Brite Solar anunciou que já tem seus primeiros contratos assinados, mas esta empresa inovadora ainda está a juntar os fundos necessários para um produto revolucionário feito de vidro com um revestimento especial que permite...