Helthcare & Wellness

Fev 1, 2018

NÃO INVASIVO

O FreeStyle Libre Flash é o primeiro dispositivo não invasivo de análise completa dos níveis de açúcar no sangue para adultos que sofrem da diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Este sensor foi projetado para ser aplicado de forma autónoma pelo doente, em casa, proporcionando uma melhor qualidade de vida e, sobretudo, um maior controlo dos níveis de glicémia no sangue.

<

Por SARA LOUP

Criado pelos Laboratórios Abbott, o FreeStyle Libre Flash Glucose Monitoring System, é o primeiro dispositivo que permite a monitorização contínua dos níveis de açúcar do sangue.

Trata-se de um pequeno sensor de plástico de forma circular, com cerca de 35mm x 5mm e 5 gramas de peso, colocado de forma autónoma, à superfície da pele do braço, recorrendo a um género de carimbo de borracha. Funciona através de um pequeno fio posicionado debaixo do sensor e dentro da pele que observa os níveis de açúcar no sangue, sem ser necessário recorrer a agulhas.

O seu sistema permite que a análise descreva o estado dos níveis de açúcar no sangue nas últimas oito horas e indica a tendência, crescente ou decrescente, dos níveis da glicose até 14 dias. Esta análise é realizada através de um dispositivo móvel, o FreeStyle Libre Reader que, ao ser agitado junto ao sensor, exibe através de um gráfico os dados da glicose recolhidos até 90 dias. O sensor e o custam, cada um, 92 dólares.

O sensor FreeStyle Libre é descartável e tem uma durabilidade de 14 dias. Quando necessário, basta descolar e voltar a aplicar um novo sensor.

Uma das características deste aparelho é permitir calcular e sugerir uma dose de insulina, às horas das refeições, ao utilizar um medidor de glicose no sangue. Este só funciona aquando da utilização da tira de teste de glicemia que deve ser ativado por um profissional de saúde. É igualmente de ressalvar que este não é uma bomba de insulina.

De acordo com Donald St. Pierre, da Food and Drug Administration (FDA), em declarações à Business Insider, "este sistema permite que as pessoas com diabetes evitem o passo adicional da calibração do dedo, o que às vezes pode ser doloroso, mas ainda fornece informações necessárias para tratar sua diabetes - com uma onda do leitor móvel". Ou seja, o grande objetivo deste aparelho é facilitar a vida dos doentes com a diabetes, na medida em que permite uma verificação contínua, mais rápida e eficaz dos níveis de açúcar no sangue, causando ainda menor incómodo do que a picada. O sensor permite perceber quando o doente está num caso de hiperglicemia, no caso de ter uma elevada taxa de açúcar no sangue ou, pelo contrário, uma situação de hipoglicémia, quando os níveis de açúcar estão a baixar, possibilitando o controlo e a prevenção algumas situações de crise.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a diabetes é uma epidemia à escala global que tende a crescer. Em 2014, o número de adultos diabéticos era de cerca de 8,5% da população mundial. A diabetes é uma doença crónica derivada do facto do pâncreas não conseguir produzir quantidades suficiente de insulina para aguentar a glicose no sangue, para ajudar que o açúcar entre nas células do corpo ou, porque a insulina que é produzida não funciona de forma adequada.

Apesar de já existir um sistema idêntico, livre de agulhas e de monitorização dos níveis de açúcar no sangue, o FreeStyle Pro, a sua colocação é ainda depende de acompanhamento médico, não sendo tão prático para a utilização do doente. As atualizações criadas neste modelo deram origem ao FreeStyle Libre Flash que, pela sua facilidade na aplicação, aliados à fácil utilização e análise completa dos valores de glicémia no sangue, propiciam uma melhor qualidade de vida dos doentes com a diabetes. É por isso que, Jared Watkin, Vice-Presidente Sénior de Assistência à diabetes da Abbott, afirma que existe "algo aqui que é revolucionário neste espaço".

O sistema está disponível em cerca de 40 países à escala mundial e para adultos que sofram do Tipo 1 ou do Tipo 2 da diabetes. A Abbott tenciona expandir a venda do aparelho a crianças menores de dezoito anos.

Contacto * www.abbott.com * 100 Abbott Park Road * Abbott Park, Illinois 60064-3500 * Tel: (224) 667-6100

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • quinoa

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    QUINOA - O OURO DOS INCAS

    O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 


  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...


  • nano-technology-1480553

    Technology

    Jul 1, 2016

    O FUTURO DOS NANOROBOTS

    Os nanorobots parecem algum tipo de criaturas fantásticas descritas nas páginas dos livros de ficção científica, no entanto, estão "na moda" nos laboratórios de nanotecnologia em todo o mundo.

  • 1. Quantino-48-Volt-Low-Voltage-High-Resistence

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2017

    BAIXA VOLTAGEM, ALTA RESISTÊNCIA

    Mil quilómetros a uma velocidade média de 120 km/h, em pouco mais de oito horas, num veículo eléctrico. Se a proposta parece interessante, aqui apenas esperamos uma resposta na linha: "pára de sonhar, rapaz, e deixa os impossíveis...

  • Perfect shaves

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Barbeados perfeitos

    Edwin Jagger é hoje considerada a melhor fabricante europeia de acessórios para barbear. O negócio familiar em Sheffield, Inglaterra, é o coração da empresa que se orgulha dos desenhos e materiais tradicionais e contemporâneos,...