Technology

Out 1, 2016

NÃO HÁ RAZÃO PARA TAPAR O SOL

Embora já existam invenções que nos permitem criar electricidade sustentável para uso próprio, como bicicletas, turbinas de água portáteis que geram energia através de correntes de água, nenhuma delas providencia electricidade suficiente para, por exemplo, sustentar uma casa.

Hoje em dia, a electricidade é gerada de diversas maneiras em centrais elétricas, com recurso a diferentes tecnologias e fontes primárias de energia, como o carvão, o gás natural e o petróleo. No entanto, estes recursos não só são extremamente poluentes, como também são finitos: cada vez mais escassos, mais caros, e um dia irão inevitavelmente acabar. É aqui que entram as energias renováveis - água, vento, sol, entre outros.

No solarengo Israel, está em marcha um projecto que visa precisamente aumentar o nível de energia renovável produzida nesse país. A Central Térmica Solar Ashalim de 121 MW já está em curso desde 2014, com conclusão prevista para finais de 2017, e situa-se no Deserto de Negev, em Israel. Trata-se de uma das maiores centrais deste tipo, para a idealização da qual foi criada uma empresa de propósito. A Megalim Solar Power Ltd está encarregue da construção e operação deste projecto. É uma empresa BOT (Build-Operate-Transfer), composta pelas americanas GE e BrightSource e pelo NOY – Fundo de Investimento para Energia e Infraestruturas, de Israel.

A estação irá funcionar por meio de milhares de espelhos controlados por computador, chamados helióstatos, dispostos numa área de 3,25km2, que seguem o Sol segundo dois eixos. A luz é reflectida numa espécie de caldeira especial, chamada Solar Receiver Steam Generator (SRSG), localizada no topo de uma torre de 240 m de altura.

Por se moverem em linha com o Sol, tal como um girassol, os helióstatos contam com algumas vantagens em relação aos painéis fotovoltaicos. Enquanto os segundos têm uma capacidade de produção que varia muito devido à sua imobilidade, que ainda por cima é menor em dias de pouco Sol, os helióstatos produzem de forma mais constante, aproveitam bem as horas de sol, e mesmo em dias mais enublados conseguem ter estabilidade. Para além disso, podem ser instalados em terrenos acidentados, algo que não é possível com os painéis fotovoltaicos.

Segundo informação da BrightSource, em Março último o projecto contava já com 1000 trabalhadores de construção no local, sendo que nessa altura já haviam sido montados e instalados 6.000 helióstatos e a construção da torre havia começado. As instalações vão incluir dois projectos térmicos solares, e um projecto fotovoltaico. Estima-se que, produzir-se-ão no total perto de 300 MW de energia.

Por acordo a longo prazo, parte da energia gerada pela Ashalim irá ser vendida ao governo israelita, suficiente para fornecer 120.000 casas com energia ecológica, ajudando assim o país a atingir o compromisso de ter 10% da produção de energias a partir de fontes renováveis até 2020. Espera-se com esta central eléctrica evitar cerca de 110.000 toneladas por ano de emissões de CO2.

Estamos a entrar numa nova Era. Sendo a energia eléctrica uma necessidade crescente, há que visar a sua produção e facilitar o acesso a ela. Com alguma dedicação, sorte e investimento, é possível produzir energia renovável suficiente para alimentar o Mundo. Fontes de energias renováveis há várias: as correntes dos rios e oceanos, o vento, o sol. Há muitos pontos por onde começar a expansão da energia renovável. Actualmente, as principais centrais eléctricas funcionam através de modos e meios extremamente poluentes, que reduzem diariamente a qualidade de vida no Planeta, mas é possível transitar para um modo de vida mais sustentável. Se há Sol para nos dar energia, não há razão para o tapar com poluição.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • White Shark Investments

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Sure Values

    White Shark Investments was created with the clear and unchanged objective of allowing an elite group of investors to apply capital in artwork with a guaranteed level of safety and reduced risk.

  • La Perla

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    The History of La Perla

    The artisanal heritage, the know-how of the female body, the fusion of innovation and tradition, the Italian identity. These solid points are the chromosomes of the La Perla DNA, the most authentic legacy of the founder Ada Masotti.

    ...


  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Training for excellence

    Majestic mountain ranges, the world's most famous pocket knives and bastionary banking are just a few of the things that come to mind when thinking about Switzerland. With its amazing cuisine, four national languages, horological...

  • Yoga-foto

    Sport

    Set 1, 2016

    O YOGA E O LOCAL DE TRABALHO

    Considerado por muitos uma modalidade de elite, a práctica do Ioga tem-se revelado tão benéfica para a saúde física e mental que tem vindo a crescer não só a nível individual, mas também nos locais de trabalho, sendo considerado...

  • 1

    Technology

    Jun 1, 2015

    Future tech

    Remotely operated control towers

    It's a fact that small airports don't have many flights, because they don't have a adequate control tower system, and they don't have a adequate tower because these facilities don't have many flights.

    Well,...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    A CERVEJA QUE SE TORNOU BAIRRO

    Não é das coisas mais vulgares de acontecer, uma marca de qualquer espécie de bebida crescer ao ponto de se tornar num bairro inteiro, no centro de uma grande capital europeia: Copenhaga, na Dinamarca.

  • 6

    Helthcare & Wellness

    Dez 1, 2017

    VIVER EM PLENO

    O programa "Slim and Svelte Diet" é um método exclusivo de emagrecimento de origem francesa, que se encontra em expansão em todo o mundo.

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.