Food & Beverage

Dez 31, 2015

Glúten escondido nunca mais

Nima é um laboratório alimentar portátil, concebido para testar pequenas amostras de alimentos quanto à presença de ingredientes específicos (por agora, apenas glúten). Quando testa a comida com Nima dá-se um complexo processo mecânico-químico, que permite ao aparelho detectar se um componente específico se encontra na amostra. Com base nos resultados, o utilizador pode fazer escolhas mais informadas em relação aos alimentos que consome.

<

Se você ou alguém de quem gosta tem alergias alimentares, especificamente ao glúten, o Nima é para si. Este aparelho ajudará a avaliar se a comida que se prepara para ingerir ou cozinhar contém algo que tenta evitar. Embora o Nima não consiga garantir que toda a sua refeição estrá livre desse alergénico específico, o facto de testar uma amostra dá-lhe informação à qual não tinha acesso anteriormente e pode ajudar a tomar decisões mais instruídas ácerca do que escolhe comer.

O Nima tem duas partes: o sensor em si próprio e um conjunto de cápsulas de teste descartáveis. Para usar o Nima, coloque uma amostra do alimento que deseja testar numa das cápsulas descartáveis e insira no aparelho. Em alguns minutos o sensor do Nima indicará se está ou não na presença do ingrediente que quer evitar (neste caso glúten), e ficará muito melhor informado em relação à sua comida!

O sensor Nima é totalmente portátil e suficientemente pequeno para caber no bolso de um casaco, além de ser muito leve.

O Nima foi desenhado para ser de operação simples e fácil para qualquer utilizador acima dos 6 anos de idade, embora a empresa recomende alguma supervisão por adultos para utilizadores abaixo dos 10 anos (pelo menos até se habituarem). Não é aconselhábel a utilização do Nima por crianças abaixo de 3 anos de idade, devido ao pequeno tamanho das cápsulas descartáveis.

O Nima usa química à base de antigenes num processo mecânico-químico próprietário, para detectar a presença de glúten em amostras de comida a um nível de, pelo menos, 20 partes por milhão (ppm). Em resumo, quando coloca uma amostra de comida numa das cápsulas e a introduz no sensor, a química acontece e permite ao Nima ler os resultados com muito rigor, analisá-los e apresentar o veredicto de uma forma fácil de entender.

O processo e a química foram desenvolvidos, testados e retestados por uma brilhante equipa de cientistasm, que integra vários elementos com alergias alimentares e partilham a dedicação ao objectivo de fornecer a todos, conhecimento transparente sobre o que comem, usando o Nima.

Mesmo que o resultado do teste seja inferior a menos de 20ppm de glúten, os utilizadores devem agir com cuidado, já que o ingrediente pode ainda estar presente na refeição. Embora o Nima garanta uma camada de informação extra acerca da sua comida, pessoas com doença Celíaca ou outras alergias alimentares de monta, não devem confiar apenas no Nima para gerir as suas escolhas. O sensor não se destina a substituir os procedimentos que já efectua, nem as recomendações do seu médico.

O Nima detectará contaminação cruzada no caso de alimentos preparados no mesmo óleo (como por exemplo batatas fritas) ou na mesma água (por exemplo massa sem gluten que foi cozinhada na mesma água que massa de cereais). Poderão existir ocasiões em que a contaminação cruzada ocorre e o sensor não a detectará, ou casos em que a amostra usada não mostra a presença de glúten (tal como no caso de um empregado tocar em pão e depois no seu prato). Em todos os casos mesmo com os dados disponibilizados pelo Nima, deverá sempre usar o seu discernimento ao escolher o que consome e o que evita.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • blank-sofa-by-hyung-suk-cho-o

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

    Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Ouça tudo

    Usar auriculares é uma excelente forma de ouvir a sua música ou livro áudio sem ser incomodado. O utilizador é o único que consegue ouvir o som, mas isso pode colocá-lo à parte de tudo o resto que acontece à sua volta. Mas, e...

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    AS CASAS VIVAS

    Já pensou no seguinte paradoxo: uma casa, mesmo uma que seja recente, quando não é habitada, degrada-se muito rapidamente, enquanto uma casa humilde e antiga, mas explorada pelas pessoas, mantém-se boa ao longo de décadas? Não...

  • Sberbank

    Business & Industry

    Dez 1, 2014

    Safely insured

    Sberbank is Russia's oldest and largest bank. It is particularly dominant in the field of individual savings accounts, holding about 65 percent of household deposits nationwide.