Business & Industry

Nov 1, 2017

Nova Plataforma De Comércio Na Rússia

O serviço já se encontra a funcionar em fase de testes e espera-se que quando lançarmos esta edição já se encontre plenamente funcional, referimo-nos ao Tmall, um serviço cuja existência data já de 2010, mas que até à data se encontrava circunscrito apenas ao território chinês.

<

Por NUNO AFONSO

O Tmall é uma plataforma gerida pela Alibaba que permite a venda directa por atacado entre distribuidores ou as próprias marcas e o cliente, sem intermediários.

Enquanto que na China o Tmall se encontra alojado num servidor próprio, na Rússia a plataforma será inserida dentro do portal AliExpress. Será a primeira vez que o Tmall é lançado fora da China e tal deve-se à extrema popularidade de que desfruta o AliExpress entre os cidadãos russos, atraindo em média cerca de 15,6 milhões de clientes todos os meses, número que levou o gigante AliBaba a considerar que seria uma boa ideia aproveitar o mercado para a implantação do Tmall no experior.

Embora utilizando o mesmo portal que o AliExpress, o Tmall russo irá funcionar como uma loja totalmente independente, unindo um número ilimitado de vendedores num autêntico mercado virtual e a principal novidade, e atractivo, é o facto de doravante quem optar por encomendar os seus bens no Tmall em vez de no AliExpress, irá receber os produtos por correio doméstico, uma vez que a AliBaba firmou algumas parcerias que lhe permitem dispor agora de armazéns em território russo, reduzindo o tempo de espera e os inconvenientes alfandegários.

Os armazéns começaram a ser abastecidos há já dois anos, sendo que nalguns casos é possível optar na plataforma AliExpress pelo país de remessa de alguns dos produtos, já com o Tmall não são apenas alguns os produtos disponíveis para envio por correio nacional, todos os produtos têm essa opção!

O próprio director da AliExpress em território russo, Mark Zavadsky, constatou que com o lançamento do Tmall está garantido um melhor serviço ao cliente, uma vez que ao contrário da AliExpress que encarrega os vários fornecedores pelo envio da mercadoria que se encontra dispersa por vários armazéns na China e noutros países asiáticos, o Tmall dispõe de uma selecção mais cuidadosa de produtos e os mesmos encontram-se todos centralizados num único armazém em território russo gerido directamente pelos serviços de logística da AliBaba.

O objectivo é incentivar as marcas russas e internacionais a disporem os seus produtos na plataforma, trate-se de bens electrónicos, artigos domésticos, roupa, brinquedos e toda a variedade de produtos a que já nos habituamos a encontrar na AliExpress. Recorde-se que o principal concorrente da AliExpress, a Amazon, não expede muitos dos seus produtos para a Rússia e os que expede são a um alto custo de envio para o cliente, algo que não sucede actualmente com a aposta por parte da AliBaba em obter mais clientes domiciliando o seu armazém em território russo.

O portal principal do Tmall é o 14º mais visitado em todo o mundo e conta já com mais de 14.000 marcas internacionais registadas, umas em venda directa e outras pelos seus distribuidores oficiais. Desde 2015 que as autoridades russas e as autoridades chinesas têm vindo a firmar novos acordos de comércio e a criar plataformas de e-comércio para incentivar os laços comerciais entre os dois países, facilitando os pagamentos por via electrónica.

O Grupo AliBaba foi fundado em 1999 e nos seus 18 anos de actividade tornou-se na plataforma de comércio virtual mais utilizada do mundo, ultrapassando inclusivamente a popular Amazon, utilizando o AliExpress para venda directa ao público, o AliBaba para a venda exclusivamente entre empresas e o Tmall para colocar em contacto as empresas e os clientes em vendas por atacado pela primeira vez fora do território chinês, dispondo de portais em inglês, russo, português, espanhol e francês. 

Contactos * www.tmall.aliexpress.com * www.aliexpress.com * www.alibaba.com * www.tmall.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • 1. Cuba-Fix-Mistakes-of-The-Past

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    CORRIGIR ''ERROS'' DO PASSADO

    O governo cubano está a tomar várias medidas para tornar a economia cubana mais autónoma, estando a "corrigir erros" para atrair mais capital estrangeiro, principalmente no sector do turismo.

  • 1. Business-AirBnB-The New World Paradigm

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    O NOVO PARADIGMA MUNDIAL

    Por definição, 'millenials', são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 1980 e o ano 2000. Esta expressão – criada pelos autores William Strauss e Neil Howe, citada pela primeira vez em 1991 à Revista Forbes – visa...

  • FFZERO1_016

    Technology

    Abr 1, 2016

    O Jogo Mudou

    Os recentes avanços em tecnologia de veículos eléctricos oferecem aos condutores uma experiência nova, nunca antes atingida em termos de manobrabilidade. A substituição dos tradicionais motores de combustão interna por motores...