Lifestyle & Travel

Ago 1, 2017

Novo Rosto do Turismo

O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

<

De acordo com o "New World Wealth Report" o Quénia sagrou-se, em 2016, como o quarto país mais rico do continente africano, atrás apenas da África do Sul, da Nigéria e do Egipto, crê-se que a sua estabilidade interna e o investimento do governo na indústria do turismo tenha em muito contribuído para este crescimento de riqueza e para cativar a curiosidade dos mais de 4.000 multimilionários (com fortunas pessoais acima dos 10 milhões de dólares) que, de acordo com a publicação supracitada, elegeram o Quénia como destino de férias em 2016.

A primeira opção dos turistas, em geral, têm sido os safaris nas reservas naturais de Massai Mara e Nairobi, famosos pela numerosa população de leões, elefantes, girafas, leopardos e chitas bem como pela Grande Migração que decorre anualmente entre Julho e Outubro com a chegada de zebras, gazelas e gnus oriundos do Serengeti (que ocupa o Sudoeste do Quénia e o Norte da Tanzânia).

O turismo é actualmente um dos sectores mais importantes da economia queniana, contribuindo para 10% do Produto Interno Bruto e empregando cerca de 9% da mão-de-obra activa total da nação africana, diversificando cada vez mais a sua oferta.

Além dos populares safaris – graças à sua geografia e clima estável ao longo de todo o ano – conta também com pristinas praias e pitorescas montanhas, havendo opções para todos os gostos.

Desde 2013, compreendendo a necessidade de se destacar neste campo e não danificar os seus atractivos naturais, que o governo do Quénia tem vindo não só a investir no sector turístico, mas também a aplicar e aprofundar leis para assegurar que o turismo tradicional do país se torna num negócio sustentável, fiscalizando o seu crescimento com uma planificação que assegure o futuro da indústria mantendo os atractivos culturais, de flora e de fauna que têm atraído turistas oriundos de todo o mundo.

Além dos parques de safari, o Quénia conta com uma riqueza inigualável de ruínas, monumentos e museus que datam desde a pré-história, passando pela era colonial e culminando na promoção da sua riqueza natural. Destacamos as Ruínas Gede, uma cidade Suaíli existente no século XII, sendo na prática um museu onde é possível observar ainda hoje as ruínas das mesquitas e das casas habitacionais da altura.

Tratando-se de um país com um legado colonial, não podemos descurar uma visita ao Forte Jesus, fortaleza portuguesa, transformada em prisão pelo Império Britânico, erguida na ilha de Mombaça que é hoje um museu cercado por atractivas praias de areia branca. Não pode também olvidar uma visita ao Museu Karen Blixen, lar da escritora dinamarquesa que redigiu sucessos como "África Minha" ou "A Festa de Babette", ambos levados ao grande ecrã e que ainda hoje animam gerações.

Os Museus Lamu são Património da Humanidade e encontram-se na Costa Norte do Quénia, incluem o Forte Lamu, o Museu Lamu propriamente dito, o Posto dos Correios Alemão, as Ruínas Takwa e a Residência Suaíli. Devotado exclusivamente à História do Quénia, há ainda o Museu Nacional do Nairobi, que trata da natureza, cultura, arte e história do Quénia e inclui vários jardins botânicos, trilhos naturais e o seu famoso Parque das Cobras.

Para os adeptos das actividades marítimas, além das longas praias existem opções de rafting em rio, surf à vela, mergulho em vários reservas marítimas e pesca desportiva. Se prefere algo menos radical, o Quénia conta actualmente com oito dos melhores courts de golfe do mundo; se prefere algo mais radical, saltos de para-quedas, escaladas e caminhadas em montanha são uma atracção irresistível para os adeptos da adrenalina. E já mencionamos os rallies e as corridas de camelos? A cultura urbana vibrante graças à imigração europeia, asiática e indiana? A capital do Quénia não fica atrás de nenhuma metrópole ocidental, mas se preferir pode sempre ir para o interior e visitar uma aldeia típica. Que tal lhe soa um fim-de-semana com os Maasai? 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.


  • 06

    Food & Beverage

    Fev 1, 2017

    DA ÍNDIA COM PICANTE

    A cozinha indiana é bastante conhecida pelas especiarias que utiliza. Na edição deste mês, a Your Vip Partner aborda alguns dos benefícios do picante e, particularmente, da malagueta.

  • Technology

    Out 1, 2015

    Tecnologias de Futuro - Ouça tudo

    Usar auriculares é uma excelente forma de ouvir a sua música ou livro áudio sem ser incomodado. O utilizador é o único que consegue ouvir o som, mas isso pode colocá-lo à parte de tudo o resto que acontece à sua volta. Mas, e...

  • Etsy-Vintage-and-Crafts-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    VINTAGE E ARTESANATO

    O portal Etsy foi fundado em 2005 com um preceito extremamente simples, fazer com que artesãos de todo o mundo pudessem colocar o fruto do seu trabalho à venda. O conceito expandiu-se e actualmente é possível negociar no portal...