Sport

Mar 1, 2017

RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta perante a vida, podem ser pessoas perfeitamente normais e praticar qualquer desporto no mundo. E o rugby não é uma excepção.

<

Está bem! Pode parecer perigoso, pode parecer traumatizante, até pode parecer digno de gente doida. Mas devemos perguntar: como dizer a uma pessoa com deficiência que não pode fazer algo, devido à sua incapacidade? E outra pergunta: é justo colocar tal pergunta?

Rugby não é um desporto exclusivo para atletas sem deficiência. É um jogo robusto, muito físico, com regras muito claras, para homens e mulheres que utilizam cadeira-de-rodas. E alguns formatos do jogo exigem que os jogadores sejam quadriplégicos, enquanto outros formatos exigem o compromisso de, pelo menos, três membros.

A cada jogador é atribuída uma classificação, que reflete o grau de compromisso do jogador. As equipas devem ter um ponto de limite, o que significa que devem ser compostas por jogadores com diferentes graus de compromisso para poderem ser aceites num jogo.

Originalmente, o jogo chamava-se "murderball" (bola assassina, quando traduzido para português), ou rugby de quads, nos Estados Unidos. O rugby de cadeira-de-rodas inclui muitos aspectos do rugby normal, e também elementos dos basquetebol e do andebol; desportos em que homens e mulheres utilizam cadeiras manuais, jogados em pavilhão, e que podem competir juntos na mesma equipa.

A finalidade dos jogadores é levar a bola a passar a linha do adversário. E sem dissimulações: com o uso de força bruta, se necessário! O contacto físico entre jogadores, contudo, não é permitido. Em vez disso, os praticantes usam a cadeira para bloquear os adversários. Novamente: a sua percepção sobre as pessoas com deficiência, vai ser testado; este é um desporto duro e bruto, e não há tempo para que seja jogado com gentileza.

Os principiantes, podem praticar o jogo numa cadeira normal, mas se vir fotos ou catálogos de cadeiras especiais, verá que existem muitas diferenças. As cadeiras profissionais são mais leves, mais fáceis de manobrar e muito mais rápidas. E também, as rodas traseiras são abertas para permitir mais aderência e estabilidade no pavimento.

A bole é semelhante à uma bola de voleibol, embora haja casos em que é igual a uma bola normal de rugby. Tudo depende do nível do jogo. O campo é igual ao de um jogo de basquetebol. Piso em madeira, com linhas laterais, linhas de base, linha central, um círculo central e duas áreas de golo, perfeitamente demarcadas.

As equipas são compostas por quatro jogadores, mas podem ser compostas por 12 jogadores. Os jogos são jogados em quatro partes, de oito minutos cada, com intervalos entre dois a cinco minutos entre cada parte.

Os pontos são marcados de cada vez que um atleta tem controle firme sobre a bola e cruza a linha de ensaio do adversário com duas das quatro rodas.

O contacto entre as cadeiras, é um ponto fulcral do jogo. Atingir a cadeira do adversário na parte de trás das rodas traseiras, contudo, pode levar a um pião, e é falta. Por ser um confronto físico directo com o adversário. Esta penalidades são castigadas com um minuto de expulsão ou até desqualificar o jogo.

E há limites para a regra de posse de bola para um único atleta: dez segundos, após os quais, o árbitro toma posse da bola e oferece-a à outra equipa. Uma vez ganha a bola, a equipa tem 40 segundos para marcar.

A equipa pode reclamar "tempo" por 30 segundos, e os treinadores, podem pedir um minuto.

Se houver um empate no final dos quatro períodos, joga-se um tempo extra de três minutos. E, os tempos extra de três minutos serão repetidos, sempre com intervalos de dois a cinco minutos, até que uma das equipas vença o jogo.

O rugby em cadeira-de-rodas foi inventado no Canadá em 1977, como forma de integrar atletas quadriplégicos no âmbito do desporto. Do Canadá, espalhou-se pelos Estados Unidos e é agora um desporto Paralímpico, jogado em 26 países.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...


  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 


  • Leather1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    ESTILO SUL-AMERICANO

    A história ensina-nos que a primeira exportação de cabedais da Argentina para a Europa, foi efectuada por uma fábrica de curtumes em 1790. Por essa altura, a primeira razão para criar gado era o valor da sua pele, a carne era...

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    A MESA CINÉTICA: MOVIMENTO ETERNO

    A vida é movimento ... O movimento eterno do ciclo de vida é a base da nossa existência. A harmonia da arte cinética, música, tecnologia e design está pronto para adornar sua casa com a beleza filosófica meditativa.

    ...

  • surgery-470743

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2016

    PROTECTING OUR LIVES

    Neurosurgery has been around for thousands of years. The beginning of neurosurgery can be considered some 7000 years ago: procedures like trepanation were executed among different ancient cultures, and is still practiced today in...