Food & Beverage

Ago 1, 2016

NATURAL DESDE A ORIGEM

A Montiqueijo, marca portuguesa produtora de queijos há 52 anos, e a única com produção desde a origem, registou um volume de negócios na ordem dos 5,2 milhões de euros em 2015. A marca de Lousa soube aliar tradição, saber e inovação, criando uma gama de produtos que incentiva ao convívio e partilha à mesa.

Para este resultado contribuiu o aumento da venda do seu produto estrela, o queijo fresco de vaca, que teve uma produção de 3.345,658 unidades, equivalentes a 960,45 toneladas vendidas, bem como o alargamento da gama de produtos, com foco em novos sabores. Entre eles destacamos os queijos frescos em barra, com sabor tradicional, de tomate & manjericão e alecrim.

Produzidos com leite de vaca da herdade em Canha e fabricados artesanalmente, os queijos estão disponíveis num formato único, destacando-se da usual forma redonda, para poderem ser levados e consumidos à mesa e inteiros. O corpo, mais consistente do que o tradicional queijo fresco, permite uma maior precisão na altura de cortar, tornando estes queijos os aliados perfeitos para os momentos de partilha e convívio entre família e amigos. A embalagem inovadora permite, mesmo antes de aberta, a remoção de todo o soro de preservação do queijo através de pequenos golpes em zonas devidamente identificadas.

O requeijão de vaca é outro dos produtos recomendados, sendo muito apreciado especialmente durante os dias quentes e longos de verão. Ideal para quem deseja moderar o consumo de gordura na alimentação, o requeijão é um alimento rico em cálcio, vitaminas (do complexo A, B e D), fósforo e potássio. Para além dos seus muitos benefícios para a saúde - entre os quais a proteção da pele, cabelos, ossos e dentes – o requeijão ajuda também o corpo a recuperar do esforço físico graças às suas proteínas de absorção lenta, pelo que é indicado para quem pratica desporto.

Este produto, disponível em embalagens de 85gr e 200gr, pode ser utilizado em várias receitas, desde entradas a sobremesas, conferindo-lhes um toque extra de suavidade e sabor. Para além disso é um dos snacks mais aconselhados para desfrutar entre refeições.

Para 2016, a empresa prevê um crescimento na ordem dos 30% e pretende apostar fortemente na internacionalização. Já opera nos mercados de Moçambique, Bélgica, Suíça, França e Espanha, com alguns negócios pontuais, e no último trimestre de 2015 fechou um acordo com um dos maiores distribuidores asiáticos – a "Dah Chong Hong Food Mart" – para vender os seus produtos na China.

«O ano passado foi de consolidação e de planeamento de novos projectos. Crescemos bastante na área dos queijos curados e demos os primeiros passos estruturantes na internacionalização. Para 2016 vamos continuar a colocar produtos disruptivos no mercado e apostar numa maior distribuição, não só no mercado português como no mercado internacional», explica Dina Duarte, diretora geral da empresa.

A Montiqueijo é a única empresa deste sector com o circuito completo do processo produtivo e com produção própria de leite. Controla todo o processo de qualidade e produção (desde o cereal que alimenta a vaca até ao produto final que é o queijo), tendo uma fábrica e uma herdade com mais de 2.000 animais. Tecnologicamente, a Montiqueijo tem a fábrica mais bem preparada no sector, produzindo mais de 40.000 litros por dia.

A empresa de Loures tem também uma preocupação ambiental, tendo sido investido cerca de um milhão de euros num projecto que visa reduzir o impacto ambiental e fomentar o crescimento de várias unidades de produção. Foi pioneira na redução da utilização do plástico em mais de 50 toneladas anuais, e na instalação de um sistema solar fotovoltaico destinado a consumo próprio, gerando 30% da sua própria energia e reduzindo cerca de 54 toneladas de CO2 por ano.

A Montiqueijo é uma empresa da região saloia – designação portuguesa das zonas rurais ao redor de Lisboa - fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte que iniciou actividade com uma pequena queijaria em Lisboa, Portugal. É, actualmente, umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado.


Contacts – Contactos:

Montiqueijo - Queijos De Montemuro, Lda
Rua da Cova Velha, Nr. 1, Edifício Montiqueijo, 2670-742 Lousa

Tel.: +351 21 975 8740

montiqueijo@montiqueijo.pt

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Algeria's rebirth

    Algeria is the sixth largest gas exporter in the world thanks to its gas and oil reserves. With a gross domestic product (GDP) of about US$200 billion, the country's gas exports are rising among the fall of oil prices, specially to its...

  • Home & Design

    Jan 1, 2015

    Quality, Design and Innovation

    Innovative strength, lifestyle competence and consumer orientation rank among the most important factors contributing to the market position of the ceramics manufacturer Villeroy & Boch.

  • Furoshiki

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    EMBRULHE OS SEUS PÉS

    Furoshiki é o nome da arte tradicional japonesa de embrulhar objectos em pano. Agora, pela mão da marca italiana Vibram, esta arte é também aplicável aos pés.  


  • 1

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Selling to Brazil?

    If your company is selling products and services to Brazil and wants to accept electronic payments, it's likely that you might need a payment gateway service. PagBrasil is a local system that lets you collect your payments in Brazilian...

  • water3

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2016

    ÁGUA PARA VIVER, ÁGUA PARA DAR

    Vivemos numa era em que a dieta está cheia de alimentos e de bebidas ácidas. No entanto, o nosso corpo precisa de um equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade para funcionar correctamente. A alcalinidade, no geral, promove e mantém...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...


  • _37132

    Science & Nature

    Dez 1, 2017

    OCEANOS EM PERDA ACELERADA

    Desde os tempos mais remotos, a pesca tem sido uma das grandes fontes de alimento da humanidade. A riqueza dos recursos marinhos foi sempre assumida como uma dádiva ilimitada da Natureza. 

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão.