Mecanica e Locomoção

Mar 1, 2017

EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que vai seguramente melhorar a vida de quem se viu privado de uma parte de si próprio.

<

William Root é o designer industrial norte-americano que já revolucionou o mercado, ao criar próteses de titânio com impressora 3D. Trata-se da Exo Prosthetic Leg, uma prótese que ao usar a tecnologia 3D, faz scan ao membro que foi amputado e, posteriormente, através de softwares de modelagem avançados, torna possível construir um membro, o mais natural possível, e também mais económico.

A utilidade, pertinência, e até a surpresa pelo facto de o mercado de próteses não ter criado, até ao momento, materiais com base em tecnologia de ponta, mais ergonómicos e acessíveis, fez com que o trabalho de William Root saísse, de imediato do "Behance", um site onde são apresentados trabalhos criativos, para o "Bored Panda", uma comunidade de arte, design e fotografia de referência para os profissionais da área criativa. Com a ajuda das Redes Sociais, o projecto inovador do designer ganhou uma dimensão e reconhecimento globais, o que o levou a conseguir o financiamento e os meios de produção necessários para desenvolver a sua descoberta.

De salientar que actualmente, nos Estados Unidos da América, há registo de mais de dois milhões de amputados, sendo que ocorrem 185 mil novas vítimas anualmente. De acordo com os dados disponibilizados pela marca Exo Prosthetic Leg, 90% das pessoas amputadas perdem precisamente os antebraços, mãos, pés e outras áreas periféricas do corpo. Um dos exemplos, é o caso do tatuador JC Sheitan Tenet, residente em Lion, França, que perdeu um dos braços há 22 anos. Contudo, não se deixando paralisar pela perda, Tenet conseguiu, graças à ajuda do artista francês, JL Gonzal, uma prótese modificada que traz uma máquina de tatuar acoplada. Desta forma, Tenet deu a volta ao seu infortúnio, tornou-se num exemplo de resiliência e coragem, e transformou-se num tatuador de excelência, "ao estilo do filme Edward, Mãos de Tesoura", realizado por Tim Burton.

Assim, a Exo substituiu uma complexidade de passos de construção até chegar o protótipo final, por apenas dois: scan e impressão. Ao substituir as diversas fases de construção da prótese tradicional pela impressão de um exoesqueleto em 3D, a perna não se limita a ser uma compilação robótica e desumana de partes, mas uma adição íntima e personalizável a cada corpo, respeitando a sua forma.

A tecnologia de Scan 3D permite criar um molde virtual do membro amputado, bem como do que ficou intacto, permitindo que a anatomia da prótese corresponda exactamente ao membro original. A tecnologia 3D aliada à tecnologia FitSocket, desenvolvida pelo laboratório Biomechatronics do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que regista as propriedades dos tecidos, permitem um melhor ajuste entre a perna amputada e o encaixe.

O Scan dos membros e dos mecanismos da prótese são combinados num modelo de malha 3D para criar o protótipo. Depois, o membro é transformado num exoesqueleto com um padrão personalizado na superfície. Por fim, o modelo é enviado para impressão 3D em titânio, que é extremamente resistente, leve e feito de metal biocompatível. As partes são juntas através de um processo denominado sinterização laser, e as componentes impressas ficam imediatamente prontas para montagem. Os conectores personalizados dos componentes prostéticos são inseridos na prótese, e a utilização de um conector standard em pirâmide torna a montagem mais segura e permite ajustes finais.

Sendo o objectivo das próteses proporcionar maior liberdade, recuperar parte da mobilidade perdida, bem como contribuir para a recuperação psicológica de quem viu ser-lhe retirada uma parte de si próprio, torna-se fundamental melhorar os modelos de próteses tradicionais, que devido à natureza da sua construção, incorporam um sentimento muito robótico e mecânico que afecta psicologicamente e fisicamente, de forma negativa, o bem-estar de quem as usa.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.


  • BMW moto1

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2016

    ZERO ACIDENTES E MAIS SEGURANÇA

    Não cai e dispensa capacete, é assim a BMW Motorrad Vision Next 100 – a mota do futuro, lançada em Outubro último, na cidade norte-americana de Los Angeles, no âmbito da celebração do 100º aniversário da BMW.

    ...

  • Eesti_pass

    Technology

    Mai 1, 2016

    PASSAPORTES MAIS SEGUROS

    Os passaportes digitais estão em uso em mais de 70 países em todo o mundo. O uso que fazem de biométrica, electrónica e tecnologias de rádio permitem mais segurança, minimizando os riscos de falsificação ou uso abusivo.

    São...

  • 01 Ashlim

    Technology

    Out 1, 2016

    NÃO HÁ RAZÃO PARA TAPAR O SOL

    Embora já existam invenções que nos permitem criar electricidade sustentável para uso próprio, como bicicletas, turbinas de água portáteis que geram energia através de correntes de água, nenhuma delas providencia electricidade...