Home & Design

Mai 1, 2017

CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico e o moderno com simplicidade e conforto.

<

Independentemente do tamanho das casas, é frequente queixarmo-nos da falta de espaço ao fim de algum tempo, isto é, depois de colocarmos o mobiliário e os objectos pessoais. Bem, talvez estejamos a escolher indevidamente as peças. Se pensarmos num sofá-cama, por exemplo, rapidamente concluímos que nos poderia dar jeito numa qualquer circunstância em que tenhamos de deitar mais alguém, ou simplesmente desejá-lo para uso pessoal, no caso de viver num estúdio. A maioria são feios, muito tradicionais e/ou grandes, mas isso é porque não conhece o Blank Sofa, uma peça única criada por Hyung Suk Cho, um jovem designer sul-coreano.

Este sofá-cama combina elementos do mobiliário coreano tradicional com as necessidades das casas modernas. Criado a partir de um estudo contínuo que o designer efectuou sobre as formas e elementos tradicionais coreanos, o objectivo foi conseguido – construir um misto entre um sofá e uma cama.

O designer terá pensado inicialmente num sofá que fosse composto por duas almofadas presas firmemente a uma armação de metal.

A ideia evoluiu e como tal, o sofá apresenta-se agora com um assento liso e largo coberto por uma almofada longa, e um outro par de almofadas removíveis dão forma ao encosto. Já o assento descansa sobre pedaço de madeira único, enquanto a base possui três lâminas horizontais de madeira que suportam o sofá.

«Acho que este sofá vai ser capaz de transmitir uma variedade de sentimentos, dependendo do espaço em que estiver colocado», afirma Hyung Suk Cho.

Projectado e produzido na Coreia do Sul, o sofá tem ainda a particularidade de ser feito de materiais naturais, e assenta numa estrutura simples que consiste em apenas três pernas de madeira. As almofadas traseiras podem ser colocadas, facilmente, ao redor da estrutura transformando-se assim em cama.

Desenhado especialmente para a marca local "Munito Furniture", apoia-se numa estrutura de madeira cinza, cujas formas se inspiraram no rústico clássico coreano. Segundo o criador, «Blank combina duas coisas, é moderno, mas também clássico».

Hyung Suk Cho foi igualmente reconhecido pelo seu talento patente em projectos anteriores, incluindo uma bancada de madeira inspirada em telhas; a série "Modernatique", uma elegante colecção de uma cadeira e mesa de café; e ainda uma cadeira feita de conchas de madeira curvas, e um sofá para o qual usou blocos estofados "presos" em gaiolas de metal.

Pouco se sabe sobre este designer, ainda jovem, mas que promete dar que falar com a sua linha limpa, moderna, mas com inspiração tradicional que encaixa bem em espaços minimalistas e que dá espaço, conforto e simplicidade à sua sala.

Hyung Suk Cho não é, contudo, o primeiro nem o único designer a incluir elementos coreanos nas suas criações. Outro nome conceituado é Studioilse, que trabalhou com uma técnica de escultura reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e ainda Jeong Yong, que criou duas cadeiras inspiradas em padrões usados frequentemente nas casas e móveis tradicionais coreanos.

Curiosamente, o minimalismo é um movimento artístico com início no século XX, que se caracteriza pela simplicidade, pelo elementar.

No âmbito político, chama-se minimalista a quem exige o mínimo de reivindicações ou mudanças no sistema político. Um exemplo histórico foram os mencheviques, ou membros de uma facção do Partido Social-Democrata dos Trabalhadores Russos. Consideravam-se minimalistas os políticos que defendiam um programa de mudança mínimo para o partido, durante os debates do Congresso russo do ano 1902.

Na arte, minimalista é quem aprecia processos, materiais e temáticas reduzidos. As cores e formas são limitadas e apresentadas com simetria. O minimalismo exerceu grande influência na arquitetura, design, desenho industrial, entre outros.

Actualmente, o estilo minimalista está relacionado com a sofisticação contemporânea, tal como demonstra o trabalho de Hyung Suk Cho.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...


  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...


  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Algeria's rebirth

    Algeria is the sixth largest gas exporter in the world thanks to its gas and oil reserves. With a gross domestic product (GDP) of about US$200 billion, the country's gas exports are rising among the fall of oil prices, specially to its...

  • ~1474296846~12973438_1066159806777023_1064623569076422198_o

    Science & Nature

    Ago 1, 2016

    PLANTAS QUE FLUTUAM

    Valorizar a Terra através da arte é o objectivo da Hoshinchu Air Bonsai Garden, uma empresa japonesa que desenvolveu um kit que permite plantar e ver um bonsai flutuar.

  • Dubai Chamber of Commerce

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    Câmaras de Comércio: Negócios Unidos

    As Câmaras de Comércio existem desde o final do século XVI, quando a primeira começou a operar em Marselha, França. Após esta, o estabelecimento de novas Câmaras de Comércio à volta do globo ajudaram mercadores a chegar a novos...