Home & Design

Mai 1, 2017

CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico e o moderno com simplicidade e conforto.

<

Independentemente do tamanho das casas, é frequente queixarmo-nos da falta de espaço ao fim de algum tempo, isto é, depois de colocarmos o mobiliário e os objectos pessoais. Bem, talvez estejamos a escolher indevidamente as peças. Se pensarmos num sofá-cama, por exemplo, rapidamente concluímos que nos poderia dar jeito numa qualquer circunstância em que tenhamos de deitar mais alguém, ou simplesmente desejá-lo para uso pessoal, no caso de viver num estúdio. A maioria são feios, muito tradicionais e/ou grandes, mas isso é porque não conhece o Blank Sofa, uma peça única criada por Hyung Suk Cho, um jovem designer sul-coreano.

Este sofá-cama combina elementos do mobiliário coreano tradicional com as necessidades das casas modernas. Criado a partir de um estudo contínuo que o designer efectuou sobre as formas e elementos tradicionais coreanos, o objectivo foi conseguido – construir um misto entre um sofá e uma cama.

O designer terá pensado inicialmente num sofá que fosse composto por duas almofadas presas firmemente a uma armação de metal.

A ideia evoluiu e como tal, o sofá apresenta-se agora com um assento liso e largo coberto por uma almofada longa, e um outro par de almofadas removíveis dão forma ao encosto. Já o assento descansa sobre pedaço de madeira único, enquanto a base possui três lâminas horizontais de madeira que suportam o sofá.

«Acho que este sofá vai ser capaz de transmitir uma variedade de sentimentos, dependendo do espaço em que estiver colocado», afirma Hyung Suk Cho.

Projectado e produzido na Coreia do Sul, o sofá tem ainda a particularidade de ser feito de materiais naturais, e assenta numa estrutura simples que consiste em apenas três pernas de madeira. As almofadas traseiras podem ser colocadas, facilmente, ao redor da estrutura transformando-se assim em cama.

Desenhado especialmente para a marca local "Munito Furniture", apoia-se numa estrutura de madeira cinza, cujas formas se inspiraram no rústico clássico coreano. Segundo o criador, «Blank combina duas coisas, é moderno, mas também clássico».

Hyung Suk Cho foi igualmente reconhecido pelo seu talento patente em projectos anteriores, incluindo uma bancada de madeira inspirada em telhas; a série "Modernatique", uma elegante colecção de uma cadeira e mesa de café; e ainda uma cadeira feita de conchas de madeira curvas, e um sofá para o qual usou blocos estofados "presos" em gaiolas de metal.

Pouco se sabe sobre este designer, ainda jovem, mas que promete dar que falar com a sua linha limpa, moderna, mas com inspiração tradicional que encaixa bem em espaços minimalistas e que dá espaço, conforto e simplicidade à sua sala.

Hyung Suk Cho não é, contudo, o primeiro nem o único designer a incluir elementos coreanos nas suas criações. Outro nome conceituado é Studioilse, que trabalhou com uma técnica de escultura reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e ainda Jeong Yong, que criou duas cadeiras inspiradas em padrões usados frequentemente nas casas e móveis tradicionais coreanos.

Curiosamente, o minimalismo é um movimento artístico com início no século XX, que se caracteriza pela simplicidade, pelo elementar.

No âmbito político, chama-se minimalista a quem exige o mínimo de reivindicações ou mudanças no sistema político. Um exemplo histórico foram os mencheviques, ou membros de uma facção do Partido Social-Democrata dos Trabalhadores Russos. Consideravam-se minimalistas os políticos que defendiam um programa de mudança mínimo para o partido, durante os debates do Congresso russo do ano 1902.

Na arte, minimalista é quem aprecia processos, materiais e temáticas reduzidos. As cores e formas são limitadas e apresentadas com simetria. O minimalismo exerceu grande influência na arquitetura, design, desenho industrial, entre outros.

Actualmente, o estilo minimalista está relacionado com a sofisticação contemporânea, tal como demonstra o trabalho de Hyung Suk Cho.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...


  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...


  • Lido

    Culture & Art

    Fev 1, 2015

    Lights, Sound, Glamour

    The Lido is a cabaret and burlesque show located on the Champs-Élysées in Paris, France. It opened in 1946, famous for its exotic shows including dance, singing and other perofromers.

  • Accuracy of Measure

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Precisão de Medida

    A Krohne é um fabricante e distribuidor líder mundial em instrumentação de processos industriais. Desde medições de fluxo a medições de nível, passando por pressão e temperatura, gás e vapor, cobrem diversas áreas, com mais...

  • 7estrelas1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    As "SETE ESTRELAS" DA CHINA

    No coração de Xangai, nas pintorescas margens do Rio Huangpu, ergue-se o exuberante Wanda Reign on the Bund hotel, o primeiro hotel de luxo chinês para a elite que oferece serviços extremamente personalizados e que transcende...