Home & Design

Mai 1, 2017

CASAS MODERNAS COM INSPIRAÇÃO TRADICIONAL

Embora minimalista, consegue transmitir uma diversidade de sentimentos, dependendo de onde e como é usado. Assim é o mobiliário do jovem designer sul-coreano, Hyung Suk Cho que, inspirado pela pintura Sul-Coreana, combina o clássico e o moderno com simplicidade e conforto.

<

Independentemente do tamanho das casas, é frequente queixarmo-nos da falta de espaço ao fim de algum tempo, isto é, depois de colocarmos o mobiliário e os objectos pessoais. Bem, talvez estejamos a escolher indevidamente as peças. Se pensarmos num sofá-cama, por exemplo, rapidamente concluímos que nos poderia dar jeito numa qualquer circunstância em que tenhamos de deitar mais alguém, ou simplesmente desejá-lo para uso pessoal, no caso de viver num estúdio. A maioria são feios, muito tradicionais e/ou grandes, mas isso é porque não conhece o Blank Sofa, uma peça única criada por Hyung Suk Cho, um jovem designer sul-coreano.

Este sofá-cama combina elementos do mobiliário coreano tradicional com as necessidades das casas modernas. Criado a partir de um estudo contínuo que o designer efectuou sobre as formas e elementos tradicionais coreanos, o objectivo foi conseguido – construir um misto entre um sofá e uma cama.

O designer terá pensado inicialmente num sofá que fosse composto por duas almofadas presas firmemente a uma armação de metal.

A ideia evoluiu e como tal, o sofá apresenta-se agora com um assento liso e largo coberto por uma almofada longa, e um outro par de almofadas removíveis dão forma ao encosto. Já o assento descansa sobre pedaço de madeira único, enquanto a base possui três lâminas horizontais de madeira que suportam o sofá.

«Acho que este sofá vai ser capaz de transmitir uma variedade de sentimentos, dependendo do espaço em que estiver colocado», afirma Hyung Suk Cho.

Projectado e produzido na Coreia do Sul, o sofá tem ainda a particularidade de ser feito de materiais naturais, e assenta numa estrutura simples que consiste em apenas três pernas de madeira. As almofadas traseiras podem ser colocadas, facilmente, ao redor da estrutura transformando-se assim em cama.

Desenhado especialmente para a marca local "Munito Furniture", apoia-se numa estrutura de madeira cinza, cujas formas se inspiraram no rústico clássico coreano. Segundo o criador, «Blank combina duas coisas, é moderno, mas também clássico».

Hyung Suk Cho foi igualmente reconhecido pelo seu talento patente em projectos anteriores, incluindo uma bancada de madeira inspirada em telhas; a série "Modernatique", uma elegante colecção de uma cadeira e mesa de café; e ainda uma cadeira feita de conchas de madeira curvas, e um sofá para o qual usou blocos estofados "presos" em gaiolas de metal.

Pouco se sabe sobre este designer, ainda jovem, mas que promete dar que falar com a sua linha limpa, moderna, mas com inspiração tradicional que encaixa bem em espaços minimalistas e que dá espaço, conforto e simplicidade à sua sala.

Hyung Suk Cho não é, contudo, o primeiro nem o único designer a incluir elementos coreanos nas suas criações. Outro nome conceituado é Studioilse, que trabalhou com uma técnica de escultura reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e ainda Jeong Yong, que criou duas cadeiras inspiradas em padrões usados frequentemente nas casas e móveis tradicionais coreanos.

Curiosamente, o minimalismo é um movimento artístico com início no século XX, que se caracteriza pela simplicidade, pelo elementar.

No âmbito político, chama-se minimalista a quem exige o mínimo de reivindicações ou mudanças no sistema político. Um exemplo histórico foram os mencheviques, ou membros de uma facção do Partido Social-Democrata dos Trabalhadores Russos. Consideravam-se minimalistas os políticos que defendiam um programa de mudança mínimo para o partido, durante os debates do Congresso russo do ano 1902.

Na arte, minimalista é quem aprecia processos, materiais e temáticas reduzidos. As cores e formas são limitadas e apresentadas com simetria. O minimalismo exerceu grande influência na arquitetura, design, desenho industrial, entre outros.

Actualmente, o estilo minimalista está relacionado com a sofisticação contemporânea, tal como demonstra o trabalho de Hyung Suk Cho.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...


  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...

  • Furniture Made By History

    Home & Design

    Dez 31, 2015

    Mobiliário feito pela História

    A sociedade anónima Pinskdrev é a mais antiga empresa de Pinsk e da indústria de mobiliáro e caprintaria da Bielorussia, que comemorou 135 anos em 2015.

  • Blue Refreshment drinks ad

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Fresh and Soft

    Refriango is an Angolan company founded with Portuguese and Angolan capital. It specializes in soft drinks and its production plant was set up in 2002.