Technology

Jan 1, 2018

MINERAÇÃO SEM EXPLOSÃO

A mineração é um dos sectores básicos de economia. Porém, assim como toda exploração de recurso natural, a actividade mineradora provoca impactos no meio ambiente. Para minimizar esses danos, um consórcio europeu criou uma máquina para extrair matéria-prima de minas na Europa, menos poluente e mais seguro.

<

Por SAMIR NABIL

A mineração e a agricultura, assim como a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, a construção civil (urbanização, estradas, etc.) e as indústrias básicas (químicas e metalúrgicas) são as actividades económicas com maior impacto ambiental na terra.

A mineração, especialmente, causa um impacto ambiental considerável, alterando drasticamente a área minerada e as zonas vizinhas, onde são feitos os depósitos de estéril e de rejeito. Para minimizar os danos ambientais, um consórcio europeu criou equipamento para extracção mineira sem recorrer a explosões.

Esse consórcio, constituído por nove países europeus, está a desenvolver um novo equipamento, mais seguro e menos poluente, para extrair matéria-prima de minas na Europa, sem recorrer a explosões e sem contaminar a água.

Este novo método "traz grandes vantagens ambientais porque deixam de existir explosões e perturbações nas redondezas das minas. Não são necessários camiões para transportar o minério para a superfície e evitamos a contaminação do nível freático", revela Eduardo Silva, responsável pelo "¡VAMOS!" (Viable Alternative Mine Operating System) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

O projecto "¡VAMOS!", iniciado em 2015, tem um investimento total de 12,6 milhões de euros, 9,2 milhões dos quais financiados pela Comissão Europeia, e conta com parceiros de Portugal, do Reino Unido, da Bélgica, de Espanha, da Holanda, da Bósnia e Herzegovina, da Áustria, da Eslovénia e da Alemanha.

O protótipo em desenvolvimento é uma máquina de mineração de supervisão remota, composta por uma ferramenta que vai partindo a rocha que, por sua vez, é aspirada até à superfície, onde está um sistema que dá apoio à mineração, explicou.

De acordo com o investigador, nos processos tradicionais de mineração retira-se a água da mina para se proceder à extracção dos minérios, o que acarreta "um problema ambiental grave".

Esse problema, continuou, pode ser resolvido com recurso a um equipamento como o desenvolvido neste projecto, que não obriga à retirada da água.

Europa quer recuperar minas

"Durante muitos anos, a Europa deixou de se preocupar com a extracção de matérias-primas básicas, tendo as forças do ambiente e económicas começado a ganhar avanço em relação à mineração no século XX, depois da segunda guerra mundial", indicou.

Devido a isso, a mineração na Europa foi diminuindo ao longo do tempo e, actualmente, cerca de 96% das matérias-primas são importadas de países africanos ou da América Latina, da China, da Índia e da Austrália.

"Se de um momento para o outro estas ligações e alianças desaparecessem, a Europa ia estar muito mal, porque não ia ter matéria-prima para alimentar a sua indústria", continuou.

Eduardo Silva contou que, desde há alguns anos, os países europeus decidiram voltar a analisar a hipótese de aumentar o seu investimento em extracção, visto que existem na Europa aproximadamente 30 mil minas abandonadas, das quais cerca de duas mil são a céu de aberto.

O primeiro teste com este protótipo foi realizado no Reino Unido, no final do mês de Outubro, e os resultados foram muito encorajadores.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados positivos desta primeira fase de testes", destacando-se "o facto de termos conseguido superar os problemas civis e ter tido bom acesso ao poço em Lee Moor" no Reino Unido, indicou Stef Kapusniak, coordenador técnico do projecto, referido num comunicado do INESC TEC.

Outros pontos a destacar são "o aumento da capacidade de diferenciação dos minerais", "o processamento de dados quase em tempo real", o fornecimento de "boas imagens aos pilotos" e o "bom funcionamento dos sistemas de controlo integrado", acrescenta o responsável pelo projecto no Reino Unido.

Já Eduardo Silva garantiu que estão "muito contentes" com os resultados alcançados até esta fase do projecto, garantindo que esta nova forma de minerar vai contribuir para a recuperação da indústria mineira europeia.

"Numa primeira fase, permitindo considerar voltar à actividade numa parte substancial de minas abandonadas nos últimos anos e, numa segunda fase, contribuindo com tecnologia para a mineração do mar profundo", disse ainda.

O protótipo está a ser desmobilizado no Reino Unido e preparado para ser transportado até ao próximo local de demonstração, onde serão realizadas experiências em minas com condições distintas.

Poluição ambiental

Ao longo de muitas décadas, a extracção mineral (pedreiras, lavras e mineradoras) tem sido uma actividade que causa enormes impactos ambientais, muitos irreversíveis.

A exploração mineral em si, já é uma actividade não sustentável, ou seja, o que foi extraído nunca mais será reposto, e existem procedimentos que têm que ser utilizados para minimizar o impacto ambiental da actividade na cobertura vegetal, preservação de cursos de água, manutenção da flora e da fauna da região, controle sobre poluição sonora e à disposição de detritos, etc.

Os efeitos ambientais estão associados, de um modo geral, às diversas fases de exploração dos bens minerais, como a abertura da cava (retirada da vegetação, escavações, movimentação de terra e modificação da paisagem local), ao uso de explosivos no desmonte de rocha (sobrepressão atmosférica, vibração do terreno, ultra-lançamento de fragmentos, fumos, gases, poeira, ruído), ao transporte e beneficiamento do minério (geração de poeira e ruído), afectando os meios como água, solo e ar, além da população local.

Os principais impactos ambientais provocados pela exploração mineira são alterações dos cursos de água; aumento do teor do material sedimentado em suspensão, promovendo assoreamento; desmatação; descaracterização do relevo; destruição da flora e fauna; alteração do meio atmosférico (aumento da quantidade de poeira em suspensão no ar); e alteração dos processos geológicos (erosão, voçorocas, hidrogeologia), entre outros.

Contactos * www.vamos-project.eu/

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Sem-Título-1

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    ABAT TM - NOS BASTIDORES DA COZINHA

    Todos gostamos de ir a um restaurante para experimentar pratos difíceis ou impossíveis de cozinhar em casa. Mas haverá muita gente a questionar-se qual o segredo da sua confecção? Ingredientes frescos não são o problema, no...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...


  • Booster-Fuels-09

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    COMBUSTÍVEL ONDE QUISER

    Abastecer um veículo nem sempre é célere, e na maioria das vezes é aborrecido. Para além do desvio que é necessário efectuar com a viatura até ao posto de venda, há que enfrentar filas na bomba e na caixa de pagamento. A...

  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  • Best Business Aviation Operator

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Melhor Operador de Aviação de Negócios

    A Qatar Executive foi galardoada com o prémio "Best Business Aviation Operator of the Year 2015" atribuído por uma prestigiada publicação especializada do Médio Oriente, a Aviation Business.