Home & Design

Ago 1, 2017

VIDA MINIMALISTA

Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

<

Nos dias de hoje viver apenas com o que é necessário parece história de tempos longínquos, os inúmeros gadgets à nossa disposição ou os vários objetos que adquirimos para nosso conforto ou simples ornamentação, tornaram-se tão comuns como imprescindíveis. Mas será que o são realmente?

Se gosta de manter a sua casa com cada coisa no devido lugar talvez já tenha conhecido o método KonMari, desenvolvido por Marie Kondo, que ensina vários passos de organização, onde a regra principal é não guardar nada que não lhe traga alegria.

Marie é japonesa e desde cedo descobriu o seu gosto pela arrumação, deixando-se inspirar pela filosofia minimalista.

O modo de vida japonês responde às especificidades do país: um solo pouco fértil que não permitiu o desenvolvimento do sector pecuário, encontrou solução no mar, ao qual a população vai buscar grande parte da sua alimentação, tendo uma gastronomia quase na totalidade baseada em frutos do mar.

A frequência de atividade sísmica no país conduziu a uma arquitetura pensada na proteção de quem usa as estruturas – espaços grandes, mas vazios, facilitando a fuga em caso de terramoto, diminuindo, assim o risco de ferimentos graves.

A necessidade premente de evacuação e o risco de perda da habitação, são dois dos fatores que contribuíram para que o povo japonês concentre a maior percentagem de adeptos da filosofia minimalista, segundo o qual menos é mais.

Tudo nestas habitações se cinge ao necessário, a começar pela estrutura, que podem parecer simples cubos com janelas. Todo o sentido é manter a construção humilde e sem superficialidades, numa ode à vivência japonesa moderna, que exalta a simplicidade e moderação.

Os materiais e texturas são naturais, conforme o ideal estético japonês, compartimentos ventilados com possibilidade de alterar as separações entre divisões e, por vezes, pequenos pátios interiores com algumas plantas, que se tornam a ornamentação do espaço. A ornamentação está longe de ser a preocupação central destas casas, mas não quer dizer que se descure na beleza, razão para existirem estes pequenos jardins na arquitetura moderna, ou o uso de bonitas peças que são, principalmente, úteis no dia-a-dia. 

Uma outra condicionante importante nesta equação é a limpeza. O povo japonês é reconhecido pela importância em manter os espaços limpos, norma que transmitem às crianças perpetuando o hábito. E uma casa mais vazia é também uma casa mais fácil de limpar

Argumento para levar uma vida minimalista, os seus seguidores apontam a vantagem de este modo de vida lhes deixar mais tempo livre, como o que poupam em limpezas e arrumações, que usam para outras atividades mais prazerosas. O custo associado ao consumo de outros bens, aqui vistos como supérfluos, é mais um ponto a favor – apenas se adquire o estritamente necessário, seja para a casa, desde mobiliário a peças de louça, até aos objetos pessoais como roupas ou livros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • null-stern-hotel-switzerland-alps_dezeen_1568_4

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    DORMIR COM AS ESTRELAS

    Sem paredes nem telhados, os quartos de hotel, que lhe mostramos na presente edição da Your VIP Partner, têm uma vista privilegiada para o céu, mais propriamente o céu dos Alpes suíços – chama-se Null Stern e é mais do que...


  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...


  • Belwest

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Strategy for Success

    Due to its own distribution network Vitebsk-based company Belwest has become one of the footwear sales leaders on the post-Soviet era.

  • Culture & Art

    Abr 1, 2015

    The Forgotten Instrument

    Russian physicist and inventor Lev Termen created the Theremin, the first electronic musical instrument in history. Unknown to many people, its unique sound is embedded in the world's pop-culture.

  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.