Home & Design

Ago 1, 2017

VIDA MINIMALISTA

Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

Nos dias de hoje viver apenas com o que é necessário parece história de tempos longínquos, os inúmeros gadgets à nossa disposição ou os vários objetos que adquirimos para nosso conforto ou simples ornamentação, tornaram-se tão comuns como imprescindíveis. Mas será que o são realmente?

Se gosta de manter a sua casa com cada coisa no devido lugar talvez já tenha conhecido o método KonMari, desenvolvido por Marie Kondo, que ensina vários passos de organização, onde a regra principal é não guardar nada que não lhe traga alegria.

Marie é japonesa e desde cedo descobriu o seu gosto pela arrumação, deixando-se inspirar pela filosofia minimalista.

O modo de vida japonês responde às especificidades do país: um solo pouco fértil que não permitiu o desenvolvimento do sector pecuário, encontrou solução no mar, ao qual a população vai buscar grande parte da sua alimentação, tendo uma gastronomia quase na totalidade baseada em frutos do mar.

A frequência de atividade sísmica no país conduziu a uma arquitetura pensada na proteção de quem usa as estruturas – espaços grandes, mas vazios, facilitando a fuga em caso de terramoto, diminuindo, assim o risco de ferimentos graves.

A necessidade premente de evacuação e o risco de perda da habitação, são dois dos fatores que contribuíram para que o povo japonês concentre a maior percentagem de adeptos da filosofia minimalista, segundo o qual menos é mais.

Tudo nestas habitações se cinge ao necessário, a começar pela estrutura, que podem parecer simples cubos com janelas. Todo o sentido é manter a construção humilde e sem superficialidades, numa ode à vivência japonesa moderna, que exalta a simplicidade e moderação.

Os materiais e texturas são naturais, conforme o ideal estético japonês, compartimentos ventilados com possibilidade de alterar as separações entre divisões e, por vezes, pequenos pátios interiores com algumas plantas, que se tornam a ornamentação do espaço. A ornamentação está longe de ser a preocupação central destas casas, mas não quer dizer que se descure na beleza, razão para existirem estes pequenos jardins na arquitetura moderna, ou o uso de bonitas peças que são, principalmente, úteis no dia-a-dia. 

Uma outra condicionante importante nesta equação é a limpeza. O povo japonês é reconhecido pela importância em manter os espaços limpos, norma que transmitem às crianças perpetuando o hábito. E uma casa mais vazia é também uma casa mais fácil de limpar

Argumento para levar uma vida minimalista, os seus seguidores apontam a vantagem de este modo de vida lhes deixar mais tempo livre, como o que poupam em limpezas e arrumações, que usam para outras atividades mais prazerosas. O custo associado ao consumo de outros bens, aqui vistos como supérfluos, é mais um ponto a favor – apenas se adquire o estritamente necessário, seja para a casa, desde mobiliário a peças de louça, até aos objetos pessoais como roupas ou livros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...


  • 1

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Ao Longo das Vinhas

    E assim chegamos ao Chile. O longo e estreito Chile, mas sempre maravilhoso. Este país, que mede uns espantosos 4300 km "de ponta a ponta", mas apenas 175 km de largura, tem o deserto mais seco da Terra a Norte, e campos glaciares gelados...

  • Best Business Aviation Operator

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Melhor Operador de Aviação de Negócios

    A Qatar Executive foi galardoada com o prémio "Best Business Aviation Operator of the Year 2015" atribuído por uma prestigiada publicação especializada do Médio Oriente, a Aviation Business.

  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...