Home & Design

Ago 1, 2017

VIDA MINIMALISTA

Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

<

Nos dias de hoje viver apenas com o que é necessário parece história de tempos longínquos, os inúmeros gadgets à nossa disposição ou os vários objetos que adquirimos para nosso conforto ou simples ornamentação, tornaram-se tão comuns como imprescindíveis. Mas será que o são realmente?

Se gosta de manter a sua casa com cada coisa no devido lugar talvez já tenha conhecido o método KonMari, desenvolvido por Marie Kondo, que ensina vários passos de organização, onde a regra principal é não guardar nada que não lhe traga alegria.

Marie é japonesa e desde cedo descobriu o seu gosto pela arrumação, deixando-se inspirar pela filosofia minimalista.

O modo de vida japonês responde às especificidades do país: um solo pouco fértil que não permitiu o desenvolvimento do sector pecuário, encontrou solução no mar, ao qual a população vai buscar grande parte da sua alimentação, tendo uma gastronomia quase na totalidade baseada em frutos do mar.

A frequência de atividade sísmica no país conduziu a uma arquitetura pensada na proteção de quem usa as estruturas – espaços grandes, mas vazios, facilitando a fuga em caso de terramoto, diminuindo, assim o risco de ferimentos graves.

A necessidade premente de evacuação e o risco de perda da habitação, são dois dos fatores que contribuíram para que o povo japonês concentre a maior percentagem de adeptos da filosofia minimalista, segundo o qual menos é mais.

Tudo nestas habitações se cinge ao necessário, a começar pela estrutura, que podem parecer simples cubos com janelas. Todo o sentido é manter a construção humilde e sem superficialidades, numa ode à vivência japonesa moderna, que exalta a simplicidade e moderação.

Os materiais e texturas são naturais, conforme o ideal estético japonês, compartimentos ventilados com possibilidade de alterar as separações entre divisões e, por vezes, pequenos pátios interiores com algumas plantas, que se tornam a ornamentação do espaço. A ornamentação está longe de ser a preocupação central destas casas, mas não quer dizer que se descure na beleza, razão para existirem estes pequenos jardins na arquitetura moderna, ou o uso de bonitas peças que são, principalmente, úteis no dia-a-dia. 

Uma outra condicionante importante nesta equação é a limpeza. O povo japonês é reconhecido pela importância em manter os espaços limpos, norma que transmitem às crianças perpetuando o hábito. E uma casa mais vazia é também uma casa mais fácil de limpar

Argumento para levar uma vida minimalista, os seus seguidores apontam a vantagem de este modo de vida lhes deixar mais tempo livre, como o que poupam em limpezas e arrumações, que usam para outras atividades mais prazerosas. O custo associado ao consumo de outros bens, aqui vistos como supérfluos, é mais um ponto a favor – apenas se adquire o estritamente necessário, seja para a casa, desde mobiliário a peças de louça, até aos objetos pessoais como roupas ou livros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • Depositphotos_11561359_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Set 14, 2018

    Helsínquia

    A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e...

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...


  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • Global Navigation

    Technology

    Dez 31, 2015

    Navegação Global

    Em 18 de Setembro de 2012, a Resolução N.º1732-r, do Governo Russo, designou a parceria não-comercial GLONASS – Fornecedor Nacional de Seviços de Navegação, como único adjudicatário para a implementação do Projecto ERA-GLONASS....

  • Wasabi Roots after picking

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Raízes NIpónicas

    A Real Wasabi, LLC é um pioneiro produtor de Wasabi, bem como importador e fabricante de derivados, todos a partir da autêntica Wasabia Japonica. A empresa foi fundada por Doug Lambrecht e Brooks Quinn. O Wasabi é um condimento nutritivo,...

  • sbg

    Business & Industry

    Jun 1, 2016

    ELES CONSTROEM O MUNDO COMO GENTE GRANDE

    Aos quatro, oito ou 16 anos, não importa a idade, nunca é cedo ou tarde demais para abraçar o mundo dos negócios. É cada vez mais o número de crianças empreendedoras que constroem o Mundo e facturam como gente grande. No âmbito...