Lifestyle & Travel

Set 17, 2018

Mindfullness

Uma mantra de vida

"Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os outros e com o meio que o rodeia, permitindo-o viver intensamente o momento presente.

<

A Meditação Mindfulness é um treino mental com base na atenção plena. É uma prática com origens milenares da doutrina budista que defende o comportamento/atitude perante o mundo e que se baseia na ideia de que "somos o resultado daquilo que pensamos". O Mindfulness é uma arte que está cada vez mais em voga e que é utilizado em diversas áreas, tais como ciência, liderança ou educação, com o objetivo de criar uma maior perceção das atividades do quotidiano, promover a atenção total sobre o seus pensamentos, sentimentos e emoções e ainda, uma postura mais consciente em relação a si próprio, aos outros e ao meio que o rodeia.

Mindfulness tem como objetivo viver o agora. Por outas palavras, é estar efetivamente presente em cada atividade do dia-a-dia e praticá-las de forma intensa e consciente. Assenta nos princípios de gratidão, paciência, mente de principiante e não-julgamento, permitindo, deste modo, um constante cultivo da mente e aprendizagem sobre os nossos próprios comportamentos. O Mindfulness pode ser praticado formalmente, na forma de meditação, obrigando à total concentração e atenção pela, num ambiente relaxado e propício à introspeção; ou, informalmente, quando aplicado numa qualquer tarefa quotidiana, na qual deve ser prestada total atenção, não interessando o seu grau de complexidade. O mais importante nesta prática é deixar que os pensamentos fluam, os sentidos sejam despertados e que haja uma estimulação da capacidade de reflexão, permitindo viver aquele exato momento de forma consciente. Para Vasco Gaspar, autor do Livro Aqui e Agora: Mindfulness, essa é a chave para uma vida plena: "quanto maior a capacidade de estar presente, maior será a capacidade de saber lidar com a própria vida e problemas", afirma em depoimentos ao Jornal Observador. 

A técnica parece clara: parar, tomar atenção e refletir agora. Mas, afinal, o que é o agora? É o momento que estamos a viver e ao qual queremos prestar toda e qualquer atenção, vivendo-o de forma intensa e retirando a melhor das experiências. É deste modo, ao viver o momento presente, que será possível uma conexão mente-corpo consigo próprio, com os outros e o meio; E ainda uma maior segurança na vivência das emoções, pensamentos e sensações. Para além de maior confiança, a Meditação Mindfulness, permite a aprendizagem da gestão das emoções – que vão e voltam – e a entender o modo como devem ser lidadas situações menos prazerosas, ganhando maior força interior. O Mindfulness deverá, também, fomentar o não-julgamento e a aceitação do outro. Estas ferramentas são os elementos fundamentais para ser capaz de apreciar as coisas boas da vida das mais pequenas às maiores, na sua plenitude.

Com tantos benefícios, por que não aplicar esta técnica? O Mindfulness pode ser utilizado em qualquer situação quotidiana, a conduzir, numa pausa de um café, numa dieta alimentar ou no seu trabalho. Para diferentes situações, existem diferentes propósitos para o Mindfulness, por isso, adapte-as ao seu estilo de vida e objetivos e lembre-se: foque-se no que realmente importa e preste toda a atenção numa determinada atividade, deixe fluir os seus pensamentos e reflita sobre os mesmos para que, de uma forma totalmente consciente, viva cada experiência de forma intensa. 

Viva o momento, viva o aqui e agora!

Mindfulness:

O termo Mindfulness deriva da palavra Sati que, em Sânscrito significa atenção plena e corresponde a um dos pilares do Budismo. A nível literário, o conceito foi empregue e ganhou uma nova vida com Jon Kabat-Zinn, professor Emérito de Medicina e fundador da Clínica de Redução do Stress, com base no Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR). O autor tem vindo a focar o seu trabalho na adaptação do Mindfulness à ciência e às demais áreas da sociedade, provando que efetivamente há uma melhoria de vida quando controlados os pensamentos e focalizando-os nas soluções e não nos problemas. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • Depositphotos_87744168_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 26, 2018

    SOCIEDADE "CASHLESS"

    Embora sob formas e suportes diferentes, o dinheiro está na história do ser humano há mais de 3000 anos. Uma realidade incontornável para uma sociedade de consumo que vemos 'acelerar' a cada dia que passa

  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...


  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 


  • Old promotional Poster for Suntory whiskey

    Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Japanese Water of Life

    Whisky production in Japan began around 1870, but the first commercial production was in 1924 upon the opening of the country's first distillery, Yamazaki. Broadly speaking, the style of Japanese whisky is...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Learning to fly

    Flight. Humankind's first dream, to soar up in the air like the birds, in a unique sensation of freedom. Unfortunately, humans don't have wings, but we can still fly. To do it, we must first learn with the best.

  • Home & Design

    Jan 1, 2015

    Quality, Design and Innovation

    Innovative strength, lifestyle competence and consumer orientation rank among the most important factors contributing to the market position of the ceramics manufacturer Villeroy & Boch.