Culture & Art

Out 8, 2018

MILESTII MICI

"Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode ser visitado de carro. Este é o orgulho da adega moldava Milestii Mici."


Não importa se você gosta ou não de vinho, esta é a maior adega de vinhos do mundo, onde todos os corredores criam um labirinto multi-nível com um comprimento de mais de 200 km e que vale a pena visitar!

A cada metro, o visitante avança cada vez mais fundo, mesmo sem se aperceber disso. No lugar mais profundo, as caves estão 85 metros abaixo do solo. Os túneis serviam originalmente como anexos, onde a pedra do edifício de Chisinau foi adquirida. Somente nos anos 70 surgiu a ideia de os usar como adega. A temperatura constante e a elevada humidade revelaram-se condições perfeitas para a maturação e armazenamento do vinho.

As visitas às caves são efectuadas através de automóvel, com paragens previstas de vez em quando para dar uma curta mais apertada. As encruzilhadas de corredores são tão grandes que têm semáforos e cada rua tem nome próprio, proveniente de uma variedade específica de uva. Ao conduzir pelas ruas subterrâneas vão-se vendo barris de todo o tipo e construção, alguns deles com várias décadas. Muitos são verdadeiramente incomuns, dada a sua dimensão, com capacidade para vários milhares de litros de vinho.

Nos dias da União Soviética, quando tudo era racionado, havia a ideia de abandonar os barris de madeira, dada a escassez de matéria. Alguns chegaram mesmo a ser construídos em cimento, onde supostamente o vinho poderia ser armazenado e amadurecido. Felizmente a ideia foi abandonada e o vinho é armazenado e amadurecido da maneira tradicional até aos dias de hoje.

Mas, as jóias da coroa em Milestii Mici são os mais de dois milhões de garrafas escondidas a uma profundidade de 80 metros, das melhores safras preparadas com a arte da antiga tradição Moldava. Em cada lote onde as garrafas são armazenadas, tudo é catalogado e contado, o que chegou a dar o recorde mundial no Guiness Book, quando a adega concorreu em 2005 e venceu, por possuir as maiores colecções de vinhos do mundo. Parte das garrafas pode ser vistas por todos os visitantes, mas outras estão escondidas em salas secretas deste labirinto.

Não se deixe enganar pela poeira e teias de aranha nas garrafas, elas só confirmam as condições perfeitas para a fermentação e maturação do vinho. O vinho não aprecia nada mais do que o silêncio, calma e falta de qualquer tipo de vibração. Facto interessante: por 200 euros/ano, poderá tornar-se o proprietário de um pequeno lote no complexo e armazenar os seus tesouros de vinho. Até ao momento, a maioria destes está alugada a cidadãos da Tailândia e da República da China.

É possível proceder a diversas degustações, mas em vez de vistas românticas sobre áreas vinícolas, enfrenta-se nada mais do que túneis em pedra. Sim, a degustação também ocorre a dezenas de metros abaixo do solo e, mesmo em tais condições, o vinho mantém o paladar original. Estas salas escondidas de degustação subterrânea lembram uma história muito ouvida na Moldávia: uma história sobre o final da era soviética, quando Gorbatchov decidiu lidar com cidadãos que bebiam em demasia. As pessoas cuja única renda era a cultura de videiras foram ameaçadas com cadeia, e obrigadas a destruir as plantações.

Antes da campanha entrar em vigor, mais de metade das vinhas foram destruídas. Também o complexo de Milestii Mici estava para enfrentar uma enorme perda, com a destruição da coleção inteira. Para salvar os seus tesouros, os funcionários da Milestii Mici construíram algumas salas secretas para armazenar os exemplares mais preciosos.

Outro facto curioso recai no seu mapa. Se estiver mesmo perdido neste labirinto subterrâneo, basta apenas alcançar uma garrafa de vinho. Em cada etiqueta poderá encontrará um mapa esquemático que permitirá que saia do labirinto de túneis com facilidade. Também a loja de prendas é, de facto, uma pequena máquina do tempo, com diversos artigos de várias décadas relacionados com o mundo vinícola.

A loja também está localizada no subsolo e é fortemente aconselhável a visita, para obter algum vinho, considerando os preços muito atractivos. Os vinhos mais baratos estão disponíveis a partir de um euro. Os mais caros podem chegar a algumas centenas de euros, mas, sobretudo, o interesse prende-se com a variedade de oferta.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...


  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...


  • Dubai

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Around the world for New Year's Eve

    It's the end of the winter holidays and the beggining of a new calendar. But it's also one of the great opportunities, every year, to join together with friends and family for a unique celebration.

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2015

    (S)Centenary Scents

    Grasse, the capital of perfume. Here, for centuries, flowers have bloomed, water has ran, and scents were made. It is where the hills perfume the air, and color the landscape. Here is the Home of Perfume.

  • Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Real Estate Investments in Turkey

    Turkey is the best link between Europe Asia and Africa, meaning 1,5 billion people and a GDP of USD25 trillion are within reach.