Culture & Art

Out 8, 2018

MILESTII MICI

"Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode ser visitado de carro. Este é o orgulho da adega moldava Milestii Mici."


<

Não importa se você gosta ou não de vinho, esta é a maior adega de vinhos do mundo, onde todos os corredores criam um labirinto multi-nível com um comprimento de mais de 200 km e que vale a pena visitar!

A cada metro, o visitante avança cada vez mais fundo, mesmo sem se aperceber disso. No lugar mais profundo, as caves estão 85 metros abaixo do solo. Os túneis serviam originalmente como anexos, onde a pedra do edifício de Chisinau foi adquirida. Somente nos anos 70 surgiu a ideia de os usar como adega. A temperatura constante e a elevada humidade revelaram-se condições perfeitas para a maturação e armazenamento do vinho.

As visitas às caves são efectuadas através de automóvel, com paragens previstas de vez em quando para dar uma curta mais apertada. As encruzilhadas de corredores são tão grandes que têm semáforos e cada rua tem nome próprio, proveniente de uma variedade específica de uva. Ao conduzir pelas ruas subterrâneas vão-se vendo barris de todo o tipo e construção, alguns deles com várias décadas. Muitos são verdadeiramente incomuns, dada a sua dimensão, com capacidade para vários milhares de litros de vinho.

Nos dias da União Soviética, quando tudo era racionado, havia a ideia de abandonar os barris de madeira, dada a escassez de matéria. Alguns chegaram mesmo a ser construídos em cimento, onde supostamente o vinho poderia ser armazenado e amadurecido. Felizmente a ideia foi abandonada e o vinho é armazenado e amadurecido da maneira tradicional até aos dias de hoje.

Mas, as jóias da coroa em Milestii Mici são os mais de dois milhões de garrafas escondidas a uma profundidade de 80 metros, das melhores safras preparadas com a arte da antiga tradição Moldava. Em cada lote onde as garrafas são armazenadas, tudo é catalogado e contado, o que chegou a dar o recorde mundial no Guiness Book, quando a adega concorreu em 2005 e venceu, por possuir as maiores colecções de vinhos do mundo. Parte das garrafas pode ser vistas por todos os visitantes, mas outras estão escondidas em salas secretas deste labirinto.

Não se deixe enganar pela poeira e teias de aranha nas garrafas, elas só confirmam as condições perfeitas para a fermentação e maturação do vinho. O vinho não aprecia nada mais do que o silêncio, calma e falta de qualquer tipo de vibração. Facto interessante: por 200 euros/ano, poderá tornar-se o proprietário de um pequeno lote no complexo e armazenar os seus tesouros de vinho. Até ao momento, a maioria destes está alugada a cidadãos da Tailândia e da República da China.

É possível proceder a diversas degustações, mas em vez de vistas românticas sobre áreas vinícolas, enfrenta-se nada mais do que túneis em pedra. Sim, a degustação também ocorre a dezenas de metros abaixo do solo e, mesmo em tais condições, o vinho mantém o paladar original. Estas salas escondidas de degustação subterrânea lembram uma história muito ouvida na Moldávia: uma história sobre o final da era soviética, quando Gorbatchov decidiu lidar com cidadãos que bebiam em demasia. As pessoas cuja única renda era a cultura de videiras foram ameaçadas com cadeia, e obrigadas a destruir as plantações.

Antes da campanha entrar em vigor, mais de metade das vinhas foram destruídas. Também o complexo de Milestii Mici estava para enfrentar uma enorme perda, com a destruição da coleção inteira. Para salvar os seus tesouros, os funcionários da Milestii Mici construíram algumas salas secretas para armazenar os exemplares mais preciosos.

Outro facto curioso recai no seu mapa. Se estiver mesmo perdido neste labirinto subterrâneo, basta apenas alcançar uma garrafa de vinho. Em cada etiqueta poderá encontrará um mapa esquemático que permitirá que saia do labirinto de túneis com facilidade. Também a loja de prendas é, de facto, uma pequena máquina do tempo, com diversos artigos de várias décadas relacionados com o mundo vinícola.

A loja também está localizada no subsolo e é fortemente aconselhável a visita, para obter algum vinho, considerando os preços muito atractivos. Os vinhos mais baratos estão disponíveis a partir de um euro. Os mais caros podem chegar a algumas centenas de euros, mas, sobretudo, o interesse prende-se com a variedade de oferta.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.


  • The Country with a Ministry of Happiness

    Lifestyle & Travel

    Fev 29, 2016

    O País com um Ministério da Felicidade

    O Butão é o único Estado no mundo que anuncia a sua religião oficial, a "herança espiritual", como sendo o Budismo Tântrico. É por isso que o Governo butanês tem como objectivo principal a felicidade de cada cidadão, consagrado...

  • 5

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    The beauty of handcrafted wood

    Conceiving and producing bespoke furniture is not easy. The amount of manual labour involved, the customization of all pieces and the answer to the client's needs make these pieces absolutely unique, and MacMaster reflects all that on...

  • brown-69465

    Business & Industry

    Mai 1, 2016

    EMBALAGEM SEGURA

    No supermercado, loja de conveniência ou centro comercial é frequente encontrar produtos que são entregues ou exibidos em caixas de cartão canelado. Fique a saber mais sobre as matérias-primas usadas na produção, o processo...