Culture & Art

Out 8, 2018

MILESTII MICI

"Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode ser visitado de carro. Este é o orgulho da adega moldava Milestii Mici."


<

Não importa se você gosta ou não de vinho, esta é a maior adega de vinhos do mundo, onde todos os corredores criam um labirinto multi-nível com um comprimento de mais de 200 km e que vale a pena visitar!

A cada metro, o visitante avança cada vez mais fundo, mesmo sem se aperceber disso. No lugar mais profundo, as caves estão 85 metros abaixo do solo. Os túneis serviam originalmente como anexos, onde a pedra do edifício de Chisinau foi adquirida. Somente nos anos 70 surgiu a ideia de os usar como adega. A temperatura constante e a elevada humidade revelaram-se condições perfeitas para a maturação e armazenamento do vinho.

As visitas às caves são efectuadas através de automóvel, com paragens previstas de vez em quando para dar uma curta mais apertada. As encruzilhadas de corredores são tão grandes que têm semáforos e cada rua tem nome próprio, proveniente de uma variedade específica de uva. Ao conduzir pelas ruas subterrâneas vão-se vendo barris de todo o tipo e construção, alguns deles com várias décadas. Muitos são verdadeiramente incomuns, dada a sua dimensão, com capacidade para vários milhares de litros de vinho.

Nos dias da União Soviética, quando tudo era racionado, havia a ideia de abandonar os barris de madeira, dada a escassez de matéria. Alguns chegaram mesmo a ser construídos em cimento, onde supostamente o vinho poderia ser armazenado e amadurecido. Felizmente a ideia foi abandonada e o vinho é armazenado e amadurecido da maneira tradicional até aos dias de hoje.

Mas, as jóias da coroa em Milestii Mici são os mais de dois milhões de garrafas escondidas a uma profundidade de 80 metros, das melhores safras preparadas com a arte da antiga tradição Moldava. Em cada lote onde as garrafas são armazenadas, tudo é catalogado e contado, o que chegou a dar o recorde mundial no Guiness Book, quando a adega concorreu em 2005 e venceu, por possuir as maiores colecções de vinhos do mundo. Parte das garrafas pode ser vistas por todos os visitantes, mas outras estão escondidas em salas secretas deste labirinto.

Não se deixe enganar pela poeira e teias de aranha nas garrafas, elas só confirmam as condições perfeitas para a fermentação e maturação do vinho. O vinho não aprecia nada mais do que o silêncio, calma e falta de qualquer tipo de vibração. Facto interessante: por 200 euros/ano, poderá tornar-se o proprietário de um pequeno lote no complexo e armazenar os seus tesouros de vinho. Até ao momento, a maioria destes está alugada a cidadãos da Tailândia e da República da China.

É possível proceder a diversas degustações, mas em vez de vistas românticas sobre áreas vinícolas, enfrenta-se nada mais do que túneis em pedra. Sim, a degustação também ocorre a dezenas de metros abaixo do solo e, mesmo em tais condições, o vinho mantém o paladar original. Estas salas escondidas de degustação subterrânea lembram uma história muito ouvida na Moldávia: uma história sobre o final da era soviética, quando Gorbatchov decidiu lidar com cidadãos que bebiam em demasia. As pessoas cuja única renda era a cultura de videiras foram ameaçadas com cadeia, e obrigadas a destruir as plantações.

Antes da campanha entrar em vigor, mais de metade das vinhas foram destruídas. Também o complexo de Milestii Mici estava para enfrentar uma enorme perda, com a destruição da coleção inteira. Para salvar os seus tesouros, os funcionários da Milestii Mici construíram algumas salas secretas para armazenar os exemplares mais preciosos.

Outro facto curioso recai no seu mapa. Se estiver mesmo perdido neste labirinto subterrâneo, basta apenas alcançar uma garrafa de vinho. Em cada etiqueta poderá encontrará um mapa esquemático que permitirá que saia do labirinto de túneis com facilidade. Também a loja de prendas é, de facto, uma pequena máquina do tempo, com diversos artigos de várias décadas relacionados com o mundo vinícola.

A loja também está localizada no subsolo e é fortemente aconselhável a visita, para obter algum vinho, considerando os preços muito atractivos. Os vinhos mais baratos estão disponíveis a partir de um euro. Os mais caros podem chegar a algumas centenas de euros, mas, sobretudo, o interesse prende-se com a variedade de oferta.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • 74578418-4108-11e8-ab09-36e8e67fb996_1320x770_081421

    Research & Education

    Mai 31, 2018

    A MULHER POR TRÁS DO HOMEM

    Mulher e mãe de dois presidentes dos Estados Unidos, Barbara Bush teve um papel fundamental na sua família, na América e no mundo


  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...


  • Born From the Stars

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Nascido das Estrelas

    A Moissanite tem sido objecto de elevado interesse desde a sua descoberta, há um século. Também conhecida como carboneto de silício, a moissanite dança com faíscas de luz que parecem exceder qualquer explicação racional. A sua...

  • 8055002851152_02

    Technology

    Jun 1, 2016

    UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR, CRIAR E ESTUDAR

    Juntar o conforto do papel e os benefícios do digital é o objectivo da marca lendária de cadernos Moleskine, ao lançar o Smart Writing Set. Trata-se de uma caneta e caderno inteligentes e uma aplicação que permitem digitalizar...

  • e-Books: A Disruptive Innovation

    Technology

    Fev 29, 2016

    E-Books: Inovação Disruptiva

    O panorama das publicações mudou dramaticamente ao longo dos últimos anos. No passado, se um autor quisesse publicar um livro, teria que fazer um contrato com o editor. Hoje, qualquer um pode escrever um livro e submetê-lo numa das...