Luxury & Fashion

Nov 30, 2015

Melancolia sob a Chuva

A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o mundo.

<

Alexander Stutterheim tinha há pouco tempo descoberto a antiga gabardina do seu avô num celeiro abandonado. As memórias voltaram naquele momento, e sentiu uma vontade instantânea de a usar. Prática e espantosamente estilosa, era no entanto enorme, quase uma tenda. Com muito cuidado, levou-a para casa e imaginou-a numa versão contemporânea e actualizada. Uma homenagem ao seu avô.

Após a descoberta, foi comprar oleado, colocou-o no chão da cozinha e fez o corte usando o casaco antigo como molde. Após alguns aperfeiçoamentos, ali estava: a gabardina dos anos 1960, adaptada para o homem e a mulher modernos.

Alexander levou o protótipo à última fábrica têxtil na Suécia, na pequena terra de Borås. Assim que conheceu o gerente, Johan Käll, e as costureiras Birgitta e Lena, soube que eram as pessoas certas. Uma combinação perfeita. Com a sua perícia, habilidade e atenção aos detalhes e materiais, aperceberam-se de que estes casacos deveriam ser feitos à mão. Uma bela maneira de honrar a durável e prática gabardina do avô.

E eis que ela surge. Com todas as costuras cobertas e seladas, com a maior qualidade, feitas à mão, com um corte clássico e discreto. Os primeiros 200 casacos, Arholma Svart, foram feitos e vendidos a partir do apartamento de Alexander. Cada casaco foi assinado e numerado pelas costureiras, e ainda o são, para ter a certeza de que a qualidade supera os melhores standards.

Ao fim de dois meses, este negócio teve que ser relocalizado. A nova loja, sala de exposição e sede, tornou-se o local para experiencias dentro do âmbito da chuva e negrume. E, de hoje em diante, será onde toda e qualquer nova ideia e produto irá nascer.

Alexander conseguiu dar nova vida à velha gabardina do avô. Um casaco para usar no campo, no mar, ou só para dar um passeio pela cidade. Estar bem vestido, mesmo durante uma tempestade é agora possível.

Feitos à Mão

Todos os casacos da Stutterheim são integralmente feitos à mão, e com grande atenção ao detalhe. Os materiais são escolhidos após um cuidadoso processo e as costureiras investem a sua energia e amor em cada casaco que saí da fábrica. Porquê? Porque a qualidade importa, e faz-nos sentir melhor, mais belos e mais à vontade.

Algo ser feito à mão neste mundo digital e sempre interligado é algo raro. É o oposto polar daquilo a que estamos habituados, a velocidade a que tudo anda, e os curtos seis meses que passam entre modas levam a que o seu casaco favorito entre em saldo e desapareça antes que tenha tido oportunidade de o adquirir. Com a Stutterheim, o lento é apreciado, tal como a manufactura e a atenção ao detalhe.

O Casaco Stockholm é a gabardina perfeita, em diversas cores. Todas as costuras são isoladas duplamente, para assegurar a melhor protecção que há.

O Casaco Arholma vem em várias cores, todos feitos a partir do melhor algodão impermeabilizado que há. Cosido à mão e com cada costura é coberta também à mão, para asseguram protecção total durante a fuga da tempestade torrencial. A grande diferença entre os casacos Arholma e Stockholm e que o Arholma tem um bonito forro de algodão, com um bolso onde o seu telemóvel irá caber confortavelmente, e onde ficará protegido da chuva. Todos os casacos Arholma são numerados e assinados pelas costureiras como selo de qualidade perfeita.

O Casaco Mosebacke é a versão com corte em A da icónica gabardina. Este modelo feminino tem uma silhueta muito actual, com um corte bem espaçoso. Feito à mão com algodão impermeabilizado, vem sem forro e com as costuras seladas.

O Casaco Skeppsbron é a aposta da Stutterheim num clássico casaco assertoado. Feito à mão, e também de algodão impermeabilizado, este casaco de abotoamento duplo vem sem forro, e com botões de mola escuros.

O casaco Arvid é feito com tecido de Limonta – o melhor produtor de algodão do mundo, fundado em 1893. Para este casaco, o algodão permite o melhor algodão protegido e impermeável. O processo de Limonta começa por tingir os fios à mão, e após secar integralmente é introduzido na tecelagem, antes de ser tratado entre camadas para um isolamento impermeável. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...


  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...

  • No More Hidden Gluten

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Glúten escondido nunca mais

    Nima é um laboratório alimentar portátil, concebido para testar pequenas amostras de alimentos quanto à presença de ingredientes específicos (por agora, apenas glúten). Quando testa a comida com Nima dá-se um complexo processo...

  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.