Luxury & Fashion

Nov 30, 2015

Melancolia sob a Chuva

A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o mundo.

<

Alexander Stutterheim tinha há pouco tempo descoberto a antiga gabardina do seu avô num celeiro abandonado. As memórias voltaram naquele momento, e sentiu uma vontade instantânea de a usar. Prática e espantosamente estilosa, era no entanto enorme, quase uma tenda. Com muito cuidado, levou-a para casa e imaginou-a numa versão contemporânea e actualizada. Uma homenagem ao seu avô.

Após a descoberta, foi comprar oleado, colocou-o no chão da cozinha e fez o corte usando o casaco antigo como molde. Após alguns aperfeiçoamentos, ali estava: a gabardina dos anos 1960, adaptada para o homem e a mulher modernos.

Alexander levou o protótipo à última fábrica têxtil na Suécia, na pequena terra de Borås. Assim que conheceu o gerente, Johan Käll, e as costureiras Birgitta e Lena, soube que eram as pessoas certas. Uma combinação perfeita. Com a sua perícia, habilidade e atenção aos detalhes e materiais, aperceberam-se de que estes casacos deveriam ser feitos à mão. Uma bela maneira de honrar a durável e prática gabardina do avô.

E eis que ela surge. Com todas as costuras cobertas e seladas, com a maior qualidade, feitas à mão, com um corte clássico e discreto. Os primeiros 200 casacos, Arholma Svart, foram feitos e vendidos a partir do apartamento de Alexander. Cada casaco foi assinado e numerado pelas costureiras, e ainda o são, para ter a certeza de que a qualidade supera os melhores standards.

Ao fim de dois meses, este negócio teve que ser relocalizado. A nova loja, sala de exposição e sede, tornou-se o local para experiencias dentro do âmbito da chuva e negrume. E, de hoje em diante, será onde toda e qualquer nova ideia e produto irá nascer.

Alexander conseguiu dar nova vida à velha gabardina do avô. Um casaco para usar no campo, no mar, ou só para dar um passeio pela cidade. Estar bem vestido, mesmo durante uma tempestade é agora possível.

Feitos à Mão

Todos os casacos da Stutterheim são integralmente feitos à mão, e com grande atenção ao detalhe. Os materiais são escolhidos após um cuidadoso processo e as costureiras investem a sua energia e amor em cada casaco que saí da fábrica. Porquê? Porque a qualidade importa, e faz-nos sentir melhor, mais belos e mais à vontade.

Algo ser feito à mão neste mundo digital e sempre interligado é algo raro. É o oposto polar daquilo a que estamos habituados, a velocidade a que tudo anda, e os curtos seis meses que passam entre modas levam a que o seu casaco favorito entre em saldo e desapareça antes que tenha tido oportunidade de o adquirir. Com a Stutterheim, o lento é apreciado, tal como a manufactura e a atenção ao detalhe.

O Casaco Stockholm é a gabardina perfeita, em diversas cores. Todas as costuras são isoladas duplamente, para assegurar a melhor protecção que há.

O Casaco Arholma vem em várias cores, todos feitos a partir do melhor algodão impermeabilizado que há. Cosido à mão e com cada costura é coberta também à mão, para asseguram protecção total durante a fuga da tempestade torrencial. A grande diferença entre os casacos Arholma e Stockholm e que o Arholma tem um bonito forro de algodão, com um bolso onde o seu telemóvel irá caber confortavelmente, e onde ficará protegido da chuva. Todos os casacos Arholma são numerados e assinados pelas costureiras como selo de qualidade perfeita.

O Casaco Mosebacke é a versão com corte em A da icónica gabardina. Este modelo feminino tem uma silhueta muito actual, com um corte bem espaçoso. Feito à mão com algodão impermeabilizado, vem sem forro e com as costuras seladas.

O Casaco Skeppsbron é a aposta da Stutterheim num clássico casaco assertoado. Feito à mão, e também de algodão impermeabilizado, este casaco de abotoamento duplo vem sem forro, e com botões de mola escuros.

O casaco Arvid é feito com tecido de Limonta – o melhor produtor de algodão do mundo, fundado em 1893. Para este casaco, o algodão permite o melhor algodão protegido e impermeável. O processo de Limonta começa por tingir os fios à mão, e após secar integralmente é introduzido na tecelagem, antes de ser tratado entre camadas para um isolamento impermeável. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...


  • 15195938972_495e152d7e_o

    Technology

    Abr 1, 2016

    Fechaduras Electrónicas Mais Seguras

    As chaves são parte integrante do dia-a-dia: transportá-las, usá-las, perdê-las e pagar para fazer chaves novas. Os smartphones tornaram-se uma parte igualmente indispensável das nossas vidas, sendo o caminho natural combinar...

  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...

  • Power Banks

    Technology

    Out 1, 2016

    SEMPRE DISPONÍVEL COM UM POWERBANK

    Nos últimos 25 anos, os telemóveis assumiram um papel de tal forma importante nas nossas vidas que, hoje, existe a necessidade de usá-los a toda a hora. Isto levou ao desenvolvimento de um dispositivo fundamental para satisfazer...