Business & Industry

Ago 1, 2017

IGUALAR A CARNE

O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras actualmente espalhadas por todo o globo. 

<

Tem-se também destacado por ser uma carne de reconhecida qualidade produzida a um preço atraente, graças aos amplos pastos argentinos. Menos conhecida, até há pouco tempo, era a exportação de camarão argentino, mas tal está prestes a mudar.

Com cerca de 70 embarcações activas em 2016, a exportação de camarão empatou pela primeira vez em ganhos com a exportação de carne argentina, ultrapassando ambas a fasquia de mais de mil milhões de dólares!

O aumento da procura por camarão argentino tem vindo a ocorrer no mercado europeu (principalmente Espanha e Itália) e na China, esta última com uma classe média emergente com um poder de compra cada vez maior. Em 2016 a exportação de camarão aumentou em 31 porcento no geral e em 52,9 porcento só para o mercado chinês, que desde 2012 aumentou a sua procura em 60,8% da importação deste fruto do mar argentino, de acordo com os dados divulgados pelo International Trade Center (ITC).

Como parte da sua estratégia comercial, o presidente Mauricio Macri visitou a China em Maio deste ano, levando consigo uma delegação do Ministério da Agricultura que reuniu com a sua contraparte chinesa, procurando estreitar laços e parcerias comerciais que beneficiem ambas as nações, estando também presente o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tomas Gerpe. Além das respectivas contrapartes, a delegação argentina reuniu também com a Administração Geral para a Qualidade, Inspecção e Quarentena para tratarem das especificações referentes às exigências sanitárias para as importações.

A China tem procurado assegurar grande parte da quota do camarão argentino, que depois reexporta como produto alimentar já processado, havendo já vários investidores chineses a competir pela compra do Grupo Conarpesa, tida como a principal empresa pesqueira e exportadora de camarão da Argentina.

A Conarpesa encontra-se a funcionar desde 1977 e conta com uma frota própria de 24 barcos, especializando-se na pesca de camarão com o seu imediato processamento e congelamento a bordo, o que garante a excepcional frescura e qualidade dos seus produtos.

Além da sua própria frota, a Conarpesa conta com contratos de exclusividade firmados com outras embarcações de propriedade privada de modo a assegurar de que dispõe sempre de um estoque que lhe permita fazer frente a quaisquer aumentos da procura de pescado argentino, que não se limita só camarão, garantindo que todo o pescado – tanto o próprio como o dos fornecedores contratados – é apanhado, processado, congelado e empacotado para distribuição ao cliente num prazo inferior a oito horas!

O aumento da procura fez com que surgisse também uma preocupação com a sustentabilidade da pesca de marisco, para garantir que a mesma não se esgota desordenadamente, se perpetua e garante o abastecimento causado pelas exportações em massa.

A Conarpesa possui ainda quatro fábricas de processamento de pescado em terra e é o maior exportador de camarão selvagem da Argentina, operando principalmente na Patagónia e empregando directamente mais de 1.000 funcionários, além dos subcontratados e empregos que cria de modo indirecto junto dos seus fornecedores exclusivos.

Ao longo dos anos a empresa tem sabido gerir o seu sucesso e foi modernizando de modo continuado os seus processos, a sua frota e as suas fábricas, inovando também nos processos de recrutamento e na criação de projectos de negócio. Afinal, num país conhecido internacionalmente pela exportação de carne de vaca, quem pensaria que um dia a exportação de camarão atingiria as actuais proporções? 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 


  • Nike1

    Luxury & Fashion

    Nov 1, 2016

    HyperAdapt 1.0 - TÉNIS QUE SE APERTAM SOZINHOS

    Depois de terem feito furor no filme «Regresso ao Futuro II», eis que o mercado assiste à chegada das HyperAdapt 1.0, sapatilhas cujos atacadores se apertam quando o calcanhar pisa um sensor. É a mais recente invenção da Nike,...

  • 5

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    The beauty of handcrafted wood

    Conceiving and producing bespoke furniture is not easy. The amount of manual labour involved, the customization of all pieces and the answer to the client's needs make these pieces absolutely unique, and MacMaster reflects all that on...

  • seasteading1

    Science & Nature

    Nov 1, 2016

    CIDADES FLUTUANTES: UM MUNDO NOVO

    O Instituto de Seasteading (The Seasteading Institute – TSI, em inglês), criado em 2008 pelo engenheiro de software da Google, Patri Friedman (neto do economista Milton Friedman), e Wayne Gramlich, presidente da Homebrew Robotics Club...