Business & Industry

Ago 1, 2017

IGUALAR A CARNE

O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras actualmente espalhadas por todo o globo. 

Tem-se também destacado por ser uma carne de reconhecida qualidade produzida a um preço atraente, graças aos amplos pastos argentinos. Menos conhecida, até há pouco tempo, era a exportação de camarão argentino, mas tal está prestes a mudar.

Com cerca de 70 embarcações activas em 2016, a exportação de camarão empatou pela primeira vez em ganhos com a exportação de carne argentina, ultrapassando ambas a fasquia de mais de mil milhões de dólares!

O aumento da procura por camarão argentino tem vindo a ocorrer no mercado europeu (principalmente Espanha e Itália) e na China, esta última com uma classe média emergente com um poder de compra cada vez maior. Em 2016 a exportação de camarão aumentou em 31 porcento no geral e em 52,9 porcento só para o mercado chinês, que desde 2012 aumentou a sua procura em 60,8% da importação deste fruto do mar argentino, de acordo com os dados divulgados pelo International Trade Center (ITC).

Como parte da sua estratégia comercial, o presidente Mauricio Macri visitou a China em Maio deste ano, levando consigo uma delegação do Ministério da Agricultura que reuniu com a sua contraparte chinesa, procurando estreitar laços e parcerias comerciais que beneficiem ambas as nações, estando também presente o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tomas Gerpe. Além das respectivas contrapartes, a delegação argentina reuniu também com a Administração Geral para a Qualidade, Inspecção e Quarentena para tratarem das especificações referentes às exigências sanitárias para as importações.

A China tem procurado assegurar grande parte da quota do camarão argentino, que depois reexporta como produto alimentar já processado, havendo já vários investidores chineses a competir pela compra do Grupo Conarpesa, tida como a principal empresa pesqueira e exportadora de camarão da Argentina.

A Conarpesa encontra-se a funcionar desde 1977 e conta com uma frota própria de 24 barcos, especializando-se na pesca de camarão com o seu imediato processamento e congelamento a bordo, o que garante a excepcional frescura e qualidade dos seus produtos.

Além da sua própria frota, a Conarpesa conta com contratos de exclusividade firmados com outras embarcações de propriedade privada de modo a assegurar de que dispõe sempre de um estoque que lhe permita fazer frente a quaisquer aumentos da procura de pescado argentino, que não se limita só camarão, garantindo que todo o pescado – tanto o próprio como o dos fornecedores contratados – é apanhado, processado, congelado e empacotado para distribuição ao cliente num prazo inferior a oito horas!

O aumento da procura fez com que surgisse também uma preocupação com a sustentabilidade da pesca de marisco, para garantir que a mesma não se esgota desordenadamente, se perpetua e garante o abastecimento causado pelas exportações em massa.

A Conarpesa possui ainda quatro fábricas de processamento de pescado em terra e é o maior exportador de camarão selvagem da Argentina, operando principalmente na Patagónia e empregando directamente mais de 1.000 funcionários, além dos subcontratados e empregos que cria de modo indirecto junto dos seus fornecedores exclusivos.

Ao longo dos anos a empresa tem sabido gerir o seu sucesso e foi modernizando de modo continuado os seus processos, a sua frota e as suas fábricas, inovando também nos processos de recrutamento e na criação de projectos de negócio. Afinal, num país conhecido internacionalmente pela exportação de carne de vaca, quem pensaria que um dia a exportação de camarão atingiria as actuais proporções? 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...


  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...

  • tv2016-10-03-15-33-28hifile1400-1

    Technology

    Mar 1, 2017

    TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

    Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.


  • facas2

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    Portuguese Cutting Edge

    The pleasure we gain while in the process of cooking depends not only on the quality of products, but on the knives used for cutting, too. Everyone fond of cooking is sure to have a set of good kitchen knives in his/her kitchen.

    ...

  • 2

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Modernizing metallurgy

    Blast furnaces are one of the oldest technologies we still use today. Without them our modern world wouldn't even exist and all the amenities we take for granted like skyscrappers, container ships, trains and even mobile phones.

  • 1

    Culture & Art

    Ago 1, 2015

    Top education

    As Asian powers rise, the University of Tokyo is trying to strengthen its reputation as a globally relevant institute of higher learning. Internationalization is nothing new for the University of Tokyo (UTokyo), although it remains a...