Business & Industry

Ago 1, 2017

IGUALAR A CARNE

O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras actualmente espalhadas por todo o globo. 

<

Tem-se também destacado por ser uma carne de reconhecida qualidade produzida a um preço atraente, graças aos amplos pastos argentinos. Menos conhecida, até há pouco tempo, era a exportação de camarão argentino, mas tal está prestes a mudar.

Com cerca de 70 embarcações activas em 2016, a exportação de camarão empatou pela primeira vez em ganhos com a exportação de carne argentina, ultrapassando ambas a fasquia de mais de mil milhões de dólares!

O aumento da procura por camarão argentino tem vindo a ocorrer no mercado europeu (principalmente Espanha e Itália) e na China, esta última com uma classe média emergente com um poder de compra cada vez maior. Em 2016 a exportação de camarão aumentou em 31 porcento no geral e em 52,9 porcento só para o mercado chinês, que desde 2012 aumentou a sua procura em 60,8% da importação deste fruto do mar argentino, de acordo com os dados divulgados pelo International Trade Center (ITC).

Como parte da sua estratégia comercial, o presidente Mauricio Macri visitou a China em Maio deste ano, levando consigo uma delegação do Ministério da Agricultura que reuniu com a sua contraparte chinesa, procurando estreitar laços e parcerias comerciais que beneficiem ambas as nações, estando também presente o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tomas Gerpe. Além das respectivas contrapartes, a delegação argentina reuniu também com a Administração Geral para a Qualidade, Inspecção e Quarentena para tratarem das especificações referentes às exigências sanitárias para as importações.

A China tem procurado assegurar grande parte da quota do camarão argentino, que depois reexporta como produto alimentar já processado, havendo já vários investidores chineses a competir pela compra do Grupo Conarpesa, tida como a principal empresa pesqueira e exportadora de camarão da Argentina.

A Conarpesa encontra-se a funcionar desde 1977 e conta com uma frota própria de 24 barcos, especializando-se na pesca de camarão com o seu imediato processamento e congelamento a bordo, o que garante a excepcional frescura e qualidade dos seus produtos.

Além da sua própria frota, a Conarpesa conta com contratos de exclusividade firmados com outras embarcações de propriedade privada de modo a assegurar de que dispõe sempre de um estoque que lhe permita fazer frente a quaisquer aumentos da procura de pescado argentino, que não se limita só camarão, garantindo que todo o pescado – tanto o próprio como o dos fornecedores contratados – é apanhado, processado, congelado e empacotado para distribuição ao cliente num prazo inferior a oito horas!

O aumento da procura fez com que surgisse também uma preocupação com a sustentabilidade da pesca de marisco, para garantir que a mesma não se esgota desordenadamente, se perpetua e garante o abastecimento causado pelas exportações em massa.

A Conarpesa possui ainda quatro fábricas de processamento de pescado em terra e é o maior exportador de camarão selvagem da Argentina, operando principalmente na Patagónia e empregando directamente mais de 1.000 funcionários, além dos subcontratados e empregos que cria de modo indirecto junto dos seus fornecedores exclusivos.

Ao longo dos anos a empresa tem sabido gerir o seu sucesso e foi modernizando de modo continuado os seus processos, a sua frota e as suas fábricas, inovando também nos processos de recrutamento e na criação de projectos de negócio. Afinal, num país conhecido internacionalmente pela exportação de carne de vaca, quem pensaria que um dia a exportação de camarão atingiria as actuais proporções? 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...


  • Pontes_Collection_hand_fans

    Culture & Art

    Abr 1, 2016

    Abanos de Cores

    Forma de comunicação, acessório útil, símbolo de luxo, elegância, poder ou arma de sedução, o leque ou abano tem mais de 3000 anos de história durante os quais, o uso e o fabrico muito evoluíram. Embora em desuso na maioria...

  • Business & Industry

    Abr 1, 2015

    A Leap in urban transit

    Natural gas-fueled buses from private transport company Leap started making their way through San Francisco along the company's first route, dubbed the Lombard Express.

  • 1

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2015

    125 years of jewelry excellence

    Mouawad fine jewelry embodies a sublime combination of artistry in design, quality of craftsmanship and the passion of an expert jeweler. While united by these constants, each collection strikes a unique note, taking its place in an...