Business & Industry

Ago 1, 2017

IGUALAR A CARNE

O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras actualmente espalhadas por todo o globo. 

<

Tem-se também destacado por ser uma carne de reconhecida qualidade produzida a um preço atraente, graças aos amplos pastos argentinos. Menos conhecida, até há pouco tempo, era a exportação de camarão argentino, mas tal está prestes a mudar.

Com cerca de 70 embarcações activas em 2016, a exportação de camarão empatou pela primeira vez em ganhos com a exportação de carne argentina, ultrapassando ambas a fasquia de mais de mil milhões de dólares!

O aumento da procura por camarão argentino tem vindo a ocorrer no mercado europeu (principalmente Espanha e Itália) e na China, esta última com uma classe média emergente com um poder de compra cada vez maior. Em 2016 a exportação de camarão aumentou em 31 porcento no geral e em 52,9 porcento só para o mercado chinês, que desde 2012 aumentou a sua procura em 60,8% da importação deste fruto do mar argentino, de acordo com os dados divulgados pelo International Trade Center (ITC).

Como parte da sua estratégia comercial, o presidente Mauricio Macri visitou a China em Maio deste ano, levando consigo uma delegação do Ministério da Agricultura que reuniu com a sua contraparte chinesa, procurando estreitar laços e parcerias comerciais que beneficiem ambas as nações, estando também presente o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tomas Gerpe. Além das respectivas contrapartes, a delegação argentina reuniu também com a Administração Geral para a Qualidade, Inspecção e Quarentena para tratarem das especificações referentes às exigências sanitárias para as importações.

A China tem procurado assegurar grande parte da quota do camarão argentino, que depois reexporta como produto alimentar já processado, havendo já vários investidores chineses a competir pela compra do Grupo Conarpesa, tida como a principal empresa pesqueira e exportadora de camarão da Argentina.

A Conarpesa encontra-se a funcionar desde 1977 e conta com uma frota própria de 24 barcos, especializando-se na pesca de camarão com o seu imediato processamento e congelamento a bordo, o que garante a excepcional frescura e qualidade dos seus produtos.

Além da sua própria frota, a Conarpesa conta com contratos de exclusividade firmados com outras embarcações de propriedade privada de modo a assegurar de que dispõe sempre de um estoque que lhe permita fazer frente a quaisquer aumentos da procura de pescado argentino, que não se limita só camarão, garantindo que todo o pescado – tanto o próprio como o dos fornecedores contratados – é apanhado, processado, congelado e empacotado para distribuição ao cliente num prazo inferior a oito horas!

O aumento da procura fez com que surgisse também uma preocupação com a sustentabilidade da pesca de marisco, para garantir que a mesma não se esgota desordenadamente, se perpetua e garante o abastecimento causado pelas exportações em massa.

A Conarpesa possui ainda quatro fábricas de processamento de pescado em terra e é o maior exportador de camarão selvagem da Argentina, operando principalmente na Patagónia e empregando directamente mais de 1.000 funcionários, além dos subcontratados e empregos que cria de modo indirecto junto dos seus fornecedores exclusivos.

Ao longo dos anos a empresa tem sabido gerir o seu sucesso e foi modernizando de modo continuado os seus processos, a sua frota e as suas fábricas, inovando também nos processos de recrutamento e na criação de projectos de negócio. Afinal, num país conhecido internacionalmente pela exportação de carne de vaca, quem pensaria que um dia a exportação de camarão atingiria as actuais proporções? 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 6120ee_380c3a7c8b5b4d3db31ca50125ff7f7b~mv2_d_4657_3264_s_4_2.jpg_srz_1081_758_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz

    Sport

    Mar 1, 2017

    RUGBY EM CADEIRA-DE-RODAS - NUNCA DESISTIR

    Poderíamos imaginar que o rugby é um jogo demasiado físico, para ser praticado por pessoas com deficiência. Bem, com crianças seria o mesmo, mas elas adoram. As pessoas com deficiência não são flores e, com a postura correcta...

  • 4

    Technology

    Out 31, 2018

    ECRÃS FLEXÍVEIS ROYOLE

    "Muitas vezes é o caso de avanços tecnológicos, que são de alguma forma interessantes, mas depois passam muito tempo na fase de protótipo. Os detalhes costumam ser complicados, mas a Royole mostrou algumas telas flexíveis...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • Chipre1

    Lifestyle & Travel

    Abr 30, 2018

    SONHAR COM O VERÃO

    E se, em 2018, viajasse pelos cinco cantos do mundo? É difícil eleger os locais mais bonitos, mas preparámos uma lista com cinco destinos ricos em história, cultura e paisagens únicas que não vai querer perder!


  • Vamos-Minning-Without-Exploding-1

    Technology

    Jan 1, 2018

    MINERAÇÃO SEM EXPLOSÃO

    A mineração é um dos sectores básicos de economia. Porém, assim como toda exploração de recurso natural, a actividade mineradora provoca impactos no meio ambiente. Para minimizar esses danos, um consórcio europeu criou uma...

  • A PORTUGUESE PAVEMENT

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    UMA CALÇADA PORTUGUESA CONCERTEZA

    Elemento de atracção mundial, a calçada portuguesa permite passear literalmente por cima da arte pública mais antiga da cidade de Lisboa, sem reparar que pisa estrelas, peixes, flores, liras, pássaros, um código QR ou o rosto...

  • Photos: Krastsvetmet

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2016

    METAIS PRECIOSOS – DA INDÚSTRIA À MEDICINA

    Nos turbulentos anos antes da II Guerra Mundial, a então jovem URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) tinha como objectivo estratégico aumentar a segurança da moeda e eliminar a exposição...