Business & Industry

Ago 1, 2017

IGUALAR A CARNE

O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras actualmente espalhadas por todo o globo. 

<

Tem-se também destacado por ser uma carne de reconhecida qualidade produzida a um preço atraente, graças aos amplos pastos argentinos. Menos conhecida, até há pouco tempo, era a exportação de camarão argentino, mas tal está prestes a mudar.

Com cerca de 70 embarcações activas em 2016, a exportação de camarão empatou pela primeira vez em ganhos com a exportação de carne argentina, ultrapassando ambas a fasquia de mais de mil milhões de dólares!

O aumento da procura por camarão argentino tem vindo a ocorrer no mercado europeu (principalmente Espanha e Itália) e na China, esta última com uma classe média emergente com um poder de compra cada vez maior. Em 2016 a exportação de camarão aumentou em 31 porcento no geral e em 52,9 porcento só para o mercado chinês, que desde 2012 aumentou a sua procura em 60,8% da importação deste fruto do mar argentino, de acordo com os dados divulgados pelo International Trade Center (ITC).

Como parte da sua estratégia comercial, o presidente Mauricio Macri visitou a China em Maio deste ano, levando consigo uma delegação do Ministério da Agricultura que reuniu com a sua contraparte chinesa, procurando estreitar laços e parcerias comerciais que beneficiem ambas as nações, estando também presente o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Tomas Gerpe. Além das respectivas contrapartes, a delegação argentina reuniu também com a Administração Geral para a Qualidade, Inspecção e Quarentena para tratarem das especificações referentes às exigências sanitárias para as importações.

A China tem procurado assegurar grande parte da quota do camarão argentino, que depois reexporta como produto alimentar já processado, havendo já vários investidores chineses a competir pela compra do Grupo Conarpesa, tida como a principal empresa pesqueira e exportadora de camarão da Argentina.

A Conarpesa encontra-se a funcionar desde 1977 e conta com uma frota própria de 24 barcos, especializando-se na pesca de camarão com o seu imediato processamento e congelamento a bordo, o que garante a excepcional frescura e qualidade dos seus produtos.

Além da sua própria frota, a Conarpesa conta com contratos de exclusividade firmados com outras embarcações de propriedade privada de modo a assegurar de que dispõe sempre de um estoque que lhe permita fazer frente a quaisquer aumentos da procura de pescado argentino, que não se limita só camarão, garantindo que todo o pescado – tanto o próprio como o dos fornecedores contratados – é apanhado, processado, congelado e empacotado para distribuição ao cliente num prazo inferior a oito horas!

O aumento da procura fez com que surgisse também uma preocupação com a sustentabilidade da pesca de marisco, para garantir que a mesma não se esgota desordenadamente, se perpetua e garante o abastecimento causado pelas exportações em massa.

A Conarpesa possui ainda quatro fábricas de processamento de pescado em terra e é o maior exportador de camarão selvagem da Argentina, operando principalmente na Patagónia e empregando directamente mais de 1.000 funcionários, além dos subcontratados e empregos que cria de modo indirecto junto dos seus fornecedores exclusivos.

Ao longo dos anos a empresa tem sabido gerir o seu sucesso e foi modernizando de modo continuado os seus processos, a sua frota e as suas fábricas, inovando também nos processos de recrutamento e na criação de projectos de negócio. Afinal, num país conhecido internacionalmente pela exportação de carne de vaca, quem pensaria que um dia a exportação de camarão atingiria as actuais proporções? 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....


  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...


  • 1. Espice-Bazar-Export-Potential

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    POTENCIAL DE EXPORTAÇÃO

    A Índia é já responsável por 48% do mercado de especiarias a nível mundial, contudo várias inovações já em curso tentam aumentar ainda mais o potencial de capitalização das especiarias produzidas no país.

  • Sweden Yachts

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Sailing in luxury

    It all started in 1976 with a yacht (Sverige) that was built for America's Cup. Since then, Sweden Yachts has developed into being one of the world's leading producers of luxurious, high quality sailing yachts, helping customers to find...

  • Dressed in Ambition

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    De Ambição Vestida

    Ser mulher no século XXI não é o mesmo que era antes. Como se veste uma mulher bem-sucedida nos dias de hoje? Já não temos as leis que lhes medem as saias ou os ideais que as impediam de terem emprego. Hoje, uma mulher de sucesso...