Culture & Art

Fev 1, 2017

CARNAVAL EM NEW ORLEANS CHIQUE E MITOLÓGICO

Se festeja o Carnaval, é possível que tenha ouvido falar da designação de origem francesa "Mardi Gras" (Terça-feira Gorda, em português), ou seja, o dia em esta comemoração acontece um pouco por todo o mundo. Descubra a história do Carnaval e conheça os bastidores de um dos mais famosos palcos carnavalescos do planeta - New Orleans, nos Estados Unidos da América (EUA).

A "Bourbon Street", no French Quarter da cidade de New Orleans, EUA, é uma rua que não dorme, movimentada a qualquer hora do dia ou da noite, e onde a música ganha alma nos bares, clubes e esquinas. As bandas de jazz, blues e de música country tocam permanentemente.

Cercada pelo Golfo do México de um lado, e pelo Rio Mississipi do outro, New Orleans é uma cidade sempre em festa. Aqui, pode dizer-se que é sempre Carnaval, pois em qualquer altura do ano é possível visitar os bastidores de um dos maiores carnavais do mundo, e ver in loco os carros, adereços e os artistas a preparem os desfiles, sendo uma das principais atracções turísticas e de passagem obrigatória.

Sendo uma festa marcada pelo "adeus à carne", nota-se que este é um elemento muito presente em quase todos os festejos carnavalescos, talvez, para contrastar com a privação desta nos dias que se seguem, como veremos mais à frente.

Contrariamente ao Carnaval brasileiro, a carne não desempenha o papel principal no Carnaval de New Orleans, nem há reis, rainhas, ou estrelas como protagonistas. Os desfiles são dedicados a personagens mitológicos como Endimião, Orfeu, Baco e ao rei Zulu. O Carnaval de New Orleans é igualmente conhecido pelas máscaras de gesso, colares de conchinhas e pelas bandas que acompanham o desfile e animam os foliões.  Sendo uma cidade cosmopolita, com influências maioritariamente espanholas, francesas e africanas, é natural que estas estejam presentes nestas manifestações culturais. As cores púrpura, verde e dourado são predominantes nos desfiles e festejos que duram uma semana e incluem piqueniques junto ao Rio Mississipi e bailes de máscaras.

Imagine o trabalho e a logística necessários para fazer o Carnaval acontecer, pelo que assim que um acaba, iniciam-se os preparativos para o seguinte, por isso, durante todo o ano pode visitar o "barracão" onde são feitas as fantasias, alegorias, os grandes bonecos e os carros que irão desfilar no carnaval da cidade. Durante a visita, tem a possibilidade de ver os artesãos a serrar madeira, pintar, esculpir, medir, colar, ou seja, a criarem e a darem forma aos desfiles. Para além disso, o "Mundo do Mardi Gras", como é conhecido o espaço, oferece aos visitantes a oportunidade de vestirem trajes típicos do carnaval local. A visita inclui ainda um vídeo e um passeio sobre a história e os costumes do Carnaval. Se é adepto de guloseimas, prove um pedaço de "King Cake", o bolo tradicional do "Mardi Gras", feito em honra dos "Três Reis Magos".

Para quem não é adepto de Carnaval, questionar-se-á sobre o porquê de tanto entusiasmo em torno desta quadra, onde os bailes, desfiles e o uso de trajes diferentes do habitual, muitas vezes de personagens incomuns e bizarras, proporcionam tanta folia.

Como o nome indica, a palavra Carnaval tem origem no latim "carnis levale", sendo que "carnis" significa carne e "levale", retirar.  Daí a expressão "adeus à carne", isto é, a festa indicia um período de abstinência e jejum, o que levava as pessoas a fazerem uma espécie de "despedida da carne" com festejos geralmente extravagantes, dependendo dos costumes de cada lugar. Embora não exista unanimidade sobre a origem da palavra, a interpretação etimológica desta remete-nos para o início do período da Quaresma, uma pausa de 40 dias para reflexão espiritual e privação nos excessos cometidos durante o ano, incluindo, segundo a religião católica, alimentos como a carne. Para contrastar com este período, a festa assinala-se na "Terça-Feira Gorda" ou "Mardi Gras", palavra francesa sinónimo de Carnaval, pois os dias de festa eram chamados de "gordos". A ligação a França valeu-lhe também a conotação de chique. Com a  sociedade vitoriana do século XX enraizou-se, mas é Paris que o exporta para cidades como Nice, em França, Santa Cruz de Tenerife, Espanha, New Orleans, EUA, Toronto, Canadá e Rio de Janeiro, Brasil. Certo é que à excepção da Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C, onde consistia numa forma de agradecimento aos deuses, o Carnaval teve sempre uma conotação de busca de prazeres. As actividades e negócios eram suspensos, os escravos libertados temporariamente e as restrições morais eram relaxadas. Trocavam-se presentes, elegia-se um rei que comandava o cortejo, e até o deus "Saturno" era convidado a participar na folia, pois as fitas de lã que amarravam os pés da estátua eram retiradas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • christmas1

    Food & Beverage

    Dez 1, 2016

    FESTA NO MUNDO CRISTÃO

    Quaisquer que sejam as controvérsias políticas entre países e as diferenças entre estratos sociais, há vários milhares de anos, no início de cada Inverno, os povos do mundo cristão sincronizam-se na agitação pré-natalícia,...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    To fly over the water

    The Reptile is a compact water-craft that features a carbon fiber shell and reinforced hull, measuring 7.5 m (24.6 ft) long and 3.5 m (11.5 ft) wide. 

  • 2

    Sport

    Out 1, 2015

    O luxuoso carro de golfe

    Garia é um fabricante de carros de golfe e entretenimento, que cria os seus veículos usando inovação e processos de desenvolvimento visionários e que usa apenas os melhores materiais disponíveis na indústria automóvel.


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    The Pearl of Siberia

    Lake Baikal, the world's oldest and deepest freshwater lake, curves for nearly 400 miles through south-eastern Siberia, north of the Mongolian border.

    It lies in a cleft where Asia is literally splitting apart, the beginnings of...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...

  • The Celebration of Life "à la russe"

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    Celebração da Vida "à la Russe"

    Ao longo do século XX, quase todos os designers de moda famosos recorriam ao tema russo, ao criarem as suas colecções. O primeiro designer russo a conquistar os corações do ocidente foi Vyacheslav Zaitsev. Nos anos 70 do século...


  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • 1. Vagal-Nerve-Stimulation-Hit-The-Right-Nerve

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2017

    APONTAR AO NERVO CERTO

    Um novo tipo de tratamento, a estimulação do nervo vagal (VNS), pode oferecer esperança para as pessoas que não melhoram com o tratamento convencional do depression um pequeno dispositivo pilhas como um pacemaker é inserido sob...

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.