Culture & Art

Fev 1, 2017

CARNAVAL EM NEW ORLEANS CHIQUE E MITOLÓGICO

Se festeja o Carnaval, é possível que tenha ouvido falar da designação de origem francesa "Mardi Gras" (Terça-feira Gorda, em português), ou seja, o dia em esta comemoração acontece um pouco por todo o mundo. Descubra a história do Carnaval e conheça os bastidores de um dos mais famosos palcos carnavalescos do planeta - New Orleans, nos Estados Unidos da América (EUA).

<

A "Bourbon Street", no French Quarter da cidade de New Orleans, EUA, é uma rua que não dorme, movimentada a qualquer hora do dia ou da noite, e onde a música ganha alma nos bares, clubes e esquinas. As bandas de jazz, blues e de música country tocam permanentemente.

Cercada pelo Golfo do México de um lado, e pelo Rio Mississipi do outro, New Orleans é uma cidade sempre em festa. Aqui, pode dizer-se que é sempre Carnaval, pois em qualquer altura do ano é possível visitar os bastidores de um dos maiores carnavais do mundo, e ver in loco os carros, adereços e os artistas a preparem os desfiles, sendo uma das principais atracções turísticas e de passagem obrigatória.

Sendo uma festa marcada pelo "adeus à carne", nota-se que este é um elemento muito presente em quase todos os festejos carnavalescos, talvez, para contrastar com a privação desta nos dias que se seguem, como veremos mais à frente.

Contrariamente ao Carnaval brasileiro, a carne não desempenha o papel principal no Carnaval de New Orleans, nem há reis, rainhas, ou estrelas como protagonistas. Os desfiles são dedicados a personagens mitológicos como Endimião, Orfeu, Baco e ao rei Zulu. O Carnaval de New Orleans é igualmente conhecido pelas máscaras de gesso, colares de conchinhas e pelas bandas que acompanham o desfile e animam os foliões.  Sendo uma cidade cosmopolita, com influências maioritariamente espanholas, francesas e africanas, é natural que estas estejam presentes nestas manifestações culturais. As cores púrpura, verde e dourado são predominantes nos desfiles e festejos que duram uma semana e incluem piqueniques junto ao Rio Mississipi e bailes de máscaras.

Imagine o trabalho e a logística necessários para fazer o Carnaval acontecer, pelo que assim que um acaba, iniciam-se os preparativos para o seguinte, por isso, durante todo o ano pode visitar o "barracão" onde são feitas as fantasias, alegorias, os grandes bonecos e os carros que irão desfilar no carnaval da cidade. Durante a visita, tem a possibilidade de ver os artesãos a serrar madeira, pintar, esculpir, medir, colar, ou seja, a criarem e a darem forma aos desfiles. Para além disso, o "Mundo do Mardi Gras", como é conhecido o espaço, oferece aos visitantes a oportunidade de vestirem trajes típicos do carnaval local. A visita inclui ainda um vídeo e um passeio sobre a história e os costumes do Carnaval. Se é adepto de guloseimas, prove um pedaço de "King Cake", o bolo tradicional do "Mardi Gras", feito em honra dos "Três Reis Magos".

Para quem não é adepto de Carnaval, questionar-se-á sobre o porquê de tanto entusiasmo em torno desta quadra, onde os bailes, desfiles e o uso de trajes diferentes do habitual, muitas vezes de personagens incomuns e bizarras, proporcionam tanta folia.

Como o nome indica, a palavra Carnaval tem origem no latim "carnis levale", sendo que "carnis" significa carne e "levale", retirar.  Daí a expressão "adeus à carne", isto é, a festa indicia um período de abstinência e jejum, o que levava as pessoas a fazerem uma espécie de "despedida da carne" com festejos geralmente extravagantes, dependendo dos costumes de cada lugar. Embora não exista unanimidade sobre a origem da palavra, a interpretação etimológica desta remete-nos para o início do período da Quaresma, uma pausa de 40 dias para reflexão espiritual e privação nos excessos cometidos durante o ano, incluindo, segundo a religião católica, alimentos como a carne. Para contrastar com este período, a festa assinala-se na "Terça-Feira Gorda" ou "Mardi Gras", palavra francesa sinónimo de Carnaval, pois os dias de festa eram chamados de "gordos". A ligação a França valeu-lhe também a conotação de chique. Com a  sociedade vitoriana do século XX enraizou-se, mas é Paris que o exporta para cidades como Nice, em França, Santa Cruz de Tenerife, Espanha, New Orleans, EUA, Toronto, Canadá e Rio de Janeiro, Brasil. Certo é que à excepção da Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C, onde consistia numa forma de agradecimento aos deuses, o Carnaval teve sempre uma conotação de busca de prazeres. As actividades e negócios eram suspensos, os escravos libertados temporariamente e as restrições morais eram relaxadas. Trocavam-se presentes, elegia-se um rei que comandava o cortejo, e até o deus "Saturno" era convidado a participar na folia, pois as fitas de lã que amarravam os pés da estátua eram retiradas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...


  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 

  • filigree - the art of working metals (gold, silver, bronze), one of the most traditional Portuguese arts.

    Luxury & Fashion

    Fev 29, 2016

    Um Dia Havemos de ir a Viana

    País de seculares tradições na arte da joalharia, Portugal tem uma valiosa herança de jóias e de metais preciosos de beleza intemporal provenientes da época dos Descobrimentos, particularmente do Oriente, no séc. XV e do Brasil,...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...


  • Technology

    Jun 1, 2015

    Warmth and comfort

    Ah, wood. So natural, beautiful, and so good looking on your garden porch. Wouldn't it be nice if you could floor your home, or get your walls cladded with specialized thermo-enhanced wood from Finland? If so, then your choice could...

  • White Shark Investments

    Business & Industry

    Fev 1, 2015

    Sure Values

    White Shark Investments was created with the clear and unchanged objective of allowing an elite group of investors to apply capital in artwork with a guaranteed level of safety and reduced risk.

  • BMW moto1

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2016

    ZERO ACIDENTES E MAIS SEGURANÇA

    Não cai e dispensa capacete, é assim a BMW Motorrad Vision Next 100 – a mota do futuro, lançada em Outubro último, na cidade norte-americana de Los Angeles, no âmbito da celebração do 100º aniversário da BMW.

    ...