Business & Industry

Mai 1, 2016

MALAIAS PREFEREM FORNECEDORES INTERNOS DE AÇO

A Malásia é, actualmente, o quarto maior importador de aço de todo o sudeste asiático, tendo a República Popular da China como principal fornecedor. A China é igualmente, seguida pelo Japão e pelos Estados Unidos da América (EUA) líder na produção de aço mundial. A Your VIP Partner foi perceber a evolução do mercado do aço na Malásia.

<

Apesar de ser um país produtor desta matéria-prima, o custo de produção de aço e seus derivados, pelas siderurgias malaias, continua a ser excessivamente alto, efeito da concorrência da China (o maior produtor mundial com cerca de 822 mil milhões de toneladas em 2014), que fez contrair os preços nos mercados internacionais. Mercados esses que sofrem de um fraco crescimento e até contracção, nalguns casos.

Actualmente, a produção de aço na Malásia encontra-se muito abaixo das suas reais capacidades, não só devido à fraca formação da mão-de-obra, mas também por conta do receio no desenvolvimento dos mercados, que acaba por desencorajar um maior esforço de produção. A MISIF - Federação Malaia da Indústria de Ferro e Aço (Malaysian Iron and Steel Industry Federation, em inglês) prevê, contudo, um crescimento na produção nacional na ordem dos 4% até 2018, o que não se coaduna com as previsões de organizações e federações empresariais do sector, que prevêem um crescimento da procura interna, até 2018, entre os 11 e os 31%, graças aos planos governamentais de investimento e desenvolvimento de grandes infra-estruturas no país.

Embora tenham em conta algumas das dificuldades enumeradas, é um dado concreto que os empresários malaios preferem adquirir esta matéria-prima junto de fornecedores internos, uma vez que assim conseguem evitar as flutuações nos valores dos mercados e das taxas de câmbio, nas transacções internacionais. O país conta também com vários acordos firmados para trocas comerciais com mais de metade dos países do mundo. Para além disso, encontra-se numa região especialmente privilegiada para as rotas de trânsito internacionais.

China, Japão e EUA Lideram Mercado

Os chineses foram os primeiros a combinar ferro e carbono para produzir aço, no século I a.C., contudo apenas durante os últimos 20 anos é que assumiu a posição de maior produtor mundial. O segundo maior produtor desta matéria-prima é o Japão, com mais de 110 mil milhões de toneladas em 2014. O interesse do Japão neste material surgiu em 1958, com a construção da torre de observação e comunicação - Tokyo Tower, em que um terço do aço utilizado foi sucata retirada a mais de 90 tanques americanos abatidos na guerra da Coreia. Em terceiro lugar, com mais de 88 mil milhões de toneladas, estão os EUA. Em 1943, dado o seu envolvimento na Segunda Guerra Mundial, os EUA produziram mais de mil milhões de moedas em aço, dado que o cobre era racionado e destinado em exclusivo à guerra.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...


  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • Technology

    Set 1, 2015

    One smart helmet

    Helmets have been protecting motorcyclists for decades, having bigger or smaller advances over the years. Smart helmets have been around since 2005, with the introduction of bluetooth connection to your phones, built-in microphones and...

  • Blue Refreshment drinks ad

    Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    Fresh and Soft

    Refriango is an Angolan company founded with Portuguese and Angolan capital. It specializes in soft drinks and its production plant was set up in 2002.

  • Singapura1

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2016

    GLAMOUR ASIÁTICO

    Se estava a pensar que Singapura é idêntico aos países circundantes, esqueça. Em vez do caos, da pobreza e da desorganização dos países vizinhos, Singapura é um exemplo de cosmopolitismo e de "primeiro mundo". Sendo uma das...