Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2017

BAIXA VOLTAGEM, ALTA RESISTÊNCIA

Mil quilómetros a uma velocidade média de 120 km/h, em pouco mais de oito horas, num veículo eléctrico. Se a proposta parece interessante, aqui apenas esperamos uma resposta na linha: "pára de sonhar, rapaz, e deixa os impossíveis para a ficção". Pois, guardem bem esta informação, foi a 4 de Agosto de 2017!

Por LUÍS RAMALHO

O dia 4 de Agosto de 2017 estabelece um marco no futuro da mobilidade eléctrica, dentro e fora das cidades e até em viagens longas através do país (seja qual for o país). O Quantino da Nanoflowcell, representa um passo de gigante num novo conceito de viagens de automóvel. E, desta vez, nem vem da Tesla…

Quase todos os veículos baseados em conceitos alternativos de alimentação, seguem os mesmos formatos ou ideias. Apesar de todas as indicações e conselhos dados por governos e pela sociedade, a indústria automóvel está relutante em acolhe-las e torna-las viáveis, preferindo seguir o seu próprio caminho, sem implantar qualquer alternativa tecnológica.

Na Alemanha, várias marcas já refutaram a lei de eliminar viaturas a diesel até 2020 e até o grupo PSA (francês) já se mostrou relutante em assumir qualquer espécie de compromisso, face a alterações nos seus planos a longo prazo. Aos olhos dos grandes construtores, as alternativas parecem "sempre" demasiado vagas ou implicam demasiado investimento.

A Nanoflowcell, contudo, propõe algo diferente.

Como empresa jovem na área de R&D (pesquisa e desenvolvimento), a aposta está centrada no desenvolvimento de novas opções tecnológicas, mais baratas e mais fiáveis, a custos bem mais baixos, tornando-as fiáveis e ajustáveis às exigências dos construtores já existentes.

O conceito do Quantino, nasce disso mesmo!

Esta empresa suíça recuperou um conceito em tempos desenvolvido (mas abandonado) pela NASA das chamadas "baterias líquidas", para que a electricidade produzida pelos motores fosse produzido dentro da própria viatura, sem ter de recolher a baterias de armazenagem.

Para esse fim, são necessários dois líquidos (sim, e é mesmo aqui que a ideia ganha interesse), um electrólito e um outro (desenvolvido pela Nanoflowcell) que recorre a nanotecnologia. Por efeito do contacto entre estes dois líquidos através de uma membrana porosa, ocorre uma reacção química que libertas iões (energia eléctrica) água e sais.

A água é expelida através do processo de evaporação, os sais ficam retidos num filtro e (aqui, a ideia adquire muito mais interesse), a electricidade gerada pelo processo é reencaminhada para alimentar cada um dos quatro motores colocados em cada uma das rodas.

Ao todo, os quatro motores eléctricos, geram os 136 cv que transformam este pequeno automóvel de dois lugares, num desportivo eléctrico que atinge os 100 km/h em 5 segundos e consegue atingir a velocidade máxima de 200 km/h!

Apesar de, há pouco mais de um ano, o mentor do projecto, Nunzio de la Vecchia, ter conseguido rodar 14 horas seguidas numa pista de testes sem ter de para reabastecer, faltava o teste em condições regulares de funcionamento urbano.

Esse, teve lugar no tal dia 4 de Agosto de 2017, em que foi cumprida uma viagem de 1400 km, de uma só vez, em 8 horas e 21 segundos. E isto, sem emissões, já que os líquidos exigidos para o processo não são tóxicos nem libertam quaisquer gases a não ser vapor de água.

Uma vantagem deste sistema, é a possibilidade de ter um automóvel eléctrico a funcionar a apenas 48 V, em vez das altas tensões dos modelos eléctricos já em comercialização o que, não só torna esta proposta muito melhor a nível de segurança, como permite utilizar cablagens mais finas, portanto, mais fáceis de arrumar no veículo.

Naturalmente, sendo uma proposta ainda em desenvolvimento, nem tudo são flores. O Quantino gastou 190 litros da solução desenvolvida pela Nanoflowcell para percorrer estes 1400 km. O que significa um consumo de 13,6 l por cada 100 km. Apesar desta média que pode parecer (e é) brutal, a Nanoflowcell adianta que o preço de produção desta solução é incrivelmente baixo, devendo rondar os 10 cêntimos por litro.

Contactos * www.nanoflowcell.com * Böndlerstrasse 10 * CH-8802 Kilchberg

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu


  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens_café

    Food & Beverage

    Jan 14, 2019

    Your VIP Partner Coffee - Sobre nós

    A marca Your VIP Partner está associada a várias áreas de negócios em todo o mundo.


  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...


  • Science & Nature

    Abr 1, 2015

    Swiss Special

    In 1959, David Mosimann, an inventive precision mechanic with a very entrepreneurial mindset, decided to set up his own business by founding Bien-Air. The company expanded continually and in 2001 it created two spin-off companies, Bien-Air...

  • 3

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    Zipping For 80 Years

    Established in 1936 in New York City, IDEAL Fastener Corporation is the second largest zipper manufacturer in the world with factories and offices in over 20 countries worldwide. IDEAL manufactures zippers for numerous applications such...

  • Watch1

    Technology

    Nov 1, 2016

    O RELÓGIO QUE FAZ TUDO

    O Fenix 3 HR mantém o aspecto e a beleza dos outros modelos desta gama com uma caixa robusta e muito atraente, aliada a uma bracelete em silicone rugosa, mas suficientemente sofisticada para se combinar com uma indumentária de executivo...