Mecanica e Locomoção

Nov 1, 2017

BAIXA VOLTAGEM, ALTA RESISTÊNCIA

Mil quilómetros a uma velocidade média de 120 km/h, em pouco mais de oito horas, num veículo eléctrico. Se a proposta parece interessante, aqui apenas esperamos uma resposta na linha: "pára de sonhar, rapaz, e deixa os impossíveis para a ficção". Pois, guardem bem esta informação, foi a 4 de Agosto de 2017!

<

Por LUÍS RAMALHO

O dia 4 de Agosto de 2017 estabelece um marco no futuro da mobilidade eléctrica, dentro e fora das cidades e até em viagens longas através do país (seja qual for o país). O Quantino da Nanoflowcell, representa um passo de gigante num novo conceito de viagens de automóvel. E, desta vez, nem vem da Tesla…

Quase todos os veículos baseados em conceitos alternativos de alimentação, seguem os mesmos formatos ou ideias. Apesar de todas as indicações e conselhos dados por governos e pela sociedade, a indústria automóvel está relutante em acolhe-las e torna-las viáveis, preferindo seguir o seu próprio caminho, sem implantar qualquer alternativa tecnológica.

Na Alemanha, várias marcas já refutaram a lei de eliminar viaturas a diesel até 2020 e até o grupo PSA (francês) já se mostrou relutante em assumir qualquer espécie de compromisso, face a alterações nos seus planos a longo prazo. Aos olhos dos grandes construtores, as alternativas parecem "sempre" demasiado vagas ou implicam demasiado investimento.

A Nanoflowcell, contudo, propõe algo diferente.

Como empresa jovem na área de R&D (pesquisa e desenvolvimento), a aposta está centrada no desenvolvimento de novas opções tecnológicas, mais baratas e mais fiáveis, a custos bem mais baixos, tornando-as fiáveis e ajustáveis às exigências dos construtores já existentes.

O conceito do Quantino, nasce disso mesmo!

Esta empresa suíça recuperou um conceito em tempos desenvolvido (mas abandonado) pela NASA das chamadas "baterias líquidas", para que a electricidade produzida pelos motores fosse produzido dentro da própria viatura, sem ter de recolher a baterias de armazenagem.

Para esse fim, são necessários dois líquidos (sim, e é mesmo aqui que a ideia ganha interesse), um electrólito e um outro (desenvolvido pela Nanoflowcell) que recorre a nanotecnologia. Por efeito do contacto entre estes dois líquidos através de uma membrana porosa, ocorre uma reacção química que libertas iões (energia eléctrica) água e sais.

A água é expelida através do processo de evaporação, os sais ficam retidos num filtro e (aqui, a ideia adquire muito mais interesse), a electricidade gerada pelo processo é reencaminhada para alimentar cada um dos quatro motores colocados em cada uma das rodas.

Ao todo, os quatro motores eléctricos, geram os 136 cv que transformam este pequeno automóvel de dois lugares, num desportivo eléctrico que atinge os 100 km/h em 5 segundos e consegue atingir a velocidade máxima de 200 km/h!

Apesar de, há pouco mais de um ano, o mentor do projecto, Nunzio de la Vecchia, ter conseguido rodar 14 horas seguidas numa pista de testes sem ter de para reabastecer, faltava o teste em condições regulares de funcionamento urbano.

Esse, teve lugar no tal dia 4 de Agosto de 2017, em que foi cumprida uma viagem de 1400 km, de uma só vez, em 8 horas e 21 segundos. E isto, sem emissões, já que os líquidos exigidos para o processo não são tóxicos nem libertam quaisquer gases a não ser vapor de água.

Uma vantagem deste sistema, é a possibilidade de ter um automóvel eléctrico a funcionar a apenas 48 V, em vez das altas tensões dos modelos eléctricos já em comercialização o que, não só torna esta proposta muito melhor a nível de segurança, como permite utilizar cablagens mais finas, portanto, mais fáceis de arrumar no veículo.

Naturalmente, sendo uma proposta ainda em desenvolvimento, nem tudo são flores. O Quantino gastou 190 litros da solução desenvolvida pela Nanoflowcell para percorrer estes 1400 km. O que significa um consumo de 13,6 l por cada 100 km. Apesar desta média que pode parecer (e é) brutal, a Nanoflowcell adianta que o preço de produção desta solução é incrivelmente baixo, devendo rondar os 10 cêntimos por litro.

Contactos * www.nanoflowcell.com * Böndlerstrasse 10 * CH-8802 Kilchberg

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...


  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...


  • meat-vending-machine

    Food & Beverage

    Dez 1, 2017

    CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

    Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

  • Stadium-Foods-One-Mad-Sport-1

    Food & Beverage

    Jan 1, 2018

    UMA LOUCURA DESPORTIVA

    Ninguém tem investido tanto em termos de tempo e originalidade na criação de alimentos deliciosos destinados a serem consumidos em estádios de futebol – por vezes até confeccionados e servidos nos parques de estacionamento...

  • Photo: (c) Rita Bu

    Lifestyle & Travel

    Mai 1, 2016

    O MAIOR GLACIAR DA EUROPA

    No frio Norte, na península da Escandinávia, a Noruega. Unificada em 872, é até hoje, a guardiã da Europa do Norte, exibindo os Fiordes, braços de mar que penetram a terra, orlados por montanhas e falésias com enormes cascatas que...