Sport

Mai 1, 2016

BAIXO PESO, ALTA PERFORMANCE

Com acesso facilitado a fibras de carbono, a indústria das bicicletas de alto desempenho pode agora recorrer a novas tecnologias a preços mais competitivos, devido ao conhecimento desenvolvido pelas várias equipas de Fórmula 1 e pela indústria aeroespacial. Com a Primavera à espreita, começamos a considerar pegar na bicicleta e apreciar longos passeios. Portanto, apague o tempo sombrio e dê uma vista de olhos nas novas bicicletas e propostas que o podem ajudar a escolher a mais se adequa a si.

<

Após o relançamento da Aeroad CF SLX que venceu o Tour de France 2014, o produtor alemão Canyon virou a sua atenção para a Ultimate CF SLX. Combinando aerodinâmica e conforto com o impressionante peso-pluma, a quarta geração da Ultimate CF SLX era aguardada com expectativa. E não desiludiu. Os perfis tubulares foram revistos e melhorados e receberam um sistema integrado Aerocockpit, visto pela primeira vez no modelo Aeroad. A bicicleta obteve assim uma redução de oito por cento no peso, bem como um aumento do conforto.

Specialized S-Works Venge ViAs

Com um quadro redesenhado pelo software MIDAS da McLaren, a americana Specialized não deixou nenhuma pedra por virar na busca por uma bicicleta super-rápida. E quando foi apresentada oficialmente pela primeira vez, na Tour de Suisse, veio acompanhada de argumentos bem fortes, incluindo a poupança de dois minutos num percurso linear de 40 km e de um minuto sobre a anterior Venge. Não há cabos à vista, graças ao sistema interno de cablagem, e o modelo permite ao ciclista uma posição mais agressiva, conferindo-lhe um aspecto ainda mais acelerado.

Lapierre Xelius SL

O fabricante francês tem andado ocupado na melhoria dos seus modelos Aircode SL e Xelius SL, ambos lançados no verão de 2015. A nova Xelius SL é uma versão refinada da Aircode, mas apresenta um aspecto mais radical, com um quadro de apenas 850 g e um rebaixamento do centro de gravidade. Em vez do encaixe habitual do assento, o selim encaixa directamente no tubo superior, não só por razões estéticas, mas também porque este tipo de união liberta pressão sobre o selim, resultando assim numa bicicleta mais leve e fina, que dá mais conforto.

GIANT TCR Advanced SL

O construtor americano melhorou o seu modelo TCR para 2016, retirando ainda mais peso da já ultraleve bicicleta de escalada, estabelecendo um quadro com 856 g de peso. A Giant Bicycles afirma que conseguiu reduzir o peso sem prejudicar a rigidez, graças ao uso de fibra de carbono. Para além disso, incorpora também o premiado sistema de suspensão topo de gama, Maestro.

A Giant tem sido pioneira na produção de bicicletas de alto desempenho desde 1972, construindo os modelos em alumínio para conseguir baixos custos de produção nas bicicletas de alta qualidade. Foram os primeiros a oferecer bicicletas com quadros de carbono a preços acessíveis, e criou as primeiras bicicletas de estrada de geometria compacta.

Bianchi Specialissima

A Bianchi faz bicicletas magníficas desde 1885, e a última Specialissima é a prova disso. Com o quadro em fibra de carbono ultraleve, com apenas 780 g, conta com a tecnologia de carbono integrada Countervail, que reduz a vibração produzida sobre o quadro, aumentando a rigidez. A cablagem é totalmente interna, e se preferir a decoração clássica azul-celeste, terá de adicionar 20g às suas expectativas de peso, devido ao peso adicional da pintura. Tudo isto resulta numa bicicleta que é tanto segura, rápida e manobrável nas descidas, como leve e confortável nas subidas.

Trek Domane 9 SLR

De acordo com a firma americana, "a Trek Domane 9 SLR de 2016 é o topo das bicicletas de competição". O modelo foi lançado pela primeira vez no "Tour de France de 2015", e a Trek informou que obteve uma redução de 19 watts (dois minutos/hora) em relação a outras bicicletas. Estas são algumas das características que fazem desta "a mais rápida bicicleta que existe", com aerodinâmica melhorada, graças ao quadro redesenhado e uma série de características integradas. Até o suporte de garrafas foi optimizado, e a utilização no garfo frontal de "Vector Wings" protege o sistema de travagem nas curvas apertadas, é uma das provas da atenção ao detalhe de que a Domane 9 SLR foi objecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...


  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • 1. Research-Graphene-New Functions, New Horizons

    Research & Education

    Fev 1, 2018

    NOVAS FUNÇÕES, NOVOS HORIZONTES

    Já escrevemos, sobre esse material milagroso emergente chamado grafeno nas páginas desta revista. Este já provou ser o mais incrível de todas as novas descobertas e materiais da ciência. E parece que ainda nem começámos a entender...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2015

    125 years of jewelry excellence

    Mouawad fine jewelry embodies a sublime combination of artistry in design, quality of craftsmanship and the passion of an expert jeweler. While united by these constants, each collection strikes a unique note, taking its place in an...

  • 2

    Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Modernizing metallurgy

    Blast furnaces are one of the oldest technologies we still use today. Without them our modern world wouldn't even exist and all the amenities we take for granted like skyscrappers, container ships, trains and even mobile phones.