Sport

Mai 1, 2016

BAIXO PESO, ALTA PERFORMANCE

Com acesso facilitado a fibras de carbono, a indústria das bicicletas de alto desempenho pode agora recorrer a novas tecnologias a preços mais competitivos, devido ao conhecimento desenvolvido pelas várias equipas de Fórmula 1 e pela indústria aeroespacial. Com a Primavera à espreita, começamos a considerar pegar na bicicleta e apreciar longos passeios. Portanto, apague o tempo sombrio e dê uma vista de olhos nas novas bicicletas e propostas que o podem ajudar a escolher a mais se adequa a si.

Após o relançamento da Aeroad CF SLX que venceu o Tour de France 2014, o produtor alemão Canyon virou a sua atenção para a Ultimate CF SLX. Combinando aerodinâmica e conforto com o impressionante peso-pluma, a quarta geração da Ultimate CF SLX era aguardada com expectativa. E não desiludiu. Os perfis tubulares foram revistos e melhorados e receberam um sistema integrado Aerocockpit, visto pela primeira vez no modelo Aeroad. A bicicleta obteve assim uma redução de oito por cento no peso, bem como um aumento do conforto.

Specialized S-Works Venge ViAs

Com um quadro redesenhado pelo software MIDAS da McLaren, a americana Specialized não deixou nenhuma pedra por virar na busca por uma bicicleta super-rápida. E quando foi apresentada oficialmente pela primeira vez, na Tour de Suisse, veio acompanhada de argumentos bem fortes, incluindo a poupança de dois minutos num percurso linear de 40 km e de um minuto sobre a anterior Venge. Não há cabos à vista, graças ao sistema interno de cablagem, e o modelo permite ao ciclista uma posição mais agressiva, conferindo-lhe um aspecto ainda mais acelerado.

Lapierre Xelius SL

O fabricante francês tem andado ocupado na melhoria dos seus modelos Aircode SL e Xelius SL, ambos lançados no verão de 2015. A nova Xelius SL é uma versão refinada da Aircode, mas apresenta um aspecto mais radical, com um quadro de apenas 850 g e um rebaixamento do centro de gravidade. Em vez do encaixe habitual do assento, o selim encaixa directamente no tubo superior, não só por razões estéticas, mas também porque este tipo de união liberta pressão sobre o selim, resultando assim numa bicicleta mais leve e fina, que dá mais conforto.

GIANT TCR Advanced SL

O construtor americano melhorou o seu modelo TCR para 2016, retirando ainda mais peso da já ultraleve bicicleta de escalada, estabelecendo um quadro com 856 g de peso. A Giant Bicycles afirma que conseguiu reduzir o peso sem prejudicar a rigidez, graças ao uso de fibra de carbono. Para além disso, incorpora também o premiado sistema de suspensão topo de gama, Maestro.

A Giant tem sido pioneira na produção de bicicletas de alto desempenho desde 1972, construindo os modelos em alumínio para conseguir baixos custos de produção nas bicicletas de alta qualidade. Foram os primeiros a oferecer bicicletas com quadros de carbono a preços acessíveis, e criou as primeiras bicicletas de estrada de geometria compacta.

Bianchi Specialissima

A Bianchi faz bicicletas magníficas desde 1885, e a última Specialissima é a prova disso. Com o quadro em fibra de carbono ultraleve, com apenas 780 g, conta com a tecnologia de carbono integrada Countervail, que reduz a vibração produzida sobre o quadro, aumentando a rigidez. A cablagem é totalmente interna, e se preferir a decoração clássica azul-celeste, terá de adicionar 20g às suas expectativas de peso, devido ao peso adicional da pintura. Tudo isto resulta numa bicicleta que é tanto segura, rápida e manobrável nas descidas, como leve e confortável nas subidas.

Trek Domane 9 SLR

De acordo com a firma americana, "a Trek Domane 9 SLR de 2016 é o topo das bicicletas de competição". O modelo foi lançado pela primeira vez no "Tour de France de 2015", e a Trek informou que obteve uma redução de 19 watts (dois minutos/hora) em relação a outras bicicletas. Estas são algumas das características que fazem desta "a mais rápida bicicleta que existe", com aerodinâmica melhorada, graças ao quadro redesenhado e uma série de características integradas. Até o suporte de garrafas foi optimizado, e a utilização no garfo frontal de "Vector Wings" protege o sistema de travagem nas curvas apertadas, é uma das provas da atenção ao detalhe de que a Domane 9 SLR foi objecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 


  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...


  • woll

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Naturally soft and warm

    Merino, probably the best type of wool one can find. New Zealand produces and exports the wool of more than 50 million sheep, transformed in yarn and clothing. Twenty years ago, New Zealand Merino Company decided to change the traditional...

  • Hybrid-Chair-Sit-Relax-Chill-Out-1

    Home & Design

    Jan 1, 2018

    SENTE-SE, RELAXE, DESCONTRAIA

    Nos tempos actuais, uma pessoa activa, em média, passa mais de oito horas por dia sentada num escritório, num sofá, ou num café, durante uma pausa entre amigos.

  • 1

    Science & Nature

    Jul 1, 2015

    In the heart of Medicine

    After producing the first electrocardiograph in Japan's history, Fukuda Denshi established itself as a medical equipment pioneer, not only in its original market, but expanding successfully throughout the world.