Sport

Mai 1, 2016

BAIXO PESO, ALTA PERFORMANCE

Com acesso facilitado a fibras de carbono, a indústria das bicicletas de alto desempenho pode agora recorrer a novas tecnologias a preços mais competitivos, devido ao conhecimento desenvolvido pelas várias equipas de Fórmula 1 e pela indústria aeroespacial. Com a Primavera à espreita, começamos a considerar pegar na bicicleta e apreciar longos passeios. Portanto, apague o tempo sombrio e dê uma vista de olhos nas novas bicicletas e propostas que o podem ajudar a escolher a mais se adequa a si.

<

Após o relançamento da Aeroad CF SLX que venceu o Tour de France 2014, o produtor alemão Canyon virou a sua atenção para a Ultimate CF SLX. Combinando aerodinâmica e conforto com o impressionante peso-pluma, a quarta geração da Ultimate CF SLX era aguardada com expectativa. E não desiludiu. Os perfis tubulares foram revistos e melhorados e receberam um sistema integrado Aerocockpit, visto pela primeira vez no modelo Aeroad. A bicicleta obteve assim uma redução de oito por cento no peso, bem como um aumento do conforto.

Specialized S-Works Venge ViAs

Com um quadro redesenhado pelo software MIDAS da McLaren, a americana Specialized não deixou nenhuma pedra por virar na busca por uma bicicleta super-rápida. E quando foi apresentada oficialmente pela primeira vez, na Tour de Suisse, veio acompanhada de argumentos bem fortes, incluindo a poupança de dois minutos num percurso linear de 40 km e de um minuto sobre a anterior Venge. Não há cabos à vista, graças ao sistema interno de cablagem, e o modelo permite ao ciclista uma posição mais agressiva, conferindo-lhe um aspecto ainda mais acelerado.

Lapierre Xelius SL

O fabricante francês tem andado ocupado na melhoria dos seus modelos Aircode SL e Xelius SL, ambos lançados no verão de 2015. A nova Xelius SL é uma versão refinada da Aircode, mas apresenta um aspecto mais radical, com um quadro de apenas 850 g e um rebaixamento do centro de gravidade. Em vez do encaixe habitual do assento, o selim encaixa directamente no tubo superior, não só por razões estéticas, mas também porque este tipo de união liberta pressão sobre o selim, resultando assim numa bicicleta mais leve e fina, que dá mais conforto.

GIANT TCR Advanced SL

O construtor americano melhorou o seu modelo TCR para 2016, retirando ainda mais peso da já ultraleve bicicleta de escalada, estabelecendo um quadro com 856 g de peso. A Giant Bicycles afirma que conseguiu reduzir o peso sem prejudicar a rigidez, graças ao uso de fibra de carbono. Para além disso, incorpora também o premiado sistema de suspensão topo de gama, Maestro.

A Giant tem sido pioneira na produção de bicicletas de alto desempenho desde 1972, construindo os modelos em alumínio para conseguir baixos custos de produção nas bicicletas de alta qualidade. Foram os primeiros a oferecer bicicletas com quadros de carbono a preços acessíveis, e criou as primeiras bicicletas de estrada de geometria compacta.

Bianchi Specialissima

A Bianchi faz bicicletas magníficas desde 1885, e a última Specialissima é a prova disso. Com o quadro em fibra de carbono ultraleve, com apenas 780 g, conta com a tecnologia de carbono integrada Countervail, que reduz a vibração produzida sobre o quadro, aumentando a rigidez. A cablagem é totalmente interna, e se preferir a decoração clássica azul-celeste, terá de adicionar 20g às suas expectativas de peso, devido ao peso adicional da pintura. Tudo isto resulta numa bicicleta que é tanto segura, rápida e manobrável nas descidas, como leve e confortável nas subidas.

Trek Domane 9 SLR

De acordo com a firma americana, "a Trek Domane 9 SLR de 2016 é o topo das bicicletas de competição". O modelo foi lançado pela primeira vez no "Tour de France de 2015", e a Trek informou que obteve uma redução de 19 watts (dois minutos/hora) em relação a outras bicicletas. Estas são algumas das características que fazem desta "a mais rápida bicicleta que existe", com aerodinâmica melhorada, graças ao quadro redesenhado e uma série de características integradas. Até o suporte de garrafas foi optimizado, e a utilização no garfo frontal de "Vector Wings" protege o sistema de travagem nas curvas apertadas, é uma das provas da atenção ao detalhe de que a Domane 9 SLR foi objecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...


  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • 03

    Home & Design

    Set 1, 2016

    O SEU CARRO, A SUA ESCOLHA

    A paixão por carros exclusivos desperta o desejo de peças únicas, personalizadas, capazes de satisfazer as mentes mais requintadas e criativas. Por isso, este mês, a Your VIP Partner apresenta-lhe uma empresa capaz de tornar os...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    MAQUILHAGEM PERFEITA PARA TODOS

    A MAC Cosmetics nasceu em 1984 e afirmou-se cedo como líder no sector da maquilhagem profissional. Os seus produtos são um verdadeiro sucesso.

  • AllPhotos - anna sholtz (10)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    A INSPIRAR FEMINILIDADE

    Desde há muito tempo que, em muitas culturas, mulheres roliças eram sinónimo de saúde. Actualmente, embora os dois aspectos não estejam necessariamente relacionados, a tendência é valorizar a beleza natural e mulheres com formas...