Sport

Mai 1, 2016

BAIXO PESO, ALTA PERFORMANCE

Com acesso facilitado a fibras de carbono, a indústria das bicicletas de alto desempenho pode agora recorrer a novas tecnologias a preços mais competitivos, devido ao conhecimento desenvolvido pelas várias equipas de Fórmula 1 e pela indústria aeroespacial. Com a Primavera à espreita, começamos a considerar pegar na bicicleta e apreciar longos passeios. Portanto, apague o tempo sombrio e dê uma vista de olhos nas novas bicicletas e propostas que o podem ajudar a escolher a mais se adequa a si.

<

Após o relançamento da Aeroad CF SLX que venceu o Tour de France 2014, o produtor alemão Canyon virou a sua atenção para a Ultimate CF SLX. Combinando aerodinâmica e conforto com o impressionante peso-pluma, a quarta geração da Ultimate CF SLX era aguardada com expectativa. E não desiludiu. Os perfis tubulares foram revistos e melhorados e receberam um sistema integrado Aerocockpit, visto pela primeira vez no modelo Aeroad. A bicicleta obteve assim uma redução de oito por cento no peso, bem como um aumento do conforto.

Specialized S-Works Venge ViAs

Com um quadro redesenhado pelo software MIDAS da McLaren, a americana Specialized não deixou nenhuma pedra por virar na busca por uma bicicleta super-rápida. E quando foi apresentada oficialmente pela primeira vez, na Tour de Suisse, veio acompanhada de argumentos bem fortes, incluindo a poupança de dois minutos num percurso linear de 40 km e de um minuto sobre a anterior Venge. Não há cabos à vista, graças ao sistema interno de cablagem, e o modelo permite ao ciclista uma posição mais agressiva, conferindo-lhe um aspecto ainda mais acelerado.

Lapierre Xelius SL

O fabricante francês tem andado ocupado na melhoria dos seus modelos Aircode SL e Xelius SL, ambos lançados no verão de 2015. A nova Xelius SL é uma versão refinada da Aircode, mas apresenta um aspecto mais radical, com um quadro de apenas 850 g e um rebaixamento do centro de gravidade. Em vez do encaixe habitual do assento, o selim encaixa directamente no tubo superior, não só por razões estéticas, mas também porque este tipo de união liberta pressão sobre o selim, resultando assim numa bicicleta mais leve e fina, que dá mais conforto.

GIANT TCR Advanced SL

O construtor americano melhorou o seu modelo TCR para 2016, retirando ainda mais peso da já ultraleve bicicleta de escalada, estabelecendo um quadro com 856 g de peso. A Giant Bicycles afirma que conseguiu reduzir o peso sem prejudicar a rigidez, graças ao uso de fibra de carbono. Para além disso, incorpora também o premiado sistema de suspensão topo de gama, Maestro.

A Giant tem sido pioneira na produção de bicicletas de alto desempenho desde 1972, construindo os modelos em alumínio para conseguir baixos custos de produção nas bicicletas de alta qualidade. Foram os primeiros a oferecer bicicletas com quadros de carbono a preços acessíveis, e criou as primeiras bicicletas de estrada de geometria compacta.

Bianchi Specialissima

A Bianchi faz bicicletas magníficas desde 1885, e a última Specialissima é a prova disso. Com o quadro em fibra de carbono ultraleve, com apenas 780 g, conta com a tecnologia de carbono integrada Countervail, que reduz a vibração produzida sobre o quadro, aumentando a rigidez. A cablagem é totalmente interna, e se preferir a decoração clássica azul-celeste, terá de adicionar 20g às suas expectativas de peso, devido ao peso adicional da pintura. Tudo isto resulta numa bicicleta que é tanto segura, rápida e manobrável nas descidas, como leve e confortável nas subidas.

Trek Domane 9 SLR

De acordo com a firma americana, "a Trek Domane 9 SLR de 2016 é o topo das bicicletas de competição". O modelo foi lançado pela primeira vez no "Tour de France de 2015", e a Trek informou que obteve uma redução de 19 watts (dois minutos/hora) em relação a outras bicicletas. Estas são algumas das características que fazem desta "a mais rápida bicicleta que existe", com aerodinâmica melhorada, graças ao quadro redesenhado e uma série de características integradas. Até o suporte de garrafas foi optimizado, e a utilização no garfo frontal de "Vector Wings" protege o sistema de travagem nas curvas apertadas, é uma das provas da atenção ao detalhe de que a Domane 9 SLR foi objecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • prototipo-de-drone-ambulancia_488971

    Technology

    Ago 1, 2017

    É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

    Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...


  • 1

    Business & Industry

    Out 31, 2015

    Elegância no Papel

    A Galgo Fine Papers é o fornecedor de papéis de luxo pioneiro por toda a Índia, especializando-se em providenciar os melhores papéis de todo o mundo para cumprir com os mais diversos e criativos requerimentos.

  • 1

    Culture & Art

    Jul 1, 2015

    Extraordinary glassmaking

    Bohemian glass, sometimes referred to as Bohemia crystal, is glass produced in the regions of Bohemia and Silesia, now parts of the Czech Republic. It has a centuries long history of being internationally...

  • FUJI FILM INSTAX SHARE SP - 2

    Technology

    Jan 1, 2018

    IMPRIMIR AS MEMÓRIAS

    O aparente triunfo do digital fez com que desaparecessem preocupações mundanas como a compra de filmes para máquina fotográfica e o racionamento das fotografias que se tiravam.