Sport

Jan 1, 2018

QUE COMECEM OS JOGOS

Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros lugares, a FIFA organiza na Rússia a prova principal de futebol: a 21ª edição do Campeonato do Mundo de 2018. 

<

As melhores 32 selecções de todos os Continentes defrontam-se entre Junho e Julho de 2018, com início em Moscovo, no dia 14 de Junho de 2018, com o jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita, a que se segue no dia seguinte, em São Petersburgo, o muito esperado embate entre Portugal e a Espanha. Também em São Petersburgo realiza-se uma das meias finais e a atribuição do 3º lugar entre 10 e 14 de Julho e a final será em Moscovo, no estádio Luzhniki, no dia 15 de Julho.

Neste período disputam-se 64 jogos entre 32 selecções nacionais de todos os Continentes em 11 cidades, com destaque para Moscovo, São Petersburgo, Kazan, Samara, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov-on-Don e Ecaterimburgo (na parte Asiática).

O Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos são os eventos desportivos que geram maior assistência, quer em número de presenças, quer em visualizações pela Televisão. Com o mais alto patrocínio de 12 grandes marcas mundiais e sob a batuta da mascote Zabivaka, um simpático lobo típico das estepes, e sob o poster de Lev Yashin, o melhor guarda redes de sempre, os olhos do mundo do desporto estarão focados na Rússia no Verão de 2018.

A Rússia é o mais extenso país do mundo, espalhado pela Europa e a Ásia, cobrindo 9 fusos horários, é o 9º em população e o 8º em reservas de divisas, possuindo imensos recursos naturais minerais e florestais. A Rússia é o maior país da Europa, ocupando 40% da área da Europa e onde vive cerca de 80% da população, mas cerca de 75% da área da Rússia situa-se na Ásia, dos Urais até às costas do Pacífico, onde se destaca a cidade de Vladivostok, uma grande cidade que é o ponto de partida do famoso comboio Transiberiano, que atravessa a Rússia até São Petersburgo, uma das viagens de comboio mais longa e mítica.

A História da Rússia está cheia de eventos que forjaram o mundo ao longo de séculos, alguns deles muito trágicos, como a invasão nazi em 1941, mas a que se seguiu a reviravolta que levou ao fim da 2ª Guerra Mundial em 1945. Mas é no domínio da cultura, das artes, da ciência e da tecnologia que os russos mais se distinguem. As suas cidades principais, Moscovo e São Petersburgo, são verdadeiros museus que importa visitar e aproveitar o Verão de 2018 e a realização do Campeonato do Mundo de Futebol é uma grande oportunidade para fazer turismo juntando o lazer, o desporto e a cultura. Além disso, o povo russo sabe receber os turistas – ainda que possa haver dificuldades linguísticas – e está empenhado em dar uma imagem atractiva do seu País que demonstre que muitas noticias que correm em certos meios de comunicação estrangeiros são falsas e não primam pelo rigor e a isenção.

Os russos têm grande orgulho em terem sido pioneiros no domínio do espaço, com destaque para a figura de Yuri Gagarin, o primeiro homem cosmonauta, e do satélite Sputnik, e continuam a ter um papel destacado das indústrias aeronáuticas e espaciais, hoje em dia em missões conjuntas de cooperação internacional com outros países, inclusive com os Estados Unidos.

Moscovo, a capital, é a maior cidade da Europa, com 12 milhões de habitantes, possuindo características multiculturais e onde se cruzam pessoas de muitas latitudes e países, pois a Rússia exerce hoje um papel relevante a nível internacional, designadamente nos negócios e na ciência e novas tecnologias, o que atraí negociantes de todo o mundo. Mas também no domínio das artes e da cultura Moscovo é um polo relevante de atracção, especialmente nos museus, como a Praça vermelha, a catedral de S. Basílio, os Tesouros do Kremlin e o Teatro Bolshoi, uma referência mundial para o ballet e a ópera. Mas também noutros domínios da arte, como a música, onde grandes compositores russos, como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov e Rachmaninoff, são memórias mundiais inesquecíveis duma grandeza musical que continua a dominar grandes orquestras e cantores líricos.

Também São Petersburgo, a terceira cidade europeia, com 5 milhões de habitantes, cidade aberta ao Báltico através do rio Neva, com magníficos canais, destaca-se pela notável beleza do seu desenho urbano, pela beleza dos seus Palácios, Museus e Catedrais, como os famosos Palácios Peterhof e de Catarina, o fantástico e imenso Museu Hermitage (o Palácio de Inverno),  a Catedral de Kazhan e a Igreja do Salvador do Sangue Derramado ou da Ressurreição, jóias de arquitectura, especialmente barroca e neo-clássica, e recheadas de tesouros de pintura, escultura e outras artes. São Petersburgo tem 36 locais na lista de património Mundial da UNESCO e merece uma longa estadia, incluindo a ilha de Kizhi, no lago Onega na Carélia, também património mundial da UNESCO, e outras atracções turísticas importantes. 

Uma visita à Rússia no Verão de 2018, pelo menos a Moscovo e São Petersburgo, aproveitando os circuitos turísticos especialmente organizados a propósito da realização do Campeonato Mundial de Futebol, é uma oportunidade única para conhecer este magnífico País, cheio de História, cultura, beleza, segurança e ambiente aberto. Aproveite e marque a sua viagem rapidamente para melhor organizar e desfrutar a sua estadia.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...


  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • Biclas09

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    Kross expande para a Holanda

    Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a...


  • Production Line

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Always look your best

    BIELITA and VITEX are two Belarussian partner companies that work for a common goal. This biggest Belarussian cosmetics producer is an example of a successful business operating for over 20 years at Belarussian and global market.

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Walk Over the Clouds

    Founded in 1879 in Northampton, at the heart of England's most famous shoemaking town, Crockett & Jones specialise in the manufacture of high quality Goodyear-welted footwear.

  • Otone Audio

    Technology

    Fev 29, 2016

    Áudio Colorido

    Existe uma larga escolha de produtos de áudio pessoal, acessórios e tendências a dominar o mercado. Desde auriculares topo de gama a altifalantes portáteis de alta qualidade, encontra-se de tudo nas grandes lojas, mas existem empresas...