Sport

Jan 1, 2018

QUE COMECEM OS JOGOS

Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros lugares, a FIFA organiza na Rússia a prova principal de futebol: a 21ª edição do Campeonato do Mundo de 2018. 

<

As melhores 32 selecções de todos os Continentes defrontam-se entre Junho e Julho de 2018, com início em Moscovo, no dia 14 de Junho de 2018, com o jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita, a que se segue no dia seguinte, em São Petersburgo, o muito esperado embate entre Portugal e a Espanha. Também em São Petersburgo realiza-se uma das meias finais e a atribuição do 3º lugar entre 10 e 14 de Julho e a final será em Moscovo, no estádio Luzhniki, no dia 15 de Julho.

Neste período disputam-se 64 jogos entre 32 selecções nacionais de todos os Continentes em 11 cidades, com destaque para Moscovo, São Petersburgo, Kazan, Samara, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov-on-Don e Ecaterimburgo (na parte Asiática).

O Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos são os eventos desportivos que geram maior assistência, quer em número de presenças, quer em visualizações pela Televisão. Com o mais alto patrocínio de 12 grandes marcas mundiais e sob a batuta da mascote Zabivaka, um simpático lobo típico das estepes, e sob o poster de Lev Yashin, o melhor guarda redes de sempre, os olhos do mundo do desporto estarão focados na Rússia no Verão de 2018.

A Rússia é o mais extenso país do mundo, espalhado pela Europa e a Ásia, cobrindo 9 fusos horários, é o 9º em população e o 8º em reservas de divisas, possuindo imensos recursos naturais minerais e florestais. A Rússia é o maior país da Europa, ocupando 40% da área da Europa e onde vive cerca de 80% da população, mas cerca de 75% da área da Rússia situa-se na Ásia, dos Urais até às costas do Pacífico, onde se destaca a cidade de Vladivostok, uma grande cidade que é o ponto de partida do famoso comboio Transiberiano, que atravessa a Rússia até São Petersburgo, uma das viagens de comboio mais longa e mítica.

A História da Rússia está cheia de eventos que forjaram o mundo ao longo de séculos, alguns deles muito trágicos, como a invasão nazi em 1941, mas a que se seguiu a reviravolta que levou ao fim da 2ª Guerra Mundial em 1945. Mas é no domínio da cultura, das artes, da ciência e da tecnologia que os russos mais se distinguem. As suas cidades principais, Moscovo e São Petersburgo, são verdadeiros museus que importa visitar e aproveitar o Verão de 2018 e a realização do Campeonato do Mundo de Futebol é uma grande oportunidade para fazer turismo juntando o lazer, o desporto e a cultura. Além disso, o povo russo sabe receber os turistas – ainda que possa haver dificuldades linguísticas – e está empenhado em dar uma imagem atractiva do seu País que demonstre que muitas noticias que correm em certos meios de comunicação estrangeiros são falsas e não primam pelo rigor e a isenção.

Os russos têm grande orgulho em terem sido pioneiros no domínio do espaço, com destaque para a figura de Yuri Gagarin, o primeiro homem cosmonauta, e do satélite Sputnik, e continuam a ter um papel destacado das indústrias aeronáuticas e espaciais, hoje em dia em missões conjuntas de cooperação internacional com outros países, inclusive com os Estados Unidos.

Moscovo, a capital, é a maior cidade da Europa, com 12 milhões de habitantes, possuindo características multiculturais e onde se cruzam pessoas de muitas latitudes e países, pois a Rússia exerce hoje um papel relevante a nível internacional, designadamente nos negócios e na ciência e novas tecnologias, o que atraí negociantes de todo o mundo. Mas também no domínio das artes e da cultura Moscovo é um polo relevante de atracção, especialmente nos museus, como a Praça vermelha, a catedral de S. Basílio, os Tesouros do Kremlin e o Teatro Bolshoi, uma referência mundial para o ballet e a ópera. Mas também noutros domínios da arte, como a música, onde grandes compositores russos, como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov e Rachmaninoff, são memórias mundiais inesquecíveis duma grandeza musical que continua a dominar grandes orquestras e cantores líricos.

Também São Petersburgo, a terceira cidade europeia, com 5 milhões de habitantes, cidade aberta ao Báltico através do rio Neva, com magníficos canais, destaca-se pela notável beleza do seu desenho urbano, pela beleza dos seus Palácios, Museus e Catedrais, como os famosos Palácios Peterhof e de Catarina, o fantástico e imenso Museu Hermitage (o Palácio de Inverno),  a Catedral de Kazhan e a Igreja do Salvador do Sangue Derramado ou da Ressurreição, jóias de arquitectura, especialmente barroca e neo-clássica, e recheadas de tesouros de pintura, escultura e outras artes. São Petersburgo tem 36 locais na lista de património Mundial da UNESCO e merece uma longa estadia, incluindo a ilha de Kizhi, no lago Onega na Carélia, também património mundial da UNESCO, e outras atracções turísticas importantes. 

Uma visita à Rússia no Verão de 2018, pelo menos a Moscovo e São Petersburgo, aproveitando os circuitos turísticos especialmente organizados a propósito da realização do Campeonato Mundial de Futebol, é uma oportunidade única para conhecer este magnífico País, cheio de História, cultura, beleza, segurança e ambiente aberto. Aproveite e marque a sua viagem rapidamente para melhor organizar e desfrutar a sua estadia.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Out 29, 2018

    AUBERGE CAFÉ DU SUD

    "Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras."

    ...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...


  • Business & Industry

    Ago 1, 2015

    Real Estate Investments in Turkey

    Turkey is the best link between Europe Asia and Africa, meaning 1,5 billion people and a GDP of USD25 trillion are within reach. 

  • 02

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    CALÇADO CONFORTÁVEL, MAS COM ESTILO

    Falar de calçado ortopédico, confortável e com estilo é falar de Birkenstock, uma marca alemã. O calçado é verdadeiramente cool e adapta-se, na perfeição, a todo o tipo de pé, idade e necessidade.

  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...