Sport

Jan 1, 2018

QUE COMECEM OS JOGOS

Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros lugares, a FIFA organiza na Rússia a prova principal de futebol: a 21ª edição do Campeonato do Mundo de 2018. 

As melhores 32 selecções de todos os Continentes defrontam-se entre Junho e Julho de 2018, com início em Moscovo, no dia 14 de Junho de 2018, com o jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita, a que se segue no dia seguinte, em São Petersburgo, o muito esperado embate entre Portugal e a Espanha. Também em São Petersburgo realiza-se uma das meias finais e a atribuição do 3º lugar entre 10 e 14 de Julho e a final será em Moscovo, no estádio Luzhniki, no dia 15 de Julho.

Neste período disputam-se 64 jogos entre 32 selecções nacionais de todos os Continentes em 11 cidades, com destaque para Moscovo, São Petersburgo, Kazan, Samara, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov-on-Don e Ecaterimburgo (na parte Asiática).

O Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos são os eventos desportivos que geram maior assistência, quer em número de presenças, quer em visualizações pela Televisão. Com o mais alto patrocínio de 12 grandes marcas mundiais e sob a batuta da mascote Zabivaka, um simpático lobo típico das estepes, e sob o poster de Lev Yashin, o melhor guarda redes de sempre, os olhos do mundo do desporto estarão focados na Rússia no Verão de 2018.

A Rússia é o mais extenso país do mundo, espalhado pela Europa e a Ásia, cobrindo 9 fusos horários, é o 9º em população e o 8º em reservas de divisas, possuindo imensos recursos naturais minerais e florestais. A Rússia é o maior país da Europa, ocupando 40% da área da Europa e onde vive cerca de 80% da população, mas cerca de 75% da área da Rússia situa-se na Ásia, dos Urais até às costas do Pacífico, onde se destaca a cidade de Vladivostok, uma grande cidade que é o ponto de partida do famoso comboio Transiberiano, que atravessa a Rússia até São Petersburgo, uma das viagens de comboio mais longa e mítica.

A História da Rússia está cheia de eventos que forjaram o mundo ao longo de séculos, alguns deles muito trágicos, como a invasão nazi em 1941, mas a que se seguiu a reviravolta que levou ao fim da 2ª Guerra Mundial em 1945. Mas é no domínio da cultura, das artes, da ciência e da tecnologia que os russos mais se distinguem. As suas cidades principais, Moscovo e São Petersburgo, são verdadeiros museus que importa visitar e aproveitar o Verão de 2018 e a realização do Campeonato do Mundo de Futebol é uma grande oportunidade para fazer turismo juntando o lazer, o desporto e a cultura. Além disso, o povo russo sabe receber os turistas – ainda que possa haver dificuldades linguísticas – e está empenhado em dar uma imagem atractiva do seu País que demonstre que muitas noticias que correm em certos meios de comunicação estrangeiros são falsas e não primam pelo rigor e a isenção.

Os russos têm grande orgulho em terem sido pioneiros no domínio do espaço, com destaque para a figura de Yuri Gagarin, o primeiro homem cosmonauta, e do satélite Sputnik, e continuam a ter um papel destacado das indústrias aeronáuticas e espaciais, hoje em dia em missões conjuntas de cooperação internacional com outros países, inclusive com os Estados Unidos.

Moscovo, a capital, é a maior cidade da Europa, com 12 milhões de habitantes, possuindo características multiculturais e onde se cruzam pessoas de muitas latitudes e países, pois a Rússia exerce hoje um papel relevante a nível internacional, designadamente nos negócios e na ciência e novas tecnologias, o que atraí negociantes de todo o mundo. Mas também no domínio das artes e da cultura Moscovo é um polo relevante de atracção, especialmente nos museus, como a Praça vermelha, a catedral de S. Basílio, os Tesouros do Kremlin e o Teatro Bolshoi, uma referência mundial para o ballet e a ópera. Mas também noutros domínios da arte, como a música, onde grandes compositores russos, como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov e Rachmaninoff, são memórias mundiais inesquecíveis duma grandeza musical que continua a dominar grandes orquestras e cantores líricos.

Também São Petersburgo, a terceira cidade europeia, com 5 milhões de habitantes, cidade aberta ao Báltico através do rio Neva, com magníficos canais, destaca-se pela notável beleza do seu desenho urbano, pela beleza dos seus Palácios, Museus e Catedrais, como os famosos Palácios Peterhof e de Catarina, o fantástico e imenso Museu Hermitage (o Palácio de Inverno),  a Catedral de Kazhan e a Igreja do Salvador do Sangue Derramado ou da Ressurreição, jóias de arquitectura, especialmente barroca e neo-clássica, e recheadas de tesouros de pintura, escultura e outras artes. São Petersburgo tem 36 locais na lista de património Mundial da UNESCO e merece uma longa estadia, incluindo a ilha de Kizhi, no lago Onega na Carélia, também património mundial da UNESCO, e outras atracções turísticas importantes. 

Uma visita à Rússia no Verão de 2018, pelo menos a Moscovo e São Petersburgo, aproveitando os circuitos turísticos especialmente organizados a propósito da realização do Campeonato Mundial de Futebol, é uma oportunidade única para conhecer este magnífico País, cheio de História, cultura, beleza, segurança e ambiente aberto. Aproveite e marque a sua viagem rapidamente para melhor organizar e desfrutar a sua estadia.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...


  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...


  • Production Line

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Always look your best

    BIELITA and VITEX are two Belarussian partner companies that work for a common goal. This biggest Belarussian cosmetics producer is an example of a successful business operating for over 20 years at Belarussian and global market.

  • AllPhotos-RobinsonLesBains (2)

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2016

    ESCOLHA DE CAVALHEIRO

    O Verão finalmente chegou, e com ele os dias quentes, que pedem um mergulho refrescante. Mas trás também o desejo de ver o pôr-do-sol ao sabor de uma bebida fresca, enquanto se espera pela noite quente. A "Robinson les Bains"...

  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    From the Plant to the Cup

    Delta Coffee, in the form of its founder, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, brought the magic of coffee into the business model.