Sport

Jan 1, 2018

QUE COMECEM OS JOGOS

Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros lugares, a FIFA organiza na Rússia a prova principal de futebol: a 21ª edição do Campeonato do Mundo de 2018. 

<

As melhores 32 selecções de todos os Continentes defrontam-se entre Junho e Julho de 2018, com início em Moscovo, no dia 14 de Junho de 2018, com o jogo entre a Rússia e a Arábia Saudita, a que se segue no dia seguinte, em São Petersburgo, o muito esperado embate entre Portugal e a Espanha. Também em São Petersburgo realiza-se uma das meias finais e a atribuição do 3º lugar entre 10 e 14 de Julho e a final será em Moscovo, no estádio Luzhniki, no dia 15 de Julho.

Neste período disputam-se 64 jogos entre 32 selecções nacionais de todos os Continentes em 11 cidades, com destaque para Moscovo, São Petersburgo, Kazan, Samara, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov-on-Don e Ecaterimburgo (na parte Asiática).

O Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos são os eventos desportivos que geram maior assistência, quer em número de presenças, quer em visualizações pela Televisão. Com o mais alto patrocínio de 12 grandes marcas mundiais e sob a batuta da mascote Zabivaka, um simpático lobo típico das estepes, e sob o poster de Lev Yashin, o melhor guarda redes de sempre, os olhos do mundo do desporto estarão focados na Rússia no Verão de 2018.

A Rússia é o mais extenso país do mundo, espalhado pela Europa e a Ásia, cobrindo 9 fusos horários, é o 9º em população e o 8º em reservas de divisas, possuindo imensos recursos naturais minerais e florestais. A Rússia é o maior país da Europa, ocupando 40% da área da Europa e onde vive cerca de 80% da população, mas cerca de 75% da área da Rússia situa-se na Ásia, dos Urais até às costas do Pacífico, onde se destaca a cidade de Vladivostok, uma grande cidade que é o ponto de partida do famoso comboio Transiberiano, que atravessa a Rússia até São Petersburgo, uma das viagens de comboio mais longa e mítica.

A História da Rússia está cheia de eventos que forjaram o mundo ao longo de séculos, alguns deles muito trágicos, como a invasão nazi em 1941, mas a que se seguiu a reviravolta que levou ao fim da 2ª Guerra Mundial em 1945. Mas é no domínio da cultura, das artes, da ciência e da tecnologia que os russos mais se distinguem. As suas cidades principais, Moscovo e São Petersburgo, são verdadeiros museus que importa visitar e aproveitar o Verão de 2018 e a realização do Campeonato do Mundo de Futebol é uma grande oportunidade para fazer turismo juntando o lazer, o desporto e a cultura. Além disso, o povo russo sabe receber os turistas – ainda que possa haver dificuldades linguísticas – e está empenhado em dar uma imagem atractiva do seu País que demonstre que muitas noticias que correm em certos meios de comunicação estrangeiros são falsas e não primam pelo rigor e a isenção.

Os russos têm grande orgulho em terem sido pioneiros no domínio do espaço, com destaque para a figura de Yuri Gagarin, o primeiro homem cosmonauta, e do satélite Sputnik, e continuam a ter um papel destacado das indústrias aeronáuticas e espaciais, hoje em dia em missões conjuntas de cooperação internacional com outros países, inclusive com os Estados Unidos.

Moscovo, a capital, é a maior cidade da Europa, com 12 milhões de habitantes, possuindo características multiculturais e onde se cruzam pessoas de muitas latitudes e países, pois a Rússia exerce hoje um papel relevante a nível internacional, designadamente nos negócios e na ciência e novas tecnologias, o que atraí negociantes de todo o mundo. Mas também no domínio das artes e da cultura Moscovo é um polo relevante de atracção, especialmente nos museus, como a Praça vermelha, a catedral de S. Basílio, os Tesouros do Kremlin e o Teatro Bolshoi, uma referência mundial para o ballet e a ópera. Mas também noutros domínios da arte, como a música, onde grandes compositores russos, como Tchaikovsky, Rimsky-Korsakov e Rachmaninoff, são memórias mundiais inesquecíveis duma grandeza musical que continua a dominar grandes orquestras e cantores líricos.

Também São Petersburgo, a terceira cidade europeia, com 5 milhões de habitantes, cidade aberta ao Báltico através do rio Neva, com magníficos canais, destaca-se pela notável beleza do seu desenho urbano, pela beleza dos seus Palácios, Museus e Catedrais, como os famosos Palácios Peterhof e de Catarina, o fantástico e imenso Museu Hermitage (o Palácio de Inverno),  a Catedral de Kazhan e a Igreja do Salvador do Sangue Derramado ou da Ressurreição, jóias de arquitectura, especialmente barroca e neo-clássica, e recheadas de tesouros de pintura, escultura e outras artes. São Petersburgo tem 36 locais na lista de património Mundial da UNESCO e merece uma longa estadia, incluindo a ilha de Kizhi, no lago Onega na Carélia, também património mundial da UNESCO, e outras atracções turísticas importantes. 

Uma visita à Rússia no Verão de 2018, pelo menos a Moscovo e São Petersburgo, aproveitando os circuitos turísticos especialmente organizados a propósito da realização do Campeonato Mundial de Futebol, é uma oportunidade única para conhecer este magnífico País, cheio de História, cultura, beleza, segurança e ambiente aberto. Aproveite e marque a sua viagem rapidamente para melhor organizar e desfrutar a sua estadia.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • mindfullness1

    Lifestyle & Travel

    Set 17, 2018

    Mindfullness

    Uma mantra de vida

    "Viver aqui e agora" é esta a regra do mindfulness. Oriundo da doutrina budista, o mindfulness é uma técnica que pratica a atenção plena e a conexão entre o corpo e a mente consigo, com os...

  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.


  • 2014-10-20 14.14.49

    Home & Design

    Mai 1, 2017

    JARDINS DO FUTURO

    Se gosta de verde, prepare o coração, pois os jardins do futuro são de tirar o fôlego e vão estar por toda a parte. Do cantinho na varanda, à cozinha, sala de estar, área de serviço, quintal e, sobretudo, nas cidades e nos...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • p130511

    Home & Design

    Set 10, 2018

    PRECIOSA LIGHTING

    A região da Boémia representa um terço da actual República Checa, na Europa Central. Conhecida pelas suas paisagens românticas e pelos cristais com alto teor de chumbo, muitas outras razões existem para se conhecer o que melhor...


  • TerraSkin

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    ESCRITO EM PEDRA

    Embora vivamos numa "Era" digital, onde os ecrãs tácteis se sobrepõem aos livros, e o papel se tornou incrivelmente poluente e dispendioso, não conseguimos imaginar as nossas vidas sem algum tipo de papel, ou pelo menos um suporte...

  • 2

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2015

    Leaders in gem beauty

    Though the global history of diamonds dates back around 3.3 billion years when these treasured stones were first formed by high pressure and heat deep within the earth's crust, the South African story of these gems only began in 1867...

  • cups-image-update2

    Food & Beverage

    Jun 1, 2016

    O QUE IMPORTA É A SAÚDE

    Em 1999, Janine Allis visitou os Estados Unidos da América – EUA, e reparou que havia bares de sumos e batidos em todo o lado. Sendo mãe trabalhadora, e defensora dos hábitos de alimentação conscientes, regressou à Austrália,...