Science & Nature

Set 1, 2016

CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal nem sintético, mas ainda assim fosse cabedal, e sustentável, teria provavelmente muitos adeptos.

<

Neste contexto, surge um material totalmente novo, não-tóxico e não-sintético – Muskin. Muskin é uma espécie de cabedal feito a partir de cogumelos, especificamente o Phellinus Ellipsoideus - um cogumelo gigante que cresce na base de árvores grandes no Brasil. Usar este cogumelo ajuda as árvores a sobreviverem, tornando-o ainda mais sustentável, para além de que é totalmente biodegradável.

O curtimento é um processo químico muito poluente. No entanto, Muskin é feito inteiramente com materiais naturais, e não é tóxico, embora o processo seja muito semelhante ao que é usado para curtir cabedal animal. O facto de não ser tóxico, torna-o perfeitamente adequado para peças que estão em contacto directo com a pele, como malas, luvas e chapéus.

A empresa fabricante, a Grado Zero Espace (GZE), realizou vários testes em laboratório e concluiu que o Muskin é realmente tão bom como parece: para além de reduzir a proliferação de bactérias, tem naturalmente características hidrofóbicas, e uma forte capacidade de absorção que, combinada com o facto de ser realmente respirável, o torna impressionante.  Resumidamente, isto significa que o cabedal absorve humidade e depois liberta-a lentamente, tornando-o perfeito para usar, por exemplo, na produção de palmilhas.

O Muskin é um material muito maleável, o que lhe confere uma incrível versatilidade, é resistente a altas temperaturas, o que quer dizer que pode ser estampado. É semelhante ao couro animal em termos de aparência, mas muito mais suave. A produção, no entanto, está actualmente limitada a 4 a 5 m2/mês, e o tamanho varia entre 10-13cm por 15-20cm para retalhos mais pequenos e 20-25cm por 35-40cm, para retalhos maiores. Está disponível para venda na plataforma "Life Materials", em http://lifematerials.eu/en/.

Grado Zero Espace

O material foi desenvolvido pela Grado Zero Espace, uma empresa italiana que estabelece o contacto com empresas de investigação e pesquisa, principalmente na transferência de tecnologia entre sectores. O seu objectivo é ser um apoio ao desenvolvimento de empresas e projectos que não têm capacidade para realizar certas fases de um projecto. Esta empresa tem capacidade para trabalhar no projecto por completo, isto é, desde o conceito ao protótipo e ainda investiga e desenvolve novos materiais.

A Grado Zero Espace consegue recolher conhecimentos, tecnologias e ser, ao mesmo tempo, inovadora, investigando formas de re-usar estes conhecimentos e tecnologias em sectores diferentes dos que lhes deram origem. Fornecem ainda serviços de design, comunicação, consultoria, prototipagem, engenharia e criação de processos de produção.

A GZe tem também um "Banco de Pesquisa", que funciona como uma plataforma para ideias que ainda não encontraram os recursos necessários para se concretizarem, sejam eles de ordem económica, falta de recursos humanos, entre outros.

Ao recorrerem a agências de investigação externas como a Grado Zero Espace, as empresas têm ainda a vantagem de aceder a uma vasta rede de especialistas nas áreas de que necessitam para concretizar o produto idealizado.

A empresa aponta como missão desenvolver e comercializar novos materiais e tecnologias para aplicações industriais, gerando para isso projectos novos e inovadores direccionados para uma melhor qualidade de vida, trabalho e ambiente.

As áreas de actuação da GZe são, maioritariamente, novos materiais e tecnologias de performance para mobiliário, indústria automotriz, náutica, áreas médicas, estruturas têxteis customizadas (especialmente fios e fibras), dispersão de nanotubos de carbono em polímeros, fibras, tecidos, estruturas têxteis avançadas, prototipagem rápida (impressão 3D), apoio à consultoria de design industrial e análise de avaliações de ciclos de vida.


Contacts – Contactos:
Grado Zero Espace srl - P.IVA 05226490489
Via nove, 2/A - 50056 Montelupo F.no, Firenze - Italy
Tel.: +39 0571 80368 - Fax: +39 1782 700167
contact@gzespace.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...


  • jak_3

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    Três em um para o ar livre

    Passar alguns dias ao ar livre é um desafio pela quantidade de material que é necessário transportar: a tenda, o saco de cama, roupa adequada à temperatura, utensílios de higiene diária, calçado extra e, se pretender cozinhar...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 4wr3BQJ

    Home & Design

    Abr 1, 2017

    YOSEGI-ZAIKU - A ARTE YOSEGI

    Descobrimos a arte Yosegi, linda e curiosa, esta técnica japonesa de "parquet" consiste em dispor a madeira no chão, formando padrões. Para o conseguir, colam-se pedaços de madeira de diferentes cores num bloco compacto, que é depois...


  • Perfect shaves

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Barbeados perfeitos

    Edwin Jagger é hoje considerada a melhor fabricante europeia de acessórios para barbear. O negócio familiar em Sheffield, Inglaterra, é o coração da empresa que se orgulha dos desenhos e materiais tradicionais e contemporâneos,...

  • 01

    Business & Industry

    Jan 1, 2017

    O VIDRO INTELIGENTE

    Definitivamente, chegaram os tempos em que tudo o que pensávamos ser teoria ou ficção, se tornam realidade. É o caso desta proposta da empresa norte-americana Kinestral: o vidro inteligente Halio.

  • Melancholy under the rain

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Melancolia sob a Chuva

    A visão da Stutterheim é a de trazer bons acessórios e roupas para a chuva, recheados de habilidade, paixão e autenticidade, levados até si de uma forma verdadeira. A marca está sediada em Estocolmo e tem vendedores por todo o...