Science & Nature

Set 1, 2016

CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal nem sintético, mas ainda assim fosse cabedal, e sustentável, teria provavelmente muitos adeptos.

Neste contexto, surge um material totalmente novo, não-tóxico e não-sintético – Muskin. Muskin é uma espécie de cabedal feito a partir de cogumelos, especificamente o Phellinus Ellipsoideus - um cogumelo gigante que cresce na base de árvores grandes no Brasil. Usar este cogumelo ajuda as árvores a sobreviverem, tornando-o ainda mais sustentável, para além de que é totalmente biodegradável.

O curtimento é um processo químico muito poluente. No entanto, Muskin é feito inteiramente com materiais naturais, e não é tóxico, embora o processo seja muito semelhante ao que é usado para curtir cabedal animal. O facto de não ser tóxico, torna-o perfeitamente adequado para peças que estão em contacto directo com a pele, como malas, luvas e chapéus.

A empresa fabricante, a Grado Zero Espace (GZE), realizou vários testes em laboratório e concluiu que o Muskin é realmente tão bom como parece: para além de reduzir a proliferação de bactérias, tem naturalmente características hidrofóbicas, e uma forte capacidade de absorção que, combinada com o facto de ser realmente respirável, o torna impressionante.  Resumidamente, isto significa que o cabedal absorve humidade e depois liberta-a lentamente, tornando-o perfeito para usar, por exemplo, na produção de palmilhas.

O Muskin é um material muito maleável, o que lhe confere uma incrível versatilidade, é resistente a altas temperaturas, o que quer dizer que pode ser estampado. É semelhante ao couro animal em termos de aparência, mas muito mais suave. A produção, no entanto, está actualmente limitada a 4 a 5 m2/mês, e o tamanho varia entre 10-13cm por 15-20cm para retalhos mais pequenos e 20-25cm por 35-40cm, para retalhos maiores. Está disponível para venda na plataforma "Life Materials", em http://lifematerials.eu/en/.

Grado Zero Espace

O material foi desenvolvido pela Grado Zero Espace, uma empresa italiana que estabelece o contacto com empresas de investigação e pesquisa, principalmente na transferência de tecnologia entre sectores. O seu objectivo é ser um apoio ao desenvolvimento de empresas e projectos que não têm capacidade para realizar certas fases de um projecto. Esta empresa tem capacidade para trabalhar no projecto por completo, isto é, desde o conceito ao protótipo e ainda investiga e desenvolve novos materiais.

A Grado Zero Espace consegue recolher conhecimentos, tecnologias e ser, ao mesmo tempo, inovadora, investigando formas de re-usar estes conhecimentos e tecnologias em sectores diferentes dos que lhes deram origem. Fornecem ainda serviços de design, comunicação, consultoria, prototipagem, engenharia e criação de processos de produção.

A GZe tem também um "Banco de Pesquisa", que funciona como uma plataforma para ideias que ainda não encontraram os recursos necessários para se concretizarem, sejam eles de ordem económica, falta de recursos humanos, entre outros.

Ao recorrerem a agências de investigação externas como a Grado Zero Espace, as empresas têm ainda a vantagem de aceder a uma vasta rede de especialistas nas áreas de que necessitam para concretizar o produto idealizado.

A empresa aponta como missão desenvolver e comercializar novos materiais e tecnologias para aplicações industriais, gerando para isso projectos novos e inovadores direccionados para uma melhor qualidade de vida, trabalho e ambiente.

As áreas de actuação da GZe são, maioritariamente, novos materiais e tecnologias de performance para mobiliário, indústria automotriz, náutica, áreas médicas, estruturas têxteis customizadas (especialmente fios e fibras), dispersão de nanotubos de carbono em polímeros, fibras, tecidos, estruturas têxteis avançadas, prototipagem rápida (impressão 3D), apoio à consultoria de design industrial e análise de avaliações de ciclos de vida.


Contacts – Contactos:
Grado Zero Espace srl - P.IVA 05226490489
Via nove, 2/A - 50056 Montelupo F.no, Firenze - Italy
Tel.: +39 0571 80368 - Fax: +39 1782 700167
contact@gzespace.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Escolas

    Research & Education

    Out 1, 2016

    A EDUCAÇÃO SUPERLATIVA: FILOSOFIAS DE ENSINO NO MUNDO

    Virtualmente, para além da qualidade da educação, métodos de ensino, e currículo académico, aquilo que realmente importa para os jovens ambiciosos e para os seus pais e educadores, é o círculo social onde estão inseridos...

  • Confael1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    A "DOLCE VITA" RUSSA DA CONFAEL

    Não é por falta de opções que hoje em dia é tão difícil escolher um presente. Pelo contrário, com a abundância de coisas giras acessíveis a todos nas lojas, tornou-se muito difícil surpreender alguém com um presente.

    ...

  • Creme-de-espinafres-com-Requeijão

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    NATURAL DESDE A ORIGEM

    A Montiqueijo, marca portuguesa produtora de queijos há 52 anos, e a única com produção desde a origem, registou um volume de negócios na ordem dos 5,2 milhões de euros em 2015. A marca de Lousa soube aliar tradição, saber...


  • burj-al-arab-royal-two-bedroom-suite-01-hero-copiar

    Lifestyle & Travel

    Out 1, 2016

    MIMAR O CLIENTE É UMA ORDEM NO DUBAI

    Construído numa ilha artificial, com uma vista privilegiada sobre o Golfo Árabe, sumptuosamente decorado, e capaz de lhe oferecer mordomias só imagináveis em sonhos, tais como suites em ouro e mármore, assim é o hotel Burj Al...

  • Watch1

    Technology

    Nov 1, 2016

    O RELÓGIO QUE FAZ TUDO

    O Fenix 3 HR mantém o aspecto e a beleza dos outros modelos desta gama com uma caixa robusta e muito atraente, aliada a uma bracelete em silicone rugosa, mas suficientemente sofisticada para se combinar com uma indumentária de executivo...

  • 8055002851152_02

    Technology

    Jun 1, 2016

    UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR, CRIAR E ESTUDAR

    Juntar o conforto do papel e os benefícios do digital é o objectivo da marca lendária de cadernos Moleskine, ao lançar o Smart Writing Set. Trata-se de uma caneta e caderno inteligentes e uma aplicação que permitem digitalizar...


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Leader in Copper business

    The demand for copper is growing. Copper is one of the key metals of modern economic development, found in nearly every new apartment or office block, vehicle and electrical appliance. It is one of the best heat and electricity conductors,...

  • CRW_6401 - Copy-min

    Science & Nature

    Mai 1, 2016

    A PARALISIA CEREBRAL NÃO É UMA DOENÇA RARA NEM EM EXTINÇÃO

    Nos últimos anos, muito se tem falado nas doenças raras, ou seja aquelas que têm uma prevalência inferior a um em 2000 cidadãos. Esta chamada de atenção à sociedade sobre a vulnerabilidade e as especificidades duma minoria de...

  • A Art Nouveau Heater

    Home & Design

    Abr 1, 2015

    AEG and the begining of industrial design

    Born in 1887 in Germany, AEG is a worldwide recognized brand, known mostly for its electriocal appliances that are present in thousands of homes. But the best kept secret of its history is still Peter Behrens, who is considered the father...