Science & Nature

Set 1, 2016

CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal nem sintético, mas ainda assim fosse cabedal, e sustentável, teria provavelmente muitos adeptos.

Neste contexto, surge um material totalmente novo, não-tóxico e não-sintético – Muskin. Muskin é uma espécie de cabedal feito a partir de cogumelos, especificamente o Phellinus Ellipsoideus - um cogumelo gigante que cresce na base de árvores grandes no Brasil. Usar este cogumelo ajuda as árvores a sobreviverem, tornando-o ainda mais sustentável, para além de que é totalmente biodegradável.

O curtimento é um processo químico muito poluente. No entanto, Muskin é feito inteiramente com materiais naturais, e não é tóxico, embora o processo seja muito semelhante ao que é usado para curtir cabedal animal. O facto de não ser tóxico, torna-o perfeitamente adequado para peças que estão em contacto directo com a pele, como malas, luvas e chapéus.

A empresa fabricante, a Grado Zero Espace (GZE), realizou vários testes em laboratório e concluiu que o Muskin é realmente tão bom como parece: para além de reduzir a proliferação de bactérias, tem naturalmente características hidrofóbicas, e uma forte capacidade de absorção que, combinada com o facto de ser realmente respirável, o torna impressionante.  Resumidamente, isto significa que o cabedal absorve humidade e depois liberta-a lentamente, tornando-o perfeito para usar, por exemplo, na produção de palmilhas.

O Muskin é um material muito maleável, o que lhe confere uma incrível versatilidade, é resistente a altas temperaturas, o que quer dizer que pode ser estampado. É semelhante ao couro animal em termos de aparência, mas muito mais suave. A produção, no entanto, está actualmente limitada a 4 a 5 m2/mês, e o tamanho varia entre 10-13cm por 15-20cm para retalhos mais pequenos e 20-25cm por 35-40cm, para retalhos maiores. Está disponível para venda na plataforma "Life Materials", em http://lifematerials.eu/en/.

Grado Zero Espace

O material foi desenvolvido pela Grado Zero Espace, uma empresa italiana que estabelece o contacto com empresas de investigação e pesquisa, principalmente na transferência de tecnologia entre sectores. O seu objectivo é ser um apoio ao desenvolvimento de empresas e projectos que não têm capacidade para realizar certas fases de um projecto. Esta empresa tem capacidade para trabalhar no projecto por completo, isto é, desde o conceito ao protótipo e ainda investiga e desenvolve novos materiais.

A Grado Zero Espace consegue recolher conhecimentos, tecnologias e ser, ao mesmo tempo, inovadora, investigando formas de re-usar estes conhecimentos e tecnologias em sectores diferentes dos que lhes deram origem. Fornecem ainda serviços de design, comunicação, consultoria, prototipagem, engenharia e criação de processos de produção.

A GZe tem também um "Banco de Pesquisa", que funciona como uma plataforma para ideias que ainda não encontraram os recursos necessários para se concretizarem, sejam eles de ordem económica, falta de recursos humanos, entre outros.

Ao recorrerem a agências de investigação externas como a Grado Zero Espace, as empresas têm ainda a vantagem de aceder a uma vasta rede de especialistas nas áreas de que necessitam para concretizar o produto idealizado.

A empresa aponta como missão desenvolver e comercializar novos materiais e tecnologias para aplicações industriais, gerando para isso projectos novos e inovadores direccionados para uma melhor qualidade de vida, trabalho e ambiente.

As áreas de actuação da GZe são, maioritariamente, novos materiais e tecnologias de performance para mobiliário, indústria automotriz, náutica, áreas médicas, estruturas têxteis customizadas (especialmente fios e fibras), dispersão de nanotubos de carbono em polímeros, fibras, tecidos, estruturas têxteis avançadas, prototipagem rápida (impressão 3D), apoio à consultoria de design industrial e análise de avaliações de ciclos de vida.


Contacts – Contactos:
Grado Zero Espace srl - P.IVA 05226490489
Via nove, 2/A - 50056 Montelupo F.no, Firenze - Italy
Tel.: +39 0571 80368 - Fax: +39 1782 700167
contact@gzespace.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 19620901_739735632865157_1070968012579382532_o

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    ESTILO OCIDENTAL, SABEDORIA JAPONESA

    Não precisa ver o filme Kill Bill-Volume 2, ser uma grande chef ou um mestre de espada para saber que as melhores lâminas do mundo são japonesas. A sua tradição no fabrico de lâminas vem desde o século XIII.

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...


  • 1. Roku-The-New-Generation

    Technology

    Nov 1, 2017

    A NOVA GERAÇÃO

    Desde 2008 que a Roku tem vindo a produzir boxes destinadas ao visionamento de conteúdos virtuais dado o crescimento, acessibilidade e popularidade de canais de televisão digitais como os Netflix, Acorn, Mubi, Crackle,...

  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...

  • FFZERO1_016

    Technology

    Abr 1, 2016

    O Jogo Mudou

    Os recentes avanços em tecnologia de veículos eléctricos oferecem aos condutores uma experiência nova, nunca antes atingida em termos de manobrabilidade. A substituição dos tradicionais motores de combustão interna por motores...