Science & Nature

Set 1, 2016

CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal nem sintético, mas ainda assim fosse cabedal, e sustentável, teria provavelmente muitos adeptos.

<

Neste contexto, surge um material totalmente novo, não-tóxico e não-sintético – Muskin. Muskin é uma espécie de cabedal feito a partir de cogumelos, especificamente o Phellinus Ellipsoideus - um cogumelo gigante que cresce na base de árvores grandes no Brasil. Usar este cogumelo ajuda as árvores a sobreviverem, tornando-o ainda mais sustentável, para além de que é totalmente biodegradável.

O curtimento é um processo químico muito poluente. No entanto, Muskin é feito inteiramente com materiais naturais, e não é tóxico, embora o processo seja muito semelhante ao que é usado para curtir cabedal animal. O facto de não ser tóxico, torna-o perfeitamente adequado para peças que estão em contacto directo com a pele, como malas, luvas e chapéus.

A empresa fabricante, a Grado Zero Espace (GZE), realizou vários testes em laboratório e concluiu que o Muskin é realmente tão bom como parece: para além de reduzir a proliferação de bactérias, tem naturalmente características hidrofóbicas, e uma forte capacidade de absorção que, combinada com o facto de ser realmente respirável, o torna impressionante.  Resumidamente, isto significa que o cabedal absorve humidade e depois liberta-a lentamente, tornando-o perfeito para usar, por exemplo, na produção de palmilhas.

O Muskin é um material muito maleável, o que lhe confere uma incrível versatilidade, é resistente a altas temperaturas, o que quer dizer que pode ser estampado. É semelhante ao couro animal em termos de aparência, mas muito mais suave. A produção, no entanto, está actualmente limitada a 4 a 5 m2/mês, e o tamanho varia entre 10-13cm por 15-20cm para retalhos mais pequenos e 20-25cm por 35-40cm, para retalhos maiores. Está disponível para venda na plataforma "Life Materials", em http://lifematerials.eu/en/.

Grado Zero Espace

O material foi desenvolvido pela Grado Zero Espace, uma empresa italiana que estabelece o contacto com empresas de investigação e pesquisa, principalmente na transferência de tecnologia entre sectores. O seu objectivo é ser um apoio ao desenvolvimento de empresas e projectos que não têm capacidade para realizar certas fases de um projecto. Esta empresa tem capacidade para trabalhar no projecto por completo, isto é, desde o conceito ao protótipo e ainda investiga e desenvolve novos materiais.

A Grado Zero Espace consegue recolher conhecimentos, tecnologias e ser, ao mesmo tempo, inovadora, investigando formas de re-usar estes conhecimentos e tecnologias em sectores diferentes dos que lhes deram origem. Fornecem ainda serviços de design, comunicação, consultoria, prototipagem, engenharia e criação de processos de produção.

A GZe tem também um "Banco de Pesquisa", que funciona como uma plataforma para ideias que ainda não encontraram os recursos necessários para se concretizarem, sejam eles de ordem económica, falta de recursos humanos, entre outros.

Ao recorrerem a agências de investigação externas como a Grado Zero Espace, as empresas têm ainda a vantagem de aceder a uma vasta rede de especialistas nas áreas de que necessitam para concretizar o produto idealizado.

A empresa aponta como missão desenvolver e comercializar novos materiais e tecnologias para aplicações industriais, gerando para isso projectos novos e inovadores direccionados para uma melhor qualidade de vida, trabalho e ambiente.

As áreas de actuação da GZe são, maioritariamente, novos materiais e tecnologias de performance para mobiliário, indústria automotriz, náutica, áreas médicas, estruturas têxteis customizadas (especialmente fios e fibras), dispersão de nanotubos de carbono em polímeros, fibras, tecidos, estruturas têxteis avançadas, prototipagem rápida (impressão 3D), apoio à consultoria de design industrial e análise de avaliações de ciclos de vida.


Contacts – Contactos:
Grado Zero Espace srl - P.IVA 05226490489
Via nove, 2/A - 50056 Montelupo F.no, Firenze - Italy
Tel.: +39 0571 80368 - Fax: +39 1782 700167
contact@gzespace.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...


  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...


  • A PORTUGUESE PAVEMENT

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    UMA CALÇADA PORTUGUESA CONCERTEZA

    Elemento de atracção mundial, a calçada portuguesa permite passear literalmente por cima da arte pública mais antiga da cidade de Lisboa, sem reparar que pisa estrelas, peixes, flores, liras, pássaros, um código QR ou o rosto...

  • Apteka.de

    Science & Nature

    Dez 1, 2014

    Medicine at hand

    The pharmacy is the leader in delivering medications throughout the world and the goal is to provide medications at discount rates to everyone who is affected by expensive local prices and taxes.

  • 1

    Home & Design

    Mai 1, 2015

    Comfort in italian style

    In 1959, Pasquale Natuzzi -19 at the time- started producing sofas and armchairs for the local market, alongside three collaborators. Since then, the brand evolved to be one of the largest Italian furniture firms, present in 123 countries...