Science & Nature

Set 1, 2016

CABEDAL FEITO A PARTIR DE COGUMELO

O cabedal é um material que não desaponta. As suas qualidades tornam-no adequado para ser usado numa grande variedade de itens pessoais, de malas de mão, até sapatos e carteiras. Se houvesse um novo material que não fosse animal nem sintético, mas ainda assim fosse cabedal, e sustentável, teria provavelmente muitos adeptos.

Neste contexto, surge um material totalmente novo, não-tóxico e não-sintético – Muskin. Muskin é uma espécie de cabedal feito a partir de cogumelos, especificamente o Phellinus Ellipsoideus - um cogumelo gigante que cresce na base de árvores grandes no Brasil. Usar este cogumelo ajuda as árvores a sobreviverem, tornando-o ainda mais sustentável, para além de que é totalmente biodegradável.

O curtimento é um processo químico muito poluente. No entanto, Muskin é feito inteiramente com materiais naturais, e não é tóxico, embora o processo seja muito semelhante ao que é usado para curtir cabedal animal. O facto de não ser tóxico, torna-o perfeitamente adequado para peças que estão em contacto directo com a pele, como malas, luvas e chapéus.

A empresa fabricante, a Grado Zero Espace (GZE), realizou vários testes em laboratório e concluiu que o Muskin é realmente tão bom como parece: para além de reduzir a proliferação de bactérias, tem naturalmente características hidrofóbicas, e uma forte capacidade de absorção que, combinada com o facto de ser realmente respirável, o torna impressionante.  Resumidamente, isto significa que o cabedal absorve humidade e depois liberta-a lentamente, tornando-o perfeito para usar, por exemplo, na produção de palmilhas.

O Muskin é um material muito maleável, o que lhe confere uma incrível versatilidade, é resistente a altas temperaturas, o que quer dizer que pode ser estampado. É semelhante ao couro animal em termos de aparência, mas muito mais suave. A produção, no entanto, está actualmente limitada a 4 a 5 m2/mês, e o tamanho varia entre 10-13cm por 15-20cm para retalhos mais pequenos e 20-25cm por 35-40cm, para retalhos maiores. Está disponível para venda na plataforma "Life Materials", em http://lifematerials.eu/en/.

Grado Zero Espace

O material foi desenvolvido pela Grado Zero Espace, uma empresa italiana que estabelece o contacto com empresas de investigação e pesquisa, principalmente na transferência de tecnologia entre sectores. O seu objectivo é ser um apoio ao desenvolvimento de empresas e projectos que não têm capacidade para realizar certas fases de um projecto. Esta empresa tem capacidade para trabalhar no projecto por completo, isto é, desde o conceito ao protótipo e ainda investiga e desenvolve novos materiais.

A Grado Zero Espace consegue recolher conhecimentos, tecnologias e ser, ao mesmo tempo, inovadora, investigando formas de re-usar estes conhecimentos e tecnologias em sectores diferentes dos que lhes deram origem. Fornecem ainda serviços de design, comunicação, consultoria, prototipagem, engenharia e criação de processos de produção.

A GZe tem também um "Banco de Pesquisa", que funciona como uma plataforma para ideias que ainda não encontraram os recursos necessários para se concretizarem, sejam eles de ordem económica, falta de recursos humanos, entre outros.

Ao recorrerem a agências de investigação externas como a Grado Zero Espace, as empresas têm ainda a vantagem de aceder a uma vasta rede de especialistas nas áreas de que necessitam para concretizar o produto idealizado.

A empresa aponta como missão desenvolver e comercializar novos materiais e tecnologias para aplicações industriais, gerando para isso projectos novos e inovadores direccionados para uma melhor qualidade de vida, trabalho e ambiente.

As áreas de actuação da GZe são, maioritariamente, novos materiais e tecnologias de performance para mobiliário, indústria automotriz, náutica, áreas médicas, estruturas têxteis customizadas (especialmente fios e fibras), dispersão de nanotubos de carbono em polímeros, fibras, tecidos, estruturas têxteis avançadas, prototipagem rápida (impressão 3D), apoio à consultoria de design industrial e análise de avaliações de ciclos de vida.


Contacts – Contactos:
Grado Zero Espace srl - P.IVA 05226490489
Via nove, 2/A - 50056 Montelupo F.no, Firenze - Italy
Tel.: +39 0571 80368 - Fax: +39 1782 700167
contact@gzespace.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    The Black Diamonds of France

    Truffles. One of the most wanted, expensive and exquisite ingredients in the world, truffles have been a thing in the kitchens since the 16th century, but recently is more expensive than ever. The fact that it takes years for a tree...

  • 04

    Business & Industry

    Set 1, 2016

    15 ANOS DE BANCA PARA DESENVOLVER ANGOLA

    Após 15 de existência, o Banco SOL atingiu uma dimensão que o torna uma referência entre os 27 bancos que operam em Angola. Porém, não é ser o maior que o motiva, mas estar entre os melhores que lhe abre caminho para a expansão...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Brincar é Crescer

    Na GameTime, as vidas das crianças e comunidades são enriquecidas através da brincadeira. Porque, como engenheiros, pais, fabricantes e membros das comunidades da empresa, acreditam na brincadeira.


  • Emirates

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Air Mobile

    Emirates offers the world's first inflight mobile phone service onboard an A380 aircraft, setting yet another record for inflight communications.

  • La Perla

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    The History of La Perla

    The artisanal heritage, the know-how of the female body, the fusion of innovation and tradition, the Italian identity. These solid points are the chromosomes of the La Perla DNA, the most authentic legacy of the founder Ada Masotti.

    ...

  • Luxury & Fashion

    Mar 1, 2015

    Go For the Extremes

    Vostok Europe is a Lithuanian brand of watches which was established in 2003, and debuted its first line of timepieces in 2004. Aimed at the Western European market, these watches are assembled by the KoLiz-Vostok company of Vilnius.

    ...


  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • AllPhotosAlbinoVieira e Filhos (1)

    Culture & Art

    Jul 1, 2016

    O ALAMBIQUE E A ARTE SECULAR DO COBRE

    Foi em 1910 que Albino Vieira dos Santos começou a trabalhar o cobre na construção de equipamentos para adegas e destilarias. Ao longo de três gerações, a família tem vindo a servir o mercado de produção agrícola e de vinho...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...