Business & Industry

Abr 1, 2017

BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

<

No passado dia 15 de Fevereiro a Nova Zelândia celebrou o Dia Nacional do Cordeiro, assinalando o 135º aniversário da indústria de exportação desta carne. Reza a lenda que, a 15 de Fevereiro de 1882, saíu do país o primeiro carregamento de carne de ovino congelada destinada a Londres. A data é celebrada com pompa e circunstância pela associação de produtores e comerciantes, desde que foi criada há três anos.

Só em 2014 se encontraram documentos relativos a essa transacção que incluía os nomes desses primeiros exportadores, William Davidson e Thomas Brydone e, inclusivamente, o porto de embarque da preciosa carga (o porto de Chalmers, na região de Otago).

A indisputada qualidade da carne neo-zelandesa destaca-se pelo modo como é produzida. Ao contrário da indústria de produção em massa de outros países a Nova Zelândia desfruta de um território imenso, bem abastecido pela água da chuva graças à sua frequência e que permite que os seus produtores criem os rebanhos ao ar livre alimentando-os com relva em vez de rações industriais.

Isto faz com que a qualidade, tanto da carne como do leite se destaque, tanto em nutrientes como em sabor. O aproveitamento da água da chuva faz com que a carne neo-zelandesa seja produzida quase sem afectar o eco-sistema e as reservas de água nacionais, a principal preocupação de todos os produtores de gado no resto do mundo e o que mais enfurece os ecologistas. 

De acordo com uma investigação tornada pública em 2012, a carne produzida na Nova Zelândia utiliza apenas 212 litros das reservas de água por quilo, quando, noutros países produtores, a média de utilização de água por quilo é de 6.660 litros, ou seja, praticamente a mesma quantidade de água utilizada para lavar um automóvel.

A produção de carne no país encontra-se também favorecida pelo facto dos produtores, distribuidores e comerciantes terem criado uma instituição que os defende e promove, a Beef + Lamb New Zealand (Vaca + Borrego Nova Zelândia).

O seu selo de qualidade demarcada, garante ao público em geral, com destaque para os seus potenciais consumidores, a qualidade da carne, valor nutritivo, utilizações mais adequadas a cada tipo de corte (incluindo os mais magros, para quem tenha preocupações de saúde) e assegura também que a carne exportada se encontra livre de quaisquer conservantes, através de testes para se certificar de que o borrego que chega aos consumidores não foi criado recorrendo a hormonas de crescimento ou quaisquer outros produtos que alterem as suas características naturais.

Outro fenómeno que se está a tornar cada vez mais popular é a maturação controlada das carnes, tornando-as mais tenras e acentuando-lhes o sabor. Pois bem, o borrego neo-zelandês é expedido por barco para a Europa, pelo que demora em média três ou quatro semanas a lá chegar. Esse período, garantem, é ideal para que a carne refrigerada mature de modo controlado e possa ser logo colocada à venda como produto gourmet de excelência sem que os comerciantes tenham que proceder eles próprios a essa maturação.

Os benefícios de gado alimentado a pasto verde têm vindo a confirmar-se ao longo dos anos e, actualmente, já se sabe que os animais alimentados exclusivamente com ervas e ao ar livre possuem uma carne com um menor índice de gordura e um maior número de gorduras "boas", como a Omega 3.

O número de vitaminas presentes na carne e no leite destes animais é também mais elevado, principalmente o de vitamina E, pelo que tem compensado a opção generalizada de apostar em pequenas quintas com amplos terrenos ao ar livre, em vez da criação de quintas industrializadas e gigantescas, que tentam concentrar o maior número de animais no menor espaço possível.

Ao comprar carne neo-zelandesa estamos certos de que houve o cuidado de apostar na qualidade em vez de na quantidade e todos saem a ganhar.

Contactos * www.beeflambnz.com * enquiries@beeflambnz.com * Tel: +64 4 473 9150 * Beef + Lamb New Zealand, PO Box 121, Wellington 6140, New Zealand

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • c0b3fe9d8db2be5ec1c3b228963b0131_original

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    LIVRE PARA ANDAR

    O Verão está de volta ao hemisfério norte e isso significa menos roupas, mais tempo de lazer ao ar livre em praias e campo, libertar-se do sufocante vestuário de Inverno e do calçado pesado.

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....


  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...


  • All photos ©2015 El Fenn; Photography : David Loftus; Additional Photography: Joanna Vestey and Liesbeth van der Wal

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Paraíso em Marraquexe

    Em 2002 Vanessa Branson e Howell James estavam à procura de uma casa de férias e deram de caras com o pátio em ruínas de uma das grandes casas senhoriais de Marraquexe. No lusco-fusco e com o som do chamamento do muezzin para a oração...

  • Megruli khachapuri

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Novidade Cultural

    A comida georgiana é um deleite de sabor, alegria e experiências alegres, muito estimada por milhões de pessoas. Acompanhada de um bom vinho da Geórgia, da sua música característica, a autenticidade do ambiente espacial e interessante...

  • Technology

    Out 1, 2015

    A Escolha Segura

    A Electronics Line (EL) é pioneira em soluções de segurança de última geração, para residências e pequenos mercados comerciais. A empresa cria e produz soluções com tecnologia de ponta para a segurança e controlo de ambientes...