Business & Industry

Abr 1, 2017

BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

No passado dia 15 de Fevereiro a Nova Zelândia celebrou o Dia Nacional do Cordeiro, assinalando o 135º aniversário da indústria de exportação desta carne. Reza a lenda que, a 15 de Fevereiro de 1882, saíu do país o primeiro carregamento de carne de ovino congelada destinada a Londres. A data é celebrada com pompa e circunstância pela associação de produtores e comerciantes, desde que foi criada há três anos.

Só em 2014 se encontraram documentos relativos a essa transacção que incluía os nomes desses primeiros exportadores, William Davidson e Thomas Brydone e, inclusivamente, o porto de embarque da preciosa carga (o porto de Chalmers, na região de Otago).

A indisputada qualidade da carne neo-zelandesa destaca-se pelo modo como é produzida. Ao contrário da indústria de produção em massa de outros países a Nova Zelândia desfruta de um território imenso, bem abastecido pela água da chuva graças à sua frequência e que permite que os seus produtores criem os rebanhos ao ar livre alimentando-os com relva em vez de rações industriais.

Isto faz com que a qualidade, tanto da carne como do leite se destaque, tanto em nutrientes como em sabor. O aproveitamento da água da chuva faz com que a carne neo-zelandesa seja produzida quase sem afectar o eco-sistema e as reservas de água nacionais, a principal preocupação de todos os produtores de gado no resto do mundo e o que mais enfurece os ecologistas. 

De acordo com uma investigação tornada pública em 2012, a carne produzida na Nova Zelândia utiliza apenas 212 litros das reservas de água por quilo, quando, noutros países produtores, a média de utilização de água por quilo é de 6.660 litros, ou seja, praticamente a mesma quantidade de água utilizada para lavar um automóvel.

A produção de carne no país encontra-se também favorecida pelo facto dos produtores, distribuidores e comerciantes terem criado uma instituição que os defende e promove, a Beef + Lamb New Zealand (Vaca + Borrego Nova Zelândia).

O seu selo de qualidade demarcada, garante ao público em geral, com destaque para os seus potenciais consumidores, a qualidade da carne, valor nutritivo, utilizações mais adequadas a cada tipo de corte (incluindo os mais magros, para quem tenha preocupações de saúde) e assegura também que a carne exportada se encontra livre de quaisquer conservantes, através de testes para se certificar de que o borrego que chega aos consumidores não foi criado recorrendo a hormonas de crescimento ou quaisquer outros produtos que alterem as suas características naturais.

Outro fenómeno que se está a tornar cada vez mais popular é a maturação controlada das carnes, tornando-as mais tenras e acentuando-lhes o sabor. Pois bem, o borrego neo-zelandês é expedido por barco para a Europa, pelo que demora em média três ou quatro semanas a lá chegar. Esse período, garantem, é ideal para que a carne refrigerada mature de modo controlado e possa ser logo colocada à venda como produto gourmet de excelência sem que os comerciantes tenham que proceder eles próprios a essa maturação.

Os benefícios de gado alimentado a pasto verde têm vindo a confirmar-se ao longo dos anos e, actualmente, já se sabe que os animais alimentados exclusivamente com ervas e ao ar livre possuem uma carne com um menor índice de gordura e um maior número de gorduras "boas", como a Omega 3.

O número de vitaminas presentes na carne e no leite destes animais é também mais elevado, principalmente o de vitamina E, pelo que tem compensado a opção generalizada de apostar em pequenas quintas com amplos terrenos ao ar livre, em vez da criação de quintas industrializadas e gigantescas, que tentam concentrar o maior número de animais no menor espaço possível.

Ao comprar carne neo-zelandesa estamos certos de que houve o cuidado de apostar na qualidade em vez de na quantidade e todos saem a ganhar.

Contactos * www.beeflambnz.com * enquiries@beeflambnz.com * Tel: +64 4 473 9150 * Beef + Lamb New Zealand, PO Box 121, Wellington 6140, New Zealand

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.


  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...

  • Montagem-3-Site

    Technology

    Mai 26, 2017

    YVP Magazine APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • 1

    Sport

    Ago 1, 2015

    Portable rehydration

    Running, biking, climbing, hiking. No matter what outdoor activity you're fond of, rehydration is a priority, but keeping a fresh and clean water source near isn't always possible. Camelbak has the solution, and the name says it all.

    ...

  • woll

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Naturally soft and warm

    Merino, probably the best type of wool one can find. New Zealand produces and exports the wool of more than 50 million sheep, transformed in yarn and clothing. Twenty years ago, New Zealand Merino Company decided to change the traditional...

  • 06

    Food & Beverage

    Fev 1, 2017

    DA ÍNDIA COM PICANTE

    A cozinha indiana é bastante conhecida pelas especiarias que utiliza. Na edição deste mês, a Your Vip Partner aborda alguns dos benefícios do picante e, particularmente, da malagueta.