Business & Industry

Abr 1, 2017

BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

<

No passado dia 15 de Fevereiro a Nova Zelândia celebrou o Dia Nacional do Cordeiro, assinalando o 135º aniversário da indústria de exportação desta carne. Reza a lenda que, a 15 de Fevereiro de 1882, saíu do país o primeiro carregamento de carne de ovino congelada destinada a Londres. A data é celebrada com pompa e circunstância pela associação de produtores e comerciantes, desde que foi criada há três anos.

Só em 2014 se encontraram documentos relativos a essa transacção que incluía os nomes desses primeiros exportadores, William Davidson e Thomas Brydone e, inclusivamente, o porto de embarque da preciosa carga (o porto de Chalmers, na região de Otago).

A indisputada qualidade da carne neo-zelandesa destaca-se pelo modo como é produzida. Ao contrário da indústria de produção em massa de outros países a Nova Zelândia desfruta de um território imenso, bem abastecido pela água da chuva graças à sua frequência e que permite que os seus produtores criem os rebanhos ao ar livre alimentando-os com relva em vez de rações industriais.

Isto faz com que a qualidade, tanto da carne como do leite se destaque, tanto em nutrientes como em sabor. O aproveitamento da água da chuva faz com que a carne neo-zelandesa seja produzida quase sem afectar o eco-sistema e as reservas de água nacionais, a principal preocupação de todos os produtores de gado no resto do mundo e o que mais enfurece os ecologistas. 

De acordo com uma investigação tornada pública em 2012, a carne produzida na Nova Zelândia utiliza apenas 212 litros das reservas de água por quilo, quando, noutros países produtores, a média de utilização de água por quilo é de 6.660 litros, ou seja, praticamente a mesma quantidade de água utilizada para lavar um automóvel.

A produção de carne no país encontra-se também favorecida pelo facto dos produtores, distribuidores e comerciantes terem criado uma instituição que os defende e promove, a Beef + Lamb New Zealand (Vaca + Borrego Nova Zelândia).

O seu selo de qualidade demarcada, garante ao público em geral, com destaque para os seus potenciais consumidores, a qualidade da carne, valor nutritivo, utilizações mais adequadas a cada tipo de corte (incluindo os mais magros, para quem tenha preocupações de saúde) e assegura também que a carne exportada se encontra livre de quaisquer conservantes, através de testes para se certificar de que o borrego que chega aos consumidores não foi criado recorrendo a hormonas de crescimento ou quaisquer outros produtos que alterem as suas características naturais.

Outro fenómeno que se está a tornar cada vez mais popular é a maturação controlada das carnes, tornando-as mais tenras e acentuando-lhes o sabor. Pois bem, o borrego neo-zelandês é expedido por barco para a Europa, pelo que demora em média três ou quatro semanas a lá chegar. Esse período, garantem, é ideal para que a carne refrigerada mature de modo controlado e possa ser logo colocada à venda como produto gourmet de excelência sem que os comerciantes tenham que proceder eles próprios a essa maturação.

Os benefícios de gado alimentado a pasto verde têm vindo a confirmar-se ao longo dos anos e, actualmente, já se sabe que os animais alimentados exclusivamente com ervas e ao ar livre possuem uma carne com um menor índice de gordura e um maior número de gorduras "boas", como a Omega 3.

O número de vitaminas presentes na carne e no leite destes animais é também mais elevado, principalmente o de vitamina E, pelo que tem compensado a opção generalizada de apostar em pequenas quintas com amplos terrenos ao ar livre, em vez da criação de quintas industrializadas e gigantescas, que tentam concentrar o maior número de animais no menor espaço possível.

Ao comprar carne neo-zelandesa estamos certos de que houve o cuidado de apostar na qualidade em vez de na quantidade e todos saem a ganhar.

Contactos * www.beeflambnz.com * enquiries@beeflambnz.com * Tel: +64 4 473 9150 * Beef + Lamb New Zealand, PO Box 121, Wellington 6140, New Zealand

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • germans-ermics-salone-del-mobile-2017-milan-design-week-furniture-glass-chairs-_dezeen_hero-a

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    CORES TRIDIMENSIONAIS

    Para o designer letão Germans Ermičs, a importância da cor vai muito além do seu sentido decorativo. Um grande exemplo disso, são as suas peças de mobiliário translúcidas, formas perfeitas que se fundem no espaço.

    ...

  • IMG_4878_1950x

    Helthcare & Wellness

    Abr 21, 2018

    MÁS VIBES, BOAS VIBES

    Claro! Andar de bicicleta em vez do carro e até mesmo um transporte público, é uma boa atitude para a sua saúde pessoal e comum. Certifique-se apenas que o faz da forma certa

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...


  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • Home & Design

    Set 1, 2015

    A small workshop destined to grow

    In 1965 Giorgio and Gilberto Martini started producing solid wood furniture in a small carpentry workshop in the lower regions of the province of Verona: an area with a long tradition of furniture-making. Right from the start, the firm...

  • Wasabi Roots after picking

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Raízes NIpónicas

    A Real Wasabi, LLC é um pioneiro produtor de Wasabi, bem como importador e fabricante de derivados, todos a partir da autêntica Wasabia Japonica. A empresa foi fundada por Doug Lambrecht e Brooks Quinn. O Wasabi é um condimento nutritivo,...

  • The Luxury Spice

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    A Especiaria de Luxo

    A canela é usada desde tempos remotos, os Egípcios já a usavam em 2000 a.C. como agente perfumante durante o processo de embalsamamento. No entanto, a canela foi levada para a Europa por mercadores árabes, através de conspicuosas rotas...