Business & Industry
Abr 1, 2017
BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO
O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado.
No passado dia 15 de Fevereiro a Nova Zelândia celebrou o Dia Nacional do Cordeiro, assinalando o 135º aniversário da indústria de exportação desta carne. Reza a lenda que, a 15 de Fevereiro de 1882, saíu do país o primeiro carregamento de carne de ovino congelada destinada a Londres. A data é celebrada com pompa e circunstância pela associação de produtores e comerciantes, desde que foi criada há três anos.
Só em 2014 se encontraram documentos relativos a essa transacção que incluía os nomes desses primeiros exportadores, William Davidson e Thomas Brydone e, inclusivamente, o porto de embarque da preciosa carga (o porto de Chalmers, na região de Otago).
A indisputada qualidade da carne neo-zelandesa destaca-se pelo modo como é produzida. Ao contrário da indústria de produção em massa de outros países a Nova Zelândia desfruta de um território imenso, bem abastecido pela água da chuva graças à sua frequência e que permite que os seus produtores criem os rebanhos ao ar livre alimentando-os com relva em vez de rações industriais.
Isto faz com que a qualidade, tanto da carne como do leite se destaque, tanto em nutrientes como em sabor. O aproveitamento da água da chuva faz com que a carne neo-zelandesa seja produzida quase sem afectar o eco-sistema e as reservas de água nacionais, a principal preocupação de todos os produtores de gado no resto do mundo e o que mais enfurece os ecologistas.
De acordo com uma investigação tornada pública em 2012, a carne produzida na Nova Zelândia utiliza apenas 212 litros das reservas de água por quilo, quando, noutros países produtores, a média de utilização de água por quilo é de 6.660 litros, ou seja, praticamente a mesma quantidade de água utilizada para lavar um automóvel.
A produção de carne no país encontra-se também favorecida pelo facto dos produtores, distribuidores e comerciantes terem criado uma instituição que os defende e promove, a Beef + Lamb New Zealand (Vaca + Borrego Nova Zelândia).
O seu selo de qualidade demarcada, garante ao público em geral, com destaque para os seus potenciais consumidores, a qualidade da carne, valor nutritivo, utilizações mais adequadas a cada tipo de corte (incluindo os mais magros, para quem tenha preocupações de saúde) e assegura também que a carne exportada se encontra livre de quaisquer conservantes, através de testes para se certificar de que o borrego que chega aos consumidores não foi criado recorrendo a hormonas de crescimento ou quaisquer outros produtos que alterem as suas características naturais.
Outro fenómeno que se está a tornar cada vez mais popular é a maturação controlada das carnes, tornando-as mais tenras e acentuando-lhes o sabor. Pois bem, o borrego neo-zelandês é expedido por barco para a Europa, pelo que demora em média três ou quatro semanas a lá chegar. Esse período, garantem, é ideal para que a carne refrigerada mature de modo controlado e possa ser logo colocada à venda como produto gourmet de excelência sem que os comerciantes tenham que proceder eles próprios a essa maturação.
Os benefícios de gado alimentado a pasto verde têm vindo a confirmar-se ao longo dos anos e, actualmente, já se sabe que os animais alimentados exclusivamente com ervas e ao ar livre possuem uma carne com um menor índice de gordura e um maior número de gorduras "boas", como a Omega 3.
O número de vitaminas presentes na carne e no leite destes animais é também mais elevado, principalmente o de vitamina E, pelo que tem compensado a opção generalizada de apostar em pequenas quintas com amplos terrenos ao ar livre, em vez da criação de quintas industrializadas e gigantescas, que tentam concentrar o maior número de animais no menor espaço possível.
Ao comprar carne neo-zelandesa estamos certos de que houve o cuidado de apostar na qualidade em vez de na quantidade e todos saem a ganhar.
Contactos * www.beeflambnz.com * enquiries@beeflambnz.com * Tel: +64 4 473 9150 * Beef + Lamb New Zealand, PO Box 121, Wellington 6140, New Zealand





