Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

Kross expande para a Holanda

Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a desenvolver as e-bikes.

<

As e-bikes são uma versão extremamente leve das ultrapassadas motocicletas que, a olho nu, não se distinguem de qualquer bicicleta convencional, mas são alimentadas a energia eléctrica. Não requerem um maior esforço por parte dos ciclistas em terrenos mais acidentados ou subidas – a força suplementar que numa bicicleta convencional teria que ser suportada pelas pernas dos ciclistas, nas e-bikes é suportada por um pequeno motor eléctrico com uma autonomia semelhante à de qualquer carro eléctrico e capaz de atingir a velocidade média de qualquer viatura de utilização citadina.

Quando tudo parecia perdido a Kross SA, a maior produtora de bicicletas de fabrico polaco, aproveitou para se expandir em solo europeu e avançou com a aquisição da Multicycle de modo a garantir que esta mantinha a produção na Holanda, adquirindo assim uma marca conceituada conhecida pela qualidade das suas bicicletas urbanas e de montanha bem como pelas inovadoras bicicletas eléctricas destinadas aos segmentos mais altos do mercado ciclista.

Em Junho de 2016 a Kross já tinha tornado público o seu interesse em começar a expandir a empresa para outros países da União Europeia, daí não ser propriamente uma surpresa este avanço estratégico na Holanda.

A Kross foi fundada em 1990 por Zbigniew Sosnowski, produzindo actualmente todo o género de bicicletas urbanas, de montanha, para crianças e dobráveis e produzindo também, desde 2004, a sua própria marca de scooters, a Zipp, exportando as suas motos e bicicletas para mais de 40 países.

A empresa polaca não perdeu tempo e recontratou os funcionários da Multicycle e reiniciou de imediato a produção de bicicletas e e-bikes na Holanda, estando agora em discussão como irá lidar com as garantias dos produtos que foram vendidos até Novembro de 2016 pelos anteriores proprietários da marca.

A Multicyle foi fundada em 1977 contando já com 40 anos de presença no mercado ciclista internacional o que, para a Kross, significa uma oportunidade de ouro para entrar num mercado atractivo com uma marca já conceituada, uma rede de produção e distribuição já funcional, conhecimentos técnicos avançados e décadas de experiência que irão beneficiar também a sede polaca.

Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Fora todos estes atractivos, a empresa polaca admitiu também que a razão principal seria a aquisição da tecnologia responsável pelas populares e inovadoras bicicletas eléctricas dos holandeses, convicta de poder utilizar a sua rede de distribuição europeia para aumentar as exportações da Multicycle, que até à data se tinha concentrado mais no mercado interno holandês.

A Kross, nos seus 27 anos de existência, atingiu o sucesso graças ao marketing certeiro e maciço que efectuou para vender os seus produtos, tanto no mercado nacional como no internacional, tendo inclusivamente criado uma equipa de ciclistas profissionais, a Kross Racing Team, que se encontra actualmente entre as três melhores equipas de ciclismo de todo o mundo sob a liderança de Maja Włoszczowska, atleta olímpica medalhada com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016.

Para a próxima época a equipa contratou também a suíça Jolanda Neff, actual campeã do mundo do Campeonato Mundial UCI (Union Cycliste Internationale – União Ciclista Internacional), considerando que tal irá beneficiar tanto a equipa como o reconhecimento da marca. Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?


  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...


  • 01

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    UM RETIRO SERENO EM XANGAI

    Em Xangai¸ China, existe um espaço que promove o contacto com a Natureza, a "The Tea House", e tem a assinatura do conceituado Atelier Deshaus. Um retiro ímpar, onde convivem harmoniosamente o passado e a modernidade.

  • Perfect shaves

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Barbeados perfeitos

    Edwin Jagger é hoje considerada a melhor fabricante europeia de acessórios para barbear. O negócio familiar em Sheffield, Inglaterra, é o coração da empresa que se orgulha dos desenhos e materiais tradicionais e contemporâneos,...

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Earth movers

    Liebherr trucks are some of the bigest available for mining operations. Years of expertise brought the swiss manufacturer to the top of the earthmoving market, making these gigantic machines a constant presence in mines across the world....