Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

Kross expande para a Holanda

Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a desenvolver as e-bikes.

<

As e-bikes são uma versão extremamente leve das ultrapassadas motocicletas que, a olho nu, não se distinguem de qualquer bicicleta convencional, mas são alimentadas a energia eléctrica. Não requerem um maior esforço por parte dos ciclistas em terrenos mais acidentados ou subidas – a força suplementar que numa bicicleta convencional teria que ser suportada pelas pernas dos ciclistas, nas e-bikes é suportada por um pequeno motor eléctrico com uma autonomia semelhante à de qualquer carro eléctrico e capaz de atingir a velocidade média de qualquer viatura de utilização citadina.

Quando tudo parecia perdido a Kross SA, a maior produtora de bicicletas de fabrico polaco, aproveitou para se expandir em solo europeu e avançou com a aquisição da Multicycle de modo a garantir que esta mantinha a produção na Holanda, adquirindo assim uma marca conceituada conhecida pela qualidade das suas bicicletas urbanas e de montanha bem como pelas inovadoras bicicletas eléctricas destinadas aos segmentos mais altos do mercado ciclista.

Em Junho de 2016 a Kross já tinha tornado público o seu interesse em começar a expandir a empresa para outros países da União Europeia, daí não ser propriamente uma surpresa este avanço estratégico na Holanda.

A Kross foi fundada em 1990 por Zbigniew Sosnowski, produzindo actualmente todo o género de bicicletas urbanas, de montanha, para crianças e dobráveis e produzindo também, desde 2004, a sua própria marca de scooters, a Zipp, exportando as suas motos e bicicletas para mais de 40 países.

A empresa polaca não perdeu tempo e recontratou os funcionários da Multicycle e reiniciou de imediato a produção de bicicletas e e-bikes na Holanda, estando agora em discussão como irá lidar com as garantias dos produtos que foram vendidos até Novembro de 2016 pelos anteriores proprietários da marca.

A Multicyle foi fundada em 1977 contando já com 40 anos de presença no mercado ciclista internacional o que, para a Kross, significa uma oportunidade de ouro para entrar num mercado atractivo com uma marca já conceituada, uma rede de produção e distribuição já funcional, conhecimentos técnicos avançados e décadas de experiência que irão beneficiar também a sede polaca.

Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Fora todos estes atractivos, a empresa polaca admitiu também que a razão principal seria a aquisição da tecnologia responsável pelas populares e inovadoras bicicletas eléctricas dos holandeses, convicta de poder utilizar a sua rede de distribuição europeia para aumentar as exportações da Multicycle, que até à data se tinha concentrado mais no mercado interno holandês.

A Kross, nos seus 27 anos de existência, atingiu o sucesso graças ao marketing certeiro e maciço que efectuou para vender os seus produtos, tanto no mercado nacional como no internacional, tendo inclusivamente criado uma equipa de ciclistas profissionais, a Kross Racing Team, que se encontra actualmente entre as três melhores equipas de ciclismo de todo o mundo sob a liderança de Maja Włoszczowska, atleta olímpica medalhada com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016.

Para a próxima época a equipa contratou também a suíça Jolanda Neff, actual campeã do mundo do Campeonato Mundial UCI (Union Cycliste Internationale – União Ciclista Internacional), considerando que tal irá beneficiar tanto a equipa como o reconhecimento da marca. Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • Depositphotos_8751638_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DE 2016 - UM UNIVERSO MAIS CLARO

    O passado ano foi fértil em descobertas e avanços científicos que, ainda há pouco tempo, pareciam miragens. Graças a algumas delas, detalhes sobre o passado, o presente e o futuro da Humanidade podem agora ser vistos de forma...

  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...


  • 295bda17-c5e4-458f-995f-62c4ac1da40e

    Food & Beverage

    Jul 1, 2017

    Comer inteligentemente

    O foodpairing é um método científico moderno que tem servido para saber quais os sabores que combinam melhor uns com os outros. Este método tem por base o princípio de que os alimentos combinam melhor quando têm determinadas...

  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • 1

    Food & Beverage

    Jun 1, 2015

    Softy, tasty, creamy

    Ben Cohen and Jerry Greenfield grew up in Long Island. They became friends in high school. After high school, Ben attended several colleges, but he would always end up being expelled.Jerry graduated from college, but could not go to...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    True pioneers

    For years Pioneer has introduced innovative and high quality products into the market. A world-first in many ways, the japanese company has been through several changes over the years, but kept the original philosophy that gave birth...

  • 1. Kendo-Buddhist-Spirit

    Sport

    Nov 1, 2017

    ESPÍRITO BUDISTA

    A arte marcial japonesa criada no século XIV é hoje um desporto de alta competição e uma arte puramente exibicional. Mas tempos houve em que, conhecer e manejar bem uma espada, podia estabelecer a linha entre a vida e a morte.

    ...