Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

Kross expande para a Holanda

Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a desenvolver as e-bikes.

<

As e-bikes são uma versão extremamente leve das ultrapassadas motocicletas que, a olho nu, não se distinguem de qualquer bicicleta convencional, mas são alimentadas a energia eléctrica. Não requerem um maior esforço por parte dos ciclistas em terrenos mais acidentados ou subidas – a força suplementar que numa bicicleta convencional teria que ser suportada pelas pernas dos ciclistas, nas e-bikes é suportada por um pequeno motor eléctrico com uma autonomia semelhante à de qualquer carro eléctrico e capaz de atingir a velocidade média de qualquer viatura de utilização citadina.

Quando tudo parecia perdido a Kross SA, a maior produtora de bicicletas de fabrico polaco, aproveitou para se expandir em solo europeu e avançou com a aquisição da Multicycle de modo a garantir que esta mantinha a produção na Holanda, adquirindo assim uma marca conceituada conhecida pela qualidade das suas bicicletas urbanas e de montanha bem como pelas inovadoras bicicletas eléctricas destinadas aos segmentos mais altos do mercado ciclista.

Em Junho de 2016 a Kross já tinha tornado público o seu interesse em começar a expandir a empresa para outros países da União Europeia, daí não ser propriamente uma surpresa este avanço estratégico na Holanda.

A Kross foi fundada em 1990 por Zbigniew Sosnowski, produzindo actualmente todo o género de bicicletas urbanas, de montanha, para crianças e dobráveis e produzindo também, desde 2004, a sua própria marca de scooters, a Zipp, exportando as suas motos e bicicletas para mais de 40 países.

A empresa polaca não perdeu tempo e recontratou os funcionários da Multicycle e reiniciou de imediato a produção de bicicletas e e-bikes na Holanda, estando agora em discussão como irá lidar com as garantias dos produtos que foram vendidos até Novembro de 2016 pelos anteriores proprietários da marca.

A Multicyle foi fundada em 1977 contando já com 40 anos de presença no mercado ciclista internacional o que, para a Kross, significa uma oportunidade de ouro para entrar num mercado atractivo com uma marca já conceituada, uma rede de produção e distribuição já funcional, conhecimentos técnicos avançados e décadas de experiência que irão beneficiar também a sede polaca.

Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Fora todos estes atractivos, a empresa polaca admitiu também que a razão principal seria a aquisição da tecnologia responsável pelas populares e inovadoras bicicletas eléctricas dos holandeses, convicta de poder utilizar a sua rede de distribuição europeia para aumentar as exportações da Multicycle, que até à data se tinha concentrado mais no mercado interno holandês.

A Kross, nos seus 27 anos de existência, atingiu o sucesso graças ao marketing certeiro e maciço que efectuou para vender os seus produtos, tanto no mercado nacional como no internacional, tendo inclusivamente criado uma equipa de ciclistas profissionais, a Kross Racing Team, que se encontra actualmente entre as três melhores equipas de ciclismo de todo o mundo sob a liderança de Maja Włoszczowska, atleta olímpica medalhada com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016.

Para a próxima época a equipa contratou também a suíça Jolanda Neff, actual campeã do mundo do Campeonato Mundial UCI (Union Cycliste Internationale – União Ciclista Internacional), considerando que tal irá beneficiar tanto a equipa como o reconhecimento da marca. Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...


  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • Depositphotos_4906403_xl-2015

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    UM NOVO PASSO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO

    Angola é o 3º país do mundo que maior apoio financeiro tem recebido da China. A reconstrução e desenvolvimento de Angola a partir de 2003 beneficiou desse apoio, especialmente para a construção de novas infraestruturas e novas...

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem


  • 1. Vagal-Nerve-Stimulation-Hit-The-Right-Nerve

    Helthcare & Wellness

    Nov 1, 2017

    APONTAR AO NERVO CERTO

    Um novo tipo de tratamento, a estimulação do nervo vagal (VNS), pode oferecer esperança para as pessoas que não melhoram com o tratamento convencional do depression um pequeno dispositivo pilhas como um pacemaker é inserido sob...

  • The price of Romance

    Lifestyle & Travel

    Jan 31, 2016

    O Preço do Romance

    Amor, Love, Любовь,愛, é a palavra que expressa um sentimento único e transversal ao ser humano independentemente da nacionalidade ou ponto do globo onde se encontre. Com o dia de S. Valentim a aproximar-se, a 14 de Fevereiro,...

  • Still from the movie "Aiyyaa" (2012) by Shachin Kundalkar

    Culture & Art

    Jan 31, 2016

    A Maior Indústria Cinematográfica

    Existe aqui uma aura de mistério para o mundo ocidental. Um misto de emoção e estranheza para o espectador menos treinado que assiste a um filme de Bollywood pela primeira vez. A maior indústria cinematográfica do mundo tem origem...