Mecanica e Locomoção

Ago 1, 2017

Kross expande para a Holanda

Em Novembro de 2016 o mundo dos entusiastas do ciclismo ficou abalado com a falência da Multicycle, a maior empresa de fabrico de bicicletas da Holanda e internacionalmente reconhecida pelos avanços tecnológicos que a levaram a desenvolver as e-bikes.

As e-bikes são uma versão extremamente leve das ultrapassadas motocicletas que, a olho nu, não se distinguem de qualquer bicicleta convencional, mas são alimentadas a energia eléctrica. Não requerem um maior esforço por parte dos ciclistas em terrenos mais acidentados ou subidas – a força suplementar que numa bicicleta convencional teria que ser suportada pelas pernas dos ciclistas, nas e-bikes é suportada por um pequeno motor eléctrico com uma autonomia semelhante à de qualquer carro eléctrico e capaz de atingir a velocidade média de qualquer viatura de utilização citadina.

Quando tudo parecia perdido a Kross SA, a maior produtora de bicicletas de fabrico polaco, aproveitou para se expandir em solo europeu e avançou com a aquisição da Multicycle de modo a garantir que esta mantinha a produção na Holanda, adquirindo assim uma marca conceituada conhecida pela qualidade das suas bicicletas urbanas e de montanha bem como pelas inovadoras bicicletas eléctricas destinadas aos segmentos mais altos do mercado ciclista.

Em Junho de 2016 a Kross já tinha tornado público o seu interesse em começar a expandir a empresa para outros países da União Europeia, daí não ser propriamente uma surpresa este avanço estratégico na Holanda.

A Kross foi fundada em 1990 por Zbigniew Sosnowski, produzindo actualmente todo o género de bicicletas urbanas, de montanha, para crianças e dobráveis e produzindo também, desde 2004, a sua própria marca de scooters, a Zipp, exportando as suas motos e bicicletas para mais de 40 países.

A empresa polaca não perdeu tempo e recontratou os funcionários da Multicycle e reiniciou de imediato a produção de bicicletas e e-bikes na Holanda, estando agora em discussão como irá lidar com as garantias dos produtos que foram vendidos até Novembro de 2016 pelos anteriores proprietários da marca.

A Multicyle foi fundada em 1977 contando já com 40 anos de presença no mercado ciclista internacional o que, para a Kross, significa uma oportunidade de ouro para entrar num mercado atractivo com uma marca já conceituada, uma rede de produção e distribuição já funcional, conhecimentos técnicos avançados e décadas de experiência que irão beneficiar também a sede polaca.

Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Fora todos estes atractivos, a empresa polaca admitiu também que a razão principal seria a aquisição da tecnologia responsável pelas populares e inovadoras bicicletas eléctricas dos holandeses, convicta de poder utilizar a sua rede de distribuição europeia para aumentar as exportações da Multicycle, que até à data se tinha concentrado mais no mercado interno holandês.

A Kross, nos seus 27 anos de existência, atingiu o sucesso graças ao marketing certeiro e maciço que efectuou para vender os seus produtos, tanto no mercado nacional como no internacional, tendo inclusivamente criado uma equipa de ciclistas profissionais, a Kross Racing Team, que se encontra actualmente entre as três melhores equipas de ciclismo de todo o mundo sob a liderança de Maja Włoszczowska, atleta olímpica medalhada com a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2016.

Para a próxima época a equipa contratou também a suíça Jolanda Neff, actual campeã do mundo do Campeonato Mundial UCI (Union Cycliste Internationale – União Ciclista Internacional), considerando que tal irá beneficiar tanto a equipa como o reconhecimento da marca. Toda essa experiência de promoção e marketing irá ser aplicada agora na recuperação doméstica e na expansão internacional das novas Multicycle. O mais curioso é que a Kross já tentara adquirir a empresa holandesa em 2007, infelizmente na altura as negociações não chegaram a bom porto e só agora, uma década depois e sob outras circunstâncias, tal finalmente se concretizou.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 42-160319-AFRIC-ESIA-070-credit-Deakin-University

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    OUÇA COM ATENÇÃO

    Técnicas revolucionárias estão a moldar o mundo em todas as áreas e todas as temáticas. Quando olhamos em volta, vemos todo o tipo de propostas e aparelhos para preencher necessidades que nem sabíamos que eram necessárias.

    ...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.


  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • 17916763_10154923732760860_1525008882_o

    Business & Industry

    Jun 1, 2017

    EXPORTAR O MELHOR

    Actualmente, quando falamos sobre o melhor que existe no mundo, não é possível evitar falar em Portugal. É agora, o país mais conhecido do mundo pelas suas maravilhas, segredos, história e gastronomia. Destaca-se como o melhor...


  • ~1474296846~12973438_1066159806777023_1064623569076422198_o

    Science & Nature

    Ago 1, 2016

    PLANTAS QUE FLUTUAM

    Valorizar a Terra através da arte é o objectivo da Hoshinchu Air Bonsai Garden, uma empresa japonesa que desenvolveu um kit que permite plantar e ver um bonsai flutuar.

  • Jaime-Spaniol

    Business & Industry

    Ago 1, 2016

    PAÍS DO CARNAVAL E DOS JOGOS OLÍMPICOS ATRAI CAPITAL

    A beleza e riqueza natural que caracterizam o Brasil, das inúmeras praias, à Floresta Amazónica, e a multiculturalidade que compõe os seus habitantes, faz com que, apesar das dificuldades e críticas enfrentadas nos últimos anos,...

  • Etsy-Vintage-and-Crafts-1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    VINTAGE E ARTESANATO

    O portal Etsy foi fundado em 2005 com um preceito extremamente simples, fazer com que artesãos de todo o mundo pudessem colocar o fruto do seu trabalho à venda. O conceito expandiu-se e actualmente é possível negociar no portal...