Food & Beverage

Jun 1, 2017

É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

Estas promessas vão desde as dietas milagrosas e infalíveis, até ao desenho de corpos perfeitos. E, pelo menos desta vez, estas promessas parecem fazer sentido.

Um pouco por todo o mundo, o consumo do iogurte islandês Skyr, tem ganho adeptos e não é invulgar que se encontrem sempre esgotados no seu supermercado habitual. E alguns nutricionistas defendem que se trata de um queijo e não de um iogurte.

Embora este alimento tenha ganho popularidade nos últimos anos, a história refere que se trata de uma receita criada na Islândia, há mais de 1100 anos pelos vikings.

Como explica Catherine Donnely no seu livro de 2016 "Oxford Companion to Cheese", originalmente o Skyr era feito com o que restava do leite, depois de retirada a nata para produzir manteiga. Acrescentava-se leite fresco aquecido e coalho de origem animal. Depois de azedar, escorria-se o soro que seria usado para preservar carne e peixe e restava assim o Skyr que era então comido.

Actualmente, o Skyr é feito a partir de leite magro pasteurizado, ao qual são adicionadas culturas vivas de bactérias que lhe conferem a textura espessa, bem como um sabor suave, levemente azedo. Essa é a razão para que, ao produto, sejam acrescentados adoçantes e amidos com sabores de frutas, para o tornar mais agradável.

Trata-se de um produto lácteo que é utilizado em pequenos-almoços altamente proteicos, sobremesas saudáveis ou pequenos lanches entre refeições e pode ser um aditivo equilibrado para dietas saudáveis.

Rico em nutrientes

O Skyr é um alimento de baixas calorias, gordura e hidratos de carbono, mas muito rico em proteínas, vitaminas e minerais. Embora haja uma grande variação de valores entre marcas, em média, 170 gramas de Skyr contêm apenas 110 calorias, 19 gramas de proteínas, zero de gorduras e apenas 7 gramas de hidratos de carbono.

Para que possa comparar: a mesma quantidade de iogurte grego contém 7 gramas de proteínas e o leite gordo, 3,2 gramas.

Esta quantidade de proteínas é um dos maiores benefícios que o Skyr pode trazer a uma dieta equilibrada e controlo de peso, uma vez que reduz a fome e provoca uma sensação de saciedade.

Vários estudos, já provaram que as proteínas de produtos lácteos são reguladoras dos níveis de açúcar no sangue e ajudam a preservar a massa muscular durante as dietas mais "agressivas". Também são benéficas no equilíbrio do peso e na prevenção da obesidade, bem como no aceleramento do metabolismo, permitindo assim queimar mais calorias a seguir às refeições.

Os altos níveis de cálcio e fosfatos presentes no Skyr aumentam a resistência dos ossos e dentes, prevenindo o aparecimento de doenças como osteoporose e preservando a densidade óssea em idades mais avançadas.

O consumo de Skyr também é benéfico a nível cardiovascular. Os altos índices de cálcio, potássio e magnésio são fundamentais para a saúde do coração. Ajudam a manter uma baixa pressão sanguínea e facilitam o fluxo de corrente sanguínea, para além do já referido controle dos níveis de açúcar no sangue, fundamental para prevenção da diabetes.

Para indivíduos com intolerância à lactose, contudo, o consumo de Skyr deve ser moderado. Apesar de o processo de produção de Skyr reduzir perto de 90% da lactose do leite, o consumo excessivo pode causar dores de estômago e outras inconveniências do trato digestivo. O ideal, em qualquer caso, será sempre começar por ingerir pequenas quantidades de Skyr e, de preferência, incluído numa das muitas receitas de preparação que pode encontrar em vários sites de internet.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.

  • _slc114_33093997

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PREPPER - REFEIÇÕES PARA O FIM DO MUNDO

    Graças ao popular programa do National Geographic Channel, "Preparados Para o Fim do Mundo", o fenómeno dos sobrevivencialistas passou de um mercado de nicho norte-americano centrado quase exclusivamente nos Estados Unidos da América...

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...


  • 1

    Culture & Art

    Out 8, 2018

    MILESTII MICI

    "Imagine uma adega com centenas de quilómetros de corredores cheios de vinho, alguns milhões de garrafas, milhares de hectolitros em barris, centenas de safras, dezenas de variedades, um subterrâneo tão grande que apenas pode...

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...


  • Benefits of Orange on Health and the Economy

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Benefícios da Laranja na Saúde e na Economia

    Inverno é sinónimo de gripes e de constipações. A laranja, rica em vitamina C, é o fruto capaz de fornecer ao organismo a quantidade ideal desta vitamina para combater estas doenças sazonais, mas desempenha igualmente um papel...

  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Golden Armenia

    Armenians are one of the most ancient peoples of the world. Their arts date back to thousands of years. However, the Armenian arts, as such, took their own national features in the Middle Ages due to the development of architecture,...

  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...