Food & Beverage

Jun 1, 2017

É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

<

Estas promessas vão desde as dietas milagrosas e infalíveis, até ao desenho de corpos perfeitos. E, pelo menos desta vez, estas promessas parecem fazer sentido.

Um pouco por todo o mundo, o consumo do iogurte islandês Skyr, tem ganho adeptos e não é invulgar que se encontrem sempre esgotados no seu supermercado habitual. E alguns nutricionistas defendem que se trata de um queijo e não de um iogurte.

Embora este alimento tenha ganho popularidade nos últimos anos, a história refere que se trata de uma receita criada na Islândia, há mais de 1100 anos pelos vikings.

Como explica Catherine Donnely no seu livro de 2016 "Oxford Companion to Cheese", originalmente o Skyr era feito com o que restava do leite, depois de retirada a nata para produzir manteiga. Acrescentava-se leite fresco aquecido e coalho de origem animal. Depois de azedar, escorria-se o soro que seria usado para preservar carne e peixe e restava assim o Skyr que era então comido.

Actualmente, o Skyr é feito a partir de leite magro pasteurizado, ao qual são adicionadas culturas vivas de bactérias que lhe conferem a textura espessa, bem como um sabor suave, levemente azedo. Essa é a razão para que, ao produto, sejam acrescentados adoçantes e amidos com sabores de frutas, para o tornar mais agradável.

Trata-se de um produto lácteo que é utilizado em pequenos-almoços altamente proteicos, sobremesas saudáveis ou pequenos lanches entre refeições e pode ser um aditivo equilibrado para dietas saudáveis.

Rico em nutrientes

O Skyr é um alimento de baixas calorias, gordura e hidratos de carbono, mas muito rico em proteínas, vitaminas e minerais. Embora haja uma grande variação de valores entre marcas, em média, 170 gramas de Skyr contêm apenas 110 calorias, 19 gramas de proteínas, zero de gorduras e apenas 7 gramas de hidratos de carbono.

Para que possa comparar: a mesma quantidade de iogurte grego contém 7 gramas de proteínas e o leite gordo, 3,2 gramas.

Esta quantidade de proteínas é um dos maiores benefícios que o Skyr pode trazer a uma dieta equilibrada e controlo de peso, uma vez que reduz a fome e provoca uma sensação de saciedade.

Vários estudos, já provaram que as proteínas de produtos lácteos são reguladoras dos níveis de açúcar no sangue e ajudam a preservar a massa muscular durante as dietas mais "agressivas". Também são benéficas no equilíbrio do peso e na prevenção da obesidade, bem como no aceleramento do metabolismo, permitindo assim queimar mais calorias a seguir às refeições.

Os altos níveis de cálcio e fosfatos presentes no Skyr aumentam a resistência dos ossos e dentes, prevenindo o aparecimento de doenças como osteoporose e preservando a densidade óssea em idades mais avançadas.

O consumo de Skyr também é benéfico a nível cardiovascular. Os altos índices de cálcio, potássio e magnésio são fundamentais para a saúde do coração. Ajudam a manter uma baixa pressão sanguínea e facilitam o fluxo de corrente sanguínea, para além do já referido controle dos níveis de açúcar no sangue, fundamental para prevenção da diabetes.

Para indivíduos com intolerância à lactose, contudo, o consumo de Skyr deve ser moderado. Apesar de o processo de produção de Skyr reduzir perto de 90% da lactose do leite, o consumo excessivo pode causar dores de estômago e outras inconveniências do trato digestivo. O ideal, em qualquer caso, será sempre começar por ingerir pequenas quantidades de Skyr e, de preferência, incluído numa das muitas receitas de preparação que pode encontrar em vários sites de internet.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...


  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 


  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Another Algarve

    Oyster and other shellfish have been abundant in the Portuguese rivers and shores but throughout the years, various diseases almost sentenced its extinction. Recently, aquaculture has restored their existence.

  • 1

    Business & Industry

    Jan 1, 2018

    PINTAR, PROTEGER, ENDURECER

    Uma parede pode ser deitada abaixo. De facto, todo o edifício pode até colapsar. O revestimento e isolamento, contudo, até aos próprios raios de Zeus resistirá.

  • 01

    Mecanica e Locomoção

    Fev 1, 2017

    BALÕES REVOLUCIONAM SERVIÇOS

    Uma empresa norte-americana está a desenvolver balões que poderão ajudar em situação de desastre, bem como a melhorar a efcicácia das previsões meteorológicas.