Technology

Ago 1, 2017

É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

Atualmente, os usos destas pequenas máquinas tornam-se mais diversificados, desde reportagens jornalísticas a entregas ao domicilio.

A gigante Amazon desenvolveu uma patente usando este aparelho que lhe permite fazer entregas rápidas em casa dos consumidores e, há já alguns anos que vem a fazer testes para determinar qual o melhor método para estas entregas.

O serviço oferecido pela empresa exige que seja possível o drone fazer uma aterragem e então deixar a encomenda, mas para um serviço mais rápido e seguro para ambas as partes, tenta apostar em novas formas de utilizar esta tecnologia.

Uma das possibilidades será juntar ao drone pequenos para-quedas, que permitiriam a entrega das encomendas sem as danificar e sem exigir a aterragem do aparelho.  Esta é uma das utilizações vencedoras, vantajosas para o cliente que recebe mais rapidamente os seus pedidos, e para a empresa que economiza no transporte.

Mas as inovações mais impressionantes no que toca a estes aparelhos, estão em transformá-los em pequenas ambulâncias capazes de sobrevoar o território e prestar auxílio médico.

A capacidade de voo e o reduzido tamanho permite que entrem em zonas perigosas, oferecendo vantagens estratégicas, numa situação que envolva reféns ou em caso de incêndio, onde pode oferecer informações essenciais evitando o risco de envolver agentes ou bombeiros.

As vantagens para o bem comum e de saúde, começam pela proteção de profissionais que passam por situações de risco, mas vai além das vantagens de uma visão privilegiada em cenas criminosas, suspeita de bomba ou onde existam reféns.

Os drones podem transportar desfibrilhadores para responder a vítimas de ataque cardíaco mais rapidamente que uma ambulância, o que nestes casos faz toda a diferença. Têm capacidade para fazer chegar medicação a áreas mais remotas, tal como fazer uma distribuição eficaz de preservativos, em especial em locais rurais onde a oferta não seja adequada, ou até mesmo transportar amostras de sangue entre os locais de recolha e os laboratórios, permitindo agilizar o processo e consequentemente os resultados desses exames. Ou ainda, permitir tanto o transporte de medicamento como fornecer informações às vitimas de catástrofes naturais. 

Todas as utilizações levantam os seus problemas, mesmo o kit de salvamento com desfibrilhador exigirá que quem assiste o paciente seja capaz de seguir as instruções dadas pelo médico também através do drone, o pode ser difícil numa situação tão delicada.

Um diferente problema, mas com avanços positivos, decorre da necessidade de refrigeração das amostras de sangue durante o transporte, já que o transporte só por si não é o que baste.

Há ainda caminho a percorrer, mais práticos ou burocráticos, no que diz respeito à legislação e autorização de voo em determinadas zonas, mas estão dados os primeiros passos para chegar a novos avanços através destes pequenos voadores que podem mesmo salvar vidas.  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • PrimarySchool5

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ARQUITECTURA SUSTENTÁVEL

    Diz-se frequentemente que, depois de ir a África, nunca mais se é o mesmo. É o continente mais genuíno do mundo. É por isso que a sustentabilidade é tão importante.

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • Business Jet Innovators

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    Inovação nos Jactos Privados

    A Honda Aircraft Company recriou completamente o jacto particular com um novo design. Ao instalar os motores sobre a asa, desenhando o que designam de Natural Laminar Flow para asa e fuselagem e aplicando outras inovações, o HondaJet...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    True pioneers

    For years Pioneer has introduced innovative and high quality products into the market. A world-first in many ways, the japanese company has been through several changes over the years, but kept the original philosophy that gave birth...

  • Depositphotos_4581358_original

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2017

    O AMOR EM TEMPOS DE TINDER

    No mês em se celebra o "Dia de S. Valentim" ou "Dia dos Namorados", como também é conhecido o dia 14 de Fevereiro, reflectimos sobre a forma como hoje as pessoas se relacionam e conhecem. Longe vai o tempo do namoro à janela,...