Technology

Ago 1, 2017

É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

<

Atualmente, os usos destas pequenas máquinas tornam-se mais diversificados, desde reportagens jornalísticas a entregas ao domicilio.

A gigante Amazon desenvolveu uma patente usando este aparelho que lhe permite fazer entregas rápidas em casa dos consumidores e, há já alguns anos que vem a fazer testes para determinar qual o melhor método para estas entregas.

O serviço oferecido pela empresa exige que seja possível o drone fazer uma aterragem e então deixar a encomenda, mas para um serviço mais rápido e seguro para ambas as partes, tenta apostar em novas formas de utilizar esta tecnologia.

Uma das possibilidades será juntar ao drone pequenos para-quedas, que permitiriam a entrega das encomendas sem as danificar e sem exigir a aterragem do aparelho.  Esta é uma das utilizações vencedoras, vantajosas para o cliente que recebe mais rapidamente os seus pedidos, e para a empresa que economiza no transporte.

Mas as inovações mais impressionantes no que toca a estes aparelhos, estão em transformá-los em pequenas ambulâncias capazes de sobrevoar o território e prestar auxílio médico.

A capacidade de voo e o reduzido tamanho permite que entrem em zonas perigosas, oferecendo vantagens estratégicas, numa situação que envolva reféns ou em caso de incêndio, onde pode oferecer informações essenciais evitando o risco de envolver agentes ou bombeiros.

As vantagens para o bem comum e de saúde, começam pela proteção de profissionais que passam por situações de risco, mas vai além das vantagens de uma visão privilegiada em cenas criminosas, suspeita de bomba ou onde existam reféns.

Os drones podem transportar desfibrilhadores para responder a vítimas de ataque cardíaco mais rapidamente que uma ambulância, o que nestes casos faz toda a diferença. Têm capacidade para fazer chegar medicação a áreas mais remotas, tal como fazer uma distribuição eficaz de preservativos, em especial em locais rurais onde a oferta não seja adequada, ou até mesmo transportar amostras de sangue entre os locais de recolha e os laboratórios, permitindo agilizar o processo e consequentemente os resultados desses exames. Ou ainda, permitir tanto o transporte de medicamento como fornecer informações às vitimas de catástrofes naturais. 

Todas as utilizações levantam os seus problemas, mesmo o kit de salvamento com desfibrilhador exigirá que quem assiste o paciente seja capaz de seguir as instruções dadas pelo médico também através do drone, o pode ser difícil numa situação tão delicada.

Um diferente problema, mas com avanços positivos, decorre da necessidade de refrigeração das amostras de sangue durante o transporte, já que o transporte só por si não é o que baste.

Há ainda caminho a percorrer, mais práticos ou burocráticos, no que diz respeito à legislação e autorização de voo em determinadas zonas, mas estão dados os primeiros passos para chegar a novos avanços através destes pequenos voadores que podem mesmo salvar vidas.  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...


  • C8b--OIXgAA2KZb

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2017

    T-shirts de Plástico Reciclado

    A produção destas t-shirts, que podem elas próprias também ser recicladas, foi planeada de modo a eliminar ao máximo a poluição causada pela utilização de combustíveis fósseis e pelo próprio plástico que, após a sua...

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...


  • FUJI FILM INSTAX SHARE SP - 2

    Technology

    Jan 1, 2018

    IMPRIMIR AS MEMÓRIAS

    O aparente triunfo do digital fez com que desaparecessem preocupações mundanas como a compra de filmes para máquina fotográfica e o racionamento das fotografias que se tiravam.

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    SOL, an Angolan story of success in African banking

    Banco SOL is a private Angolan bank, with 14 years of activity, based in Luanda, the capital of the Republic of Angola, in southwest Africa, with an extensive shore to the Atlantic Ocean. SOL, "sun" in English, has 167 branches and agencies...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2017

    A ARTE RENASCENTISTA DA JOALHARIA RUSSA

    Engenhosos artesãos russos do passado deixaram sua pegada brilhante na história da arte da joalharia. Com a ascensão da arte joalheira russa no século XIX, a glória da C. Faberge, Khlebnikov I., P. Ovtchinnikov, M. Perkhin, I....