Technology

Ago 1, 2017

É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

<

Atualmente, os usos destas pequenas máquinas tornam-se mais diversificados, desde reportagens jornalísticas a entregas ao domicilio.

A gigante Amazon desenvolveu uma patente usando este aparelho que lhe permite fazer entregas rápidas em casa dos consumidores e, há já alguns anos que vem a fazer testes para determinar qual o melhor método para estas entregas.

O serviço oferecido pela empresa exige que seja possível o drone fazer uma aterragem e então deixar a encomenda, mas para um serviço mais rápido e seguro para ambas as partes, tenta apostar em novas formas de utilizar esta tecnologia.

Uma das possibilidades será juntar ao drone pequenos para-quedas, que permitiriam a entrega das encomendas sem as danificar e sem exigir a aterragem do aparelho.  Esta é uma das utilizações vencedoras, vantajosas para o cliente que recebe mais rapidamente os seus pedidos, e para a empresa que economiza no transporte.

Mas as inovações mais impressionantes no que toca a estes aparelhos, estão em transformá-los em pequenas ambulâncias capazes de sobrevoar o território e prestar auxílio médico.

A capacidade de voo e o reduzido tamanho permite que entrem em zonas perigosas, oferecendo vantagens estratégicas, numa situação que envolva reféns ou em caso de incêndio, onde pode oferecer informações essenciais evitando o risco de envolver agentes ou bombeiros.

As vantagens para o bem comum e de saúde, começam pela proteção de profissionais que passam por situações de risco, mas vai além das vantagens de uma visão privilegiada em cenas criminosas, suspeita de bomba ou onde existam reféns.

Os drones podem transportar desfibrilhadores para responder a vítimas de ataque cardíaco mais rapidamente que uma ambulância, o que nestes casos faz toda a diferença. Têm capacidade para fazer chegar medicação a áreas mais remotas, tal como fazer uma distribuição eficaz de preservativos, em especial em locais rurais onde a oferta não seja adequada, ou até mesmo transportar amostras de sangue entre os locais de recolha e os laboratórios, permitindo agilizar o processo e consequentemente os resultados desses exames. Ou ainda, permitir tanto o transporte de medicamento como fornecer informações às vitimas de catástrofes naturais. 

Todas as utilizações levantam os seus problemas, mesmo o kit de salvamento com desfibrilhador exigirá que quem assiste o paciente seja capaz de seguir as instruções dadas pelo médico também através do drone, o pode ser difícil numa situação tão delicada.

Um diferente problema, mas com avanços positivos, decorre da necessidade de refrigeração das amostras de sangue durante o transporte, já que o transporte só por si não é o que baste.

Há ainda caminho a percorrer, mais práticos ou burocráticos, no que diz respeito à legislação e autorização de voo em determinadas zonas, mas estão dados os primeiros passos para chegar a novos avanços através destes pequenos voadores que podem mesmo salvar vidas.  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cowrok

    Business & Industry

    Set 19, 2018

    Cowork

    Escritório onde e quando quiser


    Ao longo dos últimos 20 anos, o paradigma do trabalho tem vindo a sofrer imensas e radicais alterações, fruto de vários fenómenos estruturais, económicos, tecnológicos...

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...


  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • Depositphotos_96937952_xl-2015

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    LÃ DE CAMELO - DE QUENTE PARA MAIS QUENTE

    Se já sentiu arrepios ao ver o preço de um casaco de lã de camelo, pense só no conforto que tal investimento lhe poderia trazer em noites mais frias. A lã de camelo é um tecido macio, fofo, confortável, quente e respirável.

    ...


  • cow-kashkaval60

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    ORGÂNICO E CONVENCIONAL

    Os queijos são a especialidade da gastronomia dos Balcãs. A Bulgária tem uma longa tradição nos lacticínios. Aqui, o queijo é produzido por diversas empresas. A Your VIP Partner encontrou a Kondov Ecoproduction, Ltd., uma empresa...

  • The Perfect Silver

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    A Prata Perfeita

    Karen Silver Design é uma empresa de fabrico, design e venda por atacado de joalharia de prata, sediada na Tailândia. Com especialização em vários tipos de prata, contam com grande variedade de colecções de joalharia de prata,...

  • Vertu

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Exclusive Luxury

    Vertu started life in the late 1990s as an indulgence for Nokia's designers. Led by Frank Nuovo, the group set out to explore what a phone could look and feel like if its design was unconstrained by budgetary concerns.