Technology

Ago 1, 2017

É um pássaro?... É um avião?... É um drone!

Capazes de captar imagens dos locais e ângulos mais inacessíveis e inesperados, os drones estão cada vez mais acessíveis aos adeptos de novas tecnologias com gosto por vídeo e fotografia. 

Atualmente, os usos destas pequenas máquinas tornam-se mais diversificados, desde reportagens jornalísticas a entregas ao domicilio.

A gigante Amazon desenvolveu uma patente usando este aparelho que lhe permite fazer entregas rápidas em casa dos consumidores e, há já alguns anos que vem a fazer testes para determinar qual o melhor método para estas entregas.

O serviço oferecido pela empresa exige que seja possível o drone fazer uma aterragem e então deixar a encomenda, mas para um serviço mais rápido e seguro para ambas as partes, tenta apostar em novas formas de utilizar esta tecnologia.

Uma das possibilidades será juntar ao drone pequenos para-quedas, que permitiriam a entrega das encomendas sem as danificar e sem exigir a aterragem do aparelho.  Esta é uma das utilizações vencedoras, vantajosas para o cliente que recebe mais rapidamente os seus pedidos, e para a empresa que economiza no transporte.

Mas as inovações mais impressionantes no que toca a estes aparelhos, estão em transformá-los em pequenas ambulâncias capazes de sobrevoar o território e prestar auxílio médico.

A capacidade de voo e o reduzido tamanho permite que entrem em zonas perigosas, oferecendo vantagens estratégicas, numa situação que envolva reféns ou em caso de incêndio, onde pode oferecer informações essenciais evitando o risco de envolver agentes ou bombeiros.

As vantagens para o bem comum e de saúde, começam pela proteção de profissionais que passam por situações de risco, mas vai além das vantagens de uma visão privilegiada em cenas criminosas, suspeita de bomba ou onde existam reféns.

Os drones podem transportar desfibrilhadores para responder a vítimas de ataque cardíaco mais rapidamente que uma ambulância, o que nestes casos faz toda a diferença. Têm capacidade para fazer chegar medicação a áreas mais remotas, tal como fazer uma distribuição eficaz de preservativos, em especial em locais rurais onde a oferta não seja adequada, ou até mesmo transportar amostras de sangue entre os locais de recolha e os laboratórios, permitindo agilizar o processo e consequentemente os resultados desses exames. Ou ainda, permitir tanto o transporte de medicamento como fornecer informações às vitimas de catástrofes naturais. 

Todas as utilizações levantam os seus problemas, mesmo o kit de salvamento com desfibrilhador exigirá que quem assiste o paciente seja capaz de seguir as instruções dadas pelo médico também através do drone, o pode ser difícil numa situação tão delicada.

Um diferente problema, mas com avanços positivos, decorre da necessidade de refrigeração das amostras de sangue durante o transporte, já que o transporte só por si não é o que baste.

Há ainda caminho a percorrer, mais práticos ou burocráticos, no que diz respeito à legislação e autorização de voo em determinadas zonas, mas estão dados os primeiros passos para chegar a novos avanços através destes pequenos voadores que podem mesmo salvar vidas.  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • 3041392_lunarhabitationfosterpartners1

    Research & Education

    Abr 1, 2017

    MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

    Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

    ...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...


  • Professor Eric Roulot

    Luxury & Fashion

    Dez 31, 2015

    O seu Concierge Privado

    Sediada em Paris, a LUXUS Business Agency presta um serviço inigualável. Uma equipa uúnica e exclusiva, focada em fornecer os melhores serviços em várias áreas, que vão do transporte e mediação imobiliária até viagens e cuidados...

  • fb1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    Quintessentialy British

    As one of the famous fashion streets in London, England, Jermyn Street is one of the places to go if you want high quality clothes for men. Today there is more than garments on Jermyn Street. Hotels, restaurants and a myriad of services...

  • 50 Shades of Carrara

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    50 Tons de Carrara

    Há milhares de anos que o mármore de carrara é aclamado por imperadores e artistas. David, a escultura de Miguel Ângelo, e a sua Pietá, foram feitas com mármore de Carrara, devido ao seu grão fino e boas propriedades plásticas,...