Culture & Art

Fev 29, 2016

Mulheres Inspiradoras Ontem e Hoje

8 de Março, designado como o Dia Internacional da Mulher para assinalar a luta feminina pela igualdade laboral e social. "Ontem", apenas um número restrito de mulheres era influente na sociedade, como era o caso das monarcas. Hoje, são maioritariamente polivalentes, talentosas e verdadeiras guerreiras, mas só algumas são uma verdadeira inspiração.

<

Com excepção de monarcas como Cleópatra, Rainha do Egipto, são poucos os relatos históricos que abordam grandes feitos femininos na sociedade anteriores ao século XIX, talvez porque à mulher estava reservado o papel de mãe, esposa e cuidadora. As mulheres tornaram-se mais activas, influentes e conquistaram o seu espaço em várias áreas, das quais destacamos:

Ada Lovelace (1815-1852) – Nascida em Londres, Condessa de Lovelace, filha do poeta Lord Byron e de Anne Isabella Byron que lhe incutiu o gosto pela matemática e lógica, tornando-se matemática e escritora. É reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage. Desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, para além de publicar uma colecção de notas sobre a máquina analítica. É considerada a primeira programadora da História. Consta que entre 1842/43 terá traduzido um artigo do engenheiro militar Luigi Menabrea sobre o motor, no qual colocou anotações da sua autoria que contêm um algoritmo para ser processado por máquinas, e que foi considerado o primeiro programa de computador.

Helen Keller (1880-1968) – Tuscumbia, no estado do Alabama, Estados Unidos da América, é a terra natal daquela que foi escritora, filósofa, conferencista e activista social. Desenvolveu um extenso trabalho para pessoas portadoras de deficiência, de que são exemplo os centros Hellen Keller. Foi a primeira pessoa surda e cega a obter o grau de bacharelato e a sua história inspirou o filme "O Milagre de Hellen Keller", dirigido por Arthur Penn, que relata a forma como a professora Anne Sullivan conseguiu romper o isolamento de Helen pela quase total falta de comunicação, permitindo que a menina crescesse e aprendesse a comunicar.

Emmeline Pankhurst (1858 – 1928) – Nasceu em Manchester, no Reino Unido. O seu nome ficou na História associado à luta pelo direito de voto para as mulheres de classe média, tendo sido uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. Em 1889, fundou a Liga do Franchise das Mulheres, e em 1903 a União Social e Política da Mulher (WSPU). Conquistou o direito ao voto para as mulheres inglesas.

Wangari Maathai (1940-2011) – Nyeri, Quénia, foi onde nasceu aquela que viria a ser a primeira mulher africana a receber o Prémio Nobel da Paz. Descendente da etnia Kikuyu, depois de concluir os estudos no colégio Loreto High School, em Limuru, recebeu uma bolsa da Fundação Joseph P. Kennedy Jr. e prosseguiu os estudos nos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher da África Oriental a obter o bacharelato em biologia. Seguiu-se uma carreira académica de sucesso, mas ficou conhecida por lutar pela conservação das florestas e do meio ambiente, de que é exemplo o movimento do Cinturão Verde Pan-africano, no Quénia, uma iniciativa cujo objectivo foi plantar 30 milhões de árvores. Após receber o Nobel, tornou-se Mensageira da Paz das Nações Unidas.

Angelina Jolie – Nascida em 1975 em Los Angeles, Califórnia. Actriz, produtora, argumentista e activista humanitária. Muitas vezes referida como a mulher mais bonita do mundo, distingue-se também pelo empenho enquanto embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), pelo trabalho com refugiados da Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão.

A esta lista de mulheres influentes podem acrescentar-se muitos nomes: Hipátia, matemática, filósofa e astrónoma, cujo assassinato marcou o fim da Antiguidade Clássica, Madre Teresa de Calcutá, missionária, Diana de Gales, pelo trabalho contra as minas terrestres e o vírus da SIDA, Marie Curie, Nobel da Química e da Física, desenvolveu a teoria da radioatividade, entre outras. O Dia da Mulher foi oficialmente adoptado pela ONU, em 1977, em homenagem às conquistas femininas, mas hoje tem um carácter mais comercial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • IMG_6941

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    A CIDADE DAS CAVERNAS

    Quase se pode dizer que é uma cidade "bipolar". É "apenas" um dos locais habitados pelo Homem mais antigos do mundo, tendo a sua origem ainda na pré-história. E é também um dos locais mais preservados.

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.


  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • 1

    Business & Industry

    Dez 18, 2018

    AZERBAIJÃO

    O antigo, o novo e o futuro

    " O Azerbaijão é um país que impressiona em vários aspectos e é relativamente desconhecido nos países ocidentais. Partindo desde logo pelo facto de – ao contrário que muitos pensam...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • Precision cuts

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Cortes Precisos

    A velocidade é um dos mais importantes factores na indústria moderna da confecção. Ser capaz de cortar todas as peças que formam um artigo, de forma célere e precisa, aumenta a rapidez de produção, a gestão de tempo na fábrica...

  • Margush

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2016

    O Brilho da Margiana Turquemena

    Margiana é um país extinto cujos primeiros registos escritos datam de há 2500 anos. Durante muito tempo, a localização exacta não tinha sido claramente identificada, até que, em meados do século XX, o académico V. V. Struve,...

  • Trussardi

    Luxury & Fashion

    Fev 1, 2015

    Casual Elegance

    Trussardi is an Italian fashion house, founded in 1911. It began as a leather glove manufacturer, and expanded its line to additional leather goods in the 1970s after Nicola Trussardi took over from his uncle. In the 1980s the company...