Culture & Art

Fev 29, 2016

Mulheres Inspiradoras Ontem e Hoje

8 de Março, designado como o Dia Internacional da Mulher para assinalar a luta feminina pela igualdade laboral e social. "Ontem", apenas um número restrito de mulheres era influente na sociedade, como era o caso das monarcas. Hoje, são maioritariamente polivalentes, talentosas e verdadeiras guerreiras, mas só algumas são uma verdadeira inspiração.

<

Com excepção de monarcas como Cleópatra, Rainha do Egipto, são poucos os relatos históricos que abordam grandes feitos femininos na sociedade anteriores ao século XIX, talvez porque à mulher estava reservado o papel de mãe, esposa e cuidadora. As mulheres tornaram-se mais activas, influentes e conquistaram o seu espaço em várias áreas, das quais destacamos:

Ada Lovelace (1815-1852) – Nascida em Londres, Condessa de Lovelace, filha do poeta Lord Byron e de Anne Isabella Byron que lhe incutiu o gosto pela matemática e lógica, tornando-se matemática e escritora. É reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage. Desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, para além de publicar uma colecção de notas sobre a máquina analítica. É considerada a primeira programadora da História. Consta que entre 1842/43 terá traduzido um artigo do engenheiro militar Luigi Menabrea sobre o motor, no qual colocou anotações da sua autoria que contêm um algoritmo para ser processado por máquinas, e que foi considerado o primeiro programa de computador.

Helen Keller (1880-1968) – Tuscumbia, no estado do Alabama, Estados Unidos da América, é a terra natal daquela que foi escritora, filósofa, conferencista e activista social. Desenvolveu um extenso trabalho para pessoas portadoras de deficiência, de que são exemplo os centros Hellen Keller. Foi a primeira pessoa surda e cega a obter o grau de bacharelato e a sua história inspirou o filme "O Milagre de Hellen Keller", dirigido por Arthur Penn, que relata a forma como a professora Anne Sullivan conseguiu romper o isolamento de Helen pela quase total falta de comunicação, permitindo que a menina crescesse e aprendesse a comunicar.

Emmeline Pankhurst (1858 – 1928) – Nasceu em Manchester, no Reino Unido. O seu nome ficou na História associado à luta pelo direito de voto para as mulheres de classe média, tendo sido uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo. Em 1889, fundou a Liga do Franchise das Mulheres, e em 1903 a União Social e Política da Mulher (WSPU). Conquistou o direito ao voto para as mulheres inglesas.

Wangari Maathai (1940-2011) – Nyeri, Quénia, foi onde nasceu aquela que viria a ser a primeira mulher africana a receber o Prémio Nobel da Paz. Descendente da etnia Kikuyu, depois de concluir os estudos no colégio Loreto High School, em Limuru, recebeu uma bolsa da Fundação Joseph P. Kennedy Jr. e prosseguiu os estudos nos Estados Unidos, tornando-se a primeira mulher da África Oriental a obter o bacharelato em biologia. Seguiu-se uma carreira académica de sucesso, mas ficou conhecida por lutar pela conservação das florestas e do meio ambiente, de que é exemplo o movimento do Cinturão Verde Pan-africano, no Quénia, uma iniciativa cujo objectivo foi plantar 30 milhões de árvores. Após receber o Nobel, tornou-se Mensageira da Paz das Nações Unidas.

Angelina Jolie – Nascida em 1975 em Los Angeles, Califórnia. Actriz, produtora, argumentista e activista humanitária. Muitas vezes referida como a mulher mais bonita do mundo, distingue-se também pelo empenho enquanto embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), pelo trabalho com refugiados da Serra Leoa, Tanzânia e Paquistão.

A esta lista de mulheres influentes podem acrescentar-se muitos nomes: Hipátia, matemática, filósofa e astrónoma, cujo assassinato marcou o fim da Antiguidade Clássica, Madre Teresa de Calcutá, missionária, Diana de Gales, pelo trabalho contra as minas terrestres e o vírus da SIDA, Marie Curie, Nobel da Química e da Física, desenvolveu a teoria da radioatividade, entre outras. O Dia da Mulher foi oficialmente adoptado pela ONU, em 1977, em homenagem às conquistas femininas, mas hoje tem um carácter mais comercial.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_39732177_xl-2015

    Science & Nature

    Mar 1, 2017

    ILHA DE PÁSCOA - O MISTÉRIO PERMANECE

    É talvez um dos segredos mais bem guardados da Humanidade, as "Moais", também conhecidas como as "Cabeças da Ilha de Páscoa", estátuas esculpidas a partir das pedras do vulcão "Rano Raraku", que podem pesar 88...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...


  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 4, 2018

    Sardenha

    "Situada no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha é uma região predominantemente montanhosa, marcada pela ausência de altos picos, inserida num ambiente natural vasto e charmoso, porém agridoce. De facto, a presença do homem...

  • #1

    Luxury & Fashion

    Out 19, 2018

    HORNSKOV KØBENHAVN

    "Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.


  • Margush

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2016

    O Brilho da Margiana Turquemena

    Margiana é um país extinto cujos primeiros registos escritos datam de há 2500 anos. Durante muito tempo, a localização exacta não tinha sido claramente identificada, até que, em meados do século XX, o académico V. V. Struve,...

  • 01

    Home & Design

    Jan 1, 2017

    Berço embala bebé quando chora

    O Dr. Harvey Karp desenvolveu o SNOO, um berço inteligente que ajuda os pais e garante a segurança da criança.

  • Vertu

    Lifestyle & Travel

    Fev 1, 2015

    Exclusive Luxury

    Vertu started life in the late 1990s as an indulgence for Nokia's designers. Led by Frank Nuovo, the group set out to explore what a phone could look and feel like if its design was unconstrained by budgetary concerns.