Food & Beverage

Abr 27, 2018

PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

<

Por SARA LOUP

O boom dos brunches que juntam o melhor de um rico pequeno-almoço com um almoço leve, das Havaianas e Japonesas Poke Bowls (taças com alimentos crus, marinados, vegetais e arroz), alimentos pró-bióticos, frescos e tirados do quintal, abacate, aveia, batata doce e bebidas vegetais são fruto das tendências de 2017, mas que vieram para ficar em 2018. De acordo com a Whole Foods Market, neste ano, iremos notar a inclusão das flores comestíveis nos nossos pratos e cocktails, dando-lhes um toque chique, subtil e incrivelmente bonito, também a utilização de pós instantâneos/suplementos proteicos para bebidas, pela sua fácil e rápida utilização, a utilização de especiarias picantes e orientais, o aparecimento de mais alimentos crocantes, como as frutas desidratadas, criados pelas novas tecnologias, aumento da alimentação sem carne ou peixe, mais centrada na proteína vegetal, consumo de vegetais e de plantas – ideia que é reforçada pela Unilever e que defende o flexionismo (dieta com base na ingestão de plantas e consumo ocasional de carne) como uma das tendência emergentes para 2018 - e a gaseificação de bebidas com recurso a plantas.

Estas são algumas das tendências que iremos poder observar em 2018, a par de uma exigência cada vez maior dos consumidores para saber mais sobre o produto: qual a sua origem, como chegou ao mercado e quais os benefícios ou malefícios implícitos no seu consumo.

Este novo conceito para a alimentação, tem-se vindo a consolidar com a democratização do conhecimento e da informação pelos alimentos. Existe uma importância cada vez maior face à proveniência dos alimentos e sobre as suas tabelas nutricionais, que são pontos-chave nas actuais tomadas de decisão para o acto da compra. Um estudo da Innova Market revela que existe cada vez mais uma tendência para uma compra mais consciente, que promove o equilíbrio entre o corpo e a mente. Esta ideia é fortemente sustentada pela geração millennial que, ao deter maior consciencialização sobre si mesmos, sobre o outro e o meio que a rodeia, toma decisões alinhando-as aos valores deste grupo, como são exemplos o de não-desperdício, de protecção animal, humana e ambiental e, ainda, alimentos que promovam o bem-estar colectivo e a saúde.

A nova tendência, mais amiga do ambiente e mais saudável, impõe uma adaptação dos mercados e das marcas, sobretudo, das grandes cadeias de produção e consumo. Neste sentido, a cadeia de comida fast food, McDonald's, viu o seu restaurante de Bathesda, Maryland, ganhar o primeiro certificado de restaurante verde. Também os menus têm vindo a acompanhar esta tendência, por exemplo os McVeggie ou McVegan (disponível só na Suécia e na Finlândia), redução do sal nas batatas fritas e troca do pão branco dos wraps para pão integral. Esta mudança de paradigma, obrigou as disciplinas do marketing e a publicidade a adaptar-se a um novo conceito: o chocolate que antes era uma sobremesa, agora é uma cheatmeal, isto é, a alimentação da semana que é tida como "fora da dieta" em prol de uma vida equilibrada e saudável.

Outra das características impulsionadas pelos millenials tem a ver com a cor, o cheiro, o paladar e o tacto dos alimentos. Estas novas gerações primam por uma alimentação diferenciada, divertida e que permita criar pratos cheios de vida acompanhados de hashtags, como, #foodie #foodporn #fitfood #healthychoice, que criam comunidades e partilha de ideias, sobretudo nas redes sociais. Nesta troca, descobrem-se novas formas de utilizar alimentos, remetendo para uma experiência sensorial completamente nova.

Por isso, vá ao supermercado, leve o seu almoço na "marmita" e apanhe vegetais do quintal lá de casa ou do seu vizinho. Faça escolhas saudáveis, económicas e acompanhe-as com um estilo de vida equilibrado. Crie, misture e reinvente receitas com um twist moderno... Deleite-se, porque comer só pode ser um momento de grande prazer.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • julesrimet_gi_2720

    Sport

    Mai 25, 2018

    O "SANTO GRAAL" DO FUTEBOL

    Dia 14 de Junho, na Rússia, trinta e duas equipas nacionais estarão envolvidas na maior competição futebolística do planeta, o FIFA Mundial de Futebol 2018, com o objetivo de levantar o mais cobiçado troféu, a Taça Jules Rimet

    ...

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...

  • CN-INSTITUCIONAL-05

    Helthcare & Wellness

    Set 12, 2018

    Cirurgia Estética

    Várias áreas da medicina indicam claramente a grande importância de nos sentirmos bem dentro da nossa pele. E, ao contrário do que acontecia até meados do século XX, não é invulgar, hoje, encontrar pessoas do sexo masculino...


  • _MSS8814

    Business & Industry

    Jun 20, 2018

    NOVO CICLO DE INVESTIMENTO EM ANGOLA

    A economia de Angola está a iniciar um novo ciclo de recuperação, para cujo aproveitamento se conta com a recuperação – que já se verifica – do preço do petróleo e com a assistência técnica do Fundo Monetário Internacional

    ...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...


  • Apteka.de

    Science & Nature

    Dez 1, 2014

    Medicine at hand

    The pharmacy is the leader in delivering medications throughout the world and the goal is to provide medications at discount rates to everyone who is affected by expensive local prices and taxes.

  • 1. Technology-Clear Channel-Real-Time Contents

    Technology

    Fev 1, 2018

    CONTEÚDOS EM TEMPO REAL

    Num mundo em constante mudança no qual o progresso e o desenvolvimento há séculos que são a palavra de ordem, uma das ferramentas de marketing de massas mais utilizada, o outdoor, parece ter ficado estagnada no tempo.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Never lose your luggage again

    So, you travel a lot and sometimes – more than you'd like – your luggage get's lost in the myriad of conveyor belts and cars that carry it to the airplanes. It's a problem more and more people have to live with. But the solution...