Business & Industry

Out 1, 2016

INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por 17.500 ilhas, das quais se destacam Sumatra e Java.

<

Mais de metade do território indonésio é coberto por florestas e parques naturais, representando, tal como a Amazónia, no Brasil, uma das maiores áreas de protecção ambiental do Globo. Isso não tem impedido a Indonésia de desenvolver o seu grau de urbanização, sendo que a capital, Jacarta, situada na ilha de Java, conta com, aproximadamente, 18,2 milhões de habitantes na área metropolitana.

A Indonésia tem uma economia equilibrada, com mais de 100 biliões de dólares de reservas cambiais, uma taxa de inflação de 6 por cento, e uma Dívida Pública de apenas 27 por cento do PIB (Produto Interno Bruto), o que lhe permite manter o rating em grau de investimento. A dimensão do PIB coloca-a na 9ª posição enquanto maior economia mundial, exportando mais de 150 biliões de dólares, tornando-se assim no 30º maior país exportador. O petróleo, a borracha, o óleo de palma e diversos tipos de maquinaria são os principais produtos exportados para países como o Japão, Estados Unidos da América, China, Singapura e Índia.

Um dos principais trunfos da Indonésia é o turismo, que este ano deve crescer cerca de 15 por cento, pois as suas belezas naturais atraem anualmente cerca de 8 milhões de turistas, com predomínio de australianos, japoneses e chineses e naturalmente de indonésios, dada a proximidade, mas também de europeus e americanos, fascinados por centros turísticos de qualidade e renome mundiais, sendo Bali um dos "expoentes" principais.

A região de Bali, com mais de três milhões de habitantes, constitui um centro de predomínio hindu num país de maioria muçulmana, o que demonstra que se trata de um país de convivência pacífica, onde é possível desfrutar de férias agradáveis, com todo o conforto e num ambiente amigável e paradisíaco. Embora Bali seja a referência mais conhecida internacionalmente, existem na Indonésia, outras regiões que atraem muito turismo, especialmente jovens apreciadores do clima, das ondas, do surf, do mergulho nos corais, bem como pela comida, simpatia e acolhimento do povo. Para além disso, os turistas encontram aqui a oportunidade de conhecerem melhor uma cultura asiática com características diversificadas, especiais e genuínas.

A importância do Turismo é relevante, especialmente para criar emprego, o que demonstra que a Indonésia está organizada para receber bem quem a visita, e que viaja de longe para desfrutar deste "santuário" da Natureza. São inúmeras, as agências de viagens mundiais que organizam viagens para milhares de turistas que desejam conhecer a Indonésia, as suas paisagens e locais milenares, e conhecer mais profundamente a cultura dos povos que vivem nestas ilhas tão acolhedoras.

Todavia, a Indonésia não é atractiva apenas pela Natureza. A sua força económica atrai o interesse de investidores de outros continentes, especialmente para a exploração de petróleo, borracha, produção de têxteis e de maquinaria. O PIB per capita da Indonésia atinge USD 11,000 (em termos de paridade de poder de compra), o que a situa no 15º lugar entre os países asiáticos e em 10ª no ranking Doing Business, do Banco Mundial, para a região.  Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, Malásia e China, entre outros, estão à frente da Indonésia neste ranking.

Independente da Holanda desde 1949, manteve-se sob regime de ditadura militar durante alguns anos. Sendo o maior país muçulmano, há várias décadas, vive em hoje em democracia e faz parte de diversas organizações internacionais como a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e o G20, onde é parceira dos principais países e uma voz relevante nas grandes questões internacionais, especialmente as que dizem respeito à Ásia e ao Pacífico. O seu crescente prestígio político, peso e autonomia económica têm-na colocado como um país de referência, especialmente na Ásia, pela sua estabilidade social e crescente aplicação de boas práticas de gestão pública e de integração dos segmentos mais desfavorecidos. A Indonésia tem diversas línguas, destacando-se o "indonésio" como língua oficial, mas existe fluência em inglês na comunidade empresarial, facilitando a negociação de contratos internacionais. Aliás, o Governo tem adoptado incentivos ao investimento estrangeiro, sendo o 25º país a atrair e apoiar investimento directo estrangeiro em diversos sectores.

País altamente povoado, com estabilidade social e política, beneficiado por uma posição geoestratégica favorável no Sudeste da Ásia, muitos grupos internacionais vêm a Indonésia como um local ideal para a instalação de indústrias e serviços, tendo em atenção o crescente grau de integração económica e aduaneira em curso na zona económica livre que é a ASEAN.

A Your VIP Partner está sempre atenta ao crescimento potencial de países que merecem mais atenção devido às oportunidades comerciais e de investimento que vão criando, pelo que não pode ignorar as oportunidades deste país líder no continente asiático.

Melhorar as infraestruturas (energia e transportes), a habitação, a agricultura e pescas, assim como promover o desenvolvimento urbano, construir hotéis e resorts, reforçar a integração social e reduzir a pobreza das classes mais desfavorecidas e que habitam regiões remotas, são algumas das prioridades neste território.

É importante afirmar que os investidores activos no país consideram que, apesar de complexo, é um destino atractivo para investimentos. Para uma análise objectiva da situação actual e apreciar oportunidades, recomenda-se a consulta de consultores especializados e de bancos com conhecimento profundo da região.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • 1986661-eye_1024

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    SOLUÇÕES À VISTA

    Uma das maiores causas de cegueira no ser humano é a degeneração dos fotorreceptores da retina. Até agora, não existe um tratamento clínico eficaz para estes distúrbios na retina. Mas isto parece que vai mudar em breve.

    ...


  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....

  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Tailoring gentlemen's fashion for generations

    Saville Row congregates the highest number of tailors in London, and while ready-to-wear suits are available all over the city, this is still the place to go if you want a customized, high quality suit for your everyday use.

  • Meet1

    Food & Beverage

    Nov 1, 2016

    CARNE QUE SE DERRETE NA BOCA

    O bife Kobe, tão aclamado mundialmente, resulta da raça bovina Wagyu. Originária do Japão, esta carne tem sido igualmente produzida na Austrália, e é utilizada por grandes chefs.

  • Still from the movie "Aiyyaa" (2012) by Shachin Kundalkar

    Culture & Art

    Jan 31, 2016

    A Maior Indústria Cinematográfica

    Existe aqui uma aura de mistério para o mundo ocidental. Um misto de emoção e estranheza para o espectador menos treinado que assiste a um filme de Bollywood pela primeira vez. A maior indústria cinematográfica do mundo tem origem...