Business & Industry

Out 1, 2016

INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por 17.500 ilhas, das quais se destacam Sumatra e Java.

Mais de metade do território indonésio é coberto por florestas e parques naturais, representando, tal como a Amazónia, no Brasil, uma das maiores áreas de protecção ambiental do Globo. Isso não tem impedido a Indonésia de desenvolver o seu grau de urbanização, sendo que a capital, Jacarta, situada na ilha de Java, conta com, aproximadamente, 18,2 milhões de habitantes na área metropolitana.

A Indonésia tem uma economia equilibrada, com mais de 100 biliões de dólares de reservas cambiais, uma taxa de inflação de 6 por cento, e uma Dívida Pública de apenas 27 por cento do PIB (Produto Interno Bruto), o que lhe permite manter o rating em grau de investimento. A dimensão do PIB coloca-a na 9ª posição enquanto maior economia mundial, exportando mais de 150 biliões de dólares, tornando-se assim no 30º maior país exportador. O petróleo, a borracha, o óleo de palma e diversos tipos de maquinaria são os principais produtos exportados para países como o Japão, Estados Unidos da América, China, Singapura e Índia.

Um dos principais trunfos da Indonésia é o turismo, que este ano deve crescer cerca de 15 por cento, pois as suas belezas naturais atraem anualmente cerca de 8 milhões de turistas, com predomínio de australianos, japoneses e chineses e naturalmente de indonésios, dada a proximidade, mas também de europeus e americanos, fascinados por centros turísticos de qualidade e renome mundiais, sendo Bali um dos "expoentes" principais.

A região de Bali, com mais de três milhões de habitantes, constitui um centro de predomínio hindu num país de maioria muçulmana, o que demonstra que se trata de um país de convivência pacífica, onde é possível desfrutar de férias agradáveis, com todo o conforto e num ambiente amigável e paradisíaco. Embora Bali seja a referência mais conhecida internacionalmente, existem na Indonésia, outras regiões que atraem muito turismo, especialmente jovens apreciadores do clima, das ondas, do surf, do mergulho nos corais, bem como pela comida, simpatia e acolhimento do povo. Para além disso, os turistas encontram aqui a oportunidade de conhecerem melhor uma cultura asiática com características diversificadas, especiais e genuínas.

A importância do Turismo é relevante, especialmente para criar emprego, o que demonstra que a Indonésia está organizada para receber bem quem a visita, e que viaja de longe para desfrutar deste "santuário" da Natureza. São inúmeras, as agências de viagens mundiais que organizam viagens para milhares de turistas que desejam conhecer a Indonésia, as suas paisagens e locais milenares, e conhecer mais profundamente a cultura dos povos que vivem nestas ilhas tão acolhedoras.

Todavia, a Indonésia não é atractiva apenas pela Natureza. A sua força económica atrai o interesse de investidores de outros continentes, especialmente para a exploração de petróleo, borracha, produção de têxteis e de maquinaria. O PIB per capita da Indonésia atinge USD 11,000 (em termos de paridade de poder de compra), o que a situa no 15º lugar entre os países asiáticos e em 10ª no ranking Doing Business, do Banco Mundial, para a região.  Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, Malásia e China, entre outros, estão à frente da Indonésia neste ranking.

Independente da Holanda desde 1949, manteve-se sob regime de ditadura militar durante alguns anos. Sendo o maior país muçulmano, há várias décadas, vive em hoje em democracia e faz parte de diversas organizações internacionais como a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e o G20, onde é parceira dos principais países e uma voz relevante nas grandes questões internacionais, especialmente as que dizem respeito à Ásia e ao Pacífico. O seu crescente prestígio político, peso e autonomia económica têm-na colocado como um país de referência, especialmente na Ásia, pela sua estabilidade social e crescente aplicação de boas práticas de gestão pública e de integração dos segmentos mais desfavorecidos. A Indonésia tem diversas línguas, destacando-se o "indonésio" como língua oficial, mas existe fluência em inglês na comunidade empresarial, facilitando a negociação de contratos internacionais. Aliás, o Governo tem adoptado incentivos ao investimento estrangeiro, sendo o 25º país a atrair e apoiar investimento directo estrangeiro em diversos sectores.

País altamente povoado, com estabilidade social e política, beneficiado por uma posição geoestratégica favorável no Sudeste da Ásia, muitos grupos internacionais vêm a Indonésia como um local ideal para a instalação de indústrias e serviços, tendo em atenção o crescente grau de integração económica e aduaneira em curso na zona económica livre que é a ASEAN.

A Your VIP Partner está sempre atenta ao crescimento potencial de países que merecem mais atenção devido às oportunidades comerciais e de investimento que vão criando, pelo que não pode ignorar as oportunidades deste país líder no continente asiático.

Melhorar as infraestruturas (energia e transportes), a habitação, a agricultura e pescas, assim como promover o desenvolvimento urbano, construir hotéis e resorts, reforçar a integração social e reduzir a pobreza das classes mais desfavorecidas e que habitam regiões remotas, são algumas das prioridades neste território.

É importante afirmar que os investidores activos no país consideram que, apesar de complexo, é um destino atractivo para investimentos. Para uma análise objectiva da situação actual e apreciar oportunidades, recomenda-se a consulta de consultores especializados e de bancos com conhecimento profundo da região.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • MokshJewellery002.jpg__1536x0_q75_crop-scale_subsampling-2_upscale-false

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    MOKSH AND KAMYEN - MAIS BRILHANTE QUE O SOL

    Existe alguma outra nação que goste tanto de adornar as suas mulheres como os povos da Índia? Desde a cabeça, narizes, braços, cintura, até aos dedos dos pés, o arsenal feminino indiano tem peças sofisticadas de joalharia...

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...


  • 912d9143bd63a2b40a0d28f3929fe883

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    ESCULPINDO A MÃE NATUREZA

    Apaixonado pela história natural, fauna e flora dos lugares que lhe são mais queridos, África e Oceânia, Gordon Pembridge, é um mestre na arte de esculpir a Mãe Natureza. De troncos de madeira nascem verdadeiras obras de arte,...

  • Diane-Van-Furstenberg-10099DVFSVABB_A1

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    O MUNDO EM COLLANTS

    Lisos, com laços, bolas ou em renda, rasgados, de rede, brilhantes, opacos ou transparentes, com ou sem ligas, de descanso, push up ou especiais para grávidas, os collants são hoje uma peça de vestuário indispensável, que...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...


  • Ink-Jet-System

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    PRÁTICA E ACESSÍVEL

    Já todos vimos aqueles códigos numéricos e alfabéticos aplicados nos produtos que adquirimos diariamente. Além dos códigos de barras, estes incluem um complexo código alfanumérico que dificilmente compreendemos.

  • All photos ©2015 El Fenn; Photography : David Loftus; Additional Photography: Joanna Vestey and Liesbeth van der Wal

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Paraíso em Marraquexe

    Em 2002 Vanessa Branson e Howell James estavam à procura de uma casa de férias e deram de caras com o pátio em ruínas de uma das grandes casas senhoriais de Marraquexe. No lusco-fusco e com o som do chamamento do muezzin para a oração...

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Digital jewelry

    Have you ever thought about that perfect piece you want to wear everyday, but it doesn't fit all your fashion choices? The answer might be just around the corner with Liber8's new digital "Tago Arc" bracelet which is controlled by another...