Business & Industry

Out 1, 2016

INDONÉSIA NO RANKING DO BANCO MUNDIAL "DOING BUSINESS"

No Sudeste da Ásia, entre o Índico e o Pacífico e entre a Malásia e a Papua Nova Guiné, fica a Indonésia, um país que de grande dimensão, ocupando o 15º lugar a nível mundial, com 260 milhões de habitantes espalhados por 17.500 ilhas, das quais se destacam Sumatra e Java.

<

Mais de metade do território indonésio é coberto por florestas e parques naturais, representando, tal como a Amazónia, no Brasil, uma das maiores áreas de protecção ambiental do Globo. Isso não tem impedido a Indonésia de desenvolver o seu grau de urbanização, sendo que a capital, Jacarta, situada na ilha de Java, conta com, aproximadamente, 18,2 milhões de habitantes na área metropolitana.

A Indonésia tem uma economia equilibrada, com mais de 100 biliões de dólares de reservas cambiais, uma taxa de inflação de 6 por cento, e uma Dívida Pública de apenas 27 por cento do PIB (Produto Interno Bruto), o que lhe permite manter o rating em grau de investimento. A dimensão do PIB coloca-a na 9ª posição enquanto maior economia mundial, exportando mais de 150 biliões de dólares, tornando-se assim no 30º maior país exportador. O petróleo, a borracha, o óleo de palma e diversos tipos de maquinaria são os principais produtos exportados para países como o Japão, Estados Unidos da América, China, Singapura e Índia.

Um dos principais trunfos da Indonésia é o turismo, que este ano deve crescer cerca de 15 por cento, pois as suas belezas naturais atraem anualmente cerca de 8 milhões de turistas, com predomínio de australianos, japoneses e chineses e naturalmente de indonésios, dada a proximidade, mas também de europeus e americanos, fascinados por centros turísticos de qualidade e renome mundiais, sendo Bali um dos "expoentes" principais.

A região de Bali, com mais de três milhões de habitantes, constitui um centro de predomínio hindu num país de maioria muçulmana, o que demonstra que se trata de um país de convivência pacífica, onde é possível desfrutar de férias agradáveis, com todo o conforto e num ambiente amigável e paradisíaco. Embora Bali seja a referência mais conhecida internacionalmente, existem na Indonésia, outras regiões que atraem muito turismo, especialmente jovens apreciadores do clima, das ondas, do surf, do mergulho nos corais, bem como pela comida, simpatia e acolhimento do povo. Para além disso, os turistas encontram aqui a oportunidade de conhecerem melhor uma cultura asiática com características diversificadas, especiais e genuínas.

A importância do Turismo é relevante, especialmente para criar emprego, o que demonstra que a Indonésia está organizada para receber bem quem a visita, e que viaja de longe para desfrutar deste "santuário" da Natureza. São inúmeras, as agências de viagens mundiais que organizam viagens para milhares de turistas que desejam conhecer a Indonésia, as suas paisagens e locais milenares, e conhecer mais profundamente a cultura dos povos que vivem nestas ilhas tão acolhedoras.

Todavia, a Indonésia não é atractiva apenas pela Natureza. A sua força económica atrai o interesse de investidores de outros continentes, especialmente para a exploração de petróleo, borracha, produção de têxteis e de maquinaria. O PIB per capita da Indonésia atinge USD 11,000 (em termos de paridade de poder de compra), o que a situa no 15º lugar entre os países asiáticos e em 10ª no ranking Doing Business, do Banco Mundial, para a região.  Taiwan, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia, Malásia e China, entre outros, estão à frente da Indonésia neste ranking.

Independente da Holanda desde 1949, manteve-se sob regime de ditadura militar durante alguns anos. Sendo o maior país muçulmano, há várias décadas, vive em hoje em democracia e faz parte de diversas organizações internacionais como a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), a ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e o G20, onde é parceira dos principais países e uma voz relevante nas grandes questões internacionais, especialmente as que dizem respeito à Ásia e ao Pacífico. O seu crescente prestígio político, peso e autonomia económica têm-na colocado como um país de referência, especialmente na Ásia, pela sua estabilidade social e crescente aplicação de boas práticas de gestão pública e de integração dos segmentos mais desfavorecidos. A Indonésia tem diversas línguas, destacando-se o "indonésio" como língua oficial, mas existe fluência em inglês na comunidade empresarial, facilitando a negociação de contratos internacionais. Aliás, o Governo tem adoptado incentivos ao investimento estrangeiro, sendo o 25º país a atrair e apoiar investimento directo estrangeiro em diversos sectores.

País altamente povoado, com estabilidade social e política, beneficiado por uma posição geoestratégica favorável no Sudeste da Ásia, muitos grupos internacionais vêm a Indonésia como um local ideal para a instalação de indústrias e serviços, tendo em atenção o crescente grau de integração económica e aduaneira em curso na zona económica livre que é a ASEAN.

A Your VIP Partner está sempre atenta ao crescimento potencial de países que merecem mais atenção devido às oportunidades comerciais e de investimento que vão criando, pelo que não pode ignorar as oportunidades deste país líder no continente asiático.

Melhorar as infraestruturas (energia e transportes), a habitação, a agricultura e pescas, assim como promover o desenvolvimento urbano, construir hotéis e resorts, reforçar a integração social e reduzir a pobreza das classes mais desfavorecidas e que habitam regiões remotas, são algumas das prioridades neste território.

É importante afirmar que os investidores activos no país consideram que, apesar de complexo, é um destino atractivo para investimentos. Para uma análise objectiva da situação actual e apreciar oportunidades, recomenda-se a consulta de consultores especializados e de bancos com conhecimento profundo da região.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • Brikawood-interlocking-wooden-bricks-help-build-house-without-nails-or-screws_9

    Business & Industry

    Ago 31, 2018

    Brikawood

    Existe um fascínio crescente em relação à construção 3D de casas. De facto, é um negócio florescente e, encarando os desafios habitacionais por todo o mundo, actualmente, pode bem vir a provar-se como uma solução de baixo...

  • scribit1

    Home & Design

    Set 28, 2018

    SCRIBIT

    O seu espaço ao seu gosto

    Há um par de anos atrás, o estúdio de arquitetura e design Carlo Ratti Associati (CRA) apresentou um sistema no qual um robô pulverizador de pintura era usado para desenhar imagens em superfícies...


  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • comida1

    Food & Beverage

    Mai 14, 2018

    ELIMINATION OF TRANS FAT IN ALL FOODS

    "In South Asian countries, they have very, very high risk of heart disease and high intakes of trans fats", says specialist


  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    The best hotels demand the best equipment

    Miko Hotel Services provides the best hospitality equipment in Russia and has provided the best hotels in the country with its top products.

  • The Aquaculture Revolution

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Revolução na Aquacultura

    O produtor norueguês de salmão Nordlaks candidatou-se a construir três novos e revolucionários navios de aquacultura, que etão projectados para entrar em operação em 2017. Se o projecto se concretizar, será o navio mais comprido...

  • capri-sandals-ivana

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2016

    SANDÁLIAS SÃO OBRAS DE ARTE

    Consideradas um must have, as "sandálias Capri" comemoram 70 anos. São manufacturadas na ilha italiana de Capri para o Mundo, e inspiradas em mulheres reais. O cuidado dedicado a cada par e aos produtos utilizados fazem de...