Helthcare & Wellness

Abr 1, 2017

QUINOA - O OURO DOS INCAS

O Império Inca foi o mais amplo e mais longo da América do Sul da era pré-hispânica, estendendo-se pela costa do Oceano Pacífico desde o sudoeste da Colômbia, Equador, Perú, Bolívia, Chile e Argentina, entre o ano 1438 e até 1533 d.C. Os Incas chamavam ao seu império Tahuantinsuyo, que significa quatro partes do mundo.

Contudo, não é sobre a história, os costumes ou cultura deste povo, considerado pelos seus inimigos como cruel e sanguinário, que nos vamos debruçar. Antes pela planta que este povo considerava tão importante que a considerava um alimento sagrado.

E, tendo em consideração o que hoje se sabe, talvez não andassem longe da verdade.

A quinoa (Chenopodium Quinoa), é um pseudo-cereal que não pertence à família das gramíneas, onde estão classificados os cereais tradicionais. Apesar disso, o seu elevado teor de amido permite a sua utilização alimentar idêntica à de um cereal.

O seu valor nutritivo é de tal forma, que os Incas lhe atribuíam um valor semelhante ao do ouro em épocas de fome, chegando mesmo a construir templos em sua honra. Com a chegada dos conquistadores espanhóis a sua plantação foi praticamente proibida e trocada por outros cereais, como o trigo.

A sua sobrevivência deve-se à sua capacidade de crescer em condições ambientais difíceis. Ao contrário do trigo e do arroz, a quinoa cresce em solos salinos e de fraca qualidade, e em grandes altitudes, sob temperaturas muito baixas.

A presença de substâncias químicas toxicas nas suas sementes, chamadas "saponinas", são responsáveis pelo sabor amargo que os seus grãos possuem. Recentemente, uma equipa de cientistas liderada pelo biólogo Mark Tester, da Universidade de Ciência e Tecnologia do Rei Abdullah, da Arábia Saudita, identificou o gene que pode ser manipulado para atenuar o sabor amargo desta planta com incríveis valores nutritivos.

Como tratar o grão

Este alimento pode ser comprado em grão ou em pó (fica parecida com aveia moída) com facilidade na maior parte dos supermercados e lojas de produtos naturais.

Como pseudo-cereal que é, o grão de quinoa pode ser cozinhado como qualquer outro cereal. Contudo, o grão deve ser lavado e seco antes de ser cozinhado. A melhor forma de o fazer é colocar a quantidade desejada de grão de quinoa num recipiente alto e cobrir com água.

Enquanto o grão está mergulhado, deve ser mexido durante uns minutos antes de escorrer. É recomendável que se repita o processo por duas ou três vezes, para remover as "saponinas".

A partir deste processo, a quinoa pode ser cozinhada como, por exemplo, o arroz. Mergulhada em água e cozinhada durante 15 minutos. Também é possível conferir-lhe um aroma torrado, bastando para isso, fritar numa frigideira ou panela antes da cozedura.

Assim que estiver cozida, os grãos de quinoa ficam translúcidos e soltam um fio de seiva na extremidade. Para evitar que esta seiva "cole" os grãos, basta mexer com um garfo durante a cozedura.

A quinoa pode ser acrescentada à alimentação regular de diversas formas: em saladas, para equilibrar o tempero ou adicionando-a em grão ou farinha aos outros vegetais; misturada com leite ou iogurte, como qualquer outro cereal matinal; como substituto de farinha de trigo na confecção de massas para bolos, tortas, pães ou biscoitos; diluída sob a forma de farinha, em sumos naturais ou suplementos vitamínicos; ou adicionada a saladas de frutas.

Nos países de onde é originária, a quinoa também é frequentemente adicionada a sopas e fermentada para a produção de cerveja ou "chicha", a bebida tradicional dos Andes. Outro prato típico desta região montanhosa da América do Sul é o "peske", que é preparado com leite, quinoa e queijo e que pode ser combinado com ovo frito ou carne grelhada.

Benefícios para a saúde

Embora seja muito subutilizada, a quinoa apresenta os mesmos nutrientes que os cereais como o arroz ou o trigo. É um alimento de alto valor biológico, o que significa que possui todos as vitaminas e proteínas necessárias para o funcionamento correcto do corpo.

Graças aos altos valores de cálcio e proteínas, ajuda o fortalecimento ósseo e muscular, essencial para quem pratica exercícios físicos, prevenindo doenças como a osteoporose. Também o seu alto teor de Omega 3 e 6 é um poderoso aliado na prevenção de hipertensão, acidentes cardiovasculares e na redução de colesterol.

Mas este tesouro pré-colombiano não se fica por aqui: as vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e estabilidade na produção de hormonas. É rico em Zinco, que actua directamente no sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Como se tudo isto não fosse, por si só, suficiente, as fibras dão ao consumidor uma sensação de saciedade, essencial em dietas mais agressivas. E é especialmente indicado para pessoas com doença celíaca, uma vez que não contém glúten.

Não é conhecida qualquer contraindicação para o consumo de quinoa. Como se trata de um alimento altamente calórico, há que ter algum cuidado com a quantidade diária de consumo que, segundo nutricionistas, não deve passar de duas colheres de sopa por dia.

Aplicações medicinais

A maioria dos povos andinos utiliza também a quinoa como planta medicinal natural. Encontra-se com facilidade na produção de cosméticos, sabonetes ou protectores solares. É especialmente recomendada para peles sensíveis, secas, desnutridas ou irritadas e, graças à acção dos seus óleos, na hidratação da pele.

Quando misturada com outras plantas em cataplasmas é, também, utilizada para tratar abcessos, feridas e fracturas ósseas.

Alguns estudos académicos concluem que, dada a grande concentração de fitoestrogénios, pode prevenir o aparecimento do cancro de mama e outras perturbações femininas causadas pela falta de estrogénio no período da menopausa.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...


  • plantwear1

    Luxury & Fashion

    Set 26, 2018

    PLANTWEAR

    Exclusividade em cada peça

    Inspirada na madeira e nas suas formas singulares, cada peça é como cada pedaço da matéria-prima: único. Não existe uma peça igual tornando-a para além de lindíssima, muito especial....

  • LesMills01

    Helthcare & Wellness

    Jun 1, 2017

    A mexer há 49 Anos

    Nascido em 1934, Leslie Roy "Les" Mills foi um atleta profissional de renome, chegando a representar a Nova Zelândia nos Jogos Olímpicos em quatro ocasiões e nos Jogos da Commonwealth do Império Britânico ao longo de duas décadas,...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...


  • stratasys1

    Technology

    Nov 1, 2016

    UMA IMPRESSÃO, NENHUMA MONTAGEM

    Imagine imprimir um objecto completo em 3D numa só impressão, com diferentes materiais para partes diferentes. Embora pareça apenas um sonho, é uma realidade, graças à nova impressora da Stratasys, a J750.

  • The Fibers of Life

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    As Fibras da Vida

    Megatendências globais, como a mobilidade, digitalização, eficiência energética e a urbanização apontam o caminho, o carbono está a tornar-se cada vez mais importante em  muitas utilizações. O Grupo SGL, líder global...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Dupla Estrela

    A Converse decidiu que já era altura de um remake da icónica sapatilha. O Chuck Taylor All Star foi redesenhado, reinventado.