Helthcare & Wellness

Jul 1, 2017

MELHORAR A QUALIDADE DO AR

Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro humidificador e, mais tarde, ao primeiro ar condicionado da história.

Ainda hoje, a Carrier Corporation é uma das principais empresas entre as marcas de ar condicionado.

O aparelho original aquecia água para humidificar o ar, continuando a ser este o funcionamento mais simples. Os aparelhos que mantêm esta fórmula, fervem água soltando vapor na divisão. Apesar deste funcionamento ser o mais simples e, por isso, o mais económico, existem outros, como o impulsor, que transforma a água em pequenas gotas que flutuam no ar e que, ao serem expelidas, criam uma espécie de neblina no ar; ou o ultrassónico, que tem resultados semelhantes ao anterior, mas conseguidos através de um diafragma de metal que vibra numa frequência ultrassónica, criando pequenas gotas de água que resultam numa neblina fresca.

Quais as vantagens de um humidificador? Se sofre de alergias, bronquite ou asma, este aparelho pode vir a ser muito útil, em locais onde a humidade seja muito reduzida – o que pode provocar o aumento dos efeitos de alergias respiratórias.

Para que se reúnam condições óptimas de conforto ao respirar, os níveis de humidade devem estar próximos dos 60%, essencial para permitir ao organismo a eliminação de impurezas provenientes do ar. Estes níveis médios podem ser difíceis de manter em zonas de baixa humidade ou em meses mais quentes, sendo estes aparelhos a solução perfeita.

Felizmente, nos dias de hoje, não tem de se sujeitar a manter um mono no centro da sala ou quarto para melhorar a qualidade do ar e impedir os ataques de alergias. A modernização da ideia original de Carrier, permite um casamento duradouro com o design minimalista da Muji.

Este pequeno nome é uma abreviatura de Mujirushi Ryohin, que significa "produtos de qualidade, sem marca". O objectivo é um processo de fabrico racional e sucinto, originando produtos da máxima universalidade. 

O humidificador criado pelo designer Kazushige Miyake espelha as intenções da empresa: simples, de fácil transporte e utilização, que pode ser usado em qualquer lugar.

É um humidificador ultrassónico, que além da sua principal função ainda pode ser usado com óleos essenciais aumentando a sensação de bem-estar. Este novo design apresenta um aparelho mais alto que o anterior a que se acrescenta uma fina chaminé por onde são expelidas as partículas de água. Desta forma, o alcance do aparelho é superior e evita a acumulação de água por baixo do aparelho.  

Este não é o primeiro produto que Miyake cria para a marca, o que revela a sua capacidade de reflectir os propósitos do serviço Muji. Este humidificador é mais um exemplo de um acessório minimalista, moderno, acessível, sem descurar a comodidade de um uso diário.   

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • Sony005

    Technology

    Abr 1, 2017

    LENTES DE CONTACTO SONY - GRAVAR NUM PISCAR DE OLHOS

    Ainda se recorda de quando os óculos que gravam e transmitem imagens ao vivo eram uma novidade? Já pode esquecer essa tecnologia obsoleta. A Sony patenteou uma lente de contacto capaz de gravar vídeos que pode ser controlada por...


  • 0-1352400373-expo_spon_01

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    DEBATER O FUTURO DA ENERGIA

    É um dos maiores eventos do mundo e não acontece todos os anos. Essa é uma das razões porque são tão importantes. Mas há outra: os vastos debates que cada uma destas feiras mundiais (conhecidas como "Expos") trazem à luz e...

  • transferir (1)

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    Outra face da aquicultura

    Em 2016 o comércio de algas marinhas obteve um rendimento que ultrapassa, a título de exemplo, toda a produção mundial de limas e limões. A captura de algas duplicou na última década e actualmente já existem autênticas quintas...

  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...


  • 1

    Culture & Art

    Jul 1, 2015

    Amusing families for 65 years

    Bergantino is a small town in north-east Italy, with a long tradition of carousel making since the 1940's. Known as "The Village of the Ride", many of its inhabitants have devoted their careers to the production of expertly crafted amusement...

  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Where the best office paper is made

    The Portucel Soporcel group is focused on its own brands. This means its sales strategy is to offer a portfolio of brands with distinctive value propositions, reaching out to different consumer segments. 

    Pride of place goes...