Mecanica e Locomoção

Dez 1, 2016

HYPERLOOP ONE - REALIDADE SURREAL

A ideia original de Elon Musk (apresentada pela primeira vez em 2013, pelo patrão da tecnológica americana, Tesla), que parecia uma visão futurista e inatingível, ganha forma nas áridas paisagens de Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, enquanto no deserto do Nevada, nos Estados Unidos da América (EUA), prosseguem os testes de propulsão. A ideia original é um misto de ficção e física aplicada.

<

O vídeo de apresentação mostra um homem-de-negócios que está em Abu Dhabi e que, dentro de uma hora, terá de percorrer 160 quilómetros até à cidade de Dubai, Emirados Árabes Unidos, para estar presente no aniversário da mãe: ele sai, demora imenso tempo num percurso curto de automóvel e, depois, já no Hyperloop, percorre os tais 160 quilómetros, em menos de 12 minutos!

Parece-lhe surreal? Pois acredite que está mais perto da realidade do que imagina.

Na verdade, já vimos isto em filmes de ficção científica. Fora da órbita terrestre, onde nada existe e que convencionámos chamar vácuo, uma pequena propulsão pode catapultar um astronauta a dezenas de milhares de quilómetros.

É isso mesmo que o patrão da Tesla e da Space X pretende com este projecto. Trata-se de um sistema de transporte em cápsulas, de passageiros e carga. Estas cápsulas movimentar-se-ão dentro de tubos metálicos estanques, com uma pressão controlada e particularmente baixa.

Uma parte deste conceito inovador baseia-se nos comboios de alta velocidade japoneses, em que a carruagem é suspensa para evitar o contacto com os carris, reduzindo assim os níveis de atrito e aumentando a velocidade. Com a diferença de que nestes comboios, as carruagens são suspensas por levitação magnética, utilizando depois a polarização do sistema magnético para a propulsão da carruagem; enquanto que neste projecto, as cápsulas vão flutuar através de um ™colchão de ar∫: um jacto constante e pressurizado que fará suspender a cápsula, enquanto os potentes motores eléctricos propulsionam a cápsula através dos tubos metálicos de baixa pressão.
Os testes, entretanto efectuados no deserto do Nevada, EUA, revelam números fabulosos. As cápsulas de transporte serão capazes de passar do zero aos 100 km/h em apenas 1.1 segundos, e poderão atingir a velocidade máxima de 1220 km/h, bem maior do que a da maioria dos aviões de transporte de passageiros.

O fundador da Hyperloop One, Shervin Pishevar, revelou recentemente que em 2020, este sistema de transporte vai ser uma realidade num ou mais locais em todo o mundo, e que os testes com protótipos à escala natural decorrerão durante o ano de 2017, na pista onde já decorrem os testes de propulsão, no deserto do Nevada.

A ideia inicial seria manter os tubos em estado de vácuo absoluto para eliminar a resistência ao ar e atingir maiores velocidades. Contudo, esta ideia foi colocada de lado, uma vez que isso traria imensas dificuldades na regulação do vácuo e qualquer invasão de ar poderia inutilizar todo o sistema.

Este transporte não requer maquinista ou condutor, uma vez que as cápsulas serão operadas pelo complexo sistema de controlo de pressão de ar, acelerando ou travando à medida que se aumenta ou diminui a pressão dentro dos tubos.

Este meio de transporte não pretende ser uma alternativa ao sistema de metropolitano subterrâneo, uma vez que os tubos de transporte se encontram à superfície e não na terra. E também porque o Hyperloop está mais vocacionado para cobrir grandes distâncias em curto espaço de tempo, e não tanto para fazer pequenas ligações dentro das cidades.

A alimentação da parte eléctrica do sistema faz-se através dos painéis solares instalados junto aos tubos metálicos.

Segundo as empresas que desenvolvem actualmente o Hyperloop, o custo médio de uma viagem neste sistema rondará os 20 e os 30 dólares (entre 20 e 30 euros) para o transporte de passageiros.

Bem menos agradável é a estimativa de custos para a instalação de todo o sistema. A primeira rota proposta para a construção de um percurso de Hyperloop pretende ligar Los Angeles e São Francisco, EUA, num total de 600 quilómetros, e terá um custo estimado de 7,5 mil milhões de dólares (sete mil milhões de euros), considerando a possibilidade de transportar também veículos. Este valor ficaria ™apenas∫ pelos 6 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros), caso seja considerada a alternativa de só transportar passageiros.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • BauhausType

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    A HISTÓRIA DA BAUHAUS - UTOPIA, TEORIA, DESIGN

    Nascida das cinzas da Primeira Guerra Mundial, ainda hoje não se pode contornar a importância que os seus 14 anos de existência trouxeram ao mundo, sob um conceito radical para a época: re-imaginar todos os materiais do mundo...


  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...


  • img_0065

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    DELICIOSA COMBINAÇÃO

    Seguramente que já ouviu falar de kefir. Biologicamente, kefir é um probiótico que se reproduz através da fermentação com leite. Explicado de forma simples, trata-se de uma colónia de micro-organismos vivos com o aspecto de...

  • Senator pen

    Business & Industry

    Out 1, 2015

    História Escrita

    Quando alguém na Alemanha procura uma caneta esferográfica produzida internamente, provavelmente será uma Senator. A marca tem mais de 90 anos de experiência na produção e distribuição de instrumentos de escrita. A sua inventividade...

  • Culture & Art

    Mar 1, 2015

    Free knowledge for everyone

    Presently, Wikipedia is a normal internet companion, your go-to source when you need questions answered quickly, technical data on any subject or random trivia about virtually any celebrity in the world.