Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

HyperAdapt 1.0 - TÉNIS QUE SE APERTAM SOZINHOS

Depois de terem feito furor no filme «Regresso ao Futuro II», eis que o mercado assiste à chegada das HyperAdapt 1.0, sapatilhas cujos atacadores se apertam quando o calcanhar pisa um sensor. É a mais recente invenção da Nike, Inc., a marca que faz dos mitos realidade.

<

Quem viu o filme «Regresso ao Futuro II», certamente que se recorda dos ténis utilizados por Marty McFly, cujos atacadores se apertavam sozinhos. O que parecia exclusivo de um filme, é hoje uma realidade. A Nike, Inc. apresenta as HyperAdapt 1.0, umas sapatilhas que vão revolucionar o mercado. Segundo o vice-presidente para o Design e Projectos Especiais, Tinker Hatfield, «é realmente uma experiência nova». Tiffany Beers, Senior Innovator, diz tratar-se «de um mito tornado realidade».

As HyperAdapt 1.0 adaptam-se aos pés por terem incorporada tecnologia digital, eléctrica e mecânica. O atleta, ao pisar um sensor localizado na zona do calcanhar, activa-o e vê os atacadores serem apertados automaticamente. Se for necessário algum ajuste ao pé, existem dois botões de lado para o efeito. A marca considera que este sistema pode ajudar os corredores, pois permite ajustar os ténis ao pé consoante o piso, a duração do treino ou a competição.

Nike antecipa "o amanhã"

A ideia surgiu após um encontro entre Tinker Hatfield, que sonhou o projecto, e Tiffany Beers, que tratou de o concretizar. Segundo o vice-presidente da empresa, «inovação na Nike não tem a ver com sonhar com o amanhã. Trata-se de ir ao seu encontro». O responsável acrescenta ainda que «a equipa é capaz de antecipar as necessidades dos atletas, e de apresentar uma realidade muito antes de outros a terem começado a imaginar».

As HyperAdapt 1.0 vêm desafiar a forma como as pessoas vêem o exercício. O não ter de se preocupar com apertar os atacadores pode dar liberdade ao atleta e reduzir distracções. Os pequenos ajustes ao pé permitem bloqueios consistentes e adaptáveis ao pé de cada um, o que para Tinker Hatfield «é um passo importante porque os pés estão sujeitos a muito stress durante a competição».

Tiffany Beers aceitou o desafio do vice-presidente e, entretanto, Mark Parker, presidente e CEO da Nike, associou-se ao projecto, pois ambos consideram que as «HyperAdapt 1.0 são o ponto de partida para um projecto mais sofisticado». O processo começou com um grupo de engenheiros que se juntou e testou várias teorias, confluindo no objectivo de Tinker Hatfield: pôr os componentes técnicos num espaço pequeno, que se movesse com o corpo e absorvesse o impacto do atleta. Após cerca de dois anos de tentativas, vários protótipos e experiências, a equipa apresenta as HyperAdapt 1.0.

O potencial

Para o vice-presidente, o potencial deste novo produto é grande. «É fantástico haver um sapato que percebe, em tempo real, o que o corpo precisa. Isto elimina uma série de distracções, incluindo atritos mentais, o que beneficia verdadeiramente a performance». Nas HyperAdapt 1.0, a adaptação ainda é controlada pelo atleta, mas o objectivo é torná-la automática e permitir, assim, a simbiose entre pé e sapatilha.

As HyperAdapt 1.0 têm uma bateria que dura cerca de duas semanas. As luzes indicam o funcionamento dos motores e o estado das baterias: a cor azul assinala que a bateria está cheia e a vermelha significa que precisa de ser recarregada. O carregador funciona com um íman localizado na sola, sendo que a bateria demora três horas a carregar.

Este novo produto vem simplificar gestos que, para muitos, podem ser difíceis e que passam pela tarefa aparentemente simples de atar os atacadores. Há aqui uma aposta na qualidade de vida. «Ninguém faz ideia do que é calçar umas sapatilhas que têm atacadores automáticos», destaca Tiffany Beers. O produto estará disponível em lojas específicas da Nike, nos Estados Unidos da América (EUA). A partir de 28 de Novembro é possível experimentar e comprar este produto que promete revolucionar o mercado.

A Nike, Inc. dá especial ênfase à invenção. É neste sentido que desenvolvem produtos, serviços e experiências para o atleta da actualidade, tendo sempre em mente os desafios do futuro. A marca foi fundada em 1972 e tem sede em Beaverton, Oregon, EUA.


Contacts – Contactos:

http://www.nike.com
media.relations@nike.com - EUA e mundo: 1-212-367-4447
Reino Unido e Europa: - media.europe@nike.com
Telefone: +44 (0)207 578 0560
Nike World Headquarters, One Bowerman Drive, Beaverton, OR 97005, Telefone: 1-503-671-6453

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • DSC00353

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    DELICADA DOÇURA

    Apesar das suas vastas potencialidades terapêuticas, a fruta pinha ou fruta-do-conde, do Lobito, Angola, continua a ser subestimada e "tratada" como um produto de terceira qualidade. 

  • 4

    Research & Education

    Nov 2, 2018

    SISTEMA EDUCATIVO FINLANDÊS

    "Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...

  • Prokudin-Gorskii-02

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    SERGEI MIKHAILOVICH PROKUDIN-GORSKY - UM HOMEM ESPECIAL

    A entrada de um novo século traz sempre motivações adicionais para experimentar e explorar novos mundos e novas técnicas. Algumas acabam por se mostrar vãs e até fúteis. Outras, contudo, provocam verdadeiras revoluções na...


  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?

  • Vector001

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    INTELIGÊNCIA (POUCO) ARTIFICIAL

    Oficialmente inaugurado em Toronto, Canadá, no passado dia 30 de Março, o Instituto Vector conta já com um investimento de 150 milhões de dólares por parte de empresas como o Facebook e o Google, multinacionais de tecnologia...

  • pele

    Helthcare & Wellness

    Mai 16, 2018

    Envelhecendo graciosamente: Aperte sua pele com segurança e eficácia

    A proteção solar é a coisa mais importante que você pode fazer em qualquer idade para manter a pele saudável


  • Sweden Yachts

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2015

    Sailing in luxury

    It all started in 1976 with a yacht (Sverige) that was built for America's Cup. Since then, Sweden Yachts has developed into being one of the world's leading producers of luxurious, high quality sailing yachts, helping customers to find...

  • The Chocolate Victory

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Chocolate da Vitória

    A história da Ab Vilniaus Pergale começa com a confeitaria Pergale, fundada em 1952. Famosa pela qualidade dos produtos e receitas originais há mais de 60 anos, é hoje a fábrica líder nas Repúblicas Bálticas. Não é por acaso...

  • 50 Shades of Carrara

    Business & Industry

    Nov 30, 2015

    50 Tons de Carrara

    Há milhares de anos que o mármore de carrara é aclamado por imperadores e artistas. David, a escultura de Miguel Ângelo, e a sua Pietá, foram feitas com mármore de Carrara, devido ao seu grão fino e boas propriedades plásticas,...