Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

HyperAdapt 1.0 - TÉNIS QUE SE APERTAM SOZINHOS

Depois de terem feito furor no filme «Regresso ao Futuro II», eis que o mercado assiste à chegada das HyperAdapt 1.0, sapatilhas cujos atacadores se apertam quando o calcanhar pisa um sensor. É a mais recente invenção da Nike, Inc., a marca que faz dos mitos realidade.

<

Quem viu o filme «Regresso ao Futuro II», certamente que se recorda dos ténis utilizados por Marty McFly, cujos atacadores se apertavam sozinhos. O que parecia exclusivo de um filme, é hoje uma realidade. A Nike, Inc. apresenta as HyperAdapt 1.0, umas sapatilhas que vão revolucionar o mercado. Segundo o vice-presidente para o Design e Projectos Especiais, Tinker Hatfield, «é realmente uma experiência nova». Tiffany Beers, Senior Innovator, diz tratar-se «de um mito tornado realidade».

As HyperAdapt 1.0 adaptam-se aos pés por terem incorporada tecnologia digital, eléctrica e mecânica. O atleta, ao pisar um sensor localizado na zona do calcanhar, activa-o e vê os atacadores serem apertados automaticamente. Se for necessário algum ajuste ao pé, existem dois botões de lado para o efeito. A marca considera que este sistema pode ajudar os corredores, pois permite ajustar os ténis ao pé consoante o piso, a duração do treino ou a competição.

Nike antecipa "o amanhã"

A ideia surgiu após um encontro entre Tinker Hatfield, que sonhou o projecto, e Tiffany Beers, que tratou de o concretizar. Segundo o vice-presidente da empresa, «inovação na Nike não tem a ver com sonhar com o amanhã. Trata-se de ir ao seu encontro». O responsável acrescenta ainda que «a equipa é capaz de antecipar as necessidades dos atletas, e de apresentar uma realidade muito antes de outros a terem começado a imaginar».

As HyperAdapt 1.0 vêm desafiar a forma como as pessoas vêem o exercício. O não ter de se preocupar com apertar os atacadores pode dar liberdade ao atleta e reduzir distracções. Os pequenos ajustes ao pé permitem bloqueios consistentes e adaptáveis ao pé de cada um, o que para Tinker Hatfield «é um passo importante porque os pés estão sujeitos a muito stress durante a competição».

Tiffany Beers aceitou o desafio do vice-presidente e, entretanto, Mark Parker, presidente e CEO da Nike, associou-se ao projecto, pois ambos consideram que as «HyperAdapt 1.0 são o ponto de partida para um projecto mais sofisticado». O processo começou com um grupo de engenheiros que se juntou e testou várias teorias, confluindo no objectivo de Tinker Hatfield: pôr os componentes técnicos num espaço pequeno, que se movesse com o corpo e absorvesse o impacto do atleta. Após cerca de dois anos de tentativas, vários protótipos e experiências, a equipa apresenta as HyperAdapt 1.0.

O potencial

Para o vice-presidente, o potencial deste novo produto é grande. «É fantástico haver um sapato que percebe, em tempo real, o que o corpo precisa. Isto elimina uma série de distracções, incluindo atritos mentais, o que beneficia verdadeiramente a performance». Nas HyperAdapt 1.0, a adaptação ainda é controlada pelo atleta, mas o objectivo é torná-la automática e permitir, assim, a simbiose entre pé e sapatilha.

As HyperAdapt 1.0 têm uma bateria que dura cerca de duas semanas. As luzes indicam o funcionamento dos motores e o estado das baterias: a cor azul assinala que a bateria está cheia e a vermelha significa que precisa de ser recarregada. O carregador funciona com um íman localizado na sola, sendo que a bateria demora três horas a carregar.

Este novo produto vem simplificar gestos que, para muitos, podem ser difíceis e que passam pela tarefa aparentemente simples de atar os atacadores. Há aqui uma aposta na qualidade de vida. «Ninguém faz ideia do que é calçar umas sapatilhas que têm atacadores automáticos», destaca Tiffany Beers. O produto estará disponível em lojas específicas da Nike, nos Estados Unidos da América (EUA). A partir de 28 de Novembro é possível experimentar e comprar este produto que promete revolucionar o mercado.

A Nike, Inc. dá especial ênfase à invenção. É neste sentido que desenvolvem produtos, serviços e experiências para o atleta da actualidade, tendo sempre em mente os desafios do futuro. A marca foi fundada em 1972 e tem sede em Beaverton, Oregon, EUA.


Contacts – Contactos:

http://www.nike.com
media.relations@nike.com - EUA e mundo: 1-212-367-4447
Reino Unido e Europa: - media.europe@nike.com
Telefone: +44 (0)207 578 0560
Nike World Headquarters, One Bowerman Drive, Beaverton, OR 97005, Telefone: 1-503-671-6453

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Viagem marco

    Lifestyle & Travel

    Mar 3, 2018

    AVENTURA SEM TURISMO

    O turismo de aventura tornou-se extramente popular na última década, mas perdeu também boa parte do seu realismo, afinal com visitas guiadas e resorts à porta fechada em hotéis de luxo pouco tem sobrado do espírito de aventura...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...


  • ApisCor_febr_03

    Technology

    Mai 1, 2017

    Como se fosse magia

    Pare uma expressão figurativa: "casas crescem como cogumelos", mas em breve será literal. EM Fevereiro de 2017, na Rússia, surgiu a primeira casa com 38 m2 de área. A casa cresceu em 24 horas na cidade de Stupino, na região de...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 

  • african-safari-kenya

    Lifestyle & Travel

    Ago 1, 2017

    Novo Rosto do Turismo

    O Quénia tem vindo a destacar-se como destino de preferência para os multimilionários do mundo, sendo já o terceiro destino mais popular entre a elite mundial, ultrapassado apenas pelas Seicheles e pelas Maurícias. 

    ...


  • A Art Nouveau Heater

    Home & Design

    Abr 1, 2015

    AEG and the begining of industrial design

    Born in 1887 in Germany, AEG is a worldwide recognized brand, known mostly for its electriocal appliances that are present in thousands of homes. But the best kept secret of its history is still Peter Behrens, who is considered the father...

  • Photo: Barbara Schneider

    Lifestyle & Travel

    Dez 31, 2015

    Uma das Jóias de África

    A Tanzânia é uma das jóias escondidas da África. Reservas e Santuários da Vida Selvagem renomeadas mundialmente são grandes atracções turísticas desta nação Africana, mas há muito mais para fazer na Tanzânia do que possa...

  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...