Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

HyperAdapt 1.0 - TÉNIS QUE SE APERTAM SOZINHOS

Depois de terem feito furor no filme «Regresso ao Futuro II», eis que o mercado assiste à chegada das HyperAdapt 1.0, sapatilhas cujos atacadores se apertam quando o calcanhar pisa um sensor. É a mais recente invenção da Nike, Inc., a marca que faz dos mitos realidade.

<

Quem viu o filme «Regresso ao Futuro II», certamente que se recorda dos ténis utilizados por Marty McFly, cujos atacadores se apertavam sozinhos. O que parecia exclusivo de um filme, é hoje uma realidade. A Nike, Inc. apresenta as HyperAdapt 1.0, umas sapatilhas que vão revolucionar o mercado. Segundo o vice-presidente para o Design e Projectos Especiais, Tinker Hatfield, «é realmente uma experiência nova». Tiffany Beers, Senior Innovator, diz tratar-se «de um mito tornado realidade».

As HyperAdapt 1.0 adaptam-se aos pés por terem incorporada tecnologia digital, eléctrica e mecânica. O atleta, ao pisar um sensor localizado na zona do calcanhar, activa-o e vê os atacadores serem apertados automaticamente. Se for necessário algum ajuste ao pé, existem dois botões de lado para o efeito. A marca considera que este sistema pode ajudar os corredores, pois permite ajustar os ténis ao pé consoante o piso, a duração do treino ou a competição.

Nike antecipa "o amanhã"

A ideia surgiu após um encontro entre Tinker Hatfield, que sonhou o projecto, e Tiffany Beers, que tratou de o concretizar. Segundo o vice-presidente da empresa, «inovação na Nike não tem a ver com sonhar com o amanhã. Trata-se de ir ao seu encontro». O responsável acrescenta ainda que «a equipa é capaz de antecipar as necessidades dos atletas, e de apresentar uma realidade muito antes de outros a terem começado a imaginar».

As HyperAdapt 1.0 vêm desafiar a forma como as pessoas vêem o exercício. O não ter de se preocupar com apertar os atacadores pode dar liberdade ao atleta e reduzir distracções. Os pequenos ajustes ao pé permitem bloqueios consistentes e adaptáveis ao pé de cada um, o que para Tinker Hatfield «é um passo importante porque os pés estão sujeitos a muito stress durante a competição».

Tiffany Beers aceitou o desafio do vice-presidente e, entretanto, Mark Parker, presidente e CEO da Nike, associou-se ao projecto, pois ambos consideram que as «HyperAdapt 1.0 são o ponto de partida para um projecto mais sofisticado». O processo começou com um grupo de engenheiros que se juntou e testou várias teorias, confluindo no objectivo de Tinker Hatfield: pôr os componentes técnicos num espaço pequeno, que se movesse com o corpo e absorvesse o impacto do atleta. Após cerca de dois anos de tentativas, vários protótipos e experiências, a equipa apresenta as HyperAdapt 1.0.

O potencial

Para o vice-presidente, o potencial deste novo produto é grande. «É fantástico haver um sapato que percebe, em tempo real, o que o corpo precisa. Isto elimina uma série de distracções, incluindo atritos mentais, o que beneficia verdadeiramente a performance». Nas HyperAdapt 1.0, a adaptação ainda é controlada pelo atleta, mas o objectivo é torná-la automática e permitir, assim, a simbiose entre pé e sapatilha.

As HyperAdapt 1.0 têm uma bateria que dura cerca de duas semanas. As luzes indicam o funcionamento dos motores e o estado das baterias: a cor azul assinala que a bateria está cheia e a vermelha significa que precisa de ser recarregada. O carregador funciona com um íman localizado na sola, sendo que a bateria demora três horas a carregar.

Este novo produto vem simplificar gestos que, para muitos, podem ser difíceis e que passam pela tarefa aparentemente simples de atar os atacadores. Há aqui uma aposta na qualidade de vida. «Ninguém faz ideia do que é calçar umas sapatilhas que têm atacadores automáticos», destaca Tiffany Beers. O produto estará disponível em lojas específicas da Nike, nos Estados Unidos da América (EUA). A partir de 28 de Novembro é possível experimentar e comprar este produto que promete revolucionar o mercado.

A Nike, Inc. dá especial ênfase à invenção. É neste sentido que desenvolvem produtos, serviços e experiências para o atleta da actualidade, tendo sempre em mente os desafios do futuro. A marca foi fundada em 1972 e tem sede em Beaverton, Oregon, EUA.


Contacts – Contactos:

http://www.nike.com
media.relations@nike.com - EUA e mundo: 1-212-367-4447
Reino Unido e Europa: - media.europe@nike.com
Telefone: +44 (0)207 578 0560
Nike World Headquarters, One Bowerman Drive, Beaverton, OR 97005, Telefone: 1-503-671-6453

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_89316902_Preview

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    SOBRE OS OMBROS DE GIGANTES

    O mundo vive hoje tempos conturbados e a história da humanidade tem mostrado que as crises económicas reflectem crises civilizacionais mais profundas, de valores. Processos e conhecimentos que já tínhamos dado por adquiridos são...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."


  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • background facebook

    Technology

    Out 1, 2018

    YVP MAGAZINE APP

    Our new APP with the digital edition of the magazine it's already in the Digital Stores.

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...


  • Bang & Olufsen

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Simple and Sophisticated

    Bang & Olufsen (B&O) is a Danish company that designs and manufactures audio products, television sets and telephones. Their pieces turn technology into art.

  • Depositphotos_56439687_xl-2015

    Sport

    Jan 1, 2018

    QUE COMECEM OS JOGOS

    Após o êxito dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2014 e da Taça das Confederações de Futebol realizada em 4 cidades da Rússia no Verão de 2017, envolvendo 8 selecções e que teve a Alemanha, o Chile e Portugal nos primeiros...

  • 1. Roku-The-New-Generation

    Technology

    Nov 1, 2017

    A NOVA GERAÇÃO

    Desde 2008 que a Roku tem vindo a produzir boxes destinadas ao visionamento de conteúdos virtuais dado o crescimento, acessibilidade e popularidade de canais de televisão digitais como os Netflix, Acorn, Mubi, Crackle,...