Luxury & Fashion

Nov 1, 2016

HyperAdapt 1.0 - TÉNIS QUE SE APERTAM SOZINHOS

Depois de terem feito furor no filme «Regresso ao Futuro II», eis que o mercado assiste à chegada das HyperAdapt 1.0, sapatilhas cujos atacadores se apertam quando o calcanhar pisa um sensor. É a mais recente invenção da Nike, Inc., a marca que faz dos mitos realidade.

Quem viu o filme «Regresso ao Futuro II», certamente que se recorda dos ténis utilizados por Marty McFly, cujos atacadores se apertavam sozinhos. O que parecia exclusivo de um filme, é hoje uma realidade. A Nike, Inc. apresenta as HyperAdapt 1.0, umas sapatilhas que vão revolucionar o mercado. Segundo o vice-presidente para o Design e Projectos Especiais, Tinker Hatfield, «é realmente uma experiência nova». Tiffany Beers, Senior Innovator, diz tratar-se «de um mito tornado realidade».

As HyperAdapt 1.0 adaptam-se aos pés por terem incorporada tecnologia digital, eléctrica e mecânica. O atleta, ao pisar um sensor localizado na zona do calcanhar, activa-o e vê os atacadores serem apertados automaticamente. Se for necessário algum ajuste ao pé, existem dois botões de lado para o efeito. A marca considera que este sistema pode ajudar os corredores, pois permite ajustar os ténis ao pé consoante o piso, a duração do treino ou a competição.

Nike antecipa "o amanhã"

A ideia surgiu após um encontro entre Tinker Hatfield, que sonhou o projecto, e Tiffany Beers, que tratou de o concretizar. Segundo o vice-presidente da empresa, «inovação na Nike não tem a ver com sonhar com o amanhã. Trata-se de ir ao seu encontro». O responsável acrescenta ainda que «a equipa é capaz de antecipar as necessidades dos atletas, e de apresentar uma realidade muito antes de outros a terem começado a imaginar».

As HyperAdapt 1.0 vêm desafiar a forma como as pessoas vêem o exercício. O não ter de se preocupar com apertar os atacadores pode dar liberdade ao atleta e reduzir distracções. Os pequenos ajustes ao pé permitem bloqueios consistentes e adaptáveis ao pé de cada um, o que para Tinker Hatfield «é um passo importante porque os pés estão sujeitos a muito stress durante a competição».

Tiffany Beers aceitou o desafio do vice-presidente e, entretanto, Mark Parker, presidente e CEO da Nike, associou-se ao projecto, pois ambos consideram que as «HyperAdapt 1.0 são o ponto de partida para um projecto mais sofisticado». O processo começou com um grupo de engenheiros que se juntou e testou várias teorias, confluindo no objectivo de Tinker Hatfield: pôr os componentes técnicos num espaço pequeno, que se movesse com o corpo e absorvesse o impacto do atleta. Após cerca de dois anos de tentativas, vários protótipos e experiências, a equipa apresenta as HyperAdapt 1.0.

O potencial

Para o vice-presidente, o potencial deste novo produto é grande. «É fantástico haver um sapato que percebe, em tempo real, o que o corpo precisa. Isto elimina uma série de distracções, incluindo atritos mentais, o que beneficia verdadeiramente a performance». Nas HyperAdapt 1.0, a adaptação ainda é controlada pelo atleta, mas o objectivo é torná-la automática e permitir, assim, a simbiose entre pé e sapatilha.

As HyperAdapt 1.0 têm uma bateria que dura cerca de duas semanas. As luzes indicam o funcionamento dos motores e o estado das baterias: a cor azul assinala que a bateria está cheia e a vermelha significa que precisa de ser recarregada. O carregador funciona com um íman localizado na sola, sendo que a bateria demora três horas a carregar.

Este novo produto vem simplificar gestos que, para muitos, podem ser difíceis e que passam pela tarefa aparentemente simples de atar os atacadores. Há aqui uma aposta na qualidade de vida. «Ninguém faz ideia do que é calçar umas sapatilhas que têm atacadores automáticos», destaca Tiffany Beers. O produto estará disponível em lojas específicas da Nike, nos Estados Unidos da América (EUA). A partir de 28 de Novembro é possível experimentar e comprar este produto que promete revolucionar o mercado.

A Nike, Inc. dá especial ênfase à invenção. É neste sentido que desenvolvem produtos, serviços e experiências para o atleta da actualidade, tendo sempre em mente os desafios do futuro. A marca foi fundada em 1972 e tem sede em Beaverton, Oregon, EUA.


Contacts – Contactos:

http://www.nike.com
media.relations@nike.com - EUA e mundo: 1-212-367-4447
Reino Unido e Europa: - media.europe@nike.com
Telefone: +44 (0)207 578 0560
Nike World Headquarters, One Bowerman Drive, Beaverton, OR 97005, Telefone: 1-503-671-6453

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.

  • 1st-Sydney-TonerPave-Street-Sept14-3(1)

    Business & Industry

    Abr 28, 2018

    RECICLAR, REUTILIZAR, REPAVIMENTAR

    O e-lixo é um problema crónico e global de poluição. Relatórios da United Nations University demonstram que apenas 20 por cento do e-lixo gerado, é depois colocado em programas oficiais de reciclagem


  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • Yara Birkeland 2

    Technology

    Jul 1, 2017

    AUTOMATIZAR, AUTONOMIZAR

    Está planeado que inicie actividade no final de 2018. A ideia é cumprir pequenos trajectos, ligando três portos, por entre os fiordes a Sul de Oslo, na Noruega.

  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...


  • Pokemon 3

    Technology

    Set 1, 2016

    SEIS GERAÇÕES DE SUCESSO

    A história do Pokémon começa em 1995, muito antes sequer de ser comum ter um telemóvel. O jogo original "Pokémon" foi criado inicialmente para o Gameboy, o dispositivo de jogo de vídeo portátil, em 1996. É um jogo RPG (Role...

  • 01

    Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2017

    EXÓTICO E TÃO PRÓXIMO

    A poucas milhas da Europa, no extremo norte de África mas muito perto de Portugal ± o voo diário de Lisboa a Casablanca demora menos de uma hora ± fica Marrocos, um Reino com profundas raízes históricas e uma cultura milenar...

  • Business & Industry

    Out 1, 2015

    Marcas Globais para Necessidades Globais

    Henkel é um nome conhecido em todo o mundo. A companhia tornou-se reconhecida pelos seus produtos de limpeza para a casa e indústria, mas cresceu durante mais de um século até se tornar um fornecedor global e líder de marcas e tecnologias.

    ...