Helthcare & Wellness

Nov 1, 2016

HIGIENE – UM CATALISADOR PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO

Existe uma ligação inegável entre higiene e melhor saúde e bem-estar, com um reflexo significativo no crescimento económico dos países, segundo o relatório da iniciativa "Hygiene Matters", do grupo sueco SCA - líder mundial em produtos de higiene e florestais, que tem fomentado o diálogo sobre a importância da higiene junto de decisores e de empresas.

Se está entre os milhões de pessoas que sofre de incontinência, cuida ou trabalha numa área de saúde que lida com esta problemática, tenha em conta que empresas como a sueca SCA estão naturalmente muito empenhadas em rentabilizar o negócio que desenvolvem na área da higiene e bem-estar, mas no caso da SCA, a sua acção vai além disso.

Consciente da importância do acesso à higiene para todos, seja, homem, mulher, criança, jovem, adulto ou idoso, onde quer que se encontre, a SCA aposta no fabrico de artigos sustentáveis para o cuidado pessoal destinados a toda a família. "Criar valor para as pessoas e para a Natureza", é um dos lemas que movem a empresa, o que lhe valeu recentemente, a distinção de líder mundial para a acção empresarial nas alterações climáticas, da CDP – a organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona as economias sustentáveis. Esta distinção visa reconhecer o papel da acções da SCA na redução das emissões de CO2 e na promoção da mudança de mentalidade no seio das organizações durante o ano de 2015. Entre as 193 empresas finalistas, 14 são nórdicas, quatro das quais suecas.

De considerar que, anualmente, são milhares as empresas que apresentam propostas para avaliação da CDP relativas a metodologias favoráveis ao ambiente, desenvolvidas no âmbito da sua actividade.

«Levamos as alterações climáticas muito a sério…e é gratificante verificar que isso é reconhecido», diz Magnus Groth, Presidente e CEO da SCA. Também o Director Executivo da CDP, Paul Simpson, enaltece as políticas ambientais da SCA, e das restantes empresas finalistas. «Congratulamos as 193 empresas que lideram o caminho em direcção a um futuro com menos emissões de CO2. As empresas são agentes fundamentais na economia global para se atingirem os objectivos climáticos».

Para além das acções ligadas a questões ambientais, nomeadamente, através da produção de artigos florestais, de higiene e bem-estar, sustentáveis, como, fraldas, pensos higiénicos, papel higiénico, guardanapos, toalhitas, lenços de papel, cremes, entre outros, a SCA tem levado a cabo iniciativas de sensibilização para a importância da higiene. Exemplo disso é a iniciativa "Hygiene Matters", que tem elaborado relatórios, eventos, e acções de formação junto de diversas entidades, quer em países desenvolvidos, como lares, creches, escolas e farmácias, quer em países subdesenvolovidos, junto da população, sobretudo, dos grupos mais vulneráveis como as mulheres e as crianças. A referida iniciativa tem ainda como objectivo promover o diálogo junto de decisores mundiais e de empresas, e sensibilizá-los para o valor da higiene. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,7 milhões de pessoas morrem, anualmente, devido a doenças diarreicas, das quais, 90 por cento são crianças com menos de cinco anos de idade.

Mesmo quando não está directamente relacionada com a doença, a capacidade de manter um nível aceitável de socialização, depende do impacto que a higiene pessoal tem no bem-estar e na dignidade do indivíduo, condicionando a possibilidade de melhorar a situação social.

Trabalhadoras fabris em países subdesenvolvidos, sem hábitos de higiene e acesso a saneamento, desenvolvem frequentemente mais problemas de saúde, o que se reflecte em faltas ao trabalho, e tem um impacto nas despesas dos serviços de saúde e na economia. Segundo o relatório da SCA, após sessões de esclarecimento junto de trabalhadoras de uma fábrica paquistanesa, o número de faltas diminuiu 46 por cento.

Porém, nos países desenvolvidos onde os hábitos de higiene são uma rotina, há ainda tabus a ultrapassar, como o desconforto da incontinência e a descriminação de género a ele associado. No caso da incontinência, a ausência de soluções adequadas, reduz a produtividade, em média, 12,6 dias por ano.

Com sede em Estocolmo, Suécia, a SCA foi fundada em 1929 e está presente em 100 países, fazendo parte do índice NASDAQ OMX Stockholm, e é a maior proprietária de florestas a título privado na Europa. Em 2014, o Grupo tinha 44.000 colaboradores e as vendas ascenderam a 11.400 milhões de euros.

Contacts – Contactos:

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Culture & Art

    Abr 1, 2015

    The Forgotten Instrument

    Russian physicist and inventor Lev Termen created the Theremin, the first electronic musical instrument in history. Unknown to many people, its unique sound is embedded in the world's pop-culture.

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Never lose your luggage again

    So, you travel a lot and sometimes – more than you'd like – your luggage get's lost in the myriad of conveyor belts and cars that carry it to the airplanes. It's a problem more and more people have to live with. But the solution...

  • Technology

    Abr 1, 2015

    Three decades of .COM

    It's been 30 years since the first .COM domain was registered, marking the birth of commercial internet, wich exploded into more than 116 million addresses registered until the end of March 2015. Looking back, it's been a wonderful journey.

    ...


  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    New Travel Level

    Arabian Gulf carriers are competing fiercely over creating new concepts of luxury travel, which includes flying bedrooms similar to those found in a yacht or a hotel.

  • 01

    Home & Design

    Fev 1, 2017

    RELAXE, APENAS RELAXE

    Existe um debate antigo sobre a melhor forma de relaxar após um dia de trabalho: será mergulhar numa banheira ou preguiçar numa cama de rede? Bem, não é preciso debater mais, pode fazer ambos ao mesmo tempo.

  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...


  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...

  • 00202943

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    O «EL DORADO» DOS INVESTIDORES

    Terra de Pablo Neruda, Gabriela Mistral (a primeira mulher americana a receber um Prémio Nobel de Literatura, em 1945) e de Isabel Allende, a República do Chile está apostada em captar investimentos internacionais, como forma de...