Helthcare & Wellness

Nov 1, 2016

HIGIENE – UM CATALISADOR PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO

Existe uma ligação inegável entre higiene e melhor saúde e bem-estar, com um reflexo significativo no crescimento económico dos países, segundo o relatório da iniciativa "Hygiene Matters", do grupo sueco SCA - líder mundial em produtos de higiene e florestais, que tem fomentado o diálogo sobre a importância da higiene junto de decisores e de empresas.

Se está entre os milhões de pessoas que sofre de incontinência, cuida ou trabalha numa área de saúde que lida com esta problemática, tenha em conta que empresas como a sueca SCA estão naturalmente muito empenhadas em rentabilizar o negócio que desenvolvem na área da higiene e bem-estar, mas no caso da SCA, a sua acção vai além disso.

Consciente da importância do acesso à higiene para todos, seja, homem, mulher, criança, jovem, adulto ou idoso, onde quer que se encontre, a SCA aposta no fabrico de artigos sustentáveis para o cuidado pessoal destinados a toda a família. "Criar valor para as pessoas e para a Natureza", é um dos lemas que movem a empresa, o que lhe valeu recentemente, a distinção de líder mundial para a acção empresarial nas alterações climáticas, da CDP – a organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona as economias sustentáveis. Esta distinção visa reconhecer o papel da acções da SCA na redução das emissões de CO2 e na promoção da mudança de mentalidade no seio das organizações durante o ano de 2015. Entre as 193 empresas finalistas, 14 são nórdicas, quatro das quais suecas.

De considerar que, anualmente, são milhares as empresas que apresentam propostas para avaliação da CDP relativas a metodologias favoráveis ao ambiente, desenvolvidas no âmbito da sua actividade.

«Levamos as alterações climáticas muito a sério…e é gratificante verificar que isso é reconhecido», diz Magnus Groth, Presidente e CEO da SCA. Também o Director Executivo da CDP, Paul Simpson, enaltece as políticas ambientais da SCA, e das restantes empresas finalistas. «Congratulamos as 193 empresas que lideram o caminho em direcção a um futuro com menos emissões de CO2. As empresas são agentes fundamentais na economia global para se atingirem os objectivos climáticos».

Para além das acções ligadas a questões ambientais, nomeadamente, através da produção de artigos florestais, de higiene e bem-estar, sustentáveis, como, fraldas, pensos higiénicos, papel higiénico, guardanapos, toalhitas, lenços de papel, cremes, entre outros, a SCA tem levado a cabo iniciativas de sensibilização para a importância da higiene. Exemplo disso é a iniciativa "Hygiene Matters", que tem elaborado relatórios, eventos, e acções de formação junto de diversas entidades, quer em países desenvolvidos, como lares, creches, escolas e farmácias, quer em países subdesenvolovidos, junto da população, sobretudo, dos grupos mais vulneráveis como as mulheres e as crianças. A referida iniciativa tem ainda como objectivo promover o diálogo junto de decisores mundiais e de empresas, e sensibilizá-los para o valor da higiene. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,7 milhões de pessoas morrem, anualmente, devido a doenças diarreicas, das quais, 90 por cento são crianças com menos de cinco anos de idade.

Mesmo quando não está directamente relacionada com a doença, a capacidade de manter um nível aceitável de socialização, depende do impacto que a higiene pessoal tem no bem-estar e na dignidade do indivíduo, condicionando a possibilidade de melhorar a situação social.

Trabalhadoras fabris em países subdesenvolvidos, sem hábitos de higiene e acesso a saneamento, desenvolvem frequentemente mais problemas de saúde, o que se reflecte em faltas ao trabalho, e tem um impacto nas despesas dos serviços de saúde e na economia. Segundo o relatório da SCA, após sessões de esclarecimento junto de trabalhadoras de uma fábrica paquistanesa, o número de faltas diminuiu 46 por cento.

Porém, nos países desenvolvidos onde os hábitos de higiene são uma rotina, há ainda tabus a ultrapassar, como o desconforto da incontinência e a descriminação de género a ele associado. No caso da incontinência, a ausência de soluções adequadas, reduz a produtividade, em média, 12,6 dias por ano.

Com sede em Estocolmo, Suécia, a SCA foi fundada em 1929 e está presente em 100 países, fazendo parte do índice NASDAQ OMX Stockholm, e é a maior proprietária de florestas a título privado na Europa. Em 2014, o Grupo tinha 44.000 colaboradores e as vendas ascenderam a 11.400 milhões de euros.

Contacts – Contactos:

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • the7virtues1

    Science & Nature

    Set 24, 2018

    The 7 Virtues

    Fragrâncias exóticas e humanitárias

    As palavras "sustentabilidade" e "comércio justo" são frequentemente discutidas nos últimos tempos, principalmente na área de alimentos e agricultura. Mas...

  • Depositphotos_19090019_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 30, 2018

    STEVIA

    This is already the century to take care of the body balance and healthcare. From the trip to gym three times a week, jogging in a park or by a river side or even on the beach, vegan food or even the external visual care, it will...


  • The Luxury Spice

    Food & Beverage

    Fev 29, 2016

    A Especiaria de Luxo

    A canela é usada desde tempos remotos, os Egípcios já a usavam em 2000 a.C. como agente perfumante durante o processo de embalsamamento. No entanto, a canela foi levada para a Europa por mercadores árabes, através de conspicuosas rotas...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Brincar é Crescer

    Na GameTime, as vidas das crianças e comunidades são enriquecidas através da brincadeira. Porque, como engenheiros, pais, fabricantes e membros das comunidades da empresa, acreditam na brincadeira.

  • 01

    Technology

    Fev 1, 2017

    DA NOITE PARA O DIA

    A recente introdução no mercado da lanterna Lumify X9 gerou enorme discussão sobre se esta deveria ser acessível a qualquer cidadão. Construída a partir de tecnologia e materiais militares, esta lanterna é tão poderosa, que...