Helthcare & Wellness

Nov 1, 2016

HIGIENE – UM CATALISADOR PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO

Existe uma ligação inegável entre higiene e melhor saúde e bem-estar, com um reflexo significativo no crescimento económico dos países, segundo o relatório da iniciativa "Hygiene Matters", do grupo sueco SCA - líder mundial em produtos de higiene e florestais, que tem fomentado o diálogo sobre a importância da higiene junto de decisores e de empresas.

<

Se está entre os milhões de pessoas que sofre de incontinência, cuida ou trabalha numa área de saúde que lida com esta problemática, tenha em conta que empresas como a sueca SCA estão naturalmente muito empenhadas em rentabilizar o negócio que desenvolvem na área da higiene e bem-estar, mas no caso da SCA, a sua acção vai além disso.

Consciente da importância do acesso à higiene para todos, seja, homem, mulher, criança, jovem, adulto ou idoso, onde quer que se encontre, a SCA aposta no fabrico de artigos sustentáveis para o cuidado pessoal destinados a toda a família. "Criar valor para as pessoas e para a Natureza", é um dos lemas que movem a empresa, o que lhe valeu recentemente, a distinção de líder mundial para a acção empresarial nas alterações climáticas, da CDP – a organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona as economias sustentáveis. Esta distinção visa reconhecer o papel da acções da SCA na redução das emissões de CO2 e na promoção da mudança de mentalidade no seio das organizações durante o ano de 2015. Entre as 193 empresas finalistas, 14 são nórdicas, quatro das quais suecas.

De considerar que, anualmente, são milhares as empresas que apresentam propostas para avaliação da CDP relativas a metodologias favoráveis ao ambiente, desenvolvidas no âmbito da sua actividade.

«Levamos as alterações climáticas muito a sério…e é gratificante verificar que isso é reconhecido», diz Magnus Groth, Presidente e CEO da SCA. Também o Director Executivo da CDP, Paul Simpson, enaltece as políticas ambientais da SCA, e das restantes empresas finalistas. «Congratulamos as 193 empresas que lideram o caminho em direcção a um futuro com menos emissões de CO2. As empresas são agentes fundamentais na economia global para se atingirem os objectivos climáticos».

Para além das acções ligadas a questões ambientais, nomeadamente, através da produção de artigos florestais, de higiene e bem-estar, sustentáveis, como, fraldas, pensos higiénicos, papel higiénico, guardanapos, toalhitas, lenços de papel, cremes, entre outros, a SCA tem levado a cabo iniciativas de sensibilização para a importância da higiene. Exemplo disso é a iniciativa "Hygiene Matters", que tem elaborado relatórios, eventos, e acções de formação junto de diversas entidades, quer em países desenvolvidos, como lares, creches, escolas e farmácias, quer em países subdesenvolovidos, junto da população, sobretudo, dos grupos mais vulneráveis como as mulheres e as crianças. A referida iniciativa tem ainda como objectivo promover o diálogo junto de decisores mundiais e de empresas, e sensibilizá-los para o valor da higiene. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,7 milhões de pessoas morrem, anualmente, devido a doenças diarreicas, das quais, 90 por cento são crianças com menos de cinco anos de idade.

Mesmo quando não está directamente relacionada com a doença, a capacidade de manter um nível aceitável de socialização, depende do impacto que a higiene pessoal tem no bem-estar e na dignidade do indivíduo, condicionando a possibilidade de melhorar a situação social.

Trabalhadoras fabris em países subdesenvolvidos, sem hábitos de higiene e acesso a saneamento, desenvolvem frequentemente mais problemas de saúde, o que se reflecte em faltas ao trabalho, e tem um impacto nas despesas dos serviços de saúde e na economia. Segundo o relatório da SCA, após sessões de esclarecimento junto de trabalhadoras de uma fábrica paquistanesa, o número de faltas diminuiu 46 por cento.

Porém, nos países desenvolvidos onde os hábitos de higiene são uma rotina, há ainda tabus a ultrapassar, como o desconforto da incontinência e a descriminação de género a ele associado. No caso da incontinência, a ausência de soluções adequadas, reduz a produtividade, em média, 12,6 dias por ano.

Com sede em Estocolmo, Suécia, a SCA foi fundada em 1929 e está presente em 100 países, fazendo parte do índice NASDAQ OMX Stockholm, e é a maior proprietária de florestas a título privado na Europa. Em 2014, o Grupo tinha 44.000 colaboradores e as vendas ascenderam a 11.400 milhões de euros.

Contacts – Contactos:

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...


  • AdobeStock_54112868

    Home & Design

    Mar 1, 2017

    BIOMIMÉTICA - CIÊNCIA DA IMITAÇÃO

    Muitos exemplos podem servir para ilustrar a aplicação da Biomimética, não só em tecnologia de vanguarda, mas também em objectos quotidianos. Hoje em dia a Biomimética é parte do design, da física, química, engenharias várias...

  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • ~1474296846~12973438_1066159806777023_1064623569076422198_o

    Science & Nature

    Ago 1, 2016

    PLANTAS QUE FLUTUAM

    Valorizar a Terra através da arte é o objectivo da Hoshinchu Air Bonsai Garden, uma empresa japonesa que desenvolveu um kit que permite plantar e ver um bonsai flutuar.

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Leader in Copper business

    The demand for copper is growing. Copper is one of the key metals of modern economic development, found in nearly every new apartment or office block, vehicle and electrical appliance. It is one of the best heat and electricity conductors,...

  • 01

    Luxury & Fashion

    Jan 1, 2017

    LUXO ACESSÍVEL

    Se tem a ideia de que um relógio estupidamente caro é um relógio excepcional, único e exclusivo, ponha-a de lado. O bom relógio é o que o faz sentir-se bem na sua própria pele, que o acompanha em todas as ocasiões, mais ou...