Helthcare & Wellness

Nov 1, 2016

HIGIENE – UM CATALISADOR PARA O CRESCIMENTO ECONÓMICO

Existe uma ligação inegável entre higiene e melhor saúde e bem-estar, com um reflexo significativo no crescimento económico dos países, segundo o relatório da iniciativa "Hygiene Matters", do grupo sueco SCA - líder mundial em produtos de higiene e florestais, que tem fomentado o diálogo sobre a importância da higiene junto de decisores e de empresas.

<

Se está entre os milhões de pessoas que sofre de incontinência, cuida ou trabalha numa área de saúde que lida com esta problemática, tenha em conta que empresas como a sueca SCA estão naturalmente muito empenhadas em rentabilizar o negócio que desenvolvem na área da higiene e bem-estar, mas no caso da SCA, a sua acção vai além disso.

Consciente da importância do acesso à higiene para todos, seja, homem, mulher, criança, jovem, adulto ou idoso, onde quer que se encontre, a SCA aposta no fabrico de artigos sustentáveis para o cuidado pessoal destinados a toda a família. "Criar valor para as pessoas e para a Natureza", é um dos lemas que movem a empresa, o que lhe valeu recentemente, a distinção de líder mundial para a acção empresarial nas alterações climáticas, da CDP – a organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona as economias sustentáveis. Esta distinção visa reconhecer o papel da acções da SCA na redução das emissões de CO2 e na promoção da mudança de mentalidade no seio das organizações durante o ano de 2015. Entre as 193 empresas finalistas, 14 são nórdicas, quatro das quais suecas.

De considerar que, anualmente, são milhares as empresas que apresentam propostas para avaliação da CDP relativas a metodologias favoráveis ao ambiente, desenvolvidas no âmbito da sua actividade.

«Levamos as alterações climáticas muito a sério…e é gratificante verificar que isso é reconhecido», diz Magnus Groth, Presidente e CEO da SCA. Também o Director Executivo da CDP, Paul Simpson, enaltece as políticas ambientais da SCA, e das restantes empresas finalistas. «Congratulamos as 193 empresas que lideram o caminho em direcção a um futuro com menos emissões de CO2. As empresas são agentes fundamentais na economia global para se atingirem os objectivos climáticos».

Para além das acções ligadas a questões ambientais, nomeadamente, através da produção de artigos florestais, de higiene e bem-estar, sustentáveis, como, fraldas, pensos higiénicos, papel higiénico, guardanapos, toalhitas, lenços de papel, cremes, entre outros, a SCA tem levado a cabo iniciativas de sensibilização para a importância da higiene. Exemplo disso é a iniciativa "Hygiene Matters", que tem elaborado relatórios, eventos, e acções de formação junto de diversas entidades, quer em países desenvolvidos, como lares, creches, escolas e farmácias, quer em países subdesenvolovidos, junto da população, sobretudo, dos grupos mais vulneráveis como as mulheres e as crianças. A referida iniciativa tem ainda como objectivo promover o diálogo junto de decisores mundiais e de empresas, e sensibilizá-los para o valor da higiene. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,7 milhões de pessoas morrem, anualmente, devido a doenças diarreicas, das quais, 90 por cento são crianças com menos de cinco anos de idade.

Mesmo quando não está directamente relacionada com a doença, a capacidade de manter um nível aceitável de socialização, depende do impacto que a higiene pessoal tem no bem-estar e na dignidade do indivíduo, condicionando a possibilidade de melhorar a situação social.

Trabalhadoras fabris em países subdesenvolvidos, sem hábitos de higiene e acesso a saneamento, desenvolvem frequentemente mais problemas de saúde, o que se reflecte em faltas ao trabalho, e tem um impacto nas despesas dos serviços de saúde e na economia. Segundo o relatório da SCA, após sessões de esclarecimento junto de trabalhadoras de uma fábrica paquistanesa, o número de faltas diminuiu 46 por cento.

Porém, nos países desenvolvidos onde os hábitos de higiene são uma rotina, há ainda tabus a ultrapassar, como o desconforto da incontinência e a descriminação de género a ele associado. No caso da incontinência, a ausência de soluções adequadas, reduz a produtividade, em média, 12,6 dias por ano.

Com sede em Estocolmo, Suécia, a SCA foi fundada em 1929 e está presente em 100 países, fazendo parte do índice NASDAQ OMX Stockholm, e é a maior proprietária de florestas a título privado na Europa. Em 2014, o Grupo tinha 44.000 colaboradores e as vendas ascenderam a 11.400 milhões de euros.

Contacts – Contactos:

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Dez 11, 2018

    Hotéis de sete estrelas

    " Você deve ter notado que qualquer hotel em que você já se tenha hospedado orgulhosamente anuncia sua "classificação por estrelas". A maioria dos hotéis nos Estados Unidos opera num sistema cinco...

  • 01-Galop-DHermes.nocrop.w710.h2147483647.2x

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    ESTRIBO ELEGANTE

    A nova garrafa de perfume de senhora do icónico Galop d'Hermès é inspirada na original, de 1930, da abertura da primeira loja da Hermès em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Voltemos quase um século atrás.


  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...

  • product_playfulbase_sl

    Technology

    Mai 1, 2017

    FAZER... O QUE QUISER!

    Portanto, já vimos de tudo! Tudo o que os olhos podem ver e o cérebro consegue arquivar, enquanto conhecimento... Mas vimos mesmo? É mesmo possível pensar que alguma coisa no mundo não possa evoluir?

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...


  • Red Caviar

    Food & Beverage

    Dez 1, 2014

    Champagne and Caviar

    Lemberg has gained its incredible popularity thanks to superb quality of its products and professional approach to clients.

  • 1

    Luxury & Fashion

    Mai 1, 2015

    These shoes were made for comfort.

    In  1774, Germany, Johann Adam Birkenstock began the long line of shoemakers that would introduce comfortable walking to the world. 2To this day, the brand continues to base it's innovation in his ideal, offering many diferent styles...

  • 01 cafe

    Food & Beverage

    Set 1, 2016

    CAFÉ DE BERÇO PRIVILEGIADO

    Poucas pessoas conseguem imaginar a vida sem café. Ao pequeno almoço, ou depois do almoço, seja um expresso ou um café duplo – sem açúcar –, o café ganhou um lugar de destaque no dia a dia de grande parte da população...