Luxury & Fashion

Out 19, 2018

HORNSKOV KØBENHAVN

"Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

<

Mas, ao contrário do que aconteceu durante a segunda metade do século XX, estes não são os únicos acessórios que um homem pode usar para conseguir um ar distinto. Os chapéus estão de volta e estão a modificar a imagem do homem. E para melhor, podemos acrescentar.

Fora de Inglaterra – onde é fácil encontrar os melhores fabricantes de chapéus do mundo –, contudo, não é fácil encontrar um bom chapéu; com a cor e tamanho certos. E este foi do dilema de Peter Robert Hornskov, um jovem empreendedor dinamarquês que (dizem os seus amigos mais chegados), sempre usou chapéu.

Em vez de cruzar os braços perante a dificuldade em obter um chapéu ao seu gosto, Peter decidiu aprender a arte de fabricar chapéus e, nesse sentido, para além dos vídeos que encontrou no Youtube, também fez um workshop com mestres chapeleiros em Inglaterra.

E, com o apoio e ajuda da sua esposa, Cathrine, fundou, em 2015, a Hornskov Kobenhavn. 

A aventura começou com uma pequena oficina montada dentro da própria casa, mas os modelos produzidos rapidamente se tornaram conhecidos e as encomendas começaram a chegar a um ritmo vertiginoso. De tal forma, que a empresa teve de encontrar um espaço onde pudesse exercer toda a actividade ligada à produção, acabamento e comercialização (local e virtual) dos chapéus.

Actualmente, sob o lema de respeitar as artes tradicionais da chapelaria, cada chapéu Hornskov é feito manualmente na oficina da marca na ilha Christianshavn, no coração de Copenhaga, Dinamarca. O objectivo (atingido na plenitude) é fornecer chapéus da mais alta qualidade, que duram gerações, e que integram os mais finos detalhes, segundo o pedido do consumidor.

Os modelos inspiram-se em clássicos bem conhecidos, tais como o Fedora, o Homburg ou o Bowler (o clássico chapéu de coco), ligeiramente modernizados. E os materiais são da mais fina escolha: pura lã de merino, feltro de pelo de coelho e feltro de lã de castor. Todos com um acabamento interno com uma fita de couro respirável, protegida por uma fina película de seda.

Para já, a empresa não se deixa ficar pela produção de um produto de alta qualidade e excelência. É que, Peter sempre teve um extremo cuidado com o acessório distintivo que sempre o acompanhou e, por isso, passa o seu conhecimento aos seus clientes.

Quer isto dizer que cada peça da marca vem acompanhada de um manual simples de manutenção e/ou ajustamento do chapéu. 

O primeiro passo para manter o seu chapéu em forma é ter muito cuidado com a aba, que pode ser a causadora de deformações ou quebras na forma, consoante as condições a que este seja submetido. Também por isso, estes chapéus são resistentes às mais duras condições de tempo.

Caso seja submetido a chuva intensa, por exemplo, Peter aconselha a colocar o chapéu em repouso, na sua forma original e à temperatura ambiente, sem utilizar qualquer fonte de calor para acelerar o processo de secagem. E acrescenta dicas preciosas (digo eu, que uso chapéu regularmente).

É fundamental que o chapéu seja escovado regularmente, com o auxílio de uma escova macia para não arranhar o tecido, e sempre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Em casos como a eventualidade de ter manchas ou de estar apertado demais para o perímetro da sua cabeça, não use mais do que vapor de água.

Coloque água a ferver e exponha-o ao vapor invertido. No caso de mancha, deixe-o absorver o vapor de água e escove até que a mancha saia. Em caso de aperto, depois de o tecido absorver o vapor, volte a colocá-lo na cabeça e puxe-o até à posição desejado e deixe-o refrescar nessa posição.

Projectos para o futuro? Claro. O público feminino!

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • NovaBateria01

    Technology

    Mai 1, 2017

    Chegaram as baterias do futuro

    Com 94 anos de idade seria de esperar que John Goodenough abrandasse o ritmo, contudo o inventor das baterias de lítio que têm permitido aumentar a longevidade da utilização dos telemóveis e o desenvolvimento de veículos eléctricos...

  • Reading-Between-the-Lines-church-by-Gijs-Van-Vaerenbergh-2

    Culture & Art

    Jul 1, 2017

    ESCULPIR NO AR

    Uma igreja pode ser o cerne da vida de cada um, ou simplesmente uma estrutura física que se combina com o ambiente envolvente. É isto que está no fundo de "Reading between the lines", uma instalação artística que emerge da paisagem,...


  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio

    Luxury & Fashion

    Jan 31, 2016

    Conduza o Luxo

    Todos os anos, o mercado automóvel de luxo recebe novos modelos. Alguns dos maiores nomes da indústria têm sido o motor dos mercados, ao introduzir modelos que se tornaram icónicos e respeitados em todo o mundo. Mas aproxima-se nova...

  • 1902 mannequin

    Luxury & Fashion

    Set 1, 2015

    Chantelle

    French lingerie – one of life's finest pleasures – is a definitive symbol of the feminine mystique. The idea that something so small could have such timeless appeal speaks volumes about French sensibility, and an allure that defies...

  • 1

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2015

    Always innovative, always new

    Novotel is on a class of its own, combining excellent service and facilities with optimal prices and locations all around the world. From urban hotels to exquisite resorts, Novotel is a worldwide reference for all clients.