Luxury & Fashion

Out 19, 2018

HORNSKOV KØBENHAVN

"Todos conhecemos a importância que uma aparência impecável tem no mundo dos negócios. Cada vez mais, vemos espantosos cortes de cabelo e barba, combinados com belas gravatas e fatos e camisas e sapatos."

<

Mas, ao contrário do que aconteceu durante a segunda metade do século XX, estes não são os únicos acessórios que um homem pode usar para conseguir um ar distinto. Os chapéus estão de volta e estão a modificar a imagem do homem. E para melhor, podemos acrescentar.

Fora de Inglaterra – onde é fácil encontrar os melhores fabricantes de chapéus do mundo –, contudo, não é fácil encontrar um bom chapéu; com a cor e tamanho certos. E este foi do dilema de Peter Robert Hornskov, um jovem empreendedor dinamarquês que (dizem os seus amigos mais chegados), sempre usou chapéu.

Em vez de cruzar os braços perante a dificuldade em obter um chapéu ao seu gosto, Peter decidiu aprender a arte de fabricar chapéus e, nesse sentido, para além dos vídeos que encontrou no Youtube, também fez um workshop com mestres chapeleiros em Inglaterra.

E, com o apoio e ajuda da sua esposa, Cathrine, fundou, em 2015, a Hornskov Kobenhavn. 

A aventura começou com uma pequena oficina montada dentro da própria casa, mas os modelos produzidos rapidamente se tornaram conhecidos e as encomendas começaram a chegar a um ritmo vertiginoso. De tal forma, que a empresa teve de encontrar um espaço onde pudesse exercer toda a actividade ligada à produção, acabamento e comercialização (local e virtual) dos chapéus.

Actualmente, sob o lema de respeitar as artes tradicionais da chapelaria, cada chapéu Hornskov é feito manualmente na oficina da marca na ilha Christianshavn, no coração de Copenhaga, Dinamarca. O objectivo (atingido na plenitude) é fornecer chapéus da mais alta qualidade, que duram gerações, e que integram os mais finos detalhes, segundo o pedido do consumidor.

Os modelos inspiram-se em clássicos bem conhecidos, tais como o Fedora, o Homburg ou o Bowler (o clássico chapéu de coco), ligeiramente modernizados. E os materiais são da mais fina escolha: pura lã de merino, feltro de pelo de coelho e feltro de lã de castor. Todos com um acabamento interno com uma fita de couro respirável, protegida por uma fina película de seda.

Para já, a empresa não se deixa ficar pela produção de um produto de alta qualidade e excelência. É que, Peter sempre teve um extremo cuidado com o acessório distintivo que sempre o acompanhou e, por isso, passa o seu conhecimento aos seus clientes.

Quer isto dizer que cada peça da marca vem acompanhada de um manual simples de manutenção e/ou ajustamento do chapéu. 

O primeiro passo para manter o seu chapéu em forma é ter muito cuidado com a aba, que pode ser a causadora de deformações ou quebras na forma, consoante as condições a que este seja submetido. Também por isso, estes chapéus são resistentes às mais duras condições de tempo.

Caso seja submetido a chuva intensa, por exemplo, Peter aconselha a colocar o chapéu em repouso, na sua forma original e à temperatura ambiente, sem utilizar qualquer fonte de calor para acelerar o processo de secagem. E acrescenta dicas preciosas (digo eu, que uso chapéu regularmente).

É fundamental que o chapéu seja escovado regularmente, com o auxílio de uma escova macia para não arranhar o tecido, e sempre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Em casos como a eventualidade de ter manchas ou de estar apertado demais para o perímetro da sua cabeça, não use mais do que vapor de água.

Coloque água a ferver e exponha-o ao vapor invertido. No caso de mancha, deixe-o absorver o vapor de água e escove até que a mancha saia. Em caso de aperto, depois de o tecido absorver o vapor, volte a colocá-lo na cabeça e puxe-o até à posição desejado e deixe-o refrescar nessa posição.

Projectos para o futuro? Claro. O público feminino!

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...

  • Depositphotos_59323415_xl-2015

    Research & Education

    Mar 1, 2017

    LIVROS ESCOLARES EM TABLETS - MENOS PESO, MENOS CONHECIMENTO?

    Um pouco por todo o mundo, os pais estão preocupados com o peso que as mochilas escolares dos seus filhos têm de comportar todos os dias. Isto prende-se com o volume e número de manuais escolares que os alunos carregam, muitas...

  • parrilla

    Food & Beverage

    Mar 1, 2017

    GASTRONOMIA DO URUGUAI - UMA DELICIOSA SURPRESA

    Tido muitas vezes como um continente de desequilíbrios, a América do Sul guarda ainda muitas pequenas maravilhas quase inexploradas. É o caso do segundo menor país deste continente, o Uruguai. É um dos países mais desenvolvidos...


  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • dsc92181550c253

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    CRIPTOMÉRIA - MALEÁVEL, LEVE E AROMÁTICA

    Do primeiro-ministro das Bermudas ao presidente da IBM Portugal, foram algumas das personalidades que encomendaram uma mala de senhora no mínimo inovadora e invulgar, para oferecer à esposa e ou a amigos. Trata-se de uma mala feita...

  • Hotel-deserto-Marrocos

    Lifestyle & Travel

    Jun 26, 2018

    UM CHÁ NO DESERTO, QUERIDA?

    Os tempos modernos tornaram populares o turismo de aventura em locais exóticos, mas no Sudeste de Marrocos há um pequeno oásis entre as dunas que fará as delícias até mesmo do turista mais ocioso e alheio a aventuras

    ...


  • _1090495

    Culture & Art

    Mai 1, 2016

    Rock in Rio

    Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio

    Conheça em detalhe a maior indústria de música do Mundo – o Rock in Rio (RiR), que tem lugar entre 19 e 29 de Maio, em Lisboa, Portugal. "O RiR fomenta...

  • Wangari Maathai (1940-2011) by The-time-line, CC BY-SA 3.0,via Commons

    Culture & Art

    Fev 29, 2016

    Mulheres Inspiradoras Ontem e Hoje

    8 de Março, designado como o Dia Internacional da Mulher para assinalar a luta feminina pela igualdade laboral e social. "Ontem", apenas um número restrito de mulheres era influente na sociedade, como era o caso das monarcas. Hoje,...

  • BMW moto1

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2016

    ZERO ACIDENTES E MAIS SEGURANÇA

    Não cai e dispensa capacete, é assim a BMW Motorrad Vision Next 100 – a mota do futuro, lançada em Outubro último, na cidade norte-americana de Los Angeles, no âmbito da celebração do 100º aniversário da BMW.

    ...