Culture & Art

Mai 31, 2018

HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

Por JORGE MATIAS e R.L.N.E.

Reconhecida pelo governo espanhol como instituição de utilidade pública, a Real Liga Naval Espanhola (RLNE) é uma associação sem fins lucrativos, independente e apolítica. Fundada em 1970, a instituição é uma digna sucessora da extinta Liga Marítima e partilha os mesmos princípios e objectivos: protecção do meio ambiente marinho e das zonas costeiras, segurança da vida humana no mar, colaboração no salvamento marítimo através da "Patrulha Auxiliar Marítima" e a estreita colaboração com os cinco ramos da marinha (Armada, Mercante, Pesca, Recreio e Desportiva e Científica), bem como todos os demais serviços de vigilância e actuação marítima (salvamento, guarda civil, serviços aeronavais de vigilância aduaneira, etc.).

Tendo como actual presidente D. Juan Diaz Cano, secundada por D. Carlos de La Fuente, Delegado responsável pela Delegação da Cantabria e Castela-Leon – delegação que coordena também a representação da RLNE em Portugal e tem como representante D. Victor de Almeida – a Real Liga Naval Espanhola tem como objectivo estreitar os laços de amizade e colaboração entre as duas nações ibéricas no domínio naval e marítimo.

Uma das actividades operativas da RLNE é a integração e cooperação com outros organismos internacionais que desenvolvem objectivos similares. Neste âmbito a RLNE promove e coordena várias acções de educação marítima, acreditando que tais acções são importantes para consolidar e desenvolver as relações de interacção entre o Mar e as comunidades escolares.

Assim, são várias as acções e trabalhos levados a cabo pela RLNE em Portugal, do qual se destaca a colaboração com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ESNIDH), sediada em Paço de Arcos – uma instituição de ensino superior público especializada e única em Portugal, na formação de profissionais na área da marinha mercante (sector marítimo-portuário).

Não menos importante é a publicação da Revista de Marinha, através da qual são divulgados e tratados vários temas relacionados com as actividades navais e marítimas, bem como outros assuntos ligados ou directamente relacionados com a economia do mar: marinha de guerra, pesca e aquacultura, mergulho e náutica de recreio, mercante, ambiental, etc.

A par destas actividades – enquanto membro convidado – a RLNE esteve também presente nas instalações da Base Naval do Alfeite, no passado dia 10 de Novembro de 2017, para participar no evento "Maritime Security Workshop", onde ficou registada a presença de várias personalidades da máxima importância no sector marítimo, nomeadamente o sr. Almirante Silva Ribeiro (Chefe do Estado Maior da Armada portuguesa) e o sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo, para além de outras individualidades ligadas aos sector naval (oficiais e generais da armada, membros da NATO, etc.).

Registo importante, também, para a presença e representação na conferência e jantar comemorativo da aclamação d'El Rei D. João VI, no passado dia 6 de Fevereiro de 2018, nas instalações do Grémio Literário, em Lisboa, Portugal.

Este evento foi organizado pelo Instituto Dom João VI e contou com o seu ilustre presidente sr. Professor Doutor Dom Filipe Folque de Mendonça, conde de Rio Grande, como orador, que fez uma notável resenha sobre a vida do monarca, seu antepassado directo. Destaque também para a presença de S. Alteza Real, sr. D. Pedro Folque de Mendonça de Bragança e Bourbon, Duque de Loulé; o sr. Engº D. Nuno da Câmara Pereira, Marquês de Castelo Rodrigo (Condestável de Portugal); e o sr. Comandante D. Pedro de Brito Paulino de Noronha, conde de Mahem.

Uma última nota para a celebração de um protocolo de cooperação com a Real Ordem Militar de S. Miguel da Ala, que tem como finalidade a realização conjunta de conferências, cursos e seminários tendo em vista a promoção e divulgação histórica do património marítimo comum às duas nações ibéricas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...

  • Depositphotos_50352095_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Abr 28, 2018

    OS NOVOS EMPREENDEDORES, LÍDERES E VISIONÁRIOS

    A geração que nasceu e cresceu entre os anos 80 e 90 viveu toda a revolução digital, tecnológica, social e económica que o nosso mundo sofreu

  • 01

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL

    São guardas chuvas, mas de papel. Parecem resultar de uma técnica avançada de origami, mas na verdade é uma técnica bem diferente, também proveniente do Japão. 


  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.

  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.


  • _DSC7717_dictionary

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2016

    Caminhe com Estilo e Elegância

    Usadas ancestralmente pelos caçadores, as bengalas são indispensáveis para quem precisa de um apoio diário ou numa caminhada, mas são igualmente úteis para autores, poetas, escritores ou simplesmente para completar o guarda roupa...

  • cars1

    Mecanica e Locomoção

    Nov 1, 2016

    FICÇÃO NUM FUTURO PRÓXIMO - CONDUÇÃO AUTÓNOMA

    Este é um tema que entrou em definitivo na ordem do dia e que não deixa ninguém indiferente. Quer se goste ou não, quer se queira ou não, a condução de viaturas de transporte vai mesmo deixar de incluir o factor humano, com...

  • Stadium-Foods-One-Mad-Sport-1

    Food & Beverage

    Jan 1, 2018

    UMA LOUCURA DESPORTIVA

    Ninguém tem investido tanto em termos de tempo e originalidade na criação de alimentos deliciosos destinados a serem consumidos em estádios de futebol – por vezes até confeccionados e servidos nos parques de estacionamento...