Culture & Art

Mai 31, 2018

HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

<

Por JORGE MATIAS e R.L.N.E.

Reconhecida pelo governo espanhol como instituição de utilidade pública, a Real Liga Naval Espanhola (RLNE) é uma associação sem fins lucrativos, independente e apolítica. Fundada em 1970, a instituição é uma digna sucessora da extinta Liga Marítima e partilha os mesmos princípios e objectivos: protecção do meio ambiente marinho e das zonas costeiras, segurança da vida humana no mar, colaboração no salvamento marítimo através da "Patrulha Auxiliar Marítima" e a estreita colaboração com os cinco ramos da marinha (Armada, Mercante, Pesca, Recreio e Desportiva e Científica), bem como todos os demais serviços de vigilância e actuação marítima (salvamento, guarda civil, serviços aeronavais de vigilância aduaneira, etc.).

Tendo como actual presidente D. Juan Diaz Cano, secundada por D. Carlos de La Fuente, Delegado responsável pela Delegação da Cantabria e Castela-Leon – delegação que coordena também a representação da RLNE em Portugal e tem como representante D. Victor de Almeida – a Real Liga Naval Espanhola tem como objectivo estreitar os laços de amizade e colaboração entre as duas nações ibéricas no domínio naval e marítimo.

Uma das actividades operativas da RLNE é a integração e cooperação com outros organismos internacionais que desenvolvem objectivos similares. Neste âmbito a RLNE promove e coordena várias acções de educação marítima, acreditando que tais acções são importantes para consolidar e desenvolver as relações de interacção entre o Mar e as comunidades escolares.

Assim, são várias as acções e trabalhos levados a cabo pela RLNE em Portugal, do qual se destaca a colaboração com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ESNIDH), sediada em Paço de Arcos – uma instituição de ensino superior público especializada e única em Portugal, na formação de profissionais na área da marinha mercante (sector marítimo-portuário).

Não menos importante é a publicação da Revista de Marinha, através da qual são divulgados e tratados vários temas relacionados com as actividades navais e marítimas, bem como outros assuntos ligados ou directamente relacionados com a economia do mar: marinha de guerra, pesca e aquacultura, mergulho e náutica de recreio, mercante, ambiental, etc.

A par destas actividades – enquanto membro convidado – a RLNE esteve também presente nas instalações da Base Naval do Alfeite, no passado dia 10 de Novembro de 2017, para participar no evento "Maritime Security Workshop", onde ficou registada a presença de várias personalidades da máxima importância no sector marítimo, nomeadamente o sr. Almirante Silva Ribeiro (Chefe do Estado Maior da Armada portuguesa) e o sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo, para além de outras individualidades ligadas aos sector naval (oficiais e generais da armada, membros da NATO, etc.).

Registo importante, também, para a presença e representação na conferência e jantar comemorativo da aclamação d'El Rei D. João VI, no passado dia 6 de Fevereiro de 2018, nas instalações do Grémio Literário, em Lisboa, Portugal.

Este evento foi organizado pelo Instituto Dom João VI e contou com o seu ilustre presidente sr. Professor Doutor Dom Filipe Folque de Mendonça, conde de Rio Grande, como orador, que fez uma notável resenha sobre a vida do monarca, seu antepassado directo. Destaque também para a presença de S. Alteza Real, sr. D. Pedro Folque de Mendonça de Bragança e Bourbon, Duque de Loulé; o sr. Engº D. Nuno da Câmara Pereira, Marquês de Castelo Rodrigo (Condestável de Portugal); e o sr. Comandante D. Pedro de Brito Paulino de Noronha, conde de Mahem.

Uma última nota para a celebração de um protocolo de cooperação com a Real Ordem Militar de S. Miguel da Ala, que tem como finalidade a realização conjunta de conferências, cursos e seminários tendo em vista a promoção e divulgação histórica do património marítimo comum às duas nações ibéricas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    UMA REGIÃO DE EXCELÊNCIA

    O "Alentejo 2020" – Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 (programa de financiamento europeu para o desenvolvimento regional, neste caso, a região alentejana, em Portugal), é o resultado do trabalho...

  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 


  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • Depositphotos_100938160_xl-2015

    Culture & Art

    Jun 23, 2018

    PRAZER CARIBENHO E DIVERTIDO

    Em todo o mundo existem duas formas de expressão que são transversais a todas as camadas da sociedade: música e dança popular. Curiosamente (ou não), ambas ambas resultam de um cruzamento de culturas. Não admira, por isso, encontrar...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • 1

    Business & Industry

    Jun 1, 2015

    Algeria's rebirth

    Algeria is the sixth largest gas exporter in the world thanks to its gas and oil reserves. With a gross domestic product (GDP) of about US$200 billion, the country's gas exports are rising among the fall of oil prices, specially to its...

  • 1

    Home & Design

    Ago 1, 2015

    Cover your grounds

    Asuring a comfortable place to live or work is always a hard task. Different materials and technologies come together when choosing what to use, and specially how to use it, no matter what part of the world you're at. Proline Floors...

  • 1. Kendo-Buddhist-Spirit

    Sport

    Nov 1, 2017

    ESPÍRITO BUDISTA

    A arte marcial japonesa criada no século XIV é hoje um desporto de alta competição e uma arte puramente exibicional. Mas tempos houve em que, conhecer e manejar bem uma espada, podia estabelecer a linha entre a vida e a morte.

    ...