Culture & Art

Mai 31, 2018

HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

Por JORGE MATIAS e R.L.N.E.

Reconhecida pelo governo espanhol como instituição de utilidade pública, a Real Liga Naval Espanhola (RLNE) é uma associação sem fins lucrativos, independente e apolítica. Fundada em 1970, a instituição é uma digna sucessora da extinta Liga Marítima e partilha os mesmos princípios e objectivos: protecção do meio ambiente marinho e das zonas costeiras, segurança da vida humana no mar, colaboração no salvamento marítimo através da "Patrulha Auxiliar Marítima" e a estreita colaboração com os cinco ramos da marinha (Armada, Mercante, Pesca, Recreio e Desportiva e Científica), bem como todos os demais serviços de vigilância e actuação marítima (salvamento, guarda civil, serviços aeronavais de vigilância aduaneira, etc.).

Tendo como actual presidente D. Juan Diaz Cano, secundada por D. Carlos de La Fuente, Delegado responsável pela Delegação da Cantabria e Castela-Leon – delegação que coordena também a representação da RLNE em Portugal e tem como representante D. Victor de Almeida – a Real Liga Naval Espanhola tem como objectivo estreitar os laços de amizade e colaboração entre as duas nações ibéricas no domínio naval e marítimo.

Uma das actividades operativas da RLNE é a integração e cooperação com outros organismos internacionais que desenvolvem objectivos similares. Neste âmbito a RLNE promove e coordena várias acções de educação marítima, acreditando que tais acções são importantes para consolidar e desenvolver as relações de interacção entre o Mar e as comunidades escolares.

Assim, são várias as acções e trabalhos levados a cabo pela RLNE em Portugal, do qual se destaca a colaboração com a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ESNIDH), sediada em Paço de Arcos – uma instituição de ensino superior público especializada e única em Portugal, na formação de profissionais na área da marinha mercante (sector marítimo-portuário).

Não menos importante é a publicação da Revista de Marinha, através da qual são divulgados e tratados vários temas relacionados com as actividades navais e marítimas, bem como outros assuntos ligados ou directamente relacionados com a economia do mar: marinha de guerra, pesca e aquacultura, mergulho e náutica de recreio, mercante, ambiental, etc.

A par destas actividades – enquanto membro convidado – a RLNE esteve também presente nas instalações da Base Naval do Alfeite, no passado dia 10 de Novembro de 2017, para participar no evento "Maritime Security Workshop", onde ficou registada a presença de várias personalidades da máxima importância no sector marítimo, nomeadamente o sr. Almirante Silva Ribeiro (Chefe do Estado Maior da Armada portuguesa) e o sr. Vice-Almirante Gouveia e Melo, para além de outras individualidades ligadas aos sector naval (oficiais e generais da armada, membros da NATO, etc.).

Registo importante, também, para a presença e representação na conferência e jantar comemorativo da aclamação d'El Rei D. João VI, no passado dia 6 de Fevereiro de 2018, nas instalações do Grémio Literário, em Lisboa, Portugal.

Este evento foi organizado pelo Instituto Dom João VI e contou com o seu ilustre presidente sr. Professor Doutor Dom Filipe Folque de Mendonça, conde de Rio Grande, como orador, que fez uma notável resenha sobre a vida do monarca, seu antepassado directo. Destaque também para a presença de S. Alteza Real, sr. D. Pedro Folque de Mendonça de Bragança e Bourbon, Duque de Loulé; o sr. Engº D. Nuno da Câmara Pereira, Marquês de Castelo Rodrigo (Condestável de Portugal); e o sr. Comandante D. Pedro de Brito Paulino de Noronha, conde de Mahem.

Uma última nota para a celebração de um protocolo de cooperação com a Real Ordem Militar de S. Miguel da Ala, que tem como finalidade a realização conjunta de conferências, cursos e seminários tendo em vista a promoção e divulgação histórica do património marítimo comum às duas nações ibéricas.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Camarao02

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    IGUALAR A CARNE

    O mundo já está familiarizado com a carne argentina. É um dos principais produtos de exportação dessa nação sul-americana que sobressai pela sua excelência servida nos populares rodízios e churrasqueiras argentinas e brasileiras...

  • Bradley001

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    FUME-O VOCÊ MESMO

    É um facto incontornável que em pleno século XXI os chefs de gastronomia se tornaram nas novas estrelas rock, não há canal que não tenha os seus próprios programas de culinária e/ou promova concursos de culinário aos quais...

  • Borrego14

    Business & Industry

    Abr 1, 2017

    BORREGO DA NOVA ZELÂNDIA - 135 ANOS A EXPORTAR BORREGO

    O borrego não só é a carne de eleição dos neo-zelandeses quando recebem visitas ou jantam fora. De acordo com uma sondagem efectuada anualmente pela Beef + Lamb New Zealand, é também o produto mais exportado. 


  • Doha-Skyline-3

    Business & Industry

    Abr 13, 2018

    UMA NOVA ETAPA PARA O MÉDIO ORIENTE

    Infelizmente, falar de Médio Oriente traz muitas vezes associada a ideia de guerra e conflitos, pois esta região charneira entre o Ocidente e o Oriente ainda não encontrou uma situação completamente estável desde o fim do Império...

  • Depositphotos_8485784_xl-2015

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    SEMENTES SEM COPYRIGHT

    A impressionante senda legislativa mundial chegou ao mais trivial dos produtos: os alimentos. É a mais recente tentativa do Homem, de se apoderar e controlar elementos da natureza.

  • Depositphotos_96954074_xl-2015

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    SALZBURGO - PARA LÁ DE MOZART

    Salzburgo, cujo nome significa literalmente "fortaleza de sal", foi refundada no século VIII por São Ruperto de Salzburgo, é a actual capital do Estado de Salzburgo e a quarta maior cidade da Áustria.


  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Quest for Balance

    Since 1833, Jaeger-LeCoultre has proved able to strike just the right balance between nature and culture, innovation and tradition, growth and respect for the environment, international expansion and local roots.

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Feel safe with Promet

    Searching for the right safe is sometimes a difficult task. For over 24 years the goal of Promet has been to answer your questions in an honest and clear way that cuts through all of the hype of other sources.

  • Bugatti Veyron

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Only eight left for sale

    Combining unique and amazing techniques, the Bugatti Veyron is one of the most exclusive car models around the world, as the production reaches it's final, ten years after it's launch.