Home & Design

Jan 1, 2017

NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

Para si que se sempre desejou trabalhar num escritório que lhe transmita a sensação de estar em casa, a Your Vip Partner deste mês apresenta o sistema Cyl. Foi desenvolvido pelos designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a marca Vitra, na sequência de uma colaboração que começou em 2000.

O sistema Cyl apresenta mesas e sofás que se destacam pela sua simplicidade. As peças de mobiliário são feitas de madeira e distinguem-se pelo seu look minimalista. De acordo com Ronan Bouroullec, esta colecção foi ´pensada inicialmente para a casaª. Contudo, cedo os designers se aperceberam do seu potencial para se tornar em mobiliário de escritório, levando assim características domésticas para o mundo do trabalho. Ronan considera que este sistema ´promove um ambiente acolhedor nos escritóriosª.

Criar espaço adicional

As pernas cilíndricas de mesas e sofás despertam logo a atenção. O design foi, estrategicamente, pensado para permitir que umas peças sejam empilhadas em cima das outras e, assim, criem prateleiras e espaço de arrumação adicionais. Os acabamentos em preto e em madeira natural oferecem um contraste harmonioso. Na secretária, e se o trabalhador assim o desejar, é possível adicionar telas que lhe darão uma maior privacidade. Os sofás têm painéis laterais e traseiros que, disponíveis em vários tamanhos, poderão por exemplo oferecer assentos mais fechados e privados.

O sistema Cyl foi recentemente apresentado na Orgatec, na sequência de uma instalação da Vitra. A Orgatec foi uma iniciativa que, entre 25 e 29 de Outubro, deu a conhecer, em Colónia, conceitos e soluções inspiradores destinados ao ambiente laboral.

Mobiliário flexível e versátil

O Joyn marcou o início da colaboração dos irmãos Bouroullec com a Vitra. Trata-se de um sistema de mobiliário que, desenvolvido entre 2000 e 2002, traz para o escritório moderno dinamismo e flexibilidade. Em 2004, Ronan e Erwan criaram aquele que é designado pela Vitra como o design mais não convencional, o Algue. É constituído por elementos em plástico que, disponíveis em várias cores, se assemelham a plantas e, através de várias e simples ligações, resultam em cortinas transparentes ou em divisórias de sala.

Os criadores desenvolveram, também, o Workbays 90 Studio, Physis, que privilegia a comunicação, o trabalho de equipa ou a privacidade. É versátil e, por isso, estrutura e ordena o espaço ao criar como que uma "casa" dentro do próprio escritório. O interior deste sistema adapta-se facilmente às exigências e necessidades.

Estúdio em Paris

Ronan Bouroullec e Erwan Bouroullec são irmãos e trabalham juntos há cerca de 20 anos. As criações que apresentam resultam de um diálogo permanente entre as suas personalidades distintas. Desejam alcançar, em cada design, equilíbrio e elegância.

Além de se dedicarem ao mobiliário, actuam noutros campos como joalharia, arquitectura, artesanato, desenho, vídeo ou fotografia. Têm, neste contexto, colaborado com diversas empresas de renome. Do seu estúdio em Paris, na qual trabalha uma equipa constituída por cerca de oito pessoas, têm saído peças para colecções permanentes de museus internacionais. O nome Bouroullec tem sido exibido, por exemplo, em espaços afamados como o Design Museum, em Londres, o Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, o Centre Pompidou Metz, em França, o Art Museum Chicago e o Les Arts Décoratifs, em Paris.

Os irmãos Bouroullec são considerados estrelas em ascensão do design europeu, bem como designers industriais promissores. Os trabalhos que desenvolvem reflectem sentimento e funcionalidade, exibindo características que permitem facilmente identificar os seus criadores. Jasper Morrison, designer britânico, descreve o estilo dos Bouroullec como sendo ´ponderado e disciplinado, com verdadeiro espírito e 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 02

    Food & Beverage

    Jan 1, 2017

    PEDAÇOS DE PRAZER

    Não é possível determinar data nem origem desta iguaria da culinária turca. Existem, contudo, relatos oriundos do médio oriente e Índia que registam a existência de doces gelatinosos, preparados a partir de mel e essências...

  • 1968

    Culture & Art

    Jun 28, 2015

    Toys are fun

    Famosa Toys is one of the biggest toymakers in the world, manufacturing 14 brands with different product lines. From classical dolls to modern motorized toys, the spanish group wants to evolve constantly and innovate everyday.

  • cups-image-update2

    Food & Beverage

    Jun 1, 2016

    O QUE IMPORTA É A SAÚDE

    Em 1999, Janine Allis visitou os Estados Unidos da América – EUA, e reparou que havia bares de sumos e batidos em todo o lado. Sendo mãe trabalhadora, e defensora dos hábitos de alimentação conscientes, regressou à Austrália,...


  • 1

    Technology

    Mai 1, 2015

    Power In a box

    Wherever your journey may take you, VARTA batteries provide all the power to take you there. Whether you are driving your very first car, you own a vehicle with Start-Stop functionality, or you drive a highly equipped vehicle with high...

  • 20160316051809493

    Technology

    Abr 1, 2016

    Autocarros vermelhos ficam mais "verdes"

    Os famosos autocarros londrinos de dois pisos, uma imagem de marca da capital britânica, vão ficar mais "verdes". A empresa chinesa BYD introduziu os primeiros cinco veículos da nova frota 100% eléctrica da Metroline, que vai operar...

  • Food & Beverage

    Abr 1, 2015

    Dairy with an Atlantic taste

    The Azores is not only a well preserved and beautiful archipelago in the middle of the Atlantic, but also the home of LactAçores, a cooperatives union set to increase and expand the islands' biggest agricultural asset: dairy products.

    ...


  • 1.-Competir-Formacao-Form-to-Grow

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    FORMAR PARA CRESCER

    A empresa líder de mercado, mostra a qualidade que a distingue há 24 anos. Os recursos humanos qualificados e a excelência nos serviços prestados colocam a Competir mais uma vez em Nº1 no mercado da formação.

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...

  • 1. Roku-The-New-Generation

    Technology

    Nov 1, 2017

    A NOVA GERAÇÃO

    Desde 2008 que a Roku tem vindo a produzir boxes destinadas ao visionamento de conteúdos virtuais dado o crescimento, acessibilidade e popularidade de canais de televisão digitais como os Netflix, Acorn, Mubi, Crackle,...