Home & Design

Jan 1, 2017

NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

<

Para si que se sempre desejou trabalhar num escritório que lhe transmita a sensação de estar em casa, a Your Vip Partner deste mês apresenta o sistema Cyl. Foi desenvolvido pelos designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a marca Vitra, na sequência de uma colaboração que começou em 2000.

O sistema Cyl apresenta mesas e sofás que se destacam pela sua simplicidade. As peças de mobiliário são feitas de madeira e distinguem-se pelo seu look minimalista. De acordo com Ronan Bouroullec, esta colecção foi ´pensada inicialmente para a casaª. Contudo, cedo os designers se aperceberam do seu potencial para se tornar em mobiliário de escritório, levando assim características domésticas para o mundo do trabalho. Ronan considera que este sistema ´promove um ambiente acolhedor nos escritóriosª.

Criar espaço adicional

As pernas cilíndricas de mesas e sofás despertam logo a atenção. O design foi, estrategicamente, pensado para permitir que umas peças sejam empilhadas em cima das outras e, assim, criem prateleiras e espaço de arrumação adicionais. Os acabamentos em preto e em madeira natural oferecem um contraste harmonioso. Na secretária, e se o trabalhador assim o desejar, é possível adicionar telas que lhe darão uma maior privacidade. Os sofás têm painéis laterais e traseiros que, disponíveis em vários tamanhos, poderão por exemplo oferecer assentos mais fechados e privados.

O sistema Cyl foi recentemente apresentado na Orgatec, na sequência de uma instalação da Vitra. A Orgatec foi uma iniciativa que, entre 25 e 29 de Outubro, deu a conhecer, em Colónia, conceitos e soluções inspiradores destinados ao ambiente laboral.

Mobiliário flexível e versátil

O Joyn marcou o início da colaboração dos irmãos Bouroullec com a Vitra. Trata-se de um sistema de mobiliário que, desenvolvido entre 2000 e 2002, traz para o escritório moderno dinamismo e flexibilidade. Em 2004, Ronan e Erwan criaram aquele que é designado pela Vitra como o design mais não convencional, o Algue. É constituído por elementos em plástico que, disponíveis em várias cores, se assemelham a plantas e, através de várias e simples ligações, resultam em cortinas transparentes ou em divisórias de sala.

Os criadores desenvolveram, também, o Workbays 90 Studio, Physis, que privilegia a comunicação, o trabalho de equipa ou a privacidade. É versátil e, por isso, estrutura e ordena o espaço ao criar como que uma "casa" dentro do próprio escritório. O interior deste sistema adapta-se facilmente às exigências e necessidades.

Estúdio em Paris

Ronan Bouroullec e Erwan Bouroullec são irmãos e trabalham juntos há cerca de 20 anos. As criações que apresentam resultam de um diálogo permanente entre as suas personalidades distintas. Desejam alcançar, em cada design, equilíbrio e elegância.

Além de se dedicarem ao mobiliário, actuam noutros campos como joalharia, arquitectura, artesanato, desenho, vídeo ou fotografia. Têm, neste contexto, colaborado com diversas empresas de renome. Do seu estúdio em Paris, na qual trabalha uma equipa constituída por cerca de oito pessoas, têm saído peças para colecções permanentes de museus internacionais. O nome Bouroullec tem sido exibido, por exemplo, em espaços afamados como o Design Museum, em Londres, o Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, o Centre Pompidou Metz, em França, o Art Museum Chicago e o Les Arts Décoratifs, em Paris.

Os irmãos Bouroullec são considerados estrelas em ascensão do design europeu, bem como designers industriais promissores. Os trabalhos que desenvolvem reflectem sentimento e funcionalidade, exibindo características que permitem facilmente identificar os seus criadores. Jasper Morrison, designer britânico, descreve o estilo dos Bouroullec como sendo ´ponderado e disciplinado, com verdadeiro espírito e poesia`.


Contactos * Ronan & Erwan Bouroullec * www.bouroullec.com * info@bouroullec.com * www.vitra.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • 2013_Tokyo_Motor_Show_Toyota_iRoad_002

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    ADN DIVERTIDO

    O que acontece quando um Prius se apaixona por uma Yamaha? Resulta num Toyota i-Road. Pode parecer uma piada, mas a sensação que este veículo provoca não é piada nenhuma.


  • 1

    Science & Nature

    Out 3, 2018

    SPROUT PENCIL

    O que acontece com um lápis de madeira depois de ser usado? Normalmente, é deitado ao lixo. Mas, e se fosse possível aumentar o seu tempo de vida, mesmo após já não restar nada que permita ser utilizado?

  • 827cef85aa6c3c07b431ec817ae90cf8

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    TRIGO DOURADO

    A geóloga Tshiamo Legoale, cientista sul-africana com meros 27 anos de idade, afirma que as estatísticas indicam que a África do Sul possui cerca de 17,7 milhões de toneladas de refugo de minério de ouro, ou seja, embora o ouro...

  • AdobeStock_112601508

    Research & Education

    Jun 1, 2017

    Ciclovias que brilham

    Até há relativamente pouco tempo os materiais que brilham no escuro não tinham funções que fossem muito além do prazer decorativo. Mas a luminescência foi conquistando aplicações mais utilitárias e hoje, literalmente, está...


  • Kitesurf_jump_aerial-[┬®-wikipedia]

    Sport

    Mai 1, 2016

    VOAR SOBRE ÁGUA

    O kitesurf, como todos os desportos quando levados ao extremo, pode tornar-se perigoso. Considerado uma combinação de muitos desportos, o kitesurf transformou-se num novo desporto radical. Vamos examinar que equipamento...

  • 1. Healthcare-Abott Freestyle Libre Flash-Non-Invasive

    Helthcare & Wellness

    Fev 1, 2018

    NÃO INVASIVO

    O FreeStyle Libre Flash é o primeiro dispositivo não invasivo de análise completa dos níveis de açúcar no sangue para adultos que sofrem da diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Este sensor foi projetado para ser aplicado de forma autónoma...

  • 01

    Business & Industry

    Fev 1, 2017

    NOVOS PARÂMETROS DA INDÚSTRIA MEDIÁTICA

    Com o mote: "Afirmar o Jornalismo", o Cinema de São Jorge, um dos mais prestigiados e antigos de Portugal (a abertura data de Fevereiro de 1950), recebeu o "4º...