Home & Design

Jan 1, 2017

NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

<

Para si que se sempre desejou trabalhar num escritório que lhe transmita a sensação de estar em casa, a Your Vip Partner deste mês apresenta o sistema Cyl. Foi desenvolvido pelos designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a marca Vitra, na sequência de uma colaboração que começou em 2000.

O sistema Cyl apresenta mesas e sofás que se destacam pela sua simplicidade. As peças de mobiliário são feitas de madeira e distinguem-se pelo seu look minimalista. De acordo com Ronan Bouroullec, esta colecção foi ´pensada inicialmente para a casaª. Contudo, cedo os designers se aperceberam do seu potencial para se tornar em mobiliário de escritório, levando assim características domésticas para o mundo do trabalho. Ronan considera que este sistema ´promove um ambiente acolhedor nos escritóriosª.

Criar espaço adicional

As pernas cilíndricas de mesas e sofás despertam logo a atenção. O design foi, estrategicamente, pensado para permitir que umas peças sejam empilhadas em cima das outras e, assim, criem prateleiras e espaço de arrumação adicionais. Os acabamentos em preto e em madeira natural oferecem um contraste harmonioso. Na secretária, e se o trabalhador assim o desejar, é possível adicionar telas que lhe darão uma maior privacidade. Os sofás têm painéis laterais e traseiros que, disponíveis em vários tamanhos, poderão por exemplo oferecer assentos mais fechados e privados.

O sistema Cyl foi recentemente apresentado na Orgatec, na sequência de uma instalação da Vitra. A Orgatec foi uma iniciativa que, entre 25 e 29 de Outubro, deu a conhecer, em Colónia, conceitos e soluções inspiradores destinados ao ambiente laboral.

Mobiliário flexível e versátil

O Joyn marcou o início da colaboração dos irmãos Bouroullec com a Vitra. Trata-se de um sistema de mobiliário que, desenvolvido entre 2000 e 2002, traz para o escritório moderno dinamismo e flexibilidade. Em 2004, Ronan e Erwan criaram aquele que é designado pela Vitra como o design mais não convencional, o Algue. É constituído por elementos em plástico que, disponíveis em várias cores, se assemelham a plantas e, através de várias e simples ligações, resultam em cortinas transparentes ou em divisórias de sala.

Os criadores desenvolveram, também, o Workbays 90 Studio, Physis, que privilegia a comunicação, o trabalho de equipa ou a privacidade. É versátil e, por isso, estrutura e ordena o espaço ao criar como que uma "casa" dentro do próprio escritório. O interior deste sistema adapta-se facilmente às exigências e necessidades.

Estúdio em Paris

Ronan Bouroullec e Erwan Bouroullec são irmãos e trabalham juntos há cerca de 20 anos. As criações que apresentam resultam de um diálogo permanente entre as suas personalidades distintas. Desejam alcançar, em cada design, equilíbrio e elegância.

Além de se dedicarem ao mobiliário, actuam noutros campos como joalharia, arquitectura, artesanato, desenho, vídeo ou fotografia. Têm, neste contexto, colaborado com diversas empresas de renome. Do seu estúdio em Paris, na qual trabalha uma equipa constituída por cerca de oito pessoas, têm saído peças para colecções permanentes de museus internacionais. O nome Bouroullec tem sido exibido, por exemplo, em espaços afamados como o Design Museum, em Londres, o Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, o Centre Pompidou Metz, em França, o Art Museum Chicago e o Les Arts Décoratifs, em Paris.

Os irmãos Bouroullec são considerados estrelas em ascensão do design europeu, bem como designers industriais promissores. Os trabalhos que desenvolvem reflectem sentimento e funcionalidade, exibindo características que permitem facilmente identificar os seus criadores. Jasper Morrison, designer britânico, descreve o estilo dos Bouroullec como sendo ´ponderado e disciplinado, com verdadeiro espírito e poesia`.


Contactos * Ronan & Erwan Bouroullec * www.bouroullec.com * info@bouroullec.com * www.vitra.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Li-HongBo-Klein-Sun-AM-41

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    LI HONGBO - BUSTOS FLEXÍVEIS

    Maleável como um dançarino de breakdance é assim que surge o busto de Michelangelo no trabalho intitulado "Tools of study", do artista chinês Li Hongbo, feito apenas com papel e cola. Tratam-se de esculturas de papel, mas...

  • LG-rollable-OLED-display-flexible-rollable

    Technology

    Jun 1, 2017

    O SUPERMATERIAL

    Pode parecer incrível e surreal, mas os primeiros estudos deste novo material datam de 1947. O termo para definir o material é descrito pela primeira vez em 1962. A teoria de que esta substância poderia ser um condutor eléctrico...

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...


  • 2

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    O FUTURO INTELIGENTE

    A era das coisas "smart" ameaça transformar muitas coisas em "smart"-qualquer-coisa. E, um dos aspectos importantes destas transformações, é que o tamanho das "smart"-coisas já não é uma limitação. 

  • product-alt-benefits-3pp

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    REFEIÇÃO FÁCIL PARA DIAS APRESSADOS

    Todos temos aqueles dias em que o tempo parece curto demais. Saímos a correr de uma reunião de negócios, já atrasados para a próxima. E não há tempo para tomar uma refeição decente entre reuniões.

  • hq720

    Technology

    Abr 1, 2017

    A CURIOSIDADE CRIOU O ROBOT

    Até à data só exploramos cinco por cento dos oceanos da Terra. Tal significa, só para termos uma ideia, que actualmente sabemos muito mais acerca da geografia da Lua do que acerca dos oceanos do nosso próprio planeta. 

    ...


  • Food & Beverage

    Mar 1, 2015

    From the Plant to the Cup

    Delta Coffee, in the form of its founder, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, brought the magic of coffee into the business model.

  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Managing wealth since 1895

    PT Bank Rakyat Indonesia (Persero) Tbk. is the oldest bank in Indonesia. Its history was started back on 16 December 1895, when Raden Bei Aria Wiraatmaja founded a small financial institution with the name of De Poerwokertosche Hulp...

  • 2

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2015

    An Italian Denim Story

    Replay was born in Italy, in 1978. The founder Claudio Buziol saw the word "Re-play" in the television during the World Cup in Argentina, and he idealized that it would be perfect as a name for a clothing line which alluded to the world...