Home & Design

Jan 1, 2017

NO ESCRITÓIRO COM CONFORTO DE CASA

Considerados estrelas em ascensão do design europeu, os franceses Bouroullec desenvolveram para a Vitra uma gama de mobiliário que permite sentir o ambiente acolhedor do lar no escritório.

<

Para si que se sempre desejou trabalhar num escritório que lhe transmita a sensação de estar em casa, a Your Vip Partner deste mês apresenta o sistema Cyl. Foi desenvolvido pelos designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec para a marca Vitra, na sequência de uma colaboração que começou em 2000.

O sistema Cyl apresenta mesas e sofás que se destacam pela sua simplicidade. As peças de mobiliário são feitas de madeira e distinguem-se pelo seu look minimalista. De acordo com Ronan Bouroullec, esta colecção foi ´pensada inicialmente para a casaª. Contudo, cedo os designers se aperceberam do seu potencial para se tornar em mobiliário de escritório, levando assim características domésticas para o mundo do trabalho. Ronan considera que este sistema ´promove um ambiente acolhedor nos escritóriosª.

Criar espaço adicional

As pernas cilíndricas de mesas e sofás despertam logo a atenção. O design foi, estrategicamente, pensado para permitir que umas peças sejam empilhadas em cima das outras e, assim, criem prateleiras e espaço de arrumação adicionais. Os acabamentos em preto e em madeira natural oferecem um contraste harmonioso. Na secretária, e se o trabalhador assim o desejar, é possível adicionar telas que lhe darão uma maior privacidade. Os sofás têm painéis laterais e traseiros que, disponíveis em vários tamanhos, poderão por exemplo oferecer assentos mais fechados e privados.

O sistema Cyl foi recentemente apresentado na Orgatec, na sequência de uma instalação da Vitra. A Orgatec foi uma iniciativa que, entre 25 e 29 de Outubro, deu a conhecer, em Colónia, conceitos e soluções inspiradores destinados ao ambiente laboral.

Mobiliário flexível e versátil

O Joyn marcou o início da colaboração dos irmãos Bouroullec com a Vitra. Trata-se de um sistema de mobiliário que, desenvolvido entre 2000 e 2002, traz para o escritório moderno dinamismo e flexibilidade. Em 2004, Ronan e Erwan criaram aquele que é designado pela Vitra como o design mais não convencional, o Algue. É constituído por elementos em plástico que, disponíveis em várias cores, se assemelham a plantas e, através de várias e simples ligações, resultam em cortinas transparentes ou em divisórias de sala.

Os criadores desenvolveram, também, o Workbays 90 Studio, Physis, que privilegia a comunicação, o trabalho de equipa ou a privacidade. É versátil e, por isso, estrutura e ordena o espaço ao criar como que uma "casa" dentro do próprio escritório. O interior deste sistema adapta-se facilmente às exigências e necessidades.

Estúdio em Paris

Ronan Bouroullec e Erwan Bouroullec são irmãos e trabalham juntos há cerca de 20 anos. As criações que apresentam resultam de um diálogo permanente entre as suas personalidades distintas. Desejam alcançar, em cada design, equilíbrio e elegância.

Além de se dedicarem ao mobiliário, actuam noutros campos como joalharia, arquitectura, artesanato, desenho, vídeo ou fotografia. Têm, neste contexto, colaborado com diversas empresas de renome. Do seu estúdio em Paris, na qual trabalha uma equipa constituída por cerca de oito pessoas, têm saído peças para colecções permanentes de museus internacionais. O nome Bouroullec tem sido exibido, por exemplo, em espaços afamados como o Design Museum, em Londres, o Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, o Centre Pompidou Metz, em França, o Art Museum Chicago e o Les Arts Décoratifs, em Paris.

Os irmãos Bouroullec são considerados estrelas em ascensão do design europeu, bem como designers industriais promissores. Os trabalhos que desenvolvem reflectem sentimento e funcionalidade, exibindo características que permitem facilmente identificar os seus criadores. Jasper Morrison, designer britânico, descreve o estilo dos Bouroullec como sendo ´ponderado e disciplinado, com verdadeiro espírito e poesia`.


Contactos * Ronan & Erwan Bouroullec * www.bouroullec.com * info@bouroullec.com * www.vitra.com

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • AdobeStock_29464033 b

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    MIRO FORESTRY COMPANY - MADEIRA, A RIQUEZA ECOLÓGICA

    A madeira como matéria-prima cuja extracção é passível de sustentabilidade através da renovação, e a relação entre custo, qualidade e aproveitamento, faz dela um recurso impar. O seu crescimento em florestas é a melhor...

  • 572e1220696469.5631227a8514a

    Mecanica e Locomoção

    Mar 1, 2017

    EXO - MAIS DO QUE UMA PRÓTESE COMUM

    Os Estados Unidos da América (EUA), país onde o número de pessoas que viu amputados algum dos seus membros ascende aos dois milhões, é o mesmo país que agora disponibiliza ao mercado uma tecnologia pioneira de próteses que...

  • aula3

    Research & Education

    Mar 22, 2018

    NO TOPO DO MUNDO

    Aqui vão as más notícias: caso não tenha reparado, não existe um emprego com a designação "matemático". Portanto, não incomode os seus filhos com uma formação superior como matemático – ele, provavelmente não vai gostar...


  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...

  • Muji-humidifier-kazushige-miyake-1

    Helthcare & Wellness

    Jul 1, 2017

    MELHORAR A QUALIDADE DO AR

    Em 1876, Willis Haviland Carrier, foi contratado por uma indústria gráfica para resolver os problemas de mudança de temperatura da fábrica. O engenheiro e inventor americano desenvolveu um projecto que viria a dar origem ao primeiro...


  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    À frente do seu tempo

    Modernos, compactos, trabalhadores. Estas são as linhas-mestre dos veículos Avant Tecno. Com uma vasta gama de modelos e acessórios para diferentes utilizações, a empresa está presente em mais de 40 países.

  • Le-Morne--1024x679

    Lifestyle & Travel

    Abr 1, 2016

    Uma História Que Se Sente

    Maurícias é um país que compreende a Ilha Maurícia, a Ilha Rodrigues, e as ilhas periféricas Agaléga, St. Brandon e dois territórios disputados. Focando a atenção na Ilha Maurícia, esta deixa qualquer um boquiaberto ao ver...

  • easytouse1

    Mecanica e Locomoção

    Dez 1, 2016

    FÁCIL DE USAR, FÁCIL DE LEVAR - TERN VEKTRON

    O vencedor de um Nobel, Bob Dylan, disse «os tempos estão a mudar», e estão a mudar rapidamente. O aumento constante do preço do petróleo, as preocupações com o aquecimento global, o stress das movimentações diárias ou...