Technology

Mar 1, 2017

TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

<

Panasonic

O gigante tecnológico japonês já tinha mostrado o seu protótipo de uma televisão transparente, em Janeiro de 2016. Ainda apresentava apenas 10% de transparência, mas era já espantoso pensar que poderíamos ter uma televisão integrada no mobiliário, sem ser visível.

Apenas dez meses depois, no CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Technologies), em Tóquio, no Japão, a marca apresentou o seu novo modelo, significativamente melhorado. A empresa actualizou o conceito de várias formas.

Tem um novo desenho, mais discreto, agradável e leve. O ecrã é agora muito mais brilhante e o incremento para 40% de transparência torna-o muito mais capaz de parecer translúcido como o vidro. Mas o objectivo da empresa é torná-lo tão transparente que possa ficar totalmente invisível no mobiliário da casa.

O novo protótipo é significativamente mais vivo e mais confortável na visualização. Ainda é um pouco esbatido, quando comparado com outras TV mas é mais perto do utilizável na maioria dos ambientes caseiros. O painel também é mais claro e de leitura mais fácil.

Por enquanto, a Panasonic avisa que um ambiente mais iluminado ainda pode causar alguns problemas de visualização. Opera a partir de uma tela de vidro que tem embebida uma malha fina, utilizando condutores OLED tão finos, que não são visíveis quando o painel é desligado. Uma vez ligado, a luz torna o painel visível e quando se baixa a intensidade da luz, exibe uma imagem limpa, suficientemente brilhante para se tornar indistinguível de outras televisões.

Vai ser possível operar o aparelho através de controlo remoto ou através de movimentos e controle de voz.

Para aquelas pessoas que não vêm TV com frequência e que não querem um ecrã enorme em casa, é a solução ideal. Ao toque de um simples botão, a malha OLED cria uma atraente peça, pouco provável de surgir em salas de estar normais.

Para já, a Panasonic declarou que esta tecnologia ainda vai ficar em desenvolvimento durante os próximos três anos.

Samsung

A primeira vez que a Samsung (Coreia do Sul) revelou os seus ecrãs OLED transparente e espelhado, foi em 2015, em Hong Kong, durante o Retail Asia Expo. E o público ficou deslumbrado. Que tipo de tecnologia é capaz de tornar uma televisão transparente?

O ecrã em que a Samsung está a trabalhar utiliza a tecnologia Intel Real Sense. Esta permite ao consumidor controlá-la por gestos ou voz e tem um sistema Full HD em 3D rotativo.

Comparadas a ecrãs de TV convencionais actualmente no mercado, este aparelho tem uma qualidade de cor substancialmente superior, uma transmissão acentuadamente mais rápida e mais claridade abrangendo mais ângulos de visualização. Tem um nível de transparência de 40 por cento, mais elevado que os dos concorrentes que utilizam a mesma tecnologia e atingem os 10 por cento, no máximo.

Quando ao ecrã OLED espelhado, partilha a mesma tecnologia, adicionando a possibilidade de trocar o seu tradicional espelho por este ecrã. Tem um nível de reflecção de 75 por cento, contra os habituais 50 de outras marcas no mercado.

Só neste caso, a tecnologia Intel conduz a interactividade humano-computador para um novo nível. Consegue criar uma "sala de prova virtual" que pode ajudar o utilizador a ver-se a si próprio com roupas, sapatos ou jóias diferentes, escolhidas a partir do armário de outras lojas à escolha.

O ecrã pode também fornecer informações de serviços, emitir canais de televisão, previsões de tempo, relatórios personalizados sobre a sua condição física e bem-estar.

A Samsung ainda não deu início à comercialização destas novas opções, nem sequer é expectável que cheguem ao consumir normal de TV, pelo menos de início, porque ainda serão bastante caras. Será o crescimento do mercado, e as ofertas de outras marcas que irá permitir que estas tecnologias desçam para o nível de banalidade num futuro próximo.

Estas são, sem dúvida, grandes opções para começar a pensar que o futuro está mais perto do que podíamos imaginar.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • iReviews-gravity-blanket_4

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    MAIS PESO, MENOS STRESS

    E se o peso pudesse reduzir os seus níveis de stress e ansiedade? Não, não é nenhuma espécie de cultura japonesa antiga. Antes pelo contrário. Já é uma técnica terapêutica utilizada em hospitais para o tratamento de distúrbio...

  • AR-170519548

    Business & Industry

    Jul 1, 2017

    CRESCER DE NOVO

    E outra vez, e de novo para dentro to mar. O Dubai não para de espantar o mundo com os seus hotéis e estilo de vida luxuosos. Mas também com os investimentos milionários para fazer o país crescer.

  • #1

    Technology

    Out 22, 2018

    MOTO ZEN STONE

    "Os 'Smartphones' são poderosas peças de tecnologia, que poderão revelar viciantes tendências entre os utilizadores. O 'Moto Zen', nomeadamente o modelo 'Stone', foi criado como uma resposta a esse efeito colateral."


  • gal_01

    Lifestyle & Travel

    Jul 1, 2017

    VISTA PACÍFICA

    San José del Cabo, na ponta sul da Baja California, no México, é a anfitrião do mais recente trabalho do arquitecto mexicano Miguel Angel Aragonés. A região fica separada do continente pelo Mar de Cortez, uma faixa de mar que...

  • Cogumelos01

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    Do Mosto ao Gourmet

    Alex Villeneuve, com apenas 21 anos e prestes a tornar-se mestre cervejeiro pela Olds College, ao aperceber-se da quantidade de mosto (o que sobra dos cereais após a fermentação da cerveja) cujo único destino era o lixo, achou...

  • C86tlqkWAAEasub

    Science & Nature

    Jul 1, 2017

    E O HOMEM CRIOU A APP

    Quem se lembra do filme Minority Report, de 2002, em que Tom Cruise ia passando a mão e os dedos num écran com informação para a organizar, ampliar ou descartar, percebe que entre aquele futuro e a realidade, o tempo foi muito...


  • 01

    Technology

    Jan 1, 2017

    AS MUDANÇAS NO MUNDO E NA SUA VIDA

    Ainda se lembra de como era a sua vida há dez anos? Consegue identificar tudo o que mudou, entretanto? Consegue apontar as tarefas e deveres quotidianos com que se deixou de preocupar? Ainda sabe em que ano adquiriu "aquele robot...

  • Culture & Art

    Mar 1, 2015

    Free knowledge for everyone

    Presently, Wikipedia is a normal internet companion, your go-to source when you need questions answered quickly, technical data on any subject or random trivia about virtually any celebrity in the world. 

  • Business & Industry

    Set 1, 2015

    Complete ship management

    Managing a cruise ship is a complex task. After all, it's a floating city with immense logistic requirements. From food to passengers' accounts, everything needs to be monitored by a reliable centralized system that can be customized...