Technology

Mar 1, 2017

TELEVISÕES TRANSPARENTES - ESCONDIDAS À VISTA

Assim mesmo! O novo conceito de ter uma televisão mesmo no meio da sala sem que seja vista chegou e até é muito superior ao que seria de esperar. Mais transparência, melhor definição de imagem, muito mais qualidade.

Panasonic

O gigante tecnológico japonês já tinha mostrado o seu protótipo de uma televisão transparente, em Janeiro de 2016. Ainda apresentava apenas 10% de transparência, mas era já espantoso pensar que poderíamos ter uma televisão integrada no mobiliário, sem ser visível.

Apenas dez meses depois, no CEATEC (Combined Exhibition of Advanced Technologies), em Tóquio, no Japão, a marca apresentou o seu novo modelo, significativamente melhorado. A empresa actualizou o conceito de várias formas.

Tem um novo desenho, mais discreto, agradável e leve. O ecrã é agora muito mais brilhante e o incremento para 40% de transparência torna-o muito mais capaz de parecer translúcido como o vidro. Mas o objectivo da empresa é torná-lo tão transparente que possa ficar totalmente invisível no mobiliário da casa.

O novo protótipo é significativamente mais vivo e mais confortável na visualização. Ainda é um pouco esbatido, quando comparado com outras TV mas é mais perto do utilizável na maioria dos ambientes caseiros. O painel também é mais claro e de leitura mais fácil.

Por enquanto, a Panasonic avisa que um ambiente mais iluminado ainda pode causar alguns problemas de visualização. Opera a partir de uma tela de vidro que tem embebida uma malha fina, utilizando condutores OLED tão finos, que não são visíveis quando o painel é desligado. Uma vez ligado, a luz torna o painel visível e quando se baixa a intensidade da luz, exibe uma imagem limpa, suficientemente brilhante para se tornar indistinguível de outras televisões.

Vai ser possível operar o aparelho através de controlo remoto ou através de movimentos e controle de voz.

Para aquelas pessoas que não vêm TV com frequência e que não querem um ecrã enorme em casa, é a solução ideal. Ao toque de um simples botão, a malha OLED cria uma atraente peça, pouco provável de surgir em salas de estar normais.

Para já, a Panasonic declarou que esta tecnologia ainda vai ficar em desenvolvimento durante os próximos três anos.

Samsung

A primeira vez que a Samsung (Coreia do Sul) revelou os seus ecrãs OLED transparente e espelhado, foi em 2015, em Hong Kong, durante o Retail Asia Expo. E o público ficou deslumbrado. Que tipo de tecnologia é capaz de tornar uma televisão transparente?

O ecrã em que a Samsung está a trabalhar utiliza a tecnologia Intel Real Sense. Esta permite ao consumidor controlá-la por gestos ou voz e tem um sistema Full HD em 3D rotativo.

Comparadas a ecrãs de TV convencionais actualmente no mercado, este aparelho tem uma qualidade de cor substancialmente superior, uma transmissão acentuadamente mais rápida e mais claridade abrangendo mais ângulos de visualização. Tem um nível de transparência de 40 por cento, mais elevado que os dos concorrentes que utilizam a mesma tecnologia e atingem os 10 por cento, no máximo.

Quando ao ecrã OLED espelhado, partilha a mesma tecnologia, adicionando a possibilidade de trocar o seu tradicional espelho por este ecrã. Tem um nível de reflecção de 75 por cento, contra os habituais 50 de outras marcas no mercado.

Só neste caso, a tecnologia Intel conduz a interactividade humano-computador para um novo nível. Consegue criar uma "sala de prova virtual" que pode ajudar o utilizador a ver-se a si próprio com roupas, sapatos ou jóias diferentes, escolhidas a partir do armário de outras lojas à escolha.

O ecrã pode também fornecer informações de serviços, emitir canais de televisão, previsões de tempo, relatórios personalizados sobre a sua condição física e bem-estar.

A Samsung ainda não deu início à comercialização destas novas opções, nem sequer é expectável que cheguem ao consumir normal de TV, pelo menos de início, porque ainda serão bastante caras. Será o crescimento do mercado, e as ofertas de outras marcas que irá permitir que estas tecnologias desçam para o nível de banalidade num futuro próximo.

Estas são, sem dúvida, grandes opções para começar a pensar que o futuro está mais perto do que podíamos imaginar.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 978x0

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    O ETERNO CAPITÃO

    Os franceses consideram-no uma das mais importantes figuras da sua história. Se tal não fosse redutor, até poderia ser verdade. A verdade, porém, é que este senhor, cuja imagem associamos de imediato ao gorro vermelho, foi uma...

  • AdobeStock_86784638

    Business & Industry

    Mar 1, 2017

    ÁGUA-DE-COLÓNIA - TODOS OS CHEIROS DO MUNDO

    O mundo não é só pensado, falado, lido ou visto. É sentido, cheirado e ouvido. A nossa relação com as cidades é exemplo disso. Estas possuem identidades que vão sendo construídas tanto no imaginário de quem nunca as viveu...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...


  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • 15026-americaandrsquos-cup-2017-the-journey-to-bermuda-begins-in-portsmouth

    Sport

    Jun 1, 2017

    OS IATES MAIS RÁPIDOS DE SEMPRE

    Passados 35 anos da primeira competição em 1851, em solo inglês, as Bermudas são palco da edição de 2017 da Taça América. Desde então, esta prova não mais deixou de conquistar prestígio e interesse mundiais. Destino obrigatório...

  • IMG_3345

    Culture & Art

    Mai 1, 2017

    PERSONALIZANDO A TECNOLOGIA COM ARTE

    Roldanas, rodas dentadas, Zepelins, lentes e latão dourado. O SteamPunk propõe uma história alternativa onde a tecnologia se mistura com arte para ser mais humana. O movimento Arts and Crafts acabou finalmente por se fundir com...


  • The Live Romance of Kenya

    Science & Nature

    Dez 31, 2015

    O Vivo Romance do Quénia

    Se for o sortudo a receber um ramo de impressionantes rosas nem dia de São Valentim, é provável que tenham vindo do Quénia. Este país é o terceiro maior exportador de flores cortadas no mundo, contribuindo com cerca de 25%...

  • 1

    Food & Beverage

    Jul 1, 2015

    Body Warmer

    Cacti are a very important piece of culture and history in Mexico. In the pre-Hispanic era, a cactus named maguey was considered a representation of Mayahuel, goddess of inebriation, and was associated with the moon and the feminine,...

  • 1

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2015

    A touch of hair

    There's a little known fact in the world of cinema that goes unnoticed behind all the attention laid in the movies. It doesn't ever cross anyone's mind to worry about such detail. But, as a matter of fact, the wigs wore in a large number...