Lifestyle & Travel

Set 14, 2018

Helsínquia

A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e com melhor qualidade de vida.

<

Helsínquia é onde tudo acontece: onde se localizam os governos centrais, edifícios importantes, museus, mercados típicos, onde ficam as principais lojas, comércio local e zonas de acesso metropolitanas fundamentais para que finlandeses e turistas possam circular e descobrir os encantos desta charmosa cidade.

Situada no litoral da Finlândia, Helsínquia, é a casa de cerca de um milhão de habitantes. Altamente preparada para providenciar uma excelente condição de vida, a cidade nórdica, é repleta de monumentos curiosos, edifícios incríveis, centros tecnológicos espantosos, que permitem o desenvolvimento da inovação urbana e de incubadoras criativas, cultura, design e gastronomia que se fundem com a tradição finlandesa. Por entre as largas ruas da cidade, poderá ainda encontrar ecléticos jardins, que ostentam a riqueza e a preservação ambiental fruto de políticas sustentáveis, reproduzidas em parques de conservação ambiental, a poucos minutos da cidade. 

No Kauppahalli – Mercado Velho de Helsínquia – em funcionamento desde 1889, poderá encontrar o mix de tradições e culturas, numa só bancada. Entre produtos locais, como queijo, carne, peixe e legumes e especiarias de todo o mundo, o mercado permite conhecer as tradições finlandesas e reuni-las num prato típico como, por exemplo, um Kermainen Lohikeitto, uma sopa de salmão, ou umas Lihapullat, almôndegas à moda da Finlândia. De comer e chorar por mais, estas iguarias finlandesas poderão ser encontradas nos restaurantes típicos e 'gourmet' que se estendem ao longo da capital. Uma coisa é certa: se é um 'food lover', terá de experimentar a gastronomia do norte da Europa.

Na cidade finlandesa, a arte e a arquitetura são notórias. Com um charme digno da cultura nórdica, fechados e muito distintos, os edifícios públicos são incríveis monumentos que deverão constar na sua lista de visitas durante esta viagem, veja-se os exemplos da Capela de Kamppi – Capela do Silêncio – construída em 2012 e cujo objectivo prende-se em oferecer um refúgio de calma e tranquilidade para quem a procura, bem no centro da cidade. Também a Tamppeliaukio Kirkko – Capela de Pedra – é uma demonstração da capacidade e desenvolvimento da arquitectura finlandesa, terminada em 1969. A sua acústica magnífica faz dela palco de inúmeros eventos ligados à música clássica. Ainda para os amantes de arte e arquitectura, os Museus de Design – Design District Helsinki – e de Arquitectura – Arkkitehtuurismuseo (Museum of Finnish Architecture), são incríveis obras e pontos de interesse cultural sobre a cidade. 

Linha da frente em 'Smart Cities'

A construção dos edifícios é moderna e elegante, primando por técnicas e soluções arquitectónicas inteligentes que irão deixar os amantes destas artes "de queixo caído". 

As soluções 'smart' são uma realidade bastante visível na cidade de Helsínquia e que podem ser encontradas em variadas obras e construções nos espaços emblemáticos da cidade. Por definição, entendemos que uma 'Smart City' é uma cidade inteligente que associa tecnologia e inovação a favor do bem-estar social e optimização da utilização de recursos com o objectivo de criar as melhores soluções e infraestruturas para os cidadãos. 

Em Helsínquia, o projeto mySMARTife – Lighthouse Helnsiky – tem vindo a desenvolver desde 2016 soluções no âmbito da mobilidade, IoT, parqueamento, das energias renováveis, transportes, entre outras áreas, com o objetivo de tornar a cidade cada vez mais inteligente e providenciar as melhores condições aos seus cidadãos. De acordo com Mikko Martikka – líder do programa para a cidade de Helsínqia –, em depoimento ao 'Smart Cities World', "[estas soluções urbanas] podem reduzir até 70% de todas as emissões de gases de efeito estufa", comprovando que as soluções 'smart' são benéficas em diversos pontos, espalhando-se por todas as áreas: economia, produção de energias renováveis, iluminação e sistemas inteligentes aptos para combinar produção e armazenamento de energias, transportes inteligentes e eléctricos e, ainda, a cereja no topo do bolo: maior eficiência a menor custo económico. 

Modernidade e tradição são as palavras-chave da capital mais feliz do mundo. Por lá, os mais curiosos poderão envolver-se num ambiente único e muito 'smart', permitindo um novo olhar e visão sobre o mundo: as soluções IoT que são, sem margem de dúvida, o dia de amanhã, trazem, consigo, a capacidade de desenvolver e aprimorar o que nós, o homem moderno, já temos. Mas, estaremos nós preparados para abraçar as mudanças para um mundo cada vez mais inteligente? 

O país mais feliz do mundo

Actualmente considerada pelo Relatório Mundial da Felicidade para 2018, da ONU – 2018 ONU's World Happiness Report –, como o país mais feliz para se viver; a Finlândia é um caso incrível de perseverança e de crescimento social e desenvolvimento económico. Outrora a Terra do Nada, fruto de uma fome extrema provocada pela falta de colheitas e pela devastação das cidades após uma guerra civil e as guerras contra as tropas soviéticas; a Finlândia ergueu-se e afirmou a sua posição no mundo, através de um Estado de Bem-Estar Social. Assente em políticas e reformas para o sistema económico, os governos finlandeses lutaram por um financiamento das empresas privadas através das empresas públicas, providenciando um crescimento próspero, transparente e sólido. Com cerca de 5,5 milhões de habitantes, o país da Europa do norte, reúne condições e políticas sustentáveis de desenvolvimento social e financeiro que potenciam uma excelente qualidade de vida, condições de saúde e de educação iguais para todos, é um dos países com menor corrupção política e melhor governação, alicerçadas em coligações partidárias que, ao longo do tempo, têm vindo a promover o desenvolvimento tecnológico e industrial do país, democracia, paz, liberdade e segurança pública (a Finlândia foi considerada o destino mais seguro do mundo pelo Relatório de Viagens e Turismo, em 2017).  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • nokia-3310-comparaison

    Technology

    Jun 1, 2017

    PARA OS NOSTÁLGICOS

    Se existe um telefone que desperta nostalgia, esse telefone é o Nokia 3301. É um dos telefones mais populares de sempre, relembrado por sua quase indestrutibilidade, bateria de longa duração e o lendário jogo Snake (bom, Snake...

  • GallerySlide1

    Technology

    Jul 1, 2017

    NÃO É GRANDE, É ENORME

    Imagine um avião que parecem dois aviões colados entre si pela asa. Depois adicione seis reactores Pratt & Whitney, tal como os utilizados no Boeing 747. O resultado são 580 toneladas de peso a levantar voo.

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...


  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...

  • 9de2447c-43cf-11e6-b22f-79eb4891c97d

    Business & Industry

    Ago 1, 2017

    A NOVA CORRIDA AO OURO

    O século XXI estabeleceu uma nova revolução na indústria de energia, com a crescente utilização de lítio para alimentar quase tudo no mundo. O que costumava ser um "pato feio" na mineração do metal é agora a estrela da última...

  • 310

    Technology

    Ago 1, 2017

    O REI DA SEGURANÇA DOMÉSTICA

    O mundo não é, de forma alguma, um lugar seguro. Quer viva num apartamento no 12º piso ou numa grande vivenda na zona rural, vai sentir-se muito mais seguro depois de instalar um destes.


  • Haircare1

    Helthcare & Wellness

    Out 1, 2016

    PRODUTOS QUE REVITALIZAM O CABELO

    Existem diversos produtos no mercado que foram desenvolvidos, precisamente, para revitalizar todos os fios do seu cabelo. A Your VIP Partner selecionou os melhores. Pode conhecê-los nesta edição.

  • 1. Culture-Bob Givens (1918 - 2017)

    Culture & Art

    Fev 1, 2018

    "EH... QUE SE PASSA MEU?"

    Bob Givens partiu em dezembro de 2017, aos 99 anos, deixando-nos o intemporal coelho atrevido e de personalidade peculiar, Bugs Bunny.

  • 1

    Food & Beverage

    Out 31, 2015

    Compotas de fruta docinhas

    Em 1998, a empresa iniciou a sua própria produção, ao comprar e modernizar a antiga unidade de vegetais e frutos em Aiud, zona de Alba, Roménia. Em 2002 assumiram a responsabilidade de lançar a marca Arovit, com a aquisição da...