Lifestyle & Travel

Set 14, 2018

Helsínquia

A capital do país mais feliz do mundo, a Finlândia, é uma agradável surpresa que não quererá perder. Localizada na terra dos mil lagos, ilhas e da aurora boreal, Helsínquia é, actualmente, uma das cidades mais inovadoras e com melhor qualidade de vida.

<

Helsínquia é onde tudo acontece: onde se localizam os governos centrais, edifícios importantes, museus, mercados típicos, onde ficam as principais lojas, comércio local e zonas de acesso metropolitanas fundamentais para que finlandeses e turistas possam circular e descobrir os encantos desta charmosa cidade.

Situada no litoral da Finlândia, Helsínquia, é a casa de cerca de um milhão de habitantes. Altamente preparada para providenciar uma excelente condição de vida, a cidade nórdica, é repleta de monumentos curiosos, edifícios incríveis, centros tecnológicos espantosos, que permitem o desenvolvimento da inovação urbana e de incubadoras criativas, cultura, design e gastronomia que se fundem com a tradição finlandesa. Por entre as largas ruas da cidade, poderá ainda encontrar ecléticos jardins, que ostentam a riqueza e a preservação ambiental fruto de políticas sustentáveis, reproduzidas em parques de conservação ambiental, a poucos minutos da cidade. 

No Kauppahalli – Mercado Velho de Helsínquia – em funcionamento desde 1889, poderá encontrar o mix de tradições e culturas, numa só bancada. Entre produtos locais, como queijo, carne, peixe e legumes e especiarias de todo o mundo, o mercado permite conhecer as tradições finlandesas e reuni-las num prato típico como, por exemplo, um Kermainen Lohikeitto, uma sopa de salmão, ou umas Lihapullat, almôndegas à moda da Finlândia. De comer e chorar por mais, estas iguarias finlandesas poderão ser encontradas nos restaurantes típicos e 'gourmet' que se estendem ao longo da capital. Uma coisa é certa: se é um 'food lover', terá de experimentar a gastronomia do norte da Europa.

Na cidade finlandesa, a arte e a arquitetura são notórias. Com um charme digno da cultura nórdica, fechados e muito distintos, os edifícios públicos são incríveis monumentos que deverão constar na sua lista de visitas durante esta viagem, veja-se os exemplos da Capela de Kamppi – Capela do Silêncio – construída em 2012 e cujo objectivo prende-se em oferecer um refúgio de calma e tranquilidade para quem a procura, bem no centro da cidade. Também a Tamppeliaukio Kirkko – Capela de Pedra – é uma demonstração da capacidade e desenvolvimento da arquitectura finlandesa, terminada em 1969. A sua acústica magnífica faz dela palco de inúmeros eventos ligados à música clássica. Ainda para os amantes de arte e arquitectura, os Museus de Design – Design District Helsinki – e de Arquitectura – Arkkitehtuurismuseo (Museum of Finnish Architecture), são incríveis obras e pontos de interesse cultural sobre a cidade. 

Linha da frente em 'Smart Cities'

A construção dos edifícios é moderna e elegante, primando por técnicas e soluções arquitectónicas inteligentes que irão deixar os amantes destas artes "de queixo caído". 

As soluções 'smart' são uma realidade bastante visível na cidade de Helsínquia e que podem ser encontradas em variadas obras e construções nos espaços emblemáticos da cidade. Por definição, entendemos que uma 'Smart City' é uma cidade inteligente que associa tecnologia e inovação a favor do bem-estar social e optimização da utilização de recursos com o objectivo de criar as melhores soluções e infraestruturas para os cidadãos. 

Em Helsínquia, o projeto mySMARTife – Lighthouse Helnsiky – tem vindo a desenvolver desde 2016 soluções no âmbito da mobilidade, IoT, parqueamento, das energias renováveis, transportes, entre outras áreas, com o objetivo de tornar a cidade cada vez mais inteligente e providenciar as melhores condições aos seus cidadãos. De acordo com Mikko Martikka – líder do programa para a cidade de Helsínqia –, em depoimento ao 'Smart Cities World', "[estas soluções urbanas] podem reduzir até 70% de todas as emissões de gases de efeito estufa", comprovando que as soluções 'smart' são benéficas em diversos pontos, espalhando-se por todas as áreas: economia, produção de energias renováveis, iluminação e sistemas inteligentes aptos para combinar produção e armazenamento de energias, transportes inteligentes e eléctricos e, ainda, a cereja no topo do bolo: maior eficiência a menor custo económico. 

Modernidade e tradição são as palavras-chave da capital mais feliz do mundo. Por lá, os mais curiosos poderão envolver-se num ambiente único e muito 'smart', permitindo um novo olhar e visão sobre o mundo: as soluções IoT que são, sem margem de dúvida, o dia de amanhã, trazem, consigo, a capacidade de desenvolver e aprimorar o que nós, o homem moderno, já temos. Mas, estaremos nós preparados para abraçar as mudanças para um mundo cada vez mais inteligente? 

O país mais feliz do mundo

Actualmente considerada pelo Relatório Mundial da Felicidade para 2018, da ONU – 2018 ONU's World Happiness Report –, como o país mais feliz para se viver; a Finlândia é um caso incrível de perseverança e de crescimento social e desenvolvimento económico. Outrora a Terra do Nada, fruto de uma fome extrema provocada pela falta de colheitas e pela devastação das cidades após uma guerra civil e as guerras contra as tropas soviéticas; a Finlândia ergueu-se e afirmou a sua posição no mundo, através de um Estado de Bem-Estar Social. Assente em políticas e reformas para o sistema económico, os governos finlandeses lutaram por um financiamento das empresas privadas através das empresas públicas, providenciando um crescimento próspero, transparente e sólido. Com cerca de 5,5 milhões de habitantes, o país da Europa do norte, reúne condições e políticas sustentáveis de desenvolvimento social e financeiro que potenciam uma excelente qualidade de vida, condições de saúde e de educação iguais para todos, é um dos países com menor corrupção política e melhor governação, alicerçadas em coligações partidárias que, ao longo do tempo, têm vindo a promover o desenvolvimento tecnológico e industrial do país, democracia, paz, liberdade e segurança pública (a Finlândia foi considerada o destino mais seguro do mundo pelo Relatório de Viagens e Turismo, em 2017).  

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 11c91a486542ec03_565A4641.xxxlarge_2x

    Home & Design

    Ago 1, 2017

    VIDA MINIMALISTA

    Com certeza, já teve a sensação de que, durante a sua vida acumulou coisas demais. Algumas até, que usou muito raramente (ou vez nenhuma) e que apenas se foram empilhando e gerando confusão.

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...


  • enko-running-shoes-7

    Sport

    Ago 1, 2017

    EM FORMA SEM LESÕES

    Praticar vários desportos, com a intenção de estar em forma e saudável, é quase obrigatório, por estes dias. As pessoas parecem ter muitos cuidados e preocupam-se bastante com a sua qualidade diária de vida e também a do futuro.

    ...

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • 2

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Diamonds for a better world

    Canadian diamonds have gained notoriety over the last two decades, and this is probably due to its late discovery. The mines in Canada were not discovered (at least in large scale) up until 1991, when evidence of diamond mines turned...

  • 1. Africa-Expressions-Mister-Black

    Lifestyle & Travel

    Nov 1, 2017

    "MISTER BLACK"

    Vai realizar-se, durante o mês de Novembro, pela primeira vez em Portugal, a eleição do "Mister Black" de 2017 – um embaixador de Boa Vontade que ficará incumbido da tarefa de entregar, em 2018, a Angola, o resultado da campanha...

  • 3

    Food & Beverage

    Ago 1, 2016

    SABORES ÚNICOS

    Gelados artesanais, com texturas deliciosas e irresistíveis, são produzidos no Maine, Estados Unidos da América (EUA), e têm conquistado muitos adeptos, com ingredientes incomuns como o azeite ou a pimenta caiena.

    ...