Research & Education

Abr 1, 2017

MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

<

E ainda mais conceitos são acrescentados diariamente. Recentemente, a NASA (National Aeronautics and Space Administration), apresentou novas descobertas sobre sete novos exoplanetas em órbita de uma estrela, muito idêntico ao nosso Sol. Os cientistas acreditam que todos têm condições ideias para se encontrar água e, assim, suportar vida como a conhecemos.

Mas, para já, toda a atenção está focada na Lua. O pequeno satélite da Terra foi exaustivamente explorado entre os anos 1969 e 1972. Desde 1972, contudo, mais nenhum homem aterrou ou andou em solo lunar de novo.

No ano passado o Buckminster Fuller Institute, em Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos, promoveu um concurso aberto a arquitectos, designers e académicos, no sentido de procurar ideias inovadoras para criar uma comunidade auto-suficiente de humanos na Lua.

De acordo com o brief: "desta vez, contudo, estamos cansados de apenas andar... o que queremos é habitar".

Deste concurso resultaram cinco visões interessantes sobre arquitectura lunar.

TestLab

A ideia central do projecto vencedor, de Monika Lipinska, Laura Nadine Olivier e Inci Lize Ogun, é colonizar o satélite gradualmente, através de processos de impressão em 3D e auto-montagem. As estruturas de fibra de carbono são baseadas no Origami, e seriam montadas por astronautas nas fases inicias, abrindo possibilidades para o turismo espacial enquanto a colónia estabiliza. Incluiria várias camadas de protecção com a finalidade de criar condições sustentáveis. Parece um pouco compacto, no entanto, portanto não seria de esperar muito da vista a partir do interior.

Momentum Virium

Em segundo lugar, ficou o projecto de Sergio Bianchi, Jonghak Kim, Simone Fracasso e Alejandro Jorge Velazco Ramirez. Parece-se muito com um satélite e a ideia que o sustenta seria a exploração dos recursos da Lua sem os danificar. Por isso, em vez de construir uma estrutura directamente em solo lunar, este habitat ficaria preso a ela com um cabo. O projecto submetido a concurso, também avança ideias para o desenvolvimento futuro da "estação".

Modulpia

Este projecto foi votado como favorito do público, através de uma votação online. Desenhado por Alessandro Giorgi, Cai Feng e Siyuan PanEsteban Analuiza, apresenta uma estrutura modular, baseada no modelo em poliedro Weair-Phelan. Foi desenhado para ser um grupo de módulos com base de betão. Estes módulos seriam feitos de betão sulfuroso, utilizando os próprios recursos lunares, localizados sob a superfície, aproveitando as crateras lunares como camadas protectoras para temperaturas extremas ou detritos espaciais.

Platinum City

Muito parecido com algo saído do cenário de "Metropolis", de Fritz Lang, o projecto de Sean Thomas Allen propõe conceder habitação para 3.000 cidadãos lunares. É a primeira de seis menções honrosas do concurso. Seria uma colónia para uma comunidade de mineração de asteroides, e proporcionaria também possibilidades para turismo espacial.

Upside Down

A segunda menção honrosa foi para o projecto desenhado por Ryan Tung Wai Yin, Ho Wing Tsit Teresina e Joshua Ho. E porque é este projecto da maior importância? Porque ele fornece um conceito para exploração interplanetária e subsequente colonização. Seria uma etapa de passagem e teste para os habitantes ganharem experiência antes de se deslocarem para as colónias em Marte.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • langostino-gambon-austral-alta

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    DE CAMARÃO A PLÁSTICO

    Por algum tempo, durante o século XX, o plástico foi considerado uma das maiores invenções da Humanidade. Senhoras e senhores por todo o mundo, usavam como prémio, quando iam às compras. Depois tornou-se numa dor de cabeça, ainda...

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.

  • levizen-water-levitation-4

    Home & Design

    Jul 7, 2018

    ÚTIL E INVULGARMENTE BONITO

    O LeviZen é uma peça de design com um 'look retro' e usa ondas de som com frequências altas para levitar água e luz. É financiado através da plataforma Kickstarter e já ultrapassou o valor de investimento inicial, partindo...


  • DAK1xK3VoAEzFAG

    Helthcare & Wellness

    Ago 1, 2017

    CONTROLE O SEU SONO

    É de puro bom senso, que um bom e repousante sono é fundamental para o bem-estar da mente e do corpo. Monitorizar o sono, portanto, é fundamental para evitar disrupções negativas.

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • solar1

    Business & Industry

    Dez 1, 2016

    PINGOS DE CHUVA GERAM ENERGIA

    A energia solar é uma das soluções e apostas globais para a produção de eletricidade com baixo impacto ambiental. No entanto, este método depara-se ainda com alguns entraves, como a baixa produção em dias nublados ou chuvosos....

  • Technology

    Mar 1, 2015

    Electric solar bike

    After the introduction of top-of-the-line bikes by other brands, German high-tech bicycle manufacturer LEAOS wants to change the game on this developing new industry. 

  • Glass making technology

    Business & Industry

    Fev 29, 2016

    Tecnologia Para Fabrico de Vidro

    O fabrico de vidro é uma das mais antigas artes a ser dominada pelo Homem. Ao longo dos séculos, a técnica de derreter areia e outros ingredientes para produzir vidro manteve-se virtualmente inalterada, até à Revolução Industrial....