Research & Education

Abr 1, 2017

MOONTOPIA - CABEÇA NA LUA

Quase cinquenta anos após o sucesso da Apollo 11, a primeira vez que o homem andou na Lua, a Corrida Espacial ainda apenas começou. O século XXI, tem trazido novos horizontes para a conquista do espaço, como o Homem sempre sonhou.

E ainda mais conceitos são acrescentados diariamente. Recentemente, a NASA (National Aeronautics and Space Administration), apresentou novas descobertas sobre sete novos exoplanetas em órbita de uma estrela, muito idêntico ao nosso Sol. Os cientistas acreditam que todos têm condições ideias para se encontrar água e, assim, suportar vida como a conhecemos.

Mas, para já, toda a atenção está focada na Lua. O pequeno satélite da Terra foi exaustivamente explorado entre os anos 1969 e 1972. Desde 1972, contudo, mais nenhum homem aterrou ou andou em solo lunar de novo.

No ano passado o Buckminster Fuller Institute, em Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos, promoveu um concurso aberto a arquitectos, designers e académicos, no sentido de procurar ideias inovadoras para criar uma comunidade auto-suficiente de humanos na Lua.

De acordo com o brief: "desta vez, contudo, estamos cansados de apenas andar... o que queremos é habitar".

Deste concurso resultaram cinco visões interessantes sobre arquitectura lunar.

TestLab

A ideia central do projecto vencedor, de Monika Lipinska, Laura Nadine Olivier e Inci Lize Ogun, é colonizar o satélite gradualmente, através de processos de impressão em 3D e auto-montagem. As estruturas de fibra de carbono são baseadas no Origami, e seriam montadas por astronautas nas fases inicias, abrindo possibilidades para o turismo espacial enquanto a colónia estabiliza. Incluiria várias camadas de protecção com a finalidade de criar condições sustentáveis. Parece um pouco compacto, no entanto, portanto não seria de esperar muito da vista a partir do interior.

Momentum Virium

Em segundo lugar, ficou o projecto de Sergio Bianchi, Jonghak Kim, Simone Fracasso e Alejandro Jorge Velazco Ramirez. Parece-se muito com um satélite e a ideia que o sustenta seria a exploração dos recursos da Lua sem os danificar. Por isso, em vez de construir uma estrutura directamente em solo lunar, este habitat ficaria preso a ela com um cabo. O projecto submetido a concurso, também avança ideias para o desenvolvimento futuro da "estação".

Modulpia

Este projecto foi votado como favorito do público, através de uma votação online. Desenhado por Alessandro Giorgi, Cai Feng e Siyuan PanEsteban Analuiza, apresenta uma estrutura modular, baseada no modelo em poliedro Weair-Phelan. Foi desenhado para ser um grupo de módulos com base de betão. Estes módulos seriam feitos de betão sulfuroso, utilizando os próprios recursos lunares, localizados sob a superfície, aproveitando as crateras lunares como camadas protectoras para temperaturas extremas ou detritos espaciais.

Platinum City

Muito parecido com algo saído do cenário de "Metropolis", de Fritz Lang, o projecto de Sean Thomas Allen propõe conceder habitação para 3.000 cidadãos lunares. É a primeira de seis menções honrosas do concurso. Seria uma colónia para uma comunidade de mineração de asteroides, e proporcionaria também possibilidades para turismo espacial.

Upside Down

A segunda menção honrosa foi para o projecto desenhado por Ryan Tung Wai Yin, Ho Wing Tsit Teresina e Joshua Ho. E porque é este projecto da maior importância? Porque ele fornece um conceito para exploração interplanetária e subsequente colonização. Seria uma etapa de passagem e teste para os habitantes ganharem experiência antes de se deslocarem para as colónias em Marte.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Cb_z-_QUYAAQW51

    Luxury & Fashion

    Mar 1, 2017

    ROTHY'S - ESTILO: RECICLÁVEL

    Está farta daqueles ténis de marca que são iguais aos ténis de todas as suas amigas?! Sim, aqueles que calça quando chega ao fim do dia de trabalho e precisa de dar algum descanso ao pé. Então este artigo é para si, descubra...

  • Luxury & Fashion

    Out 1, 2015

    Dupla Estrela

    A Converse decidiu que já era altura de um remake da icónica sapatilha. O Chuck Taylor All Star foi redesenhado, reinventado.

  • 16788830_1399804646759626_4686884977315414016_n

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    É QUEIJO, MAS TAMBÉM IOGURTE

    Ok, é queijo e chamam-lhe iogurte. Por nós, está tudo bem, até porque parece iogurte, de facto. Regularmente, surgem nos mercados dos alimentos destinados a desportistas, novos produtos e suplementos alimentares que prometem maravilhas. 

    ...


  • Depositphotos_28058841_xl-2015

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    O CAMINHO DO SUCESSO

    Em pleno século XXI e com todos os avanços científicos e tecnológicos a ocorrer quase a ritmo diário, torna-se imperiosa uma actualização regular de conhecimentos, procedimentos e técnicas envolvidas na função essencial...

  • RedClay003

    Culture & Art

    Mar 1, 2017

    RED CLAY - REINVENTAR O BARRO

    Em 2010 nascia a marca que, pouco a pouco, se tem tornado cada vez mais procurada por alguns dos melhores percussionistas a nível mundial e que tem a particularidade de ser produzida num produto considerado ultrapassado pelos tempos...

  • 2_10_17acapulco3

    Luxury & Fashion

    Abr 1, 2017

    ADIDAS ACAPULCO - WALK THIS WAY

    Quem se lembra de Run DMC? E de Stan Smith? E quem não conhece a Adidas? O que têm em comum a famosa marca das três faixas e os nomes acima mencionados? Os gloriosos anos 80.


  • 1

    Business & Industry

    Jul 1, 2015

    Feeding all animals is a important mission

    From cattle feed to specialized food used by performance animals, Versele-Laga has a developed a wide range of animal and pet nutrition that answers the needs of breeders and competitors.

  • Potatoes For All

    Food & Beverage

    Dez 31, 2015

    Batatas para Todos

    Embora a sua origem seja bem clara, a introdução da batata no Paquistão é um pouco difusa. No final do século XVI ou princípios do século XVII, a batata foi levada até à Costa da Ásia Meridional. Em inglês, a palavra "potato"...

  • HOL21416_Gesamtsortiment_RZ_530px_300_198

    Food & Beverage

    Abr 1, 2016

    Mais de 80 Anos a Alimentar Bebés

    A Holle é um dos fabricantes líderes de alimentos biológicos para bebés e uma das empresas mais antigas de alimentos infantis da Europa. "Amor, protecção e Holle", é com esta mensagem que tem conquistado os pais e os bebés ao...