Business & Industry

Ago 1, 2017

Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração dos depósitos no norte da Gronelândia em 2012, tratando-se da maior jazida mundial ainda por explorar com recursos superiores a 13 mil milhões de libras. 

O projecto obteve a sua licença de exploração em Dezembro de 2016, licença esta que é valida por 30 anos, e encontra-se agora na fase final, cativando investidores para o derradeiro esforço de finalmente iniciar a exploração de uma mina já considerada como sendo de interesse mundial.

Entre as mais-valias do projecto encontra-se precisamente a geografia, uma vez que a Gronelândia é uma zona autónoma do Reino da Dinamarca há um baixo risco soberano associado à exploração do minério. A localização da mina é extremamente favorável uma vez que se encontra mesmo ao lado de águas profundas que lhe permitirão transportar facilmente o minério tanto para a Europa como para a América do Norte.

A própria jazida é de fácil extracção, encontrando-se numa zona plana e havendo minério logo à superfície! O tempo de vida da mina é outro ponto positivo, tudo indicia que será extremamente amplo uma vez que o minério se espalha em todas as direcções a partir do ponto inicial de extracção.

A Ironbark destaca que este será um dos raros depósitos mineiros de todo o mundo que será propriedade de uma empresa ainda de pequena dimensão, provando ser uma bela oportunidade para os investidores saltarem a bordo, e o facto de uma mina desta dimensão estar ainda por explorar numa altura em que um número alarmante de minas de zinco estão prestes a fechar as portas por terem extinguido as suas jazidas (ou seja, a médio prazo será inevitável uma redução na oferta de zinco à qual corresponderá uma subida acentuada do seu preço).

Fora tudo isto, a Ironbark firmou já uma parceria com uma multinacional chinesa com um contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), contrato esse que compreende num só objecto o planeamento do projecto, a construção, a compra e a montagem dos equipamentos, incluindo já as espectativas do crescimento da operação a um preço fixo.

O investimento de 430 milhões de dólares irá resultar numa extracção anual de entre 180.000 a 200.000 toneladas de zinco num jazido que se estima ir durar uma vida, sendo a operação propriedade de uma única empresa que já assegurou as licenças de exploração e todos os certificados ambientais, o que a Ironbark considera ser o principal atractivo para os investidores.

Os objectivos passam por assegurar o financiamento este ano, preferivelmente até Setembro, iniciar as escavações em 2018 e começar a exportar o minério já em formato refinado em 2019 num porto criado de raiz nas águas profundas adjacentes à mina.

A parceria mais provável, para já, seria com a empresa estatal chinesa Non Ferrous Metal Mining (NFC), uma das maiores e mais experientes empresas da China que emprega actualmente mais de 50.000 funcionários e é detentora de inúmeras minas, fábricas e instalações metalúrgicas espalhadas por todo o globo.

O governo da Gronelândia encontra-se também a apoiar o projecto, como nação estável a operar ao abrigo das leis europeias, pese embora a sua localização geográfica no continente americano e a sua fronteira com o Canadá, as autoridades nacionais têm impulsionado a mineração no seu território criando uma escola de mineração para formar tecnicamente os seus cidadãos em idade activa e há ainda todo um histórico de extracção de zinco no passado da Gronelândia, embora em menor dimensão.

A Ironbark até à data já despendeu 50 milhões de dólares na construção do campo base da mina e na planificação do projecto, estando confiante de que até final do ano conseguirá financiar plenamente o projecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Lifestyle & Travel

    Out 15, 2018

    ANDORRA

    O Principado de Andorra é um dos países mais pequenos da Europa. É um território com apenas 468m2 revestidos por vales, montanhas, bosques, lagos e muita vida quer nos meses de verão quer nos de inverno, adaptando as ofertas...

  • as-lentes-de-um-genio.html

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    O FOTÓGRAFO SEM MEDO

    Ousado, chocante, vibrante, sem medo, sem a preocupação de ser aceite ou rejeitado, mas sempre com o desejo de nos deixar sem palavras perante a sua arte. Assim é este americano, nascido em 11 de Março de 1963, em Hartford, Connecticut,...

  • Depositphotos_7554000_xl-2015

    Research & Education

    Abr 25, 2018

    CIENTISTAS PORTUGUESES NA VANGUARDA

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo


  • epo15_Jonkers-0322_9F0C9396E8DC4F75A713C3D05913F5AB

    Science & Nature

    Jun 1, 2017

    Um salto tecnológico

    Edifícios e estruturas que podem, por magia, regenerar por completo as rachas causadas pela pressão, mudanças de temperatura ou humidade? O que era um cenário de ficção científica apenas há alguns anos é já uma realidade...

  • allergie-alimentari-microbioma

    Science & Nature

    Mai 1, 2017

    EU, O SER COLECTIVO

    Alguma vez parou para pensar que você não é um, mas sim muitos? Não me refiro apenas ao legado histórico, aquilo que assimilou dos seus pais, genes, tiques, maneiras de falar etc. Refiro-me a quantidade de organismos que fazem de...

  • 1

    Culture & Art

    Out 12, 2018

    OS MARRETAS

    Não importa a idade ou a geração, o que é facto é que todos nós conhecemos as marionetas de peluche que ganharam vida e encheram o imaginário de muitos fãs. Divertidos, diferentes e até um pouco inconvenientes, estes bonecos...


  • Prince William Sound. ©Tiago Cardoso Pinto

    Lifestyle & Travel

    Nov 30, 2015

    Alaska fantástico

    Quando pensamos em Alaska são muitas as imagens que podem surgir na mente. Paisagens infindáveis de zonas selvagens, espantosas vistas de glaciares, fiordes e animais selvagens à solta. O Alaska é um lugar de muitas maravilhas e...

  • income-996554

    Luxury & Fashion

    Jun 1, 2016

    A INDÚSTRIA DA ALTA COSTURA HI-TECH

    Seis pessoas, 600 horas, 30 baterias em miniatura e outras tantas luzes LED, foi a logística necessária para criar o vestido de alta costura que a actriz Claire Danes usou na "Met Gala", no passado dia 3 de Maio, em Nova Iorque,...

  • Luxury & Fashion

    Abr 1, 2015

    Brazilian Beauty

    "Boticário" (apothecary) is what pharmacists used to be called, and that was the name Miguel Krigsner chose for his new compounding pharmacy, which opened its doors on 22 March 1977 in the centre of the city of Curitiba, Paraná, Brazil. 

    ...