Business & Industry

Ago 1, 2017

Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração dos depósitos no norte da Gronelândia em 2012, tratando-se da maior jazida mundial ainda por explorar com recursos superiores a 13 mil milhões de libras. 

O projecto obteve a sua licença de exploração em Dezembro de 2016, licença esta que é valida por 30 anos, e encontra-se agora na fase final, cativando investidores para o derradeiro esforço de finalmente iniciar a exploração de uma mina já considerada como sendo de interesse mundial.

Entre as mais-valias do projecto encontra-se precisamente a geografia, uma vez que a Gronelândia é uma zona autónoma do Reino da Dinamarca há um baixo risco soberano associado à exploração do minério. A localização da mina é extremamente favorável uma vez que se encontra mesmo ao lado de águas profundas que lhe permitirão transportar facilmente o minério tanto para a Europa como para a América do Norte.

A própria jazida é de fácil extracção, encontrando-se numa zona plana e havendo minério logo à superfície! O tempo de vida da mina é outro ponto positivo, tudo indicia que será extremamente amplo uma vez que o minério se espalha em todas as direcções a partir do ponto inicial de extracção.

A Ironbark destaca que este será um dos raros depósitos mineiros de todo o mundo que será propriedade de uma empresa ainda de pequena dimensão, provando ser uma bela oportunidade para os investidores saltarem a bordo, e o facto de uma mina desta dimensão estar ainda por explorar numa altura em que um número alarmante de minas de zinco estão prestes a fechar as portas por terem extinguido as suas jazidas (ou seja, a médio prazo será inevitável uma redução na oferta de zinco à qual corresponderá uma subida acentuada do seu preço).

Fora tudo isto, a Ironbark firmou já uma parceria com uma multinacional chinesa com um contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), contrato esse que compreende num só objecto o planeamento do projecto, a construção, a compra e a montagem dos equipamentos, incluindo já as espectativas do crescimento da operação a um preço fixo.

O investimento de 430 milhões de dólares irá resultar numa extracção anual de entre 180.000 a 200.000 toneladas de zinco num jazido que se estima ir durar uma vida, sendo a operação propriedade de uma única empresa que já assegurou as licenças de exploração e todos os certificados ambientais, o que a Ironbark considera ser o principal atractivo para os investidores.

Os objectivos passam por assegurar o financiamento este ano, preferivelmente até Setembro, iniciar as escavações em 2018 e começar a exportar o minério já em formato refinado em 2019 num porto criado de raiz nas águas profundas adjacentes à mina.

A parceria mais provável, para já, seria com a empresa estatal chinesa Non Ferrous Metal Mining (NFC), uma das maiores e mais experientes empresas da China que emprega actualmente mais de 50.000 funcionários e é detentora de inúmeras minas, fábricas e instalações metalúrgicas espalhadas por todo o globo.

O governo da Gronelândia encontra-se também a apoiar o projecto, como nação estável a operar ao abrigo das leis europeias, pese embora a sua localização geográfica no continente americano e a sua fronteira com o Canadá, as autoridades nacionais têm impulsionado a mineração no seu território criando uma escola de mineração para formar tecnicamente os seus cidadãos em idade activa e há ainda todo um histórico de extracção de zinco no passado da Gronelândia, embora em menor dimensão.

A Ironbark até à data já despendeu 50 milhões de dólares na construção do campo base da mina e na planificação do projecto, estando confiante de que até final do ano conseguirá financiar plenamente o projecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • campeõeseuropa

    Sport

    Mai 11, 2018

    O PAÍS DO FUTEBOL

    Todos sabemos que o futebol é um fenómeno social, de paixão, quase tão irracional como ela, já que a paixão não se contabiliza, não se mede, não se avalia, nem se controla

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • A3JUNIOR-BE05-A

    Mecanica e Locomoção

    Abr 1, 2017

    INVACARE ACTION 3 JUNIOR - A CADEIRA DE RODAS QUE CRESCE COM AS CRIANÇAS

    Quando pensamos em crianças e jovens, surge-nos imediatamente uma imagem de liberdade, diversão e energia. Retirar isso a uma criança é triste, sobretudo, quando razões diversas a levam a usar cadeira de rodas. A pensar nisso,...


  • 1

    Home & Design

    Fev 1, 2015

    Swidish Culture

    Founded by Anders Färdig, Design House Stockholm started as a creative product development company for other brands in 1992. Using his vast knowledge in design management from prior experience managing companies such as Boda Nova and...

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • agua-de-coco-genuine-coconut-abrefacil

    Food & Beverage

    Ago 1, 2017

    VÁ PELO ORIGINAL

    Apetecia-lhe um saltinho rápido até àquela praia tropical de que tanto gostou durante as férias do ano passado? E o sabor refrescante daquela água de coco que ainda sente na boca? Acha que estou a brincar consigo?


  • CyberSport1

    Culture & Art

    Nov 1, 2016

    JOGOS ONLINE COM A CYBER SPORTS LEAGUE

    Independentemente do sítio em que se reside, jogadores de várias nacionalidades podem encontrar-se na plataforma da Cyber Sports League e disputar, por exemplo, um jogo de futebol.

  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...

  • Teerenpli1

    Food & Beverage

    Dez 1, 2016

    WHISKY COM CARÁCTER

    O Teerenpeli Single Malt Whisky é produzido na Teerenpeli Distillery, na Filândia. Devido à sua qualidade, os produtos podem estar à venda por curtos períodos de tempo.