Business & Industry

Ago 1, 2017

Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração dos depósitos no norte da Gronelândia em 2012, tratando-se da maior jazida mundial ainda por explorar com recursos superiores a 13 mil milhões de libras. 

<

O projecto obteve a sua licença de exploração em Dezembro de 2016, licença esta que é valida por 30 anos, e encontra-se agora na fase final, cativando investidores para o derradeiro esforço de finalmente iniciar a exploração de uma mina já considerada como sendo de interesse mundial.

Entre as mais-valias do projecto encontra-se precisamente a geografia, uma vez que a Gronelândia é uma zona autónoma do Reino da Dinamarca há um baixo risco soberano associado à exploração do minério. A localização da mina é extremamente favorável uma vez que se encontra mesmo ao lado de águas profundas que lhe permitirão transportar facilmente o minério tanto para a Europa como para a América do Norte.

A própria jazida é de fácil extracção, encontrando-se numa zona plana e havendo minério logo à superfície! O tempo de vida da mina é outro ponto positivo, tudo indicia que será extremamente amplo uma vez que o minério se espalha em todas as direcções a partir do ponto inicial de extracção.

A Ironbark destaca que este será um dos raros depósitos mineiros de todo o mundo que será propriedade de uma empresa ainda de pequena dimensão, provando ser uma bela oportunidade para os investidores saltarem a bordo, e o facto de uma mina desta dimensão estar ainda por explorar numa altura em que um número alarmante de minas de zinco estão prestes a fechar as portas por terem extinguido as suas jazidas (ou seja, a médio prazo será inevitável uma redução na oferta de zinco à qual corresponderá uma subida acentuada do seu preço).

Fora tudo isto, a Ironbark firmou já uma parceria com uma multinacional chinesa com um contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), contrato esse que compreende num só objecto o planeamento do projecto, a construção, a compra e a montagem dos equipamentos, incluindo já as espectativas do crescimento da operação a um preço fixo.

O investimento de 430 milhões de dólares irá resultar numa extracção anual de entre 180.000 a 200.000 toneladas de zinco num jazido que se estima ir durar uma vida, sendo a operação propriedade de uma única empresa que já assegurou as licenças de exploração e todos os certificados ambientais, o que a Ironbark considera ser o principal atractivo para os investidores.

Os objectivos passam por assegurar o financiamento este ano, preferivelmente até Setembro, iniciar as escavações em 2018 e começar a exportar o minério já em formato refinado em 2019 num porto criado de raiz nas águas profundas adjacentes à mina.

A parceria mais provável, para já, seria com a empresa estatal chinesa Non Ferrous Metal Mining (NFC), uma das maiores e mais experientes empresas da China que emprega actualmente mais de 50.000 funcionários e é detentora de inúmeras minas, fábricas e instalações metalúrgicas espalhadas por todo o globo.

O governo da Gronelândia encontra-se também a apoiar o projecto, como nação estável a operar ao abrigo das leis europeias, pese embora a sua localização geográfica no continente americano e a sua fronteira com o Canadá, as autoridades nacionais têm impulsionado a mineração no seu território criando uma escola de mineração para formar tecnicamente os seus cidadãos em idade activa e há ainda todo um histórico de extracção de zinco no passado da Gronelândia, embora em menor dimensão.

A Ironbark até à data já despendeu 50 milhões de dólares na construção do campo base da mina e na planificação do projecto, estando confiante de que até final do ano conseguirá financiar plenamente o projecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • #Formato_Certo_para_Site_YVP_Imagens

    Home & Design

    Out 17, 2018

    LEGO PLANTS FROM PLANTS

    "No passado mês de Março, a Lego anunciou que irá produzir as peças da marca, usando plástico à base de plantas num movimento para usar materiais sustentáveis, ​​na maioria dos produtos e embalagens até 2030."

    ...

  • vegetacion_del_mundo_212903380_1200x803

    Science & Nature

    Ago 1, 2017

    A ÁRVORE DA VIDA

    O Baobá personifica o espírito africano. Árvore da vida, da fertilidade e solução medicinal para muitas maleitas, o Baobá tem uma importância única para comunidades inteiras. Há uma lenda no Senegal (a imagem desta árvore...

  • 025

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    TRATAR DA PELE NUNCA FOI TÃO… DELICIOSO

    Uma doce tentação que provoca sensações tais que nem os seus maiores admiradores conseguem explicar. Ele é motivo de atracção turística em países como a Suíça, Bélgica, França, entre outros. Há mesmo quem se torne Provador...


  • 1

    Technology

    Nov 27, 2018

    LG SUITBOT

    "LG has created a robotic exoskeleton designed to support and enhance its wearer's legs to improve lower limb strength. The suit, named LG CLOi SuitBot, features "naturally-rotating joints" and sandal-like shoes, which LG claimed...

  • 7ca7cf5fff31dbb91763cd309e05c8a6

    Business & Industry

    Mai 1, 2017

    ROLHAS QUE FAZEM BONS VINHOS

    Um bom vinho cai bem em qualquer ocasião. Porém, os cuidados necessários para que o gosto seja perfeito, como a escolha de uma boa rolha de cortiça, são detalhes tidos em conta apenas pelos consumidores mais exigentes. Em Itália...

  • the-cicret-bracelet-a-bracelet-t

    Technology

    Mai 1, 2017

    UM SMARTPHONE À FLOR DA PELE

    Ver emails ou assistir a um filme são gestos cada vez mais fáceis de executar. Que dependam de um simples toque na pele é que custa a acreditar. Tal é possível com a "Cicret", uma pulseira inteligente que transmite o visor do...


  • 1

    Culture & Art

    Mai 1, 2015

    Hollywood's favourites

    Ever wondered where all the horse tack seen in famous movies, such as Lord of the Rings, Prince of Persia and others where made? If you have, here's the answer: in Portugal. More precisely, a Portuguese family in Leiria, Portugal.

    ...

  • Milavitsa Store

    Luxury & Fashion

    Dez 1, 2014

    Perfection tailored for women

    In 1908 in Minsk, the French brothers Tourne founded the haberdashery factory "Francois-Tour" for production of ladies' combs. In 1991, employees of the company appealed to the Union of Writers of Belarus to help and come up with...

  • Business & Industry

    Out 31, 2015

    Escolha fácil

    A separação de produtos é obrigatória nas modernas unidades de processamento de artigos alimentares, tornando mais fácil e rápida a viagem de produtor até ao consumidor. A ASM fabrica alguns dos mais avançados sistemas de escolha...