Business & Industry

Ago 1, 2017

Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração dos depósitos no norte da Gronelândia em 2012, tratando-se da maior jazida mundial ainda por explorar com recursos superiores a 13 mil milhões de libras. 

<

O projecto obteve a sua licença de exploração em Dezembro de 2016, licença esta que é valida por 30 anos, e encontra-se agora na fase final, cativando investidores para o derradeiro esforço de finalmente iniciar a exploração de uma mina já considerada como sendo de interesse mundial.

Entre as mais-valias do projecto encontra-se precisamente a geografia, uma vez que a Gronelândia é uma zona autónoma do Reino da Dinamarca há um baixo risco soberano associado à exploração do minério. A localização da mina é extremamente favorável uma vez que se encontra mesmo ao lado de águas profundas que lhe permitirão transportar facilmente o minério tanto para a Europa como para a América do Norte.

A própria jazida é de fácil extracção, encontrando-se numa zona plana e havendo minério logo à superfície! O tempo de vida da mina é outro ponto positivo, tudo indicia que será extremamente amplo uma vez que o minério se espalha em todas as direcções a partir do ponto inicial de extracção.

A Ironbark destaca que este será um dos raros depósitos mineiros de todo o mundo que será propriedade de uma empresa ainda de pequena dimensão, provando ser uma bela oportunidade para os investidores saltarem a bordo, e o facto de uma mina desta dimensão estar ainda por explorar numa altura em que um número alarmante de minas de zinco estão prestes a fechar as portas por terem extinguido as suas jazidas (ou seja, a médio prazo será inevitável uma redução na oferta de zinco à qual corresponderá uma subida acentuada do seu preço).

Fora tudo isto, a Ironbark firmou já uma parceria com uma multinacional chinesa com um contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), contrato esse que compreende num só objecto o planeamento do projecto, a construção, a compra e a montagem dos equipamentos, incluindo já as espectativas do crescimento da operação a um preço fixo.

O investimento de 430 milhões de dólares irá resultar numa extracção anual de entre 180.000 a 200.000 toneladas de zinco num jazido que se estima ir durar uma vida, sendo a operação propriedade de uma única empresa que já assegurou as licenças de exploração e todos os certificados ambientais, o que a Ironbark considera ser o principal atractivo para os investidores.

Os objectivos passam por assegurar o financiamento este ano, preferivelmente até Setembro, iniciar as escavações em 2018 e começar a exportar o minério já em formato refinado em 2019 num porto criado de raiz nas águas profundas adjacentes à mina.

A parceria mais provável, para já, seria com a empresa estatal chinesa Non Ferrous Metal Mining (NFC), uma das maiores e mais experientes empresas da China que emprega actualmente mais de 50.000 funcionários e é detentora de inúmeras minas, fábricas e instalações metalúrgicas espalhadas por todo o globo.

O governo da Gronelândia encontra-se também a apoiar o projecto, como nação estável a operar ao abrigo das leis europeias, pese embora a sua localização geográfica no continente americano e a sua fronteira com o Canadá, as autoridades nacionais têm impulsionado a mineração no seu território criando uma escola de mineração para formar tecnicamente os seus cidadãos em idade activa e há ainda todo um histórico de extracção de zinco no passado da Gronelândia, embora em menor dimensão.

A Ironbark até à data já despendeu 50 milhões de dólares na construção do campo base da mina e na planificação do projecto, estando confiante de que até final do ano conseguirá financiar plenamente o projecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Asus1

    Technology

    Out 1, 2018

    ASUS ZENBOOK PRO SCREENPAD

    "Lançado na Computex 2018, o Asus ZenBook Pro é o novo topo da gama de computadores portáteis 'premium' da Asus e vem com uma nova e apelativa funcionalidade: um ecrã táctil do tamanho de um 'smartphone' no lugar do 'touchpad'...

  • 91mRraW8AAL._SL1500_

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    ALÍVIO DAS ALERGIAS

    Abril significa Primavera, tempo bom, belos passeios pela praia ou pelo campo, flores e alergias. Para os que sofrem deste problema todos os anos, Primavera significa nariz congestionado, espirros, olhos vermelhos e até febres.

    ...

  • portable-fundus-camera-1

    Helthcare & Wellness

    Mai 1, 2017

    PARA ALÉM DO OLHO

    Há alguns anos, uma ida regular ao dentista, era ainda um pesadelo. Os processos "quase" medievais, costumavam levar-nos o sono durante dias. E, o mesmo costumava acontecer quando precisávamos de fazer exames oftálmicos rigorosos....


  • 2-crowdfunding

    Food & Beverage

    Jun 1, 2017

    Para lá das Garrafas

    Os laboratórios Skipping Rock, sedeados no Reino Unido, assumiram como missão erradicar o desperdício causado pelas garrafas e copos de água criando a Ooho!, o primeiro de muitos produtos que, prometem, irão revolucionar as coisas...

  • 226c441149909061a3a62986fcadd917

    Sport

    Abr 1, 2017

    NAGINATA - A ARTE QUE FAZ O CARÁCTER

    Se há herança que o Oriente vai dando à Humanidade, é inegavelmente, uma diversidade de disciplinas que procuram a evolução do Ser e que conduzem à elevação física, mental e espiritual. Artes Marciais como o Karaté, incluído...

  • slide-1

    Food & Beverage

    Mai 28, 2018

    A ARTE DOS DOCES

    Girassol, amendoim ou sésamo de halva, com aditivos ou sem eles, amêndoa, nozes e outros frutos secos, o aromatizante de creme mais delicado, a mais deliciosa pasta turca – em qualquer um dos doces da marca irá encontrar uma...


  • Water from the Desert

    Technology

    Dez 31, 2015

    Água do Deserto

    Desde os anos 1950, Israel tem sido pioneiro no mundo dos sistemas de irrigação, desde o sistema gota-a-gota até pesticidas naturais. Afinal, aqui os desertos reinam, e estes criaram a necessidade de os hidratar. A necessidade faz...

  • Bag of ground coffee

    Food & Beverage

    Out 1, 2015

    Uma Classe Única

    O café existe na cultura Turca desde há muito tempo, e tornou-se um dos símbolos  do país ao longo de vários séculos. Hoje, o Café Turco é uma bebida e uma marca, conhecido pelo mundo fora.

  • 1

    Technology

    Jul 1, 2015

    WonderCube is wonderful

    We all carry smartphones with us. It's a essencial part of our modern daily life. But smartphones and other devices don't usually have a long lasting battery. At least, not as long lasting as we'd like. We often carry around a large...