Business & Industry

Ago 1, 2017

Gronelândia: A Derradeira Jazida de Zinco

A Ironbark está actualmente a desenvolver três projectos na Gronelândia, destacando-se de longe a prospecção da mina de zinco e chumbo em Citronen. A multinacional australiana começou a aprofundar o projecto para a exploração dos depósitos no norte da Gronelândia em 2012, tratando-se da maior jazida mundial ainda por explorar com recursos superiores a 13 mil milhões de libras. 

<

O projecto obteve a sua licença de exploração em Dezembro de 2016, licença esta que é valida por 30 anos, e encontra-se agora na fase final, cativando investidores para o derradeiro esforço de finalmente iniciar a exploração de uma mina já considerada como sendo de interesse mundial.

Entre as mais-valias do projecto encontra-se precisamente a geografia, uma vez que a Gronelândia é uma zona autónoma do Reino da Dinamarca há um baixo risco soberano associado à exploração do minério. A localização da mina é extremamente favorável uma vez que se encontra mesmo ao lado de águas profundas que lhe permitirão transportar facilmente o minério tanto para a Europa como para a América do Norte.

A própria jazida é de fácil extracção, encontrando-se numa zona plana e havendo minério logo à superfície! O tempo de vida da mina é outro ponto positivo, tudo indicia que será extremamente amplo uma vez que o minério se espalha em todas as direcções a partir do ponto inicial de extracção.

A Ironbark destaca que este será um dos raros depósitos mineiros de todo o mundo que será propriedade de uma empresa ainda de pequena dimensão, provando ser uma bela oportunidade para os investidores saltarem a bordo, e o facto de uma mina desta dimensão estar ainda por explorar numa altura em que um número alarmante de minas de zinco estão prestes a fechar as portas por terem extinguido as suas jazidas (ou seja, a médio prazo será inevitável uma redução na oferta de zinco à qual corresponderá uma subida acentuada do seu preço).

Fora tudo isto, a Ironbark firmou já uma parceria com uma multinacional chinesa com um contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction), contrato esse que compreende num só objecto o planeamento do projecto, a construção, a compra e a montagem dos equipamentos, incluindo já as espectativas do crescimento da operação a um preço fixo.

O investimento de 430 milhões de dólares irá resultar numa extracção anual de entre 180.000 a 200.000 toneladas de zinco num jazido que se estima ir durar uma vida, sendo a operação propriedade de uma única empresa que já assegurou as licenças de exploração e todos os certificados ambientais, o que a Ironbark considera ser o principal atractivo para os investidores.

Os objectivos passam por assegurar o financiamento este ano, preferivelmente até Setembro, iniciar as escavações em 2018 e começar a exportar o minério já em formato refinado em 2019 num porto criado de raiz nas águas profundas adjacentes à mina.

A parceria mais provável, para já, seria com a empresa estatal chinesa Non Ferrous Metal Mining (NFC), uma das maiores e mais experientes empresas da China que emprega actualmente mais de 50.000 funcionários e é detentora de inúmeras minas, fábricas e instalações metalúrgicas espalhadas por todo o globo.

O governo da Gronelândia encontra-se também a apoiar o projecto, como nação estável a operar ao abrigo das leis europeias, pese embora a sua localização geográfica no continente americano e a sua fronteira com o Canadá, as autoridades nacionais têm impulsionado a mineração no seu território criando uma escola de mineração para formar tecnicamente os seus cidadãos em idade activa e há ainda todo um histórico de extracção de zinco no passado da Gronelândia, embora em menor dimensão.

A Ironbark até à data já despendeu 50 milhões de dólares na construção do campo base da mina e na planificação do projecto, estando confiante de que até final do ano conseguirá financiar plenamente o projecto.

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1. Lloyds-Bank-Bank-With-a-Bar

    Business & Industry

    Nov 1, 2017

    BANCO COM BAR

    Numa altura em que o normal tem sido o encerramento sucessivo de sucursais de bancos, estimando-se que actualmente existam cerca de 8.000 sucursais bancárias abertas no Reino Unido quando em 1989 existiam quase 18.000 (dados divulgados...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • AdobeStock_70053652

    Food & Beverage

    Abr 1, 2017

    PEQUENO ALMOÇO - COMEÇAR O DIA A COMER

    Os benefícios do pequeno-almoço para a saúde, não têm sido consensuais ao longo da história e, ainda hoje se discute que tipo de alimentos se devem ingerir de manhã e se estes devem ou não estar dependentes da actividade física...


  • food_salad_pexels

    Food & Beverage

    Abr 27, 2018

    PARADIGMA ALIMENTAR INOVADOR

    A nova tendência de alimentação chegou para ficar. As taças coloridas, as flores comestíveis e plantas saudáveis são a escolha para este ano! 

  • cientista2

    Research & Education

    Set 21, 2018

    LUTA CONTRA O CANCRO

    Cientistas portugueses na Vanguarda

    São portugueses, estudam o cancro e tentam encontrar a cura para este 'bicho'. Trazem novas teorias e formas de olhar a ciência, contribuindo de forma significativa para o mundo. 


    ...

  • TransCanadaTrail002

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    TRANS-CANADIANO - O GRANDE TRILHO QUE UNE O CANADÁ

    Iniciado em 1992, o Trilha Trans-Canadiano tem como propósito unir os extremos do Canadá desde o oceano Atlântico ao Pacífico e ao Ártico, e estás prestes a ser concluído este Outono, precisamente no ano do 150º aniversário...


  • _MG_0221

    Food & Beverage

    Mai 1, 2016

    Ligando Lisboa ao Mundo

    A funcionar há um ano, a Lisbon Business Connections – LBC é uma plataforma de promoção empresarial da cidade de Lisboa, que tem na figura dos Conectores os principais embaixadores. A importância destes funde-se com a da LBC,...

  • 1

    Science & Nature

    Mai 1, 2015

    Tools for the trade

    Buying a diamond is something most people do very rarely, but it's usually a considerable and exciting investment. Every diamond is unique, and there is a variety of factors which affect the price of a diamond. To reveal factors...

  • The Glass Experience

    Business & Industry

    Jan 31, 2016

    A Experiência de Vidro

    Com mais de um século de experiência em fabrico de vidro na África do Sul, a Consol tem uma herança verdadeiramente sul-africana, e assume com orgulho a sua posição como líder na indústria. Em 1944, uma jovem casa de finanças...