Food & Beverage

Dez 1, 2017

CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

<

Por NIGEL HAWTHORNE

Em vez das habituais guloseimas e salgadinhos, as máquinas da L'ami Txulette têm à venda vários cortes de carne embalados a vácuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, passando pelas carnes curadas e pelos patês tradicionais do País Basco.

Situada na Rue de Charonne da capital francesa, uma zona com pelo menos duas dezenas de talhos e charcutarias, a intenção dos proprietários é a de disponibilizar os seus produtos aos clientes que os queiram depois da hora do expediente e nos seus dois dias de folga e, embora estando o estabelecimento encerrado, é possível adquirir os seus produtos, pois mesmo estando abertos até às 20:00 os horários de uma cidade agitada como Paris, fazem com que mesmo assim muitos clientes se deparem com a loja já encerrada quando passam pela rua a caminho de casa.

A máquina aceita tanto dinheiro como cartões de débito e crédito e inclui de tudo um pouco, deste carpaccio de vaca, confit de pato, os patês tradicionais bascos que já mencionámos e cortes de carne embalados a vácuo, incluindo bifes e salsichas frescas, que custam apenas mais 20 cêntimos que os produtos existentes no interior do talho.

Sendo uma rua onde existem também muitos bares e restaurantes, tanto os clientes como os funcionários desses clientes ao passarem pela loja durante o dia manifestam a sua satisfação por terem podido comprar determinado produto quando saíram do trabalho a uma hora já avançada a noite.

Mas a L'ami Txulette não iniciou esta inovação, nos últimos três anos têm sido várias as inovações a nível da utilização de máquinas de venda automática para disponibilizar permanentemente bens alimentares que nos acostumamos a comprar no horário do expediente. Primeiro foram as padarias a incluir as suas baguetes e opções de panificação nestas máquinas há já seis anos a esta parte e agora, em várias geografias da França, as máquinas refrigeradas que permitem a venda de alimentos frescos sem que estes se degradem.

Outros exemplos dignos de nota chegam-nos de fora da capital francesa, como a vila de Garat que, não possuindo sequer um talho no seu seio, desfruta de uma máquina colocada à porta do bar local por um talhante de fora da vila que a reabastece de modo frequente como outra qualquer máquina automática – os cidadãos locais adoraram a ideia uma vez que a alternativa mais próxima se encontra a mais de três quilómetros de distância.

A aldeia medieval de Mennetou-sur-Cher foi outra das pioneiras, aproveitando o grande fluxo de turistas que recebe para vender a típica salsicha andouillette, preparada a partir de vísceras de porco, e queijos locais de fabrico tradicional, uma vez que os horários de expediente não correspondiam aos horários de maior fluxo turístico na aldeia e para não desiludir os turistas gastronómicos que muitas vezes se deslocam propositadamente à aldeia para comprar as salsichas e os queijos artesanais que lá se produzem. Agora podem fazê-lo a qualquer hora do dia ou da noite.

Num mundo que está desperto durante as 24 horas do dia os negócios tradicionais têm vindo a perder terreno para os hipermercados e centros comerciais abertos em horários mais prolongados. Inovar é uma necessidade cada vez mais premente para garantir muitos dos negócios tradicionais que recordamos dos nossos tempos da juventude, como os talhos, charcutarias e padarias do bairro, quiçá até a pequena mercearia local a que acorremos quando nos falta um qualquer ingrediente crucial para o jantar. Inicialmente estas máquinas foram recebidas com suspeita por parte dos clientes que durante toda a vida tinham escolhido o corte do seu bife, as suas salsichas, o queijo artesanal ou a baguete mais crocante ao balcão dos estabelecimentos do seu bairro ou da sua aldeia, mas graças à conveniência de agora dispor desses produtos a qualquer hora do dia esses mesmos clientes já não imaginam a vida sem estas comodidades.

Contactos * Tel: +33 1 43 70 59 04 * Boucherie Basque "l'ami Txulette", 120 Rue de Charonne, 75011 Paris, França

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Easy-Quorn-Stir-Fry-4-with-text

    Food & Beverage

    Mai 1, 2017

    CARNE SEM CARNE

    Alguma vez questionou como vai o mundo fazer face ao expectável crescimento da população, o qual levará à escassez de alimentos e à fome generalizada? Bom, e alguma vez se questionou como é que os vegetarianos obtêm a sua...

  • Gourmet01

    Lifestyle & Travel

    Jun 1, 2017

    Cruzeiros Gourmet

    A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

  • 2073dd46294295.584f22e2a1d29

    Culture & Art

    Abr 1, 2017

    REINVENTAR O DOMINÓ

    Todos os jogos têm, de alguma forma, a sua personalidade própria. Alguns jogos têm uma vida curta porque nascem numa certa época ou a partir de uma tecnologia. É o caso dos video-jogos, jogos de arcada ou de computador. Outros,...


  • sonos-playbar11

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    UMA NOVA DIMENSÃO

    Quando pensamos que ter uma sound base na sala pode ser a resposta para os nossos sonhos, normalmente apercebemo-nos que isso pode ser antes um problema – a maioria das televisões de hoje, simplesmente não o permitem.

  • Cerveja006

    Science & Nature

    Abr 1, 2017

    CERVEJEIRA DB - DA AREIA AO VIDRO À AREIA

    As cervejeiras DB da Nova Zelândia, que em 2015 já se tinham tornado conhecidas graças ao reaproveitamento que faziam das leveduras que sobravam após a fermentação da cerveja para criar biodiesel, voltam à carga com uma inovação ecológica...

  • jaeger-lecoultre-janek-deskiewicz

    Luxury & Fashion

    Jul 1, 2017

    O DESIGNER POR DETRÁS DO REVERSO

    A historia do polaco Janek Deleskiewicz é, actualmente, indissociável da história de um ícone internacional entre marcas de relógios: a Jaeger-LeCoultre; e, sobretudo do seu modelo de maior sucesso: o Reverso.


  • The Spirit of Polish Vodka

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    O Espírito da Vodka Polaca

    Em 1993, a Belvedere Vodka foi oficialmente lançada, criando um novo standard no mundo da vodka. A Belvedere Vodka origina da pequena terra de Zyrardów, nas planícies da Mazóvia na Polónia Central, onde é feita numa destilaria...

  •  Shoes that are History

    Luxury & Fashion

    Nov 30, 2015

    Sapatos que são História

    Salvatore Ferragamo iniciou a sua viagem há 100 anos atrás, quando era um adolescente visionário, e emigrou do Sul da Itália para a Califórnia, atraído pela inovação criativa, glamour e as possibilidades infinitas da emergente...

  • 1.-Design-Kvadrat-Speaking-Of-Quality-And-Design

    Home & Design

    Fev 1, 2018

    FALANDO DE QUALIDADE E DESIGN

    A próxima afirmação pode parecer ter sido copiado de um anúncio da televisão britânica, e é bastante inspirado nesse caso particular de publicidade (também é uma grande verdade, já agora): "quando pensa em têxteis de alta...