Food & Beverage

Dez 1, 2017

CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

Por NIGEL HAWTHORNE

Em vez das habituais guloseimas e salgadinhos, as máquinas da L'ami Txulette têm à venda vários cortes de carne embalados a vácuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, passando pelas carnes curadas e pelos patês tradicionais do País Basco.

Situada na Rue de Charonne da capital francesa, uma zona com pelo menos duas dezenas de talhos e charcutarias, a intenção dos proprietários é a de disponibilizar os seus produtos aos clientes que os queiram depois da hora do expediente e nos seus dois dias de folga e, embora estando o estabelecimento encerrado, é possível adquirir os seus produtos, pois mesmo estando abertos até às 20:00 os horários de uma cidade agitada como Paris, fazem com que mesmo assim muitos clientes se deparem com a loja já encerrada quando passam pela rua a caminho de casa.

A máquina aceita tanto dinheiro como cartões de débito e crédito e inclui de tudo um pouco, deste carpaccio de vaca, confit de pato, os patês tradicionais bascos que já mencionámos e cortes de carne embalados a vácuo, incluindo bifes e salsichas frescas, que custam apenas mais 20 cêntimos que os produtos existentes no interior do talho.

Sendo uma rua onde existem também muitos bares e restaurantes, tanto os clientes como os funcionários desses clientes ao passarem pela loja durante o dia manifestam a sua satisfação por terem podido comprar determinado produto quando saíram do trabalho a uma hora já avançada a noite.

Mas a L'ami Txulette não iniciou esta inovação, nos últimos três anos têm sido várias as inovações a nível da utilização de máquinas de venda automática para disponibilizar permanentemente bens alimentares que nos acostumamos a comprar no horário do expediente. Primeiro foram as padarias a incluir as suas baguetes e opções de panificação nestas máquinas há já seis anos a esta parte e agora, em várias geografias da França, as máquinas refrigeradas que permitem a venda de alimentos frescos sem que estes se degradem.

Outros exemplos dignos de nota chegam-nos de fora da capital francesa, como a vila de Garat que, não possuindo sequer um talho no seu seio, desfruta de uma máquina colocada à porta do bar local por um talhante de fora da vila que a reabastece de modo frequente como outra qualquer máquina automática – os cidadãos locais adoraram a ideia uma vez que a alternativa mais próxima se encontra a mais de três quilómetros de distância.

A aldeia medieval de Mennetou-sur-Cher foi outra das pioneiras, aproveitando o grande fluxo de turistas que recebe para vender a típica salsicha andouillette, preparada a partir de vísceras de porco, e queijos locais de fabrico tradicional, uma vez que os horários de expediente não correspondiam aos horários de maior fluxo turístico na aldeia e para não desiludir os turistas gastronómicos que muitas vezes se deslocam propositadamente à aldeia para comprar as salsichas e os queijos artesanais que lá se produzem. Agora podem fazê-lo a qualquer hora do dia ou da noite.

Num mundo que está desperto durante as 24 horas do dia os negócios tradicionais têm vindo a perder terreno para os hipermercados e centros comerciais abertos em horários mais prolongados. Inovar é uma necessidade cada vez mais premente para garantir muitos dos negócios tradicionais que recordamos dos nossos tempos da juventude, como os talhos, charcutarias e padarias do bairro, quiçá até a pequena mercearia local a que acorremos quando nos falta um qualquer ingrediente crucial para o jantar. Inicialmente estas máquinas foram recebidas com suspeita por parte dos clientes que durante toda a vida tinham escolhido o corte do seu bife, as suas salsichas, o queijo artesanal ou a baguete mais crocante ao balcão dos estabelecimentos do seu bairro ou da sua aldeia, mas graças à conveniência de agora dispor desses produtos a qualquer hora do dia esses mesmos clientes já não imaginam a vida sem estas comodidades.

Contactos * Tel: +33 1 43 70 59 04 * Boucherie Basque "l'ami Txulette", 120 Rue de Charonne, 75011 Paris, França

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • Allan-Baudoin_Josh_Fray_Photography-10

    Luxury & Fashion

    Ago 1, 2017

    ESTILO AOS SEUS PÉS

    Sempre que falamos de estilo referente a calçado, sabemos que certamente iremos falar sobre Ingleses. A tradição inglesa na sapataria feita à mão é bastante conhecida e o país alberga alguns dos melhores fabricantes de sapatos.

    ...

  • architectureimg.com-medieval-neuschwanstein-castle-germany-photography-architecture-scenery-bavaria-landscape-wide-screen-image-gallery

    Culture & Art

    Jun 1, 2017

    OS CONTOS DE FADAS E O PAPEL ESTRATÉGICO

    Para além da construção e beleza intemporais, os castelos são cenários de histórias românticas e encerram em si inúmeros mistérios e períodos da História. Modernos ou medievais, são monumentos de visita obrigatória e...

  • 14279036_127247534397015_777594915_n

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    UMA LUVA QUE DEVOLVE A FORÇA À MÃO

    Depois de ter chegado à final do "Microsoft Imagine Cup", com o protótipo de uma luva que devolve a força à mão e que permite levantar objectos até 40 quilos, a NUADA, é uma das startups do momento.


  • 1.-FIFAs-World-Cup-Opens-The-Door

    Business & Industry

    Fev 1, 2018

    MUNDIAL DA FIFA ABRE PORTAS

    Curiosamente, para a realização dos dois últimos Campeonatos do Mundo de Futebol (2010 e 2014) e o que se realiza este ano, a FIFA escolheu pela primeira vez 3 países classificados como BRICS: África do Sul em 2010, o Brasil...

  • Savory14

    Science & Nature

    Mar 2, 2018

    A DERRADEIRA ARMA

    As grandes pastagens podem ser uma resposta para acabar com as áreas de desertos e amenizar os efeitos do aquecimento global, defende o ambientalista e agricultor zimbabuano, Allan Savory que, em tempos, foi responsável pelo abate...

  • lilium-jet-flying

    Mecanica e Locomoção

    Jun 1, 2017

    O LANÇAMENTO DO FUTURO

    Conheça os Jetsons. Eles voltaram dos anos 1960 para o futuro recente. De repente, o mundo imaginário de William Hannah e Joseph Barbera tornou-se bastante realista. Parece demasiado fantástico? Provavelmente, é porque é mesmo!

    ...


  • Lifestyle & Travel

    Jan 1, 2015

    Colorful and Traditional

    Moroccan Berber Carpets is a selection of wonderful hand woven carpets, rugs and interiors from the Berber tribes around Morocco.

  • 1

    Science & Nature

    Jan 1, 2018

    SAFARIS, GORILAS E VULCÕES

    Com um governo estável desde o ano 2000, a República do Ruanda tem-se consolidado como uma das nações com o menor índice de corrupção da toda a África e um destino de férias de excelência com uma ampla oferta dedicada ao...

  • Riga Balsam to the Soul

    Food & Beverage

    Nov 30, 2015

    Bálsamos de Riga, para a Alma

    Vamos voltar ao século XVIII, no ano de 1789. Aquando da sua estadia na Letónia, a Imperatriz da Rússia, Ekaterina II, adoeçeu. Foi um modesto boticário de Riga, Abraham Kunce, que conseguiu curar a dolorosa cólica de que a monarca...