Food & Beverage

Dez 1, 2017

CARNE 'GOURMET' A QUALQUER HORA

Um talho basco, localizado em Paris, há um ano decidiu apostar em máquinas de venda automática para disponibilizar os seus cortes gourmet fora de horas.

<

Por NIGEL HAWTHORNE

Em vez das habituais guloseimas e salgadinhos, as máquinas da L'ami Txulette têm à venda vários cortes de carne embalados a vácuo, 24 horas por dia, sete dias por semana, passando pelas carnes curadas e pelos patês tradicionais do País Basco.

Situada na Rue de Charonne da capital francesa, uma zona com pelo menos duas dezenas de talhos e charcutarias, a intenção dos proprietários é a de disponibilizar os seus produtos aos clientes que os queiram depois da hora do expediente e nos seus dois dias de folga e, embora estando o estabelecimento encerrado, é possível adquirir os seus produtos, pois mesmo estando abertos até às 20:00 os horários de uma cidade agitada como Paris, fazem com que mesmo assim muitos clientes se deparem com a loja já encerrada quando passam pela rua a caminho de casa.

A máquina aceita tanto dinheiro como cartões de débito e crédito e inclui de tudo um pouco, deste carpaccio de vaca, confit de pato, os patês tradicionais bascos que já mencionámos e cortes de carne embalados a vácuo, incluindo bifes e salsichas frescas, que custam apenas mais 20 cêntimos que os produtos existentes no interior do talho.

Sendo uma rua onde existem também muitos bares e restaurantes, tanto os clientes como os funcionários desses clientes ao passarem pela loja durante o dia manifestam a sua satisfação por terem podido comprar determinado produto quando saíram do trabalho a uma hora já avançada a noite.

Mas a L'ami Txulette não iniciou esta inovação, nos últimos três anos têm sido várias as inovações a nível da utilização de máquinas de venda automática para disponibilizar permanentemente bens alimentares que nos acostumamos a comprar no horário do expediente. Primeiro foram as padarias a incluir as suas baguetes e opções de panificação nestas máquinas há já seis anos a esta parte e agora, em várias geografias da França, as máquinas refrigeradas que permitem a venda de alimentos frescos sem que estes se degradem.

Outros exemplos dignos de nota chegam-nos de fora da capital francesa, como a vila de Garat que, não possuindo sequer um talho no seu seio, desfruta de uma máquina colocada à porta do bar local por um talhante de fora da vila que a reabastece de modo frequente como outra qualquer máquina automática – os cidadãos locais adoraram a ideia uma vez que a alternativa mais próxima se encontra a mais de três quilómetros de distância.

A aldeia medieval de Mennetou-sur-Cher foi outra das pioneiras, aproveitando o grande fluxo de turistas que recebe para vender a típica salsicha andouillette, preparada a partir de vísceras de porco, e queijos locais de fabrico tradicional, uma vez que os horários de expediente não correspondiam aos horários de maior fluxo turístico na aldeia e para não desiludir os turistas gastronómicos que muitas vezes se deslocam propositadamente à aldeia para comprar as salsichas e os queijos artesanais que lá se produzem. Agora podem fazê-lo a qualquer hora do dia ou da noite.

Num mundo que está desperto durante as 24 horas do dia os negócios tradicionais têm vindo a perder terreno para os hipermercados e centros comerciais abertos em horários mais prolongados. Inovar é uma necessidade cada vez mais premente para garantir muitos dos negócios tradicionais que recordamos dos nossos tempos da juventude, como os talhos, charcutarias e padarias do bairro, quiçá até a pequena mercearia local a que acorremos quando nos falta um qualquer ingrediente crucial para o jantar. Inicialmente estas máquinas foram recebidas com suspeita por parte dos clientes que durante toda a vida tinham escolhido o corte do seu bife, as suas salsichas, o queijo artesanal ou a baguete mais crocante ao balcão dos estabelecimentos do seu bairro ou da sua aldeia, mas graças à conveniência de agora dispor desses produtos a qualquer hora do dia esses mesmos clientes já não imaginam a vida sem estas comodidades.

Contactos * Tel: +33 1 43 70 59 04 * Boucherie Basque "l'ami Txulette", 120 Rue de Charonne, 75011 Paris, França

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 355260_1_800

    Mecanica e Locomoção

    Ago 1, 2017

    CONSTRUÇÕES ORIGAMI

    Como num truque de magia, desembrulha-se o pacote e... UAU! É a estrutura que você precisa para as suas férias, festival de música, pavilhão de exibição, o seu... o que você precisar temporariamente.

  • doTERRA001

    Helthcare & Wellness

    Abr 1, 2017

    RESPIRE NATURALMENTE

    Praticamente todos os rebuçados e gomas para a tosse que se encontram actualmente disponíveis em qualquer supermercado ou farmácia incluem vários químicos de laboratório, entre adoçantes, corantes artificiais e agentes activos. 

    ...

  • Real-Liga-Naval-Espanhola

    Culture & Art

    Mai 31, 2018

    HONRAR E PRESERVAR A HISTÓRIA

    Portugal e Espanha partilham uma das mais longas histórias do mundo no capítulo da tradição naval, sendo inclusivamente comum os casos de monarcas de ambos os países com formação académica nas escolas militares navais

    ...


  • Tim-Bengel-Schlossplatz-Stuttgart-2015

    Culture & Art

    Ago 1, 2017

    AREIAS DOURADAS

    Quando se atinge uma certa idade, começamos a pensar que já vimos de tudo na vida. Podemos até pensar que não existe mais nada para criar ou para realizar de forma diferente. E depois há estas súbitas surpresas. Belas surpresas.

    ...

  • dynamiq-gtt-115-porsche-inspired-yacht-1

    Mecanica e Locomoção

    Jul 1, 2017

    ULTRA LUXUOSO

    Tem design da Porsche, mas não se destina às estradas. Tem o conhecimento dos holandeses, mas não serve para cultivar tulipas. Está a ser construído em Itália, mas é uma criação monegasca. Confuso? Em vez disso, deslumbre-se.

    ...

  • dubrovnik_croatia-1_inpixbay

    Lifestyle & Travel

    Jun 28, 2018

    UM TESOURO BEM ESCONDIDO

    A Croácia é um país secular com uma rica história arquitetónica preservada até aos dias de hoje. Com paisagens de cortar a respiração, encanta pelo verde da natureza e o azul marinho que contrastam com os velhos monumentos. Vamos...


  • 11-1

    Business & Industry

    Dez 1, 2017

    SONHOS DE PRINCESA

    Será rara a menina que não cresceu a desejar querer ser uma princesa da Disney – os filmes, livros e revistas de banda desenhada da gigante norte-americana entraram no imaginário popular mundial ao longo das suas décadas de...

  • 2

    Technology

    Ago 1, 2015

    Perfect listening

    It's a well-known fact that everybody hears differently. Like our eyes, nose, mouth and all our sensory organs, not all ears are built the same.

    But your audio equipment has no way of knowing just exactly "how differently" you...

  • Home & Design

    Mar 1, 2015

    Brilliant Ideas

    Since 1830, Christofle has mastered the art of working with silver, rendering that sublime and special material. Shiny without ostentation, intelligent without pretense, and versatile yet sincere. The silversmith's know-how concentrated...