Lifestyle & Travel

Jun 1, 2017

Cruzeiros Gourmet

A família Bhende decidiu inovar e, no passado mês de Abril, estreou o primeiro navio, hotel e restaurante de Bombaim, apostando em cruzeiros gourmet de luxo a bordo do AB Celestial. 

<

O navio foi importado dos Estados Unidos da América e tem capacidade para mais de 660 comensais em todos os quatro conveses, permitindo uma vista de 360 graus, não só sobre Bombaim, mas também sobre o Mar Arábico.

O restaurante flutuante conta também com um serviço de cafetaria no convés mais baixo, aberto 24 horas por dia, sendo que as refeições são servidas no primeiro andar e o convés mais elevado é um terraço a céu aberto para clientela de luxo.

O lançamento do primeiro cruzeiro não foi tarefa fácil para Aishwarya Bhende, a proprietária que, dada a estreita burocracia indiana, teve que requerer 108 certificados ao longo de três anos junto dos vários órgãos administrativos para garantir que podia abrir as portas.

Em comentários ao jornal "The Hindu", Bhende afirmou que "ao longo das minhas viagens, jantei em vários barcos, principalmente na Suécia. Quis trazer uma experiência semelhante para a cidade; além disso, Bombaim tem uma bela linha costeira. Por isso eu e a minha família pensamos que seria uma bela ideia".

O barco combina a restauração com a hotelaria podendo os comensais pernoitar a bordo. O salão de banquetes no segundo piso acomoda 100 pessoas; o espaço destina-se a festas de grupo, desde aniversários empresariais a festas privadas e recepções, podendo também alugar-se o barco por completo para aniversários ou retiros empresariais.

O cardápio é internacional, sendo objectivo assumido fazer com que as pessoas se sintam noutros locais. O marisco e a nova cozinha europeia são as opções por excelência e está entregue ao chef Navneet Yadav, se formou em França.

Para garantir que tudo estaria a seu gosto, a decoração foi assumida pela proprietária e a sua progenitora, designer de moda. Ambas decoraram tudo, desde as casas-de-banho até à mobília, a selecção dos quadros, as combinações de cores, nada foi deixado ao acaso, predominando os temas náuticos e o azul e branco.

De modo a preservar o ambiente e a segurança que um empreendimento deste nível exige para ir ao encontro de uma clientela de topo, é obrigatório efectuar reserva, caso contrário não é permitido o acesso ao barco – e estão também excluídas as crianças menores de 12 anos.

O barco encontra-se atracado num pontão localizado no lado oposto da baía que banha a cidade de Bombaim, daí ter-se uma vista única sobre a cidade observando-a directamente do Mar Arábico, região do oceano Índico delimitado a norte pelo Paquistão e pelo Irão, a Ocidente pelo nordeste da Somália e pela Península Árabe, e a Leste pela Índia.

Historicamente o mar tem sido reconhecido por outros nomes, entre os quais Eritreu e Persa. A sua área total abrange 3.863.000 quilómetros quadrados e a sua profundidade máxima é de 4.652 metros. A Sudoeste encontra-se o Golfo do Áden, ligando o Mar Arábico ao Mar vermelho através do estreito de Bal-el-Mandeb, a Noroeste encontra-se o Golfo de Omã, que o liga ao Golfo Pérsico e, por vezes é possível observar golfinhos ao largo do barco. "Normalmente à tarde e por vezes ao por-do-sol" assegura a proprietária, "vê-los a nadar aqui tão perto será uma das melhores coisas que qualquer cidadão de Bombaim poderá ver."

Para prevenir qualquer incidente, o hotel-restaurante irá manter-se encerrado durante três meses do ano, altura das monções em Bombaim – entre Junho e Setembro – que aliam uma chuva torrencial e quase permanente a um aumento avassalador da humidade e a fortes rajadas de vento, que certamente tornariam uma experiência a bordo menos agradável. O conceito de combinar a alta cozinha e um hotel de luxo num barco onde se possam efectuar verdadeiros cruzeiros de degustação gourmet é inédito em Bombaim e, certamente, em muitos outros locais do mundo que já gozam de uma boa cotação turística. 

Mais artigos

DestaquesArtigos

  • 1

    Science & Nature

    Out 4, 2018

    CITY TREE

    "A poluição urbana é um enorme problema em muitas cidades do mundo, e a fraca qualidade do ar pode significar um aumento em condições de doença crónica como a asma, ao mesmo tempo que dificulta as pessoas a andar, andar de...

  • birk_pillow_1024x1024

    Home & Design

    Jun 1, 2017

    O baloiço que ajuda a manter o equilíbrio

    O equilíbrio do corpo humano é conseguido através da comunicação entre diferentes partes do corpo, os olhos, o sistema vestibular do ouvido e as articulações e músculos, quando cada parte funciona correctamente o sistema de...

  • 1

    Helthcare & Wellness

    Nov 5, 2018

    PRÓTESES BIÓNICAS

    "Tal como as dos filmes de "Star Wars", as próteses biónicas têm um aspeto robótico que, com capas de silicone idênticas à realidade, passam quase despercebidas. Através dos sensores de leitura dos movimentos, estas próteses...


  • MAJOITUS_Lasi-iglut_1

    Lifestyle & Travel

    Mar 1, 2017

    KAKSLAUTTANEN - UMAS FÉRIAS ROMÂNTICAS NUMA CASA DE GELO

    Se o convidássemos a passar umas férias num resort, o que imaginaria? Praia? Palmeiras? Sol? Não. Metros e metros de neve estaladiça, o misterioso crepúsculo azul e violeta da noite polar, gelo extremo, a visão da aurora lançando...

  • dot-watch-8-1

    Technology

    Abr 1, 2017

    DOT WATCH - SENTIR AS HORAS

    Para quem está a ler, neste momento, esta revista, este é um exercício normal que, aparentemente, não exige nenhum esforço especial, para além de manter os olhos abertos e descodificar graficamente letras agregando-as em palavras.

    ...

  • 1. Technology-Remarkable-Your Paper, Digital

    Technology

    Fev 1, 2018

    O SEU PAPEL, DIGITAL

    Todos nós nos habituamos, desde os tempos da escola e da faculdade, a tomar notas em papel. Seja em conferências, reuniões de trabalho ou workshops, era quase omnipresente a utilização de blocos de notas em vários formatos e...


  • Sweet Cuba

    Food & Beverage

    Jan 31, 2016

    Doce Cuba

    Em 2011, o Governo de Cuba criou uma empresa estatal para gerir todos os activos ligados à produção açucareira. Hoje, a AZCUBA produz, refina, embala e exporta o açúcar de alta qualidade da ilha caribenha.

  • Bugatti Veyron

    Lifestyle & Travel

    Dez 1, 2014

    Only eight left for sale

    Combining unique and amazing techniques, the Bugatti Veyron is one of the most exclusive car models around the world, as the production reaches it's final, ten years after it's launch.

  • 1

    Technology

    Ago 1, 2015

    Your car key on your smartphone

    Valeo presented the future of car keys with the new InBlue, the first smartphone and smartwatch-compatible smart key, which will probably become a standard on vehicles in the near future.